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- Adepticismo : a mediação das emoções dos adeptos de futebol no FacebookPublication . Bulas, Susana Cristina de Jesus; Ilharco, FernandoO futebol é uma manifestação cultural que pode ter uma componente lúdica, por isso despida de qualquer aspecto conflituante, alicerçada no bem-estar e na prática do exercício desportivo mas conhece, igualmente, uma componente competitiva, que agrega e desagrega as chamadas «populações associativas». O futebol é considerado o «desportorei » por ser um desporto de massas à escala mundial com a capacidade de mobilizar números elevados de indivíduos em redor de uma disputa entre equipas oponentes e despertar os mais variados tipos de comportamentos e emoções, de acordo com os resultados e incidências do jogo. Numa sociedade contemporânea, na qual o espaço cultural, social e emocional do indivíduo se desenrola ao longo de linhas mediáticas televisão, internet, telemóveis, publicidade, etc.,- que são estruturantes da identidade, das necessidades e das expectativas, os adeptos de futebol encontram forma de expressão emocional nos sites das novas redes sociais. A dissertação apresentada tem como objectivo compreender a mediação tecnológica das emoções dos adeptos de futebol no facebook. Pretende-se compreender o adepticismo, através de uma análise de conteúdo (textual e quantitativa), resultante da presença dos adeptos na nova rede social no sentido da expressão das emoções online, decorrentes dos desempenhos, sucessos e insucessos desportivos das equipas de futebol.
- Via Verde ao Sireve : uma solução negociadaPublication . Monteiro, Juliana Raquel Ferreira; Triunfante, Armando
- Estudo exploratório do impacto de um programa de reabilitação neuropsicológica na lesão cerebral adquiridaPublication . Morais, Ana Rita da Cruz Costa Correia de; Nunes, Maria Vânia Silva; Guerreiro, SandraSão vários os domínios cognitivos (e.g. atenção, memória, funções executivas) que se encontram muitas vezes comprometidos em sujeitos com lesão cerebral, repercutindo-se no funcionamento diário destes pacientes. Como tal, a reabilitação neuropsicológica a estes níveis revela-se fundamental. O presente trabalho aborda um estudo retrospetivo exploratório do impacto do programa holístico de reabilitação neuropsicológica que decorreu no Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, ao nível dos seguintes domínios: atenção, compreensão verbal, funções executivas, perceção visual, memória de trabalho, depressão e qualidade de vida. O estudo abrangeu uma amostra de indivíduos com lesão cerebral adquirida (n=16) que frequentaram este programa com uma duração de 6 meses. Para avaliar estes diferentes domínios, utilizou-se um protocolo de avaliação que permitiu estabelecer a comparação dos resultados obtidos em dois momentos distintos de avaliação (pré e pós programa de reabilitação neuropsicológica), através de testes estatísticos recorrendo-se ao software SPSS Statistics versão 20.0. No geral, os resultados revelaram um aumento do desempenho ao nível do funcionamento atencional, das funções executivas, da compreensão verbal, da velocidade de processamento de informação, depressão e perceção de qualidade de vida. Contudo, na memória de trabalho e perceção visual verificamos uma regressão dos resultados.
- Levantamento e análise das atividades do Serviço de Apoio ao ClientePublication . Costa, Ana Rita Rito da; Pinto, Sofia SalgadoEste relatório pretende fazer a descrição e a análise do levantamento dos sistemas, processos e procedimentos das atividades do Serviço de Apoio ao Cliente da Ascendi. O objetivo é obter o diagnóstico do serviço, maximizar a performance e a produtividade das equipas através de procedimentos escritos que promovam a consistência das práticas instituídas. Foi realizada uma pesquisa teórica e de estudos de caso no âmbito da gestão de operações, sobre a aplicação do Service Blueprint, as especificações do serviço, a melhoria contínua e a gestão da mudança. O levantamento das atividades foi baseado no mecanismo de Service Blueprint e envolveu a definição dos requisitos do serviço, a documentação dos processos, a identificação das áreas intervenientes e o posicionamento dos procedimentos no seio da organização. Como metodologia foram identificados os macroprocessos e os processos associados a cada atividade, definidos os sistemas de informação, os documentos de suporte e identificados os responsáveis por cada processo. Do trabalho efetuado resultaram os templates organigrama, macroprocessos, processos, interligação de procedimentos, fluxo detalhado, manual procedimentos, sistemas de informação, dicionário de atividades & procedimentos. O trabalho realizado permitiu definir, identificar e sistematizar as políticas e procedimentos vigentes. Poderá contribuir para promover uma maior proximidade entre todos os intervenientes e uma melhor relação entre as diversas áreas, equipas e departamentos da Ascendi. Com o objetivo de estabelecer uma relação próxima, duradoura e que promova a satisfação, retenção e fidelização de clientes, foi proposta a elaboração de um estudo prévio para a avaliar a criação futura de um programa de fidelização. Este estudo tem uma base essencialmente teórica, suportada em análise bibliográfica, estudos de caso e benchmarking.