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Abstract(s)
Este trabalho de investigação surgiu no âmbito do estágio curricular realizado numa empresa do sector do recrutamento e da seleção, durante o segundo ano do curso de mestrado em Ciências da Comunicação, variante de Comunicação, Organização e Liderança da Faculdade de Ciências Humanas das Universidade Católica Portuguesa. O presente trabalho tem como principal objectivo compreender a importância da Comunicação Interna como meio e ferramenta de divulgação da cultura e dos valores de uma organização e, posteriormente, verificar quais os meios de comunicação utilizados com vista a dar resposta a esta realidade. Desta forma, com o intuito de validar esta situação, foi realizado um estudo intensivo, através da leitura de diversas obras e tendo como referência os principais autores da temática da comunicação interna e da cultura organizacional. Posteriormente ao enquadramento teórico, procedeu-se ao estudo de caso da empresa onde o estágio foi realizado, tendo por base uma metodologia qualitativa, entrevistas aos principais intervenientes, assim como, uma metodologia quantitativa, com a implementação de um questionário aos restantes colaboradores. Todo este trabalho de investigação acabou por ser fundamental no entendimento e na compreensão destas duas temáticas, assim como na importância da existência de uma relação e correlação entre as mesmas.
This research results from an internship made in a company of the sector of recruitment and selection, during the second year of the master program in Communication Studies, Communication, Organization and Leadership, of the Universidade Católica Portuguesa. The main goal of the present work was to understand the importance of internal communication as means of spreading the culture and the values of an organization. Thus to validate this reality, an intensive study was conducted having as reference the majors authors of the themes of Internal Communication and Organizational Culture. The literature review was complemented with empirical data collection. The data collection methods were interviews with the key stakeholders, and a quantitative survey targeting the other employees. This research work turned out to be fundamental to deeply understanding these two themes, as well as the importance of an emerging relationship between them.
This research results from an internship made in a company of the sector of recruitment and selection, during the second year of the master program in Communication Studies, Communication, Organization and Leadership, of the Universidade Católica Portuguesa. The main goal of the present work was to understand the importance of internal communication as means of spreading the culture and the values of an organization. Thus to validate this reality, an intensive study was conducted having as reference the majors authors of the themes of Internal Communication and Organizational Culture. The literature review was complemented with empirical data collection. The data collection methods were interviews with the key stakeholders, and a quantitative survey targeting the other employees. This research work turned out to be fundamental to deeply understanding these two themes, as well as the importance of an emerging relationship between them.
Description
Keywords
Organização Comunicação Comunicação interna Cultura organizational Organization Communication Internal communication Organizational culture