Percorrer por data de Publicação, começado por "2025-07-04"
A mostrar 1 - 10 de 25
Resultados por página
Opções de ordenação
- Rompendo o ciclo de violência : influência da parentalidade positiva no desenvolvimento infantilPublication . Mota, Elvira Carvalho; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daA violência contra crianças e adolescentes persiste como um problema social complexo e multifacetado, com impactos negativos duradouros no seu desenvolvimento. Nesse contexto, a parentalidade positiva emerge como uma estratégia promissora para mitigar esses efeitos e fomentar um ambiente familiar saudável e protetor. A presente pesquisa qualitativa, de natureza empírica, investigou a influência do programa de parentalidade positiva "Crescer Aprendendo" no desenvolvimento infantil de crianças matriculadas em três escolas municipais (EMEF Leolina Batista Ramos, CEI Fernanda Brito e CEI Maria Elcir Oliveira) no município de Aquiraz, Ceará, Brasil. O programa visa fortalecer os vínculos entre a comunidade educativa e as famílias, promovendo o desenvolvimento integral das crianças por meio de encontros parentais temáticos. A pesquisa envolveu a participação de mães de alunos, técnicos da secretaria municipal, gestores escolares e profissionais do programa. A coleta de dados foi realizada através de observação participante nos encontros parentais e entrevistas semiestruturadas com os diferentes atores envolvidos. Os principais resultados indicam uma percepção generalizada de melhoria no desenvolvimento infantil, fortalecimento dos laços familiares e escolares, e mudanças positivas nas práticas parentais após a implementação do programa. As mães relataram maior diálogo e paciência com os filhos, enquanto gestores e professores observaram um ambiente escolar mais acolhedor e engajado. A pesquisa demonstra o potencial de programas de parentalidade positiva como o "Crescer Aprendendo" para romper o ciclo de violência e promover um futuro mais promissor para as crianças.
- Uma análise do crime de branqueamento : como pode o crime não compensar?Publication . Luís, Bárbara Maria Fragoso; Silva, Germano Maques daA presente dissertação tem por objetivo a análise crítica a vários aspetos do fenómeno do branqueamento. Apesar dos esforços das instâncias nacionais e internacionais, as práticas de dissimulação da origem ilícita das vantagens, que persistem e estão em constante evolução, representam uma das mais graves ameaças à estabilidade do Estado de Direito democrático. Percorrem-se diversas questões cruciais para o entendimento da configuração do crime no ordenamento jurídico português, salientando-se, ao longo de toda a exposição, que é a máxima «o crime não compensa» que deve orientar a luta contra o branqueamento, que é deste indissociável. Conclui-se pela corrente necessidade de persistência e aperfeiçoamento da intervenção legislativa, continuando, mais que nunca, a justificar-se a atuação do Direito Penal.
- A importância do "brincar" no processo de ensino aprendizagem das crianças com Autismo (TEA)Publication . Oliveira, Maria José Alexandre de; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daO presente estudo investigou as interações sociais entre crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seus pares neurotípicos em contextos de brincadeiras, evidenciando a importância do brincar como meio de desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A análise dos momentos lúdicos permitiu observar desafios e potencialidades nas interações sociais de crianças com TEA, como a iniciação de contatos, manutenção de diálogos e reciprocidade. Além disso, foi avaliada a atuação dos profissionais da educação na promoção da interatividade, destacandose a adaptação de brinquedos e atividades (58,8%) e a orientação individualizada (35,3%) como estratégias predominantes, ainda que o uso do reforço positivo tenha sido menos citado. A pesquisa revelou uma significativa lacuna na formação docente específica sobre o brincar com crianças autistas, com 82,4% dos participantes afirmando não receber capacitação formal nessa área. Tais dados reforçam a urgência de incluir a ludicidade nos Projetos PolíticoPedagógicos, investir em formação continuada e fomentar práticas interdisciplinares. A entrevista com uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) corroborou a importância do trabalho colaborativo e da constante atualização dos educadores. Concluise que o brincar deve ser compreendido como um direito e um recurso pedagógico estruturado, exigindo planejamento, intencionalidade e compromisso institucional para a promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva.
