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- Relatório de estágioPublication . Antunes, Anabela Teixeira; Alves, Paulo Jorge Pereira; Melo, PedroA Enfermagem Comunitária desenvolve uma prática global centrada na Comunidade, apoiada por um perfil de competências específicas. Este relatório, elaborado para defesa do título de Mestre em Enfermagem Comunitária, visa descrever de forma resumida, clara e reflexiva o percurso desenvolvido em 3 módulos de estágio, bem como as competências desenvolvidas segundo o Regulamento de Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária, nomeadamente o planeamento em saúde, a gestão de programas e projetos, a capacitação de grupos e comunidades e a vigilância epidemiológica, no âmbito da Saúde Escolar. Pretende-se com o mesmo mostrar o meu desenvolvimento pessoal e profissional, o cumprimento de legislação e a aquisição e aumento de conhecimentos de grupos/comunidade. A elaboração do Diagnóstico de Situação, no módulo I, que permitiu conhecer a perceção de docentes de um Agrupamento de Escolas, relativamente aos acidentes não intencionais dos alunos nesse agrupamento; a elaboração do Diagnóstico de Situação, no módulo II, que permitiu conhecer as necessidades dos Diretores de Turma e Encarregados de Educação dos alunos do 7º ano de outra Escola, no âmbito da Educação para a Sexualidade em Meio Escolar e sua legislação, intervindo mediante as mesmas, no módulo III. Deste modo, desenvolvi o projeto: Educação para a Sexualidade: um Contexto de Capacitação Comunitária, com a finalidade de promover uma Gestão Comunitária mais eficaz no âmbito da Educação para a Sexualidade, nessa escola, tendo em conta o foco de atenção Gestão Comunitária e 3 dimensões diagnósticas: Papel Profissional (Diretores de Turma), Papel Parental (Encarregados de Educação dos alunos do 7º ano) e Processo de Tomada de Decisão (alunos do 7º ano). Para tal, recorri a diversas estratégias e atividades, de onde se destacam reuniões, a elaboração de um Manual para Professores e ações de educação para a saúde para Encarregados de Educação, onde o Empoderamento Comunitário esteve presente, para se obter efetivos ganhos em saúde, com as populações referidas. Tornou-se exequível avaliar o impacto deste projeto através de indicadores de resultado, que demonstraram a sua eficácia e importância com aumento de ganhos em saúde, onde a intervenção do Enfermeiro Especialista se revelou fundamental ao nível da aquisição de conhecimentos/mudança de comportamentos destas populações. Contribuiu-se assim para uma Gestão Comunitária mais eficaz, com um papel profissional e um papel parental mais eficaz, no âmbito da Educação para a Sexualidade em Meio Escolar, tendo em conta a legislação vigente, no âmbito desta temática
- O processo especial de revitalização : problemas e potencialidadesPublication . Pereira, Alexandra Margarida da Cruz Constâncio; Epifânio, Maria do Rosário
- Corpo e sujeito em soi-même comme un autre : um estudo em RicoeurPublication . Pereirinha, Carlos Alberto Duarte; Morujão, Carlos Aurélio VenturaA questão filosófica da pessoa, no sentido de um fazer-se, um tornar-se pessoa, constituiu o nosso primeiro interesse. A sua análise obrigou-nos a relacionar identidade pessoal e corpo próprio, tomando esta última noção como central para a compreensão do que, em nós, há de humano e, ademais, pessoal. A dissertação tem, assim, como principal objetivo um estudo da presença do corpo, no âmbito da problemática de constituição da identidade pessoal, tal como Ricoeur no-la apresenta em Soi-même comme un autre. Num primeiro momento, a questão da identidade relaciona-se com operadores de individualização, unicidade e distinção entre pessoas e coisas. A seguir, aborda-se a noção de permanência, importante para a identificação de um eu que é suposto manter-se no decurso do fluxo temporal. O terceiro momento da nossa análise vai relacionar identidade com alteridade, focando com mais detalhe, no âmbito desta última noção, a questão do corpo próprio, como eixo fundamental para a compreensão de si na correlação com o outro. Mostrar-se-á, em conclusão, de que modo esse corpo, como corpo próprio, é fundamental, quer no âmbito de uma hermenêutica da «ipseidade», quer para uma investigação de carácter ontológico sobre o modo de ser do si-mesmo.
