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- Estudo piloto das necessidades de informação médico-dentária por médicos do Serviço Nacional de Saúde em ViseuPublication . Almeida, Márcia Cristina Queirós; Correia, AndréIntrodução: Desde o estabelecimento da Medicina Dentária autonomamente à Medicina, verificou-se um afastamento entre os profissionais de ambas as áreas de Saúde que se tem revelado injustificável e potencialmente perigoso, tendo em consideração as relações ‘oro-sistémicas’ das mais diversas patologias. Com o rápido desenvolvimento dos sistemas de registo clínico electrónico, deve ser considerada a viabilidade de integração de dados médicos e médico-dentários, numa abordagem holística do paciente. Objectivos: Analisar as necessidades de informação médico-dentária pelos Médicos e a sua opinião relativamente à implementação de um Registo Clínico Electrónico Integrado (RCEi) nos seus ambientes de trabalho. Metodologia: Aplicação de um questionário, em formato papel, através de uma abordagem in loco, a 346 médicos a exercer atividade profissional nos Centros de Saúde de Viseu I e III e Hospital de São Teotónio, Viseu. O questionário aborda a necessidade de informação médico-dentária pelos médicos, encaminhamento de pacientes para consultas de Medicina Dentária e opiniões e considerações acerca da utilização de um RCEi. As questões foram analisadas de acordo com a área de especialidade do médico, função ou título profissional e anos de serviço. Resultados: A maioria (88,8%) dos inquiridos considera essencial o conhecimento de informações do foro médico-dentário para a concretização de um tratamento médico efetivo e eficaz. Da amostra total, 92,1% dos Médicos inquiridos, considera útil a implementação de um RCEi que facilite o acesso a esse tipo de dados, principalmente Otorrinolaringologistas, Cardiologistas e Pneumologistas. Existe maior tendência para médicos com menos anos de serviço negligenciarem esta necessidade de partilha de informação. Conclusão: Os dados obtidos permitem concluir que é essencial a intercomunicação entre a Medicina e a Medicina Dentária. A implementação de um RCEi, seguro e confidencial, poderá facilitar o acesso bidirecional a informação clínica relevante do paciente, contribuindo para a realização de um tratamento médico mais efetivo e eficaz.
- Bem-estar no envelhecimento : a influência da revisão do percurso de vida e do storytelling : criação de livro de contos baseados em histórias de vida de utentes do Projecto Mais Proximidade, Melhor VidaPublication . Salvado, Sofia Chedas de Sampaio e Cunha; Seruya, José ManuelEste projecto acompanha a criação e desenvolvimento do livro Pequenos Contos, Grandes Vidas, que reúne contos baseados na vida de seis pessoas idosas acompanhadas pelo Projecto Mais Proximidade, Melhor Vida (MPMV), que apoia idosos em situação de solidão e isolamento nas freguesias da Baixa de Lisboa. O principal objectivo do livro era envolver os idosos de forma a proporcionar-lhes melhor qualidade de vida e melhorias no seu bem-estar. Para sustentar este objectivo, procedeu-se à revisão bibliográfica do conceito de bem-estar e das suas implicações no processo de envelhecimento, das teorias do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson e de revisão do percurso de vida (life review) de Butler, analisando-se, ainda, as vantagens das narrativas de vida e do storytelling, principalmente para a população idosa. O método utilizado para reunir a informação necessária ao desenvolvimento do livro foi a entrevista biográfica. Como resultado, observaram-se sentimentos de satisfação nas pessoas idosas envolvidas, que durou até, pelo menos, quatro meses depois de o livro ter sido publicado. O livro resulta num produto de comunicação que permite, ainda, angariar fundos para o MPMV.
- A longevidade das marcas : estudo de caso : Nívea : 100 anos a cuidar da sua pelePublication . Sousa, Ana Patrícia Neves; Seruya, José ManuelO grande desígnio que este trabalho visa cumprir, consiste em apresentar uma reflexão holística sobre o fenómeno da longevidade das marcas. A construção teórica incide sobre o conceito de marca, e alguns subconceitos inerentes (identidade, objeto, imagem e posicionamento, brand equity e valor da marca), bem como sobre as principais estratégias de gestão que permitem desenvolver e fortalecer as marcas, no sentido de prolongar a sua existência. Este enquadramento conceptual constitui a base para realizar uma análise crítica final, aplicada ao estudo de caso NIVEA. A marca NIVEA e, em particular, a campanha de comunicação “NIVEA – 100 anos a cuidar da sua pele”, pretende ilustrar a realidade de uma marca centenária, e compreender as estratégias que têm contribuído para assegurar a sua longevidade.