- A problemática do homicídio nos contratos de seguro de vidaPublication . Andrade, Raquel Alexandra Bártolo; Vasconcelos, Pedro Leitão Pais deO presente estudo tem como objeto a problemática emergente do fenómeno do homicídio em contratos de seguro de vida, analisando os desafios e as soluções normativas atuais quando o homicida é um beneficiário direto e indireto do capital do seguro. Partiu-se de uma breve nota histórica sobre os seguros de vida. De seguida, procedeu-se à análise da legislação portuguesa, sobretudo à Lei do Contrato de Seguro Esta dissertação observa a aplicação do artigo 192.º da Lei do Contrato de Seguro, analisa os critérios de aquisição do direito ao capital do seguro e disseca o princípio do interesse segurável. Ademais, atendeu-se à discussão relativa à qualificação do homicídio como morte acidental, evidenciando as consequências desta qualificação para os direitos das partes envolvidas no contrato de seguro. A conclusão é a de que existem ambiguidades quanto ao artigo 192.º, de que são necessários mecanismos complementares de controlo para auferir o interesse segurável e, ainda, um critério uniforme de morte acidental.
- Abuso de confiança fiscal : das causas de exclusão da ilicitude, em geral, e do conflito de deveres, em especialPublication . Paraíso, Rita Rodrigues Carvalho Lajinha; Silva, Germano Maques da
- O crime de fraude na obtenção de subsídioPublication . Costa, Bárbara Miguel Rodrigues da; Silva, Germano Maques daA presente reflexão versa sobre o crime de fraude na obtenção de subsídio, consagrado no Decreto-lei n.º 28/84, de 20 de janeiro, que, apesar de datado, abrange fundamentalmente o direito penal económico e da saúde pública. O artigo 36.º deste decreto foi inspirado num crime semelhante do código penal alemão, daí que o direito comparado seja o ponto de partida da presente dissertação. Daí em diante segue-se uma exposição dos elementos caracterizadores deste tipo legal de crime. O trabalho visa não apenas expor qual a natureza do tipo legal, como também propor ajustes que garantam a sua eficácia e adequação aos desafios contemporâneos.
- Avaliação das dimensões dos dentes ântero-superiores numa amostra populacional de Viseu com recurso a imagens de scanner intraoralPublication . Nikulina, Miroslava Stefanova; Salgado, Helena Cristina Morais Coelho Teixeira; Araújo, Filipe Miguel Soares Framegas deINTRODUÇÃO: A Medicina Dentária tem vindo a integrar, de forma crescente, componentes estéticos na sua prática e aplicação clínica, refletindo a valorização do sorriso na imagem pessoal. A Reabilitação Oral deixou de ter como único objetivo a restituição da função, passando a exigir resultados estéticos que atendam às expectativas dos pacientes. Neste contexto, os dentes ântero-superiores assumem um papel dominante no sorriso, estando intrinsecamente ligados à sua harmonia. O principal objetivo deste trabalho é analisar as caraterísticas antropométricas e a existência de Proporção Dourada entre os dentes ântero-superiores na amostra em estudo. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram analisados modelos digitais da maxila, obtidos através do scanner intraoral de 82 indivíduos. Após importação no programa Blender, foram realizadas as medições das dimensões dentárias, nomeadamente a largura e a altura das coroas dos 6 dentes ântero-superiores. Os dados obtidos foram sujeitos a uma análise estatística descritiva e inferencial, com um limiar de significância de p<0,05. RESULTADOS: A análise antropométrica demonstrou diferenças estatisticamente significativas em todas as variáveis das dimensões dentárias entre os sexos biológicos (p<0,05). Foram igualmente demonstradas assimetrias dimensionais entre dentes contralaterais, confirmadas pelos testes T de amostras emparelhadas. Os valores da proporção altura-largura das coroas dentárias foram superiores ao Golden Standard, que preconiza valores entre 75% e 80%. Foram relatadas diferenças estatisticamente significativas entre o valor real e o valor esperado das larguras aparentes das coroas dentárias em todos os dentes analisados, o que demonstra a ausência de Proporção Dourada. CONCLUSÕES: A análise antropométrica permitiu confirmar a existência de dimorfismo sexual e de assimetrias entre os dentes contralaterais. Apesar da estética dentária estar relacionada com padrões estéticos pré-definidos, como são exemplo o Golden Standard e a Proporção Dourada, estes não foram verificados na amostra em estudo.
- Diferenças no pós-operatório de terceiros molares consoante o instrumental de osteotomia : uma revisão sistemáticaPublication . Monteiro, Nuno Eduardo Ribeiro; Almeida, Bruno Alexandre Morais Leitão de; Borges, Tiago Gonçalves FerreiraIntrodução: A exodontia de terceiros molares inferiores é uma prática comum em cirurgia oral, geralmente associada a dor, edema e trismo no pós-operatório. Entre os fatores que influenciam estas complicações, destaca-se o método utilizado na osteotomia. Esta revisão sistemática tem como objetivo geral comparar os métodos rotativo, piezo-cirúrgico e laser Er:YAG de osteotomia para suportar a decisão clínica. Materiais e Métodos: Realizou-se uma pesquisa sistemática nas bases de dados PubMed, Scopus, Cochrane Library e ScienceDirect, utilizando os termos MeSH: “Third Molar”, “Osteotomy”, “Postoperative Complications” e “Postoperative Pain”. A seleção seguiu os critérios PRISMA e o risco de viés foi avaliado pela ferramenta Cochrane RoB2. Foram incluídos apenas ensaios clínicos randomizados, publicados em inglês nos últimos 20 anos. Resultados: Dos 615 estudos identificados, 11 cumpriram os critérios de inclusão. Relativamente à dor, 6 estudos demonstraram diferenças estatisticamente significativas, 5 com piezo e 1 com laser. No edema, foram observadas diferenças significativas em 8 estudos, 6 com piezo e 2 com laser. No que respeita ao trismo 6 estudos reportaram diferenças estatisticamente significativas, dos quais 4 com piezo e 2 com laser com menor limitação funcional nestes grupos. A satisfação do paciente foi analisada em 2 estudos com piezo, ambos com diferenças estatisticamente significativas positivas. O tempo cirúrgico foi significativamente superior com piezo em 5 estudos e com laser em 2, especialmente em casos complexos ou realizados por operadores com menos experiência. Conclusão: A osteotomia realizada com recurso a instrumentos piezo-eléctricos ou laser aparenta reduzir a morbilidade pós-operatória comparativamente ao método rotativo, sobretudo em cirurgias mais complexas.
- Exploring the relation between consumer motivations and engagement in social media applied to Super Bock brandPublication . Luciano, Susana Martins Farrajota; Afonso, CarolinaThis dissertation aims to understand the consumer motivations to interact with Super Bock in social media. Based on Motivations that lead the consumer to interact with brands on social networks, the objective is to understand if they influence Consumer Engagement and to verify if there are differences between gender and age in those Motivations. This study is exploratory and quantitative; an online questionnaire was developed in which only followers of Super Bock pages in social media, were selected. From the collected data, 149 responses of the questionnaire were used. Regarding Motivations, the scale developed by Al-Menayes (2011) and the Consumer Engagement scale developed by Muntinga et al., (2011) were used. Using multivariate data analysis and through regressions, it was verified that there is a relation between Motivations and Engagement. The Motivations that best explain Consumer Engagement are Entertainment & Utility and Altruism. The results also suggest that there are differences between gender and age, being the main difference between the adult consumers compared to young consumers. This study contributes to greater knowledge in the field, providing important insights to brand managers and marketers to better understand their consumers and, above all, to understand the Motivations that lead them to interact and how create Engagement more effectively.
- The impact of mobile payment on consumer experience : does contactless payment influence willingness to pay and impulse buying? : understanding the moderating role of consumer characteristics and the mediating role of cognitive payment decouplingPublication . Rossow, Annabelle; Estarreja, MariaThe growing adoption of mobile payment technologies is reshaping the way consumers interact with their money in offline retail environments. While mobile payments offer speed and convenience, they also raise concerns about how the reduced visibility of the transaction affects consumer behaviour. Previous research suggests that these payment methods reduce the “pain of paying”, which is the uncomfortable feeling people often experience when spending money. However, there is increasing evidence that mobile payments may go even further by fostering a “pleasure of paying” effect, where seamlessness and ease trigger positive emotions during purchases. This dissertation explores the influence of mobile payments on two key behavioural outcomes, namely the WTP and impulse buying. It also investigates among others the mediating factor of CPD, which weakens the mental connection between the payment and financial loss and examines how different consumer characteristics shape these effects. The findings of this dissertation indicate that mobile payments strongly influence the buying behaviour, especially for those people who have specific characteristics. This underlines the urgent need to better understand how digital payment systems affect the financial control and decision-making of the consumers. The study offers valuable insights for the retailers and policymakers aiming to understand and responsibly shape the consumer experience in a cashless economy. It contributes to the ongoing discussions on digital convenience, financial responsibility, and shifts in how consumers decision making changes over the time.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