- Prevalência de feridas num Hospital Central do distrito do PortoPublication . Ramos, Paulo Alexandre Silva; Araújo, Beatriz Rodrigues de; Alves, Paulo Jorge PereiraIntrodução: As feridas constituem um importante problema de saúde, que prevalece com enorme complexidade apesar dos desenvolvimentos das terapias de prevenção e tratamento. Em Portugal ainda se sabe muito pouco em termos epidemiológicos sobre este tema. Avaliando os estudos de prevalência publicados constata-se uma enorme variância de resultados, sendo difícil tirar conclusões definitivas. Objetivos: Estimar a prevalência de feridas no Centro Hospitalar de S. João EPE; Identificar e caraterizar as feridas dos utentes internados no Centro Hospitalar de S. João EPE. Metodologia: Estudo insere-se no paradigma quantitativo, observacional e transversal realizado numa amostra não probabilística acidental a utentes com feridas, internados no Centro Hospitalar de S. João nos dias 9, 10 e 11 de janeiro de 2013. A colheita de dados foi efetuada pelo investigador e colaboradores, através do preenchimento do questionário referente ao Estudo Epidemiológico de feridas (Universidade Católica Portuguesa). Resultados: Dos 1029 utentes internados no CHSJ, 342 apresentavam feridas, uma taxa de prevalência de 33,2%, 140 utentes tinham mais do que uma ferida e em média existia 1,85 feridas por utente. A idade média da amostra foi de 57,74 anos, sendo que 52,6% eram reformados, 179 eram do género feminino e 163 do masculino. Das 630 feridas encontradas 58,9% são feridas cirúrgicas e 20,3% são úlceras de pressão. As localizações mais prevalentes são o abdómen (28,9%), pernas (10,8%), peito (10,3%) e cóccix (6,8%). Quanto à origem 76,5% das feridas tiveram origem no Hospital. Relativamente à duração 64,8% das feridas tem uma duração igual ou inferior a 8 dias. Analisando a ferida principal quanto ao tecido presente verifica-se a predominância do tecido de epitelização (47,9%) e granulação (24,0%), apresentando-se sem exsudado (46,8%) ou então sendo escasso (31,9%). Verificou-se que o tratamento duplica o nível de dor por ferida. Em 49,1% dos utentes existia alteração da pele perilesional. Em 28,4% das feridas é executado tratamento diário, sendo os materiais de penso mais utilizado o iodo (14,6%), hidrogéis (9,9%) e espumas (5,3%). Conclusão: Os resultados obtidos encontram-se dentro da variância verificada em estudos semelhantes publicados. Através destes resultados compreende-se a necessidade de implementação de políticas institucionais de prevenção e tratamento de feridas. Esperemos que sirva de plataforma para se avançar com novos estudos.
- O abuso sexual de crianças intrafamiliar e as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em perigoPublication . Cristóvão, Ana Filipa Carona; Sottomayor, Maria Clara Oereira de Sousa de Santiago
- Bullying : agressão e vitimização em contexto escolar : repercussão ao nível da autoestima e da depressãoPublication . Sousa, Rosana Ferreira Costa de; Costa, Eleonora Cunha VeigaO bullying escolar é uma prática de agressão e vitimização entre pares que deixa consequências graves nas vítimas. Esta prática pode ser ao nível verbal, físico ou psicológico. O objetivo desta investigação é detetar as consequências que o bullying provoca nas vítimas e pode prejudicar a auto estima, levando a criança à depressão. O presente estudo insere-se num plano de investigação quantitativa, de natureza correlacional. Relativamente aos grupos e momentos de avaliação, o estudo é transversal. Para a escolha de alunos a inquirir o método de amostragem é probabilística e estratificada. A amostra é constituída por 400 alunos do 2º e 3º ciclo com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos, da Escola General Serpa Pinto em Cinfães. Os instrumentos utilizados foram A Agressividade entre Crianças no Espaço Escolar, Escala de Auto-Estima de Rosenberg, Inventário de Depressão Infantil (CDI). Verificou-se que os sujeitos vítimas de bullying apresentam baixa autoestima, depressão, são maioritariamente do sexo feminino e que pertencem a um estrato social menos elevado. A prevenção do bullying nestas faixas etárias é uma medida urgente de saúde pública, pois afeta o desenvolvimento destas crianças.
- Comunicação digital vs informação digital : uma análise sobre uma experiência profissional no grupo BBDOPublication . Menezes, Fátima Susana Franco de Sousa e; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesNuma sociedade de massa, na qual estamos inseridos, a criação de publicidade torna-se cada vez mais desafiante para as agências digitais e de publicidade, perante um consumidor mais interactivo, informado e exigente, cujos hábitos pessoais e profissionais mudaram perante a Era digital. Inserida no âmbito da pesquisa on-line e de conteúdos, a metodologia qualitativa e a observação participante aplicadas vêm confirmar certa dependência por parte dos utilizadores dos novos meios de comunicação como é o caso da Internet, que permite poder estar informado a cada segundo, à distância de um clique, através de múltiplas ferramentas digitais.
- Relatório de estágioPublication . Araújo, Stéphanie; Costa, Eleonora Cunha VeigaO presente relatório de estágio decorre na sequência da fase formativa para obtenção do grau de mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Católica Portuguesa – faculdade de Filosofia de Braga. Este relatório de estágio reflete um processo de avaliação curricular e validação da experiência adquirida ao longo do percurso como estagiária no Centro de Saúde de Santo Tirso. Assim, a fase formativa do estágio torna possível o contato real com a prática da psicologia clínica proporcionando assim o desenvolvimento de competências profissionais. De acordo com as exigências estabelecidas pela instituição de ensino anteriormente referida o estágio curricular teve a duração de 17 meses perfazendo um total de horas (mínimo 500 horas e um máximo de 700 horas) requeridas pela Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia de Braga. No enquadramento descrito surge assim o presente relatório de estágio realizado com base na experiência vivenciada no Centro de Saúde de Santo Tirso integrado no Agrupamento de Centros de Saúde ACES Grande Porto I Santo Tirso/Trofa, sob orientação da Mestre Piedade Vieitas. No decorrer do estágio foram desenvolvidas as seguintes atividades: ações de formação de educação para a saúde no âmbito da sexualidade; Observação e participação nos programas e projetos de saúde escolar, bem como actividades de observação, avaliação e intervenção psicológica individual e em grupo. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: numa primeira parte é descrito o contexto institucional, o papel do psicólogo integrado nos cuidados de saúde primários (CSP), a consulta de psicologia no Centro de Saúde de Santo Tirso e as atividades realizadas pela valência de psicologia; numa segunda parte, são explicadas as atividades realizadas durante o ano e meio de estágio, as ações realizadas com a comunidade e a apresentação da avaliação e intervenção de casos clínicos acompanhados, bem como a intervenção em grupo; e, por último, é realizada uma reflexão sobre a dinâmica institucional e a experiência vivenciada no estágio.