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- A importância de comunicação interna na transmissão da cultura organizacional : estudo de caso de uma organização do sector do recrutamento e seleçãoPublication . Querido, Renata dos Santos Silva; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoEste trabalho de investigação surgiu no âmbito do estágio curricular realizado numa empresa do sector do recrutamento e da seleção, durante o segundo ano do curso de mestrado em Ciências da Comunicação, variante de Comunicação, Organização e Liderança da Faculdade de Ciências Humanas das Universidade Católica Portuguesa. O presente trabalho tem como principal objectivo compreender a importância da Comunicação Interna como meio e ferramenta de divulgação da cultura e dos valores de uma organização e, posteriormente, verificar quais os meios de comunicação utilizados com vista a dar resposta a esta realidade. Desta forma, com o intuito de validar esta situação, foi realizado um estudo intensivo, através da leitura de diversas obras e tendo como referência os principais autores da temática da comunicação interna e da cultura organizacional. Posteriormente ao enquadramento teórico, procedeu-se ao estudo de caso da empresa onde o estágio foi realizado, tendo por base uma metodologia qualitativa, entrevistas aos principais intervenientes, assim como, uma metodologia quantitativa, com a implementação de um questionário aos restantes colaboradores. Todo este trabalho de investigação acabou por ser fundamental no entendimento e na compreensão destas duas temáticas, assim como na importância da existência de uma relação e correlação entre as mesmas.
- Um caminho a seguirPublication . Santos, Cátia Patrícia Vale dos; Ferreira, AméliaO presente relatório exprime a apreciação global sobre as experiências vividas e refletidas decorrentes da fase final do Curso de Mestrado em Enfermagem na Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica que culminou na realização de dois estágios: Módulo I – Serviço de Urgência no Hospital Pedro Hispano e Módulo III – Opcional em contexto de Pré Hospitalar. Os objectivos do trabalho reportam-se a ilustrar os percursos efetuados no decorrer dos estágios, evidenciar a reflexão sistematizada das experiências vividas e da prática profissional, demonstrar o desenvolvimento de competências de especialista na área de EMC e satisfazer um parâmetro avaliativo. No sentido de enriquecer todo o percurso de aquisição de competências foi elaborado, numa fase inicial, um projeto de estágio onde foram delineados objectivos específicos individuais, focalizando as actividades/ estratégias a desenvolver perante cada um deles. No decorrer dos estágios, o portefólio foi o documento com informação devidamente organizada, contextualizada, comentada e reflectida, favorecendo a criatividade, autoavaliação e auto - conhecimento no sentido de desenvolver competências pessoais e profissionais. As experiências vivenciadas nos dois estágios permitiram operacionalizar saberes, adquirir novos conhecimentos e implementar estratégias para a resolução dos problemas identificados tendo em conta uma análise crítico-reflexiva. Em contexto de Serviço de Urgência foi evidenciada e refletida a relação de ajuda e a comunicação da equipa com a pessoa/ família a vivenciar uma situação de doença urgente/ emergente independentemente das condições de trabalho sentidas pelos profissionais. Após a identificação das necessidades formativas da equipa de enfermagem foram realizados dois momentos de formação sobre as Úlceras de Pressão e novas directrizes. A área de controlo de infecção associada aos cuidados de saúde também foi motivo de reflexão perante as práticas utilizadas e as estruturas físicas encontradas. Em contexto pré hospitalar, esta foi, também, uma das preocupações constantes que justificaram a sugestão de implementação de estratégias. A constatação da realidade de trauma associada a acidentes de viação com velocípedes suscitou em mim curiosidade e necessidade de resolução. Após intensa pesquisa bibliográfica foi organizada uma campanha de sensibilização para o uso correto de capacete em velocípedes através da elaboração e publicação de um artigo e de um panfleto de sensibilização. O estímulo à investigação, a incorporação e a compreensão das implicações desta na prática baseada na evidência foram a essência da aquisição de competências. O espírito crítico reflexivo foi uma constante durante este caminho longo, árduo e cansativo mas, simultaneamente enriquecedor, proveitoso e empreendedor, marcado pela aquisição e desenvolvimento de competências. Todo este percurso traduziu-se no início de uma nova fase da minha vida profissional agora como enfermeira especialista em EMC. Um novo caminho a seguir…
- A construção narrativa das notícias em televisão : o "Jornal da Noite" da SIC como estudo de casoPublication . Artilheiro, Tiago António Resende; Santos, RogérioO presente Relatório de Estágio tem como tema principal a construção narrativa das notícias em televisão, focando-se no caso específico do “Jornal da Noite” da SIC. O período de seis meses de estágio realizado na redação de informação da SIC foi fulcral para observar, aprender e desenvolver a forma como se transformam acontecimentos em notícias. Este trabalho verifica, então, como é que o plano da história e do discurso andam a par na construção narrativa das notícias em televisão, nomeadamente, os recursos textuais, sonoros e de imagem que aí tomam parte. Reflete-se também sobre os processos, modelos e outros elementos da construção narrativa, que conferem inteligibilidade à notícia televisiva. Com base nesta ideia, o enquadramento teórico do trabalho incide na questão da influência das rotinas produtivas na definição e escolha dos acontecimentos a tratar jornalisticamente, assim como na importância da construção de um discurso narrativo para as notícias. A análise empírica tem como corpus de estudo 140 notícias do “Jornal da Noite” da SIC, emitidas entre 12 e 18 de Março de 2012, categorizadas em seis áreas temáticas: sociedade, política, economia, desporto, cultura e faits-divers. Dos resultados obtidos concluiu-se que, apesar de cada notícia ser una e singular, existe uma construção narrativa típica nas notícias de cada área temática. Todavia existem diferenças notórias de construção na comparação entre as seis áreas temáticas, refletindo o tipo de trabalho jornalístico que se faz em torno dos diversos acontecimentos.