Repository logo
 
Publication

A importância de comunicação interna na transmissão da cultura organizacional : estudo de caso de uma organização do sector do recrutamento e seleção

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAfonso, Carla Susana Moiteiro Ganito
dc.contributor.authorQuerido, Renata dos Santos Silva
dc.date.accessioned2024-07-16T15:48:53Z
dc.date.available2024-07-16T15:48:53Z
dc.date.issued2013-09-17
dc.date.submitted2013-03
dc.description.abstractEste trabalho de investigação surgiu no âmbito do estágio curricular realizado numa empresa do sector do recrutamento e da seleção, durante o segundo ano do curso de mestrado em Ciências da Comunicação, variante de Comunicação, Organização e Liderança da Faculdade de Ciências Humanas das Universidade Católica Portuguesa. O presente trabalho tem como principal objectivo compreender a importância da Comunicação Interna como meio e ferramenta de divulgação da cultura e dos valores de uma organização e, posteriormente, verificar quais os meios de comunicação utilizados com vista a dar resposta a esta realidade. Desta forma, com o intuito de validar esta situação, foi realizado um estudo intensivo, através da leitura de diversas obras e tendo como referência os principais autores da temática da comunicação interna e da cultura organizacional. Posteriormente ao enquadramento teórico, procedeu-se ao estudo de caso da empresa onde o estágio foi realizado, tendo por base uma metodologia qualitativa, entrevistas aos principais intervenientes, assim como, uma metodologia quantitativa, com a implementação de um questionário aos restantes colaboradores. Todo este trabalho de investigação acabou por ser fundamental no entendimento e na compreensão destas duas temáticas, assim como na importância da existência de uma relação e correlação entre as mesmas.pt_PT
dc.description.abstractThis research results from an internship made in a company of the sector of recruitment and selection, during the second year of the master program in Communication Studies, Communication, Organization and Leadership, of the Universidade Católica Portuguesa. The main goal of the present work was to understand the importance of internal communication as means of spreading the culture and the values of an organization. Thus to validate this reality, an intensive study was conducted having as reference the majors authors of the themes of Internal Communication and Organizational Culture. The literature review was complemented with empirical data collection. The data collection methods were interviews with the key stakeholders, and a quantitative survey targeting the other employees. This research work turned out to be fundamental to deeply understanding these two themes, as well as the importance of an emerging relationship between them.pt_PT
dc.identifier.tid201279703pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/45788
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectOrganizaçãopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectComunicação internapt_PT
dc.subjectCultura organizationalpt_PT
dc.subjectOrganizationpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectInternal communicationpt_PT
dc.subjectOrganizational culturept_PT
dc.titleA importância de comunicação interna na transmissão da cultura organizacional : estudo de caso de uma organização do sector do recrutamento e seleçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201279703.pdf
Size:
3.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: