FFCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing FFCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Atendimento educacional, especializado através das salas de recursos multifuncionais nas escolas rurais ribeirinhas da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil : melhorias e perspectivas da educação especial período de 2021 a 2024Publication . Santos, Danielle Aparício dos; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daEsta investigação orienta-se no sentido de analisar como ocorreu o processo de implementação do Atendimento Educacional Especializado através das Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas rurais ribeirinhas da Cidade de Manaus, Amazonas, Brasil: melhorias e perspectivas docentes e familiares de 2021 a 2024. Seu objetivo principal foi analisar como ocorreu o processo de implementação do Atendimento Educacional Especializado através das salas de recursos multifuncionais nas escolas rurais ribeirinhas da Cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Para essa finalidade, foram apoiados objetivos específicos na busca em compreender com a Política Nacional de Educação Especial foi implementada nas escolas rurais da Cidade de Manaus, analisando as possíveis melhorias ao acesso curricular que as salas de recursos possam tem proporcionados aos estudantes, e suas melhorias para o desenvolvimento da aprendizagem e inclusão de alunos através das perspectivas docentes e familiares para a inclusão. A motivação é o estabelecimento de uma rede de suporte social formal que possibilita uma mediação pedagógica pautada no atendimento específico aos estudantes que apresentam alguma necessidade educativa através das unidades de ensino com salas de recursos multifuncionais com professores qualificados na rede de ensino regular, buscando garantir o direito de todos à educação. A análise quantitativa foi realizada através de um questionário, com escala de significâncias aplicado com os docentes e a análise qualitativa baseou-se na vivência e observação dos pais ou responsáveis utilizando entrevistas individuais e análise documental para coletar dados. Os resultados da pesquisa demonstram que, embora a implementação do AEE tenha ocorrido e as SRM estejam em pleno funcionamento apresentam problemas no envolvimento familiar e docente. Contudo, melhorias no processo educacional dos educandos são observados tanto pelos docentes como pelas famílias. Porém, demonstra a necessidade de investimentos informacional, formal e estrutural, pois a agenda 2030, das Nações Unidas afirma que para o desenvolvimento sustentável, deve haver educação de qualidade e garantia de acesso à Educação inclusiva com qualidade e equidade e as desigualdades nos interiores dos países devem ser reduzidas, por meio de políticas e ações planejadas dos governos.
- Avaliação da educação especial ofertada em um centro de educação de jovens e adultosPublication . Oliveira, Tereza Cristina de Freitas; Duque, Eduardo Jorge Gomes da CostaEste estudo avalia a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Profª Raquel Castro e Silva Miranda, no Ceará, Brasil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa os desafios pedagógicos, estruturais, familiares e financeiros enfrentados para garantir uma educação inclusiva de qualidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pais, gestores e professores, além de observações não participantes. Os resultados destacam avanços, como a flexibilidade pedagógica e a valorização da diversidade, mas também apontam lacunas, como a falta de acessibilidade física, formação docente insuficiente e escassez de profissionais de apoio. O estudo conclui que, embora o CEJA demonstre compromisso com a inclusão, são necessários investimentos em infraestrutura, capacitação docente e políticas públicas mais robustas para consolidar uma educação verdadeiramente inclusiva.
- Da vitimação à agressão : relação entre experiências adversas na infância, vinculação, consumo de álcool e agressividadePublication . Silva, Daniela Alves da; Moreira, Diana Patrícia da Silva DiasThe present study explores the relationship between adverse childhood experiences (ACEs), attachment styles, alcohol consumption, and aggression in a sample of 571 Portuguese adults (M = 29.64, SD = 12.55). Data were collected using a protocol consisting of a sociodemographic questionnaire, the The Adverse Childhood Experiences (ACE), the Adult Attachment Scale-R (AAS-R), the The Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT), and the Buss-Perry Aggression Questionnaire (BPAQ). The results of the analyses indicate that both anxious and avoidant attachment styles are positively associated with aggression. Alcohol consumption is also positively related to aggression, whereas adverse childhood experiences (ACEs) show a more modest association. Significant differences in alcohol consumption were found across attachment styles, with higher levels among participants with an anxious attachment style. No significant differences were observed in the total number of ACEs across attachment styles, nor were there significant associations between ACEs and excessive alcohol consumption. Regarding sex differences, men reported significantly higher levels of alcohol consumption as well as physical and verbal aggression. Overall, the findings suggest that, among Portuguese adults, insecure attachment styles and alcohol consumption are important factors in explaining aggression, while the impact of ACEs appears to be less pronounced.