- Práticas de ensino supervisionadas no ensino profissional e investigação sobre as perceções de professores e alunos sobre a Web 2.0 como recurso pedagógicoPublication . Ferreira, Ana Patrícia da Silva; Cardoso, Sílvia M. Castro FortesO presente relatório surge no âmbito das Unidades Curriculares de Práticas de Ensino Supervisionadas e Relatório I e II, inseridas no ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Ensino de Informática, da Faculdade de Ciências Socias da Universidade Católica Portuguesa de Braga. Este integra três componentes essenciais da formação docente, traduzindo-se nas componentes letiva, não letiva (projetos na escola) e de investigação. A componente letiva, ou seja, a gestão curricular desenvolvida ao longo do estágio profissional, decorreu na Escola Secundária Camilo Castelo Branco em Vila Nova Famalicão, onde lecionámos a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação do 10º ano de escolaridade do ensino profissional, do curso Técnico de Design Gráfico. Esta componente visou essencialmente o desempenho da profissão docente em contexto de sala de aula que, apesar de não ser novo para nós, suscitou momentos de reflexão e aperfeiçoamento, possibilitando elevar o domínio do conteúdo científico, humanístico e tecnológico da disciplina de TIC. Relativamente à componente não letiva, procurámos desempenhar um papel ativo no desenvolvimento de atividades para a comunidade educativa da escola cooperante. Nesse sentido dinamizámos algumas atividades ao longo do ano letivo, nomeadamente a comemoração do dia da Internet mais segura, uma visita de estudo à Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga e o workshop “Prezi: Apresentações Dinâmicas”. Ainda no que respeita às atividades não letivas, desenvolvidas em contexto de estágio, tivemos a oportunidade de vivenciar e auxiliar a professora orientadora cooperante no exercício de alguns cargos. Entre eles destacamos a direção de curso e o apoio educativo prestado na Biblioteca Vasco de Carvalho da ESCCB. Este exercício permitiu-nos vivenciar um conjunto de experiências enriquecedoras, que fomentaram a socialização e o espírito de entreajuda envolvendo o núcleo de estágio e toda a comunidade educativa. Acresce que este conjunto de atividades proporcionou não só a nossa plena integração na escola de estágio, mas também foi um incentivo à consolidação da relação Aluno/Professor/Escola. Em relação à investigação, tratando-se de uma componente importante que nos permite experimentar as metodologias de investigação e fazer escolhas tendentes a apropriar-nos de competências neste domínio, desenvolvemos um projeto de investigação centrado no estudo da Web 2.0 como recurso pedagógico, que teve como objetivo geral desenvolver uma compreensão sobre as perceções de professores e alunos do 10º ano do ensino profissional da escola A, relativamente ao potencial educativo das ferramentas da Web 2.0. Este estudo fez uso de inquéritos por questionário, cuja amostra por conveniência incluiu professores e alunos da escola cooperante. Os resultados foram alvo de tratamento e após a sua análise verificámos que a maioria dos professores inquiridos reconhece que as ferramentas da Web 2.0 promovem a aprendizagem autónoma, o trabalho cooperativo e colaborativo, a partilha do conhecimento, a reflexão crítica, dotam os utilizadores de competências digitais, estimulam a criatividade, são interessantes e têm reflexos positivos nas aprendizagens dos alunos. Contudo, mesmo acreditando nas potencialidades da Web 2.0 como recurso pedagógico, observámos que uma grande parte dos professores inquiridos não utiliza as ferramentas da Web 2.0 ou faz uma utilização bastante reduzida das mesmas, quer na preparação das atividades letivas, como em contexto de sala de aula. Averiguámos também que os alunos inquiridos consideram que a utilização das ferramentas da Web 2.0 torna as aulas mais interessantes, promove a partilha do conhecimento, o trabalho cooperativo e colaborativo, assim como têm reflexos positivos nas aprendizagens dos alunos. Por fim, mas não menos importante, este projeto de investigação originou a formulação do artigo científico intitulado “Web 2.0 na educação” que fundamentou a nossa participação nas Jornadas de Ensino de Informática 2013.
- O mercado das telecomunicações móveis nacionais : benchmarking dos tarifários dirigidos ao segmento jovemPublication . Loja, Susana Piedade; Dias, PatríciaAtravés do presente estudo, pretende-se fazer uma avaliação do mercado das telecomunicações nacionais, dando especial enfoque à oferta especializada das operadoras, dirigida ao segmento jovem. Após um estágio de 5 meses realizado na Vodafone Portugal, o objectivo do estudo foi de analisar as práticas da Yorn comparativamente às suas concorrentes e, utilizando a ferramenta de benchmarking, identificar pontos de possíveis melhorias. Depois de uma contextualização do mercado das telecomunicações móveis nacionais, ao longo deste relatório é analisado o trabalho de campo (que inclui a visita a lojas e a aplicação de inquéritos), é estudada a estratégia das operadoras, e principalmente, é dada grande importância à componente da comunicação da marca, passada e presente, permitindo assim uma avaliação dos três players neste sector. Este estudo permite apurar, de uma maneira geral, quais os métodos mais eficazes para comunicar com o segmento em análise, sendo o objectivo final a possível melhoria do desempenho, e consequentes resultados, da Yorn. De modo a apresentar uma aplicação prática das mudanças de estratégia sugeridas, é também apresentada uma proposta para a Yorn, sob a forma de uma campanha 360°.