Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-14"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Esperanças e receios de jovens adultos quanto ao futuro : papel de resiliência e do suporte parental e relações com a saúde mentalPublication . Silva, Raquel Alves da; Oliveira, Íris MartinsA literatura sustenta a pertinência de investigar os construtos das esperanças e dos receios quanto ao futuro, da resiliência, do suporte parental e da saúde mental de jovens adultos. O presente estudo tem como objetivo, analisar em que medida as esperanças e os receios de jovens adultos em relação ao futuro se encontram relacionados com os construtos de resiliência e suporte parental, assim como se associa à saúde mental. A amostra foi recolhida através do método não probabilístico acidental, amostragem em bola de neve. Contou com um total de 122 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, maioritariamente do sexo feminino e de nacionalidade portuguesa. Os participantes responderam, em formato online, a um questionário sociodemográfico e às versões portuguesas dos instrumentos Hopes and Fears Questionnaire; Resilience Scale; Escala de Satisfação com o