- A dança no processo de aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais : uma análise teórica sobre práticas inclusivasPublication . Queiroz, Andreza da Costa; Cruz, Sónia Catarina da SilvaEsta dissertação tem como objetivo analisar as contribuições da dança como prática pedagógica inclusiva no contexto da Educação Especial, com foco no desenvolvimento integral dos alunos e na valorização da diversidade corporal. Fundamentada em autores como Teixeira (2010), Strazzacappa (2001), Marques (1997), Laban (1978), Chauí (1986) e Holliday (2006), a pesquisa discute a necessidade de sistematização pedagógica da dança para garantir sua efetividade como ferramenta de inclusão social e educacional. A partir da perspectiva da pedagogia históricocrítica, defende-se que a dança deve ir além de uma atividade espontânea e ser compreendida como linguagem expressiva, estética e cultural, capaz de promover empatia, cooperação e respeito mútuo entre os alunos com e sem deficiência. O ensino da dança, nesse sentido, deve considerar os elementos técnicos e expressivos da linguagem corporal, bem como a contextualização histórica e cultural dos estilos de dança, permitindo que todos os estudantes participem ativamente do processo formativo. A sistematização das práticas pedagógicas em dança, com base na metodologia crítico-superadora, exige que o professor conheça a realidade dos alunos, proponha estratégias multissensoriais, incentive a autoria coreográfica e crie espaços para a experimentação criativa. A dança torna-se, assim, uma via potente de transformação do ambiente escolar em um espaço verdadeiramente inclusivo, onde as singularidades de cada corpo são respeitadas e celebradas. Conclui-se que a dança, quando fundamentada em práticas críticas e inclusivas, é capaz de impulsionar a emancipação humana e ampliar o acesso aos bens culturais historicamente produzidos, promovendo uma educação mais equitativa, sensível e comprometida com a diversidade.
- Educar pela arte : estratégia promotora de motivação e aprendizagem em crianças com necessidades especiaisPublication . Araújo, Daniela Gonçalves; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daA Arte é de grande importância para o desenvolvimento humano, porque além de ser uma forma de expressão de um ponto de vista de uma civilização, é também um grande difusor de valores e costumes para nossa sociedade. Através da Arte, percecionamos o mundo, os costumes, os valores sociais, a organização da sociedade, a identidade humana de um determinado lugar e de uma época determinada. Ela interpõe o cotidiano das pessoas e proporciona ao ser humano a compreensão, expressar e recriar a sua existência. Neste estudo, a “Educação pela Arte” é ponderada como uma estratégia promotora de motivação e aprendizagem em crianças com NE - necessidades especiais, permitindo uma abordagem eficaz para fomentar a integração e a articulação das áreas científicas e as áreas de expressão. Através das expressões artísticas, visa-se evidenciar a criatividade como um veículo de inclusão, para o desenvolvimento cognitivo e social destas crianças. A presente dissertação tem como objetivo, promover as práticas pedagógicas inovadoras que integram a Arte no processo educativo, ressaltando intervenções que demonstram melhorias na autoestima, na comunicação e no engajamento dos alunos. Assim, pretende-se contribuir para a reflexão sobre a importância da Arte na formação de ambientes educacionais mais inclusivos e estimulantes, promovendo uma aprendizagem inclusiva que se transforme em sucesso escolar.
- Esperanças e receios de jovens adultos quanto ao futuro : papel de resiliência e do suporte parental e relações com a saúde mentalPublication . Silva, Raquel Alves da; Oliveira, Íris MartinsA literatura sustenta a pertinência de investigar os construtos das esperanças e dos receios quanto ao futuro, da resiliência, do suporte parental e da saúde mental de jovens adultos. O presente estudo tem como objetivo, analisar em que medida as esperanças e os receios de jovens adultos em relação ao futuro se encontram relacionados com os construtos de resiliência e suporte parental, assim como se associa à saúde mental. A amostra foi recolhida através do método não probabilístico acidental, amostragem em bola de neve. Contou com um total de 122 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, maioritariamente do sexo feminino e de nacionalidade portuguesa. Os participantes responderam, em formato online, a um questionário sociodemográfico e às versões portuguesas dos instrumentos Hopes and Fears Questionnaire; Resilience Scale; Escala de Satisfação com o Suporte Social; e Questionário de Saúde Mental Positiva. Foram encontradas relações estatisticamente significativas entre o suporte parental, a saúde mental, e a resiliência. No que concerne às esperanças e receios dos jovens adultos em relação ao futuro, também se encontraram relações estatisticamente significativas com o suporte parental, a resiliência e saúde mental em categorias como, por exemplo, “Família/casamento”. Este estudo reforça a necessidade de continuar a investigar a relação entre estes construtos, sendo pertinente desenvolver estudos longitudinais.
- A importância da utilização de recursos educativos digitais na aquisição da competência de comunicação de crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Bacarin, Flávia Castanho Kurokawa; Cruz, Sónia Catarina da SilvaA presente dissertação de mestrado tem como tema central a promoção da inclusão escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com especial enfoque na comunicação como elemento-chave no processo de aprendizagem e participação desses alunos. Reconhecendo que muitas das barreiras à inclusão estão relacionadas à dificuldade de expressão e interação, a presente investigação centra-se na Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) como estratégia essencial para suprir ou complementar a comunicação oral de alunos com NEE. Através da análise do papel dos Recursos Educativos Digitais (RED) no apoio à comunicação, procuramos explorar como esses recursos — que vão desde softwares especializados como o Grid 3 e o Boardmaker até diversas aplicações móveis — podem ser utilizadas de forma pedagógica e funcional para estimular a autonomia, a expressão de vontades, a interação social e o acesso ao currículo por parte dos alunos com limitações comunicativas. A pesquisa, de natureza qualitativa, tem como base um estudo de caso com uma criança que frequenta a educação pré-escolar num infantário do norte de Portugal, ao abrigo das medidas seletivas consagradas no Decreto-Lei 54/2018. Além do aluno, a investigação envolveu outros intervenientes com papel de relevo no percurso educativo da criança (professores, terapeutas e encarregado de educação), permitindo uma análise aprofundada sobre as práticas, perceções e resultados associados à implementação da CAA em contexto escolar. Foram estudadas as condições facilitadoras, os entraves e os efeitos observáveis no desenvolvimento do aluno, tanto do ponto de vista comunicacional quanto relacional e educativo. Após a recolha e análise de dados foi-nos possível concluir que os Recursos Educativos Digitais de Comunicação Aumentativa e Alternativa são eficazes na melhoria da comunicação de crianças com Necessidades Educativas Especiais, promovendo a sua autonomia, motivação, participação e integração. A integração bem-sucedida destes recursos exige planeamento pedagógico, cooperação entre os intervenientes e investimento em formação contínua.
- A importância das políticas públicas, no apoio e intervenção dos alunos das escolas do campo, portadores de espectro autistaPublication . Maia, Hanna Benacon; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daA neurodiversidade é um assunto que vem sendo utilizado bastante na atualidade, onde todos são diferentes e devem ser respeitados. Nessa perspetiva, o termo neurodivergente também tem sido bastante discutido, já que se refere aos indivíduos que tenham algum tipo de diferença fora do padrão. O autismo é um exemplo neurodivergente, tema este que cada vez mais tem se tornado pauta, tendo em vista sua importância. Quanto as políticas públicas, as mesmas são muito necessárias para esse público, ainda mais se pensarmos nesses indivíduos que residem nas áreas rurais. Tendo em vista isso, esse estudo tem os objetivos de analisar como as políticas públicas acontecem na prática quando se referem aos autistas inseridos no ambiente do campo, assim como observar como se dão as políticas públicas nos espaços rurais onde estão inseridas as pessoas com autismo, como também o compreender como as políticas públicas são aplicadas no dia a dia dos indivíduos com autismo no espaço da educação do campo e do mesmo modo a discutir a importância da execução das políticas públicas existentes no que se refere ao autista que vive no contexto rural. Com isso, vamos discutir do decorrer deste estudo o quão importante são as políticas públicas para os autistas no contexto da educação do campo. Veremos então, o quão necessário se faz essa discussão a respeito desse tema de tamanha relevância a academia.
- A importância do "brincar" no processo de ensino aprendizagem das crianças com Autismo (TEA)Publication . Oliveira, Maria José Alexandre de; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daO presente estudo investigou as interações sociais entre crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seus pares neurotípicos em contextos de brincadeiras, evidenciando a importância do brincar como meio de desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A análise dos momentos lúdicos permitiu observar desafios e potencialidades nas interações sociais de crianças com TEA, como a iniciação de contatos, manutenção de diálogos e reciprocidade. Além disso, foi avaliada a atuação dos profissionais da educação na promoção da interatividade, destacandose a adaptação de brinquedos e atividades (58,8%) e a orientação individualizada (35,3%) como estratégias predominantes, ainda que o uso do reforço positivo tenha sido menos citado. A pesquisa revelou uma significativa lacuna na formação docente específica sobre o brincar com crianças autistas, com 82,4% dos participantes afirmando não receber capacitação formal nessa área. Tais dados reforçam a urgência de incluir a ludicidade nos Projetos PolíticoPedagógicos, investir em formação continuada e fomentar práticas interdisciplinares. A entrevista com uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) corroborou a importância do trabalho colaborativo e da constante atualização dos educadores. Concluise que o brincar deve ser compreendido como um direito e um recurso pedagógico estruturado, exigindo planejamento, intencionalidade e compromisso institucional para a promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva.
- As necessidades educativas especiais do aluno cegoPublication . Mendes, Ana Isabel da Silva; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daO presente trabalho pretende traçar o nosso percurso profissional e assenta no pressuposto de que a prática docente encerra em si um vasto conjunto de ações e desafios que contribuem para a reflexão e análise das dificuldades e dos obstáculos enfrentados, bem como dos êxitos alcançados. Assim, fazemos uma breve abordagem à Educação Especial, sua evolução ao longo do tempo, à deficiência visual e alguns conceitos a ela inerentes. Citámos ao papel do professor enquanto agente educativo, traçamos o seu perfil profissional e realçamos a importância da formação para melhor responder aos desafios da educação de crianças e jovens com necessidades educativas especiais, nomeadamente com deficiência visual. Centramo-nos no caso de um aluno cego, que frequenta o 5ºano de escolaridade numa escola de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão. Apresentamos um plano de intervenção para fomentar as áreas mais deficitárias do aluno cego e expomos algumas orientações de trabalho que se constituem como facilitadores substanciais na sua aprendizagem. Com este trabalho pretendemos demonstrar que, com o desenvolvimento adequado de estratégias, estes alunos potenciam as suas capacidades e minimizam as suas dificuldades/barreiras aquando a ocorrência de deficiência visual. Assim, aos alunos com deficiência visual se deve proporcionar um clima de igualdade educativa e social, de forma a promover a igualdade de oportunidades, bem como uma adequada preparação para a vida ativa, ou seja, para a sua integração no mercado de trabalho. Assim, verificamos que o participante deste estudo, alcançou melhorias a nível dos processos cognitivos e funcionais. Foi um aluno sempre incluído na turma de referência, revelando muita harmonia, em termos relacionais para com os seus pares.
