Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Rompendo o ciclo de violência : influência da parentalidade positiva no desenvolvimento infantilPublication . Mota, Elvira Carvalho; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daA violência contra crianças e adolescentes persiste como um problema social complexo e multifacetado, com impactos negativos duradouros no seu desenvolvimento. Nesse contexto, a parentalidade positiva emerge como uma estratégia promissora para mitigar esses efeitos e fomentar um ambiente familiar saudável e protetor. A presente pesquisa qualitativa, de natureza empírica, investigou a influência do programa de parentalidade positiva "Crescer Aprendendo" no desenvolvimento infantil de crianças matriculadas em três escolas municipais (EMEF Leolina Batista Ramos, CEI Fernanda Brito e CEI Maria Elcir Oliveira) no município de Aquiraz, Ceará, Brasil. O programa visa fortalecer os vínculos entre a comunidade educativa e as famílias, promovendo o desenvolvimento integral das crianças por meio de encontros parentais temáticos. A pesquisa envolveu a participação de mães de alunos, técnicos da secretaria municipal, gestores escolares e profissionais do programa. A coleta de dados foi realizada através de observação participante nos encontros parentais e entrevistas semiestruturadas com os diferentes atores envolvidos. Os principais resultados indicam uma percepção generalizada de melhoria no desenvolvimento infantil, fortalecimento dos laços familiares e escolares, e mudanças positivas nas práticas parentais após a implementação do programa. As mães relataram maior diálogo e paciência com os filhos, enquanto gestores e professores observaram um ambiente escolar mais acolhedor e engajado. A pesquisa demonstra o potencial de programas de parentalidade positiva como o "Crescer Aprendendo" para romper o ciclo de violência e promover um futuro mais promissor para as crianças.
- Diferenças no pós-operatório de terceiros molares consoante o instrumental de osteotomia : uma revisão sistemáticaPublication . Monteiro, Nuno Eduardo Ribeiro; Almeida, Bruno Alexandre Morais Leitão de; Borges, Tiago Gonçalves FerreiraIntrodução: A exodontia de terceiros molares inferiores é uma prática comum em cirurgia oral, geralmente associada a dor, edema e trismo no pós-operatório. Entre os fatores que influenciam estas complicações, destaca-se o método utilizado na osteotomia. Esta revisão sistemática tem como objetivo geral comparar os métodos rotativo, piezo-cirúrgico e laser Er:YAG de osteotomia para suportar a decisão clínica. Materiais e Métodos: Realizou-se uma pesquisa sistemática nas bases de dados PubMed, Scopus, Cochrane Library e ScienceDirect, utilizando os termos MeSH: “Third Molar”, “Osteotomy”, “Postoperative Complications” e “Postoperative Pain”. A seleção seguiu os critérios PRISMA e o risco de viés foi avaliado pela ferramenta Cochrane RoB2. Foram incluídos apenas ensaios clínicos randomizados, publicados em inglês nos últimos 20 anos. Resultados: Dos 615 estudos identificados, 11 cumpriram os critérios de inclusão. Relativamente à dor, 6 estudos demonstraram diferenças estatisticamente significativas, 5 com piezo e 1 com laser. No edema, foram observadas diferenças significativas em 8 estudos, 6 com piezo e 2 com laser. No que respeita ao trismo 6 estudos reportaram diferenças estatisticamente significativas, dos quais 4 com piezo e 2 com laser com menor limitação funcional nestes grupos. A satisfação do paciente foi analisada em 2 estudos com piezo, ambos com diferenças estatisticamente significativas positivas. O tempo cirúrgico foi significativamente superior com piezo em 5 estudos e com laser em 2, especialmente em casos complexos ou realizados por operadores com menos experiência. Conclusão: A osteotomia realizada com recurso a instrumentos piezo-eléctricos ou laser aparenta reduzir a morbilidade pós-operatória comparativamente ao método rotativo, sobretudo em cirurgias mais complexas.
- Avaliação das dimensões dos dentes ântero-superiores numa amostra populacional de Viseu com recurso a imagens de scanner intraoralPublication . Nikulina, Miroslava Stefanova; Salgado, Helena Cristina Morais Coelho Teixeira; Araújo, Filipe Miguel Soares Framegas deINTRODUÇÃO: A Medicina Dentária tem vindo a integrar, de forma crescente, componentes estéticos na sua prática e aplicação clínica, refletindo a valorização do sorriso na imagem pessoal. A Reabilitação Oral deixou de ter como único objetivo a restituição da função, passando a exigir resultados estéticos que atendam às expectativas dos pacientes. Neste contexto, os dentes ântero-superiores assumem um papel dominante no sorriso, estando intrinsecamente ligados à sua harmonia. O principal objetivo deste trabalho é analisar as caraterísticas antropométricas e a existência de Proporção Dourada entre os dentes ântero-superiores na amostra em estudo. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram analisados modelos digitais da maxila, obtidos através do scanner intraoral de 82 indivíduos. Após importação no programa Blender, foram realizadas as medições das dimensões dentárias, nomeadamente a largura e a altura das coroas dos 6 dentes ântero-superiores. Os dados obtidos foram sujeitos a uma análise estatística descritiva e inferencial, com um limiar de significância de p<0,05. RESULTADOS: A análise antropométrica demonstrou diferenças estatisticamente significativas em todas as variáveis das dimensões dentárias entre os sexos biológicos (p<0,05). Foram igualmente demonstradas assimetrias dimensionais entre dentes contralaterais, confirmadas pelos testes T de amostras emparelhadas. Os valores da proporção altura-largura das coroas dentárias foram superiores ao Golden Standard, que preconiza valores entre 75% e 80%. Foram relatadas diferenças estatisticamente significativas entre o valor real e o valor esperado das larguras aparentes das coroas dentárias em todos os dentes analisados, o que demonstra a ausência de Proporção Dourada. CONCLUSÕES: A análise antropométrica permitiu confirmar a existência de dimorfismo sexual e de assimetrias entre os dentes contralaterais. Apesar da estética dentária estar relacionada com padrões estéticos pré-definidos, como são exemplo o Golden Standard e a Proporção Dourada, estes não foram verificados na amostra em estudo.