Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-14"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Esperanças e receios de jovens adultos quanto ao futuro : papel de resiliência e do suporte parental e relações com a saúde mentalPublication . Silva, Raquel Alves da; Oliveira, Íris MartinsA literatura sustenta a pertinência de investigar os construtos das esperanças e dos receios quanto ao futuro, da resiliência, do suporte parental e da saúde mental de jovens adultos. O presente estudo tem como objetivo, analisar em que medida as esperanças e os receios de jovens adultos em relação ao futuro se encontram relacionados com os construtos de resiliência e suporte parental, assim como se associa à saúde mental. A amostra foi recolhida através do método não probabilístico acidental, amostragem em bola de neve. Contou com um total de 122 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, maioritariamente do sexo feminino e de nacionalidade portuguesa. Os participantes responderam, em formato online, a um questionário sociodemográfico e às versões portuguesas dos instrumentos Hopes and Fears Questionnaire; Resilience Scale; Escala de Satisfação com o Suporte Social; e Questionário de Saúde Mental Positiva. Foram encontradas relações estatisticamente significativas entre o suporte parental, a saúde mental, e a resiliência. No que concerne às esperanças e receios dos jovens adultos em relação ao futuro, também se encontraram relações estatisticamente significativas com o suporte parental, a resiliência e saúde mental em categorias como, por exemplo, “Família/casamento”. Este estudo reforça a necessidade de continuar a investigar a relação entre estes construtos, sendo pertinente desenvolver estudos longitudinais.
- Relação entre o bem-estar psicológico, a satisfação com a vida e a qualidade das respostas sociais a adultos mais velhos institucionalizadosPublication . Magalhães, Adriana Clara Peres; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáEste estudo teve como objetivo explorar a relação entre o bem-estar psicológico (BEP), a satisfação com a vida (SV) e a qualidade das respostas sociais em adultos mais velhos institucionalizados. Foi conduzido um estudo quantitativo, correlacional e transversal, envolvendo uma amostra de 70 participantes de ambos os sexos, com idades superiores a 65 anos e sem défices cognitivos, residentes na zona Norte de Portugal. Para a recolha de dados, aplicaram-se quatro instrumentos: um questionário sociodemográfico, a Escala de Satisfação com a Vida, o Questionário Geral de Bem-Estar Psicológico - versão reduzida, e um questionário construído pela equipa de investigação sobre a qualidade das respostas das ERPIs. Os resultados indicaram que indivíduos com menor nível de escolaridade e os institucionalizados por iniciativa própria presentaram níveis mais elevados de BEP e SV, respetivamente. Além disso, observou-se que a distância da residência está associada a menores níveis de BEP. As implicações sugerem que a qualidade das respostas sociais influencia diretamente a SV dos institucionalizados, destacando a importância de intervenções que promovam o bem-estar nas instituições. Estes resultados podem orientar políticas e práticas sociais que visem melhorar a qualidade de vida dos adultos mais velhos institucionalizados.
- Como se faz uma geração Laudato si’? : contributo para a unidade letiva quatro do 8.º ano de «ecologia e valores», do programa de educação moral e religiosa católicaPublication . Lopes, Paula Cristina Filipe; Boas, Alex Vicentim Villas; Ambrosio, Juan Francisco GarciaTendo em conta a Encíclica Laudato si’ do Papa Francisco e a sua categoria de ecologia integral, expõe-se uma reflexão sobre o desafio de lançar em ambiente escolar as sementes de uma Geração Laudato si’. A reflexão tem origem na lecionação e análise crítica da unidade letiva quatro do 8.º ano de escolaridade – «Ecologia e Valores»1 da unidade curricular de Educação Moral e Religiosa Católica, realizada no âmbito da Prática de Estágio Supervisionada desenvolvida na Escola Básica, 1.º, 2.º e 3.º ciclo de Santo António, do Agrupamento de Escolas da Parede, no ano letivo de 2019/2020, no concelho de Cascais. Como azimute propõe-se para a escola um habitat no qual nos possamos rever como pessoas em relação, interligadas pela ideia de pertença a uma «casa comum», orientadas para o bem de cada uma e de todos, numa ótica de desenvolvimento sustentável e de abertura a um futuro comum. A unidade curricular de Educação Moral e Religiosa Católica de cariz opcional, mas integrada na matriz curricular do sistema de ensino português pode ser um dos acessos à construção de uma sociedade mais humanista, mais colaborativa e cuidadora, e que mantenha, por sua vez, a capacidade humana de se deslumbrar consigo mesma, com o outro e com a natureza da qual faz também parte. Por isso, como forma de responder a este desafio seguindo o repto da Unesco de que «a escola transforma vidas», apresento uma proposta pedagógica aplicada na escola para incentivar a transformação do sentir e do saber em ordem à construção de uma «ética com a terra». Ética essa ligada à realidade factual de interdependência entre todos os seres vivos e à afirmação, ao mesmo tempo, da vida, e do desenvolvimento sustentável e integral da pessoa humana.