Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Adepticismo : a mediação das emoções dos adeptos de futebol no Facebook

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201315360.pdf3 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O futebol é uma manifestação cultural que pode ter uma componente lúdica, por isso despida de qualquer aspecto conflituante, alicerçada no bem-estar e na prática do exercício desportivo mas conhece, igualmente, uma componente competitiva, que agrega e desagrega as chamadas «populações associativas». O futebol é considerado o «desportorei » por ser um desporto de massas à escala mundial com a capacidade de mobilizar números elevados de indivíduos em redor de uma disputa entre equipas oponentes e despertar os mais variados tipos de comportamentos e emoções, de acordo com os resultados e incidências do jogo. Numa sociedade contemporânea, na qual o espaço cultural, social e emocional do indivíduo se desenrola ao longo de linhas mediáticas televisão, internet, telemóveis, publicidade, etc.,- que são estruturantes da identidade, das necessidades e das expectativas, os adeptos de futebol encontram forma de expressão emocional nos sites das novas redes sociais. A dissertação apresentada tem como objectivo compreender a mediação tecnológica das emoções dos adeptos de futebol no facebook. Pretende-se compreender o adepticismo, através de uma análise de conteúdo (textual e quantitativa), resultante da presença dos adeptos na nova rede social no sentido da expressão das emoções online, decorrentes dos desempenhos, sucessos e insucessos desportivos das equipas de futebol.
Football is a cultural manifestation which may have a recreational component and thus, without the element of conflict, be grounded in wellbeing and the taking up of a sports activity, but it also has a competitive component which builds up and breaks down so-cal because it is the sport of choice of the masses worldwide, able to mobilize high numbers of individuals around two disputing teams and awaken a wide range of behaviors and emotions based on game results and incidents. spheres play out along media lines (television, the internet, cell phones, advertising, etc.), structuring identity, needs and expectations, football supporters find a way to express themselves emotionally on new social networking sites. This dissertation aims to understand the mediation of football supporters emotions on facebook. It seeks to underst through an analysis (both textual and quantitative) of the contents generated by supporters on the new social network sites, online expressions of emotions in reaction to the sporting performance, success and failure of football teams.

Description

Keywords

Estudos de comunicação Adeptos de futebol Sites de redes sociais Mediação tecnológica Emoções Facebook Communication studies Football supporters Social networking sites Technological mediation Emotions

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue