Browsing by Issue Date, starting with "2014-09-24"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Democracia e desenvolvimento : o percurso de Moçambique (1992-2010)Publication . Caliche, José Tomiasse Sádia; Harman, Elizabete AzevedoEste trabalho com o tema “Democracia e desenvolvimento: O percurso de Moçambique 1992- 2010” tem como objectivo a análise da relação entre a democracia e o desenvolvimento em Moçambique. A discussão se a democracia fomenta desenvolvimento, ou se ao invés, é o desenvolvimento um pré-requisito para a democracia tem merecido a atenção dos académicos. No entanto, esta discussão não é um mero exercício académico tem importância, sobretudo pela sua influência na decisão da ajuda externa a países em vias de desenvolvimento, como é ainda o caso de Moçambique. A resposta se o desenvolvimento precede ou é consequência da democracia tem condicionado as políticas de ajuda externa quer de Estados doadores, quer de organizações internacionais multilaterais. Para os países que no seu passado recente iniciaram processos de democratização e que ao mesmo tempo enfrentam ainda desafios de desenvolvimento socioeconómico a pergunta de pesquisa assume particular importância. Sobretudo num momento, em que após anos de exaltação após a queda do Muro de Berlim, a democracia não é, ainda, o regime escolhido e vencedor por uma parte significativa de países. Para os cidadãos de países como Moçambique, que nos anos 80 e 90 viveram um regime não democrático, mas também uma devastadora guerra civil, a expectativa é que a transição democrática não se limite à liberdade política. Para além de liberdade, o cidadão inclui também como expectativa o desenvolvimento económico e social. Assim, a escolha deste tema para a dissertação de mestrado em ciência política pretende compreender se a democratização iniciada em 1994 tem fomentado também desenvolvimento. Ao longo da dissertação é demonstrado que Moçambique tem registado crescimentos sucessivos do seu PIB e uma redução considerável em termos percentuais da pobreza. Porém, relativamente ao índice de desenvolvimento humano Moçambique ainda se situa entre os últimos cinco países. Ao longo da dissertação procura-se medir vários indicadores, e constata-se a existência de uma correlação entre democratização e a melhoria do desenvolvimento económico e social.
- Impacto da concorrência na performance do retalhistaPublication . Rocha, Inês Barbosa de Magalhães e Silva; Machado, Joana César; Ribeiro, RicardoEste estudo procurou analisar e medir o impacto da concorrência na performance de um retalhista com vários pontos de venda e, posteriormente efetuar propostas de dinamização comercial em algumas dessas lojas. A pertinência deste tema é cada vez maior, tendo em conta o contexto altamente competitivo e imprevisível em que se movem as empresas, exigindo que estas se voltem para o ambiente externo e desenvolvam estratégias eficazes de consolidação da sua posição de mercado a partir de uma análise aprofundada do consumidor e da atividade concorrencial. Na tentativa de medir o impacto da concorrência nos resultados da empresa, antes demais, identificou-se como ponto de partida os fatores mais valorizados pelo consumidor na escolha da loja e da categoria, nomeadamente o preço, a localização, a variedade e a gama. Posteriormente, estes mesmos fatores ajudaram a definir as variáveis caracterizadoras do retalhista, dos seus principais concorrentes e da sua área de influência, como o mercado potencial alimentar e a intensidade comercial. Nesse sentido, foram construídas duas regressões, uma top-level – que aborda o impacto global da concorrência ao nível da loja – e outra middle-level – que diz respeito à análise à categoria. Ambas as regressões são baseadas na aplicação do modelo teórico Multi-level Demand System. Os resultados da terceira especificação top-level sugerem que, lojas com áreas maiores e mais artigos vendem mais. Quanto à análise à categoria, os consumidores não são sensíveis ao aumento do nº de módulos nas categorias A, I, G, D e C, contrariamente ao verificado nas categorias B, E, F e H.
- A comunicação integrada de marketing : um novo sentido para a comunicação da Maria PapoilaPublication . Carolino, Francisca Maria Castro Lopes Rodrigues; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasNa sociedade actual, caracterizada por mercados competitivos, por excesso de oferta relativamente à procura, e por uma sobrecarga da informação em circulação e dos estímulos comunicacionais, o papel da comunicação torna-se decisivo e imprescindível, pelo que qualquer marca lhe deveria dedicar tempo e dinheiro. Num panorama mediático multiplataforma e multitarefa, a uniformização de regras, comunicação e valores são também preocupações a ter em conta por forma a garantir a coerência em todas as peças de comunicação. Este relatório debruça-se sobre a exploração do conceito de comunicação integrada de marketing (CIM), bem como sobre a importância do seu planeamento estratégico com o intuito de providenciar clareza, coerência e impacto por meio de mensagens integradas. A falta de planeamento estratégico por parte da marca em estudo e a falta de clareza e coesão das mensagens comunicadas conduziu à elaboração do relatório com este formato com o intuito de aprofundar o desenvolvimento de um plano de comunicação numa perspectiva integrada, respondendo assim a uma necessidade fundamental da organização que acolheu o estágio. Deste modo, foram delineadas estratégias e tácticas que pretendem não só catalisar uma mudança de atitude, mas também demonstrar um novo sentido de comunicação, integrado, transformando o que até agora é apenas o nome de uma empresa numa marca corporate com reputação com um posicionamento claro e uma reputação positiva.
- A compra e venda de bens defeituosos nas relações de consumoPublication . Alves, Joana Marta da Costa; Guedes, António Agostinho Cardoso da Conceição