Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-30"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Relação entre a liderançaabusiva, o compromisso organizacional afetivo e a intenção de turnover de colaboradores por conta de outremPublication . Freitas, Maria Madalena Bravo; Rodrigues, Anabela SantosCom o panorama atual do mercado reconhecido por uma intensa competição pelo talento e uma alta taxa de rotatividade entre empresas e funções, surge a necessidade de perceber em que medida o estilo de liderança abusiva poderá afetar o compromisso organizacional afetivo dos colaboradores e a sua intenção do turnover. O presente estudo quantitativo de tipo descritivo-correlacional e amostragem não probabilística tem como objetivo geral analisar a relação entre a liderança abusiva, o compromisso organizacional afetivo e a intenção de turnover de colaboradores por conta de outrem. A amostra deste estudo foi composta por 323 colaboradores, a quem foi aplicado um questionário sociodemográfico de maneira a recolher dados referentes às variáveis sociodemográficas e os respetivos instrumentos para medir os construtos de liderança abusiva, compromisso organizacional afetivo e intenção de turnover. Os resultados indicaram que quanto mais elevada a liderança abusiva menor o compromisso organizacional afetivo. Por outro lado, quanto maior compromisso organizacional afetivo menor a intenção de turnover. Ainda, quanto mais elevada a liderança abusiva maior a intenção de turnover. Os resultados apoiam também a existência de uma mediação total do compromisso organizacional afetivo na relação entre a liderança abusiva e a intenção de turnover.
- A importância da utilização de recursos educativos digitais na aquisição da competência de comunicação de crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Bacarin, Flávia Castanho Kurokawa; Cruz, Sónia Catarina da SilvaA presente dissertação de mestrado tem como tema central a promoção da inclusão escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com especial enfoque na comunicação como elemento-chave no processo de aprendizagem e participação desses alunos. Reconhecendo que muitas das barreiras à inclusão estão relacionadas à dificuldade de expressão e interação, a presente investigação centra-se na Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) como estratégia essencial para suprir ou complementar a comunicação oral de alunos com NEE. Através da análise do papel dos Recursos Educativos Digitais (RED) no apoio à comunicação, procuramos explorar como esses recursos — que vão desde softwares especializados como o Grid 3 e o Boardmaker até diversas aplicações móveis — podem ser utilizadas de forma pedagógica e funcional para estimular a autonomia, a expressão de vontades, a interação social e o acesso ao currículo por parte dos alunos com limitações comunicativas. A pesquisa, de natureza qualitativa, tem como base um estudo de caso com uma criança que frequenta a educação pré-escolar num infantário do norte de Portugal, ao abrigo das medidas seletivas consagradas no Decreto-Lei 54/2018. Além do aluno, a investigação envolveu outros intervenientes com papel de relevo no percurso educativo da criança (professores, terapeutas e encarregado de educação), permitindo uma análise aprofundada sobre as práticas, perceções e resultados associados à implementação da CAA em contexto escolar. Foram estudadas as condições facilitadoras, os entraves e os efeitos observáveis no desenvolvimento do aluno, tanto do ponto de vista comunicacional quanto relacional e educativo. Após a recolha e análise de dados foi-nos possível concluir que os Recursos Educativos Digitais de Comunicação Aumentativa e Alternativa são eficazes na melhoria da comunicação de crianças com Necessidades Educativas Especiais, promovendo a sua autonomia, motivação, participação e integração. A integração bem-sucedida destes recursos exige planeamento pedagógico, cooperação entre os intervenientes e investimento em formação contínua.
- Emotional profile of athletes before competition: contributions for perceived stress, cognitive appraisal and coping strategiesPublication . Nogueira, José Miguel; Morais, Catarina; Mansell, Paul; Gomes, A. RuiIntroduction: Understanding athletes’ emotional experience prior to competition is crucial for examining their adaptation to stress. Earlier research suggested anxiety impaired performance by disrupting tasks like information processing, attention, and concentration—leading to increased stress and perceived threat. Over time, focus shifted toward understanding how athletes’ interpretations of anxiety could influence performance positively. This led to broader research into other emotions typically considered “negative” (e.g., anger, dejection) and “positive” (e.g., excitement, happiness). However, how these emotions influence performance and interact with intensity has been under-studied. Methods: A total of 383 elite athletes completed a questionnaire 24–48 h before a major competition, assessing overall stress, emotional intensity (excitement, happiness, anxiety, anger, dejection), emotional direction, cognitive appraisal, and coping strategies. Results: A cluster analysis based on emotion intensity and direction identified three athlete profiles: “Emotionally Balanced” (moderate intensity), “Facilitating Arousal Profile” (mixed intensity, all emotions viewed as performance-enhancing), and “Low Arousal Profile” (low emotional intensity). Despite differing emotional profiles, athletes reported similar stress levels before competition. However, those in the “Facilitating Arousal Profile” reported greater challenge appraisals, perceived control, and use of adaptive coping strategies compared to others. Discussion: These findings suggest that not just emotional intensity but also the perceived impact of emotions plays a key role in performance. These results have important implications for psychological interventions, emphasizing the need to consider both how emotions are experienced and how they are interpreted in the context of competition.
- Memórias de um tempo de lazer, consumo e alegria: um estudo etnográfico sobre uma casa de idosos no Rio de JaneiroPublication . Feix, Isabel; Rocha, EverardoThis article presents an ethnographic study conducted in a high-end retirement home in Rio de Janeiro, aimed at analyzing the memories of 27 elderly residents (born between 1924 and 1952) from the Brazilian urban elite regarding their leisure, consumption, and sociability practices between the 1930s and 1970s. Based on fieldwork observations, the elders’ narratives were interpreted as collective representations shaped by the processes of modernization, industrialization, and the expansion of mass media. The testimonies reveal how household appliances, automobiles, travel, fashion, media, and advertising strategies became symbolic markers of social distinction, projecting images of prosperity and progress.
- The role of emotional understanding in academic achievement: exploring developmental paths in secondary schoolPublication . Faria, Luísa; Costa, Ana; Taksic, VladimirThe role of emotional intelligence (EI) in the academic context has been steadily established, together with its impact on students' academic achievement, well-being, and professional success. Therefore, this study examined the development of a key EI ability-emotional understanding-throughout secondary school and explored its impact on students' academic achievement (maternal language and mathematics) at the end of this cycle, using the Vocabulary of Emotions Test. A total of 222 students were followed over the entire 3-year secondary cycle, using a three-wave longitudinal design spanning from 10th to 12th grade. At the first wave, participants were aged between 14 and 18 years (M = 15.4; SD = 0.63), with 58.6% being female. Overall, the results of Latent Growth Curve modeling indicated that students' emotional understanding increased over the secondary school cycle. While student's gender predicted the emotional understanding change patterns throughout secondary school, student's GPA in 10th grade did not. Moreover, the initial levels of ability-based emotional understanding predicted students' achievement in maternal language at the end of the cycle. Our findings offer valuable insights into how EI skills can contribute to academic endeavors in late adolescence and will explore their impact on educational settings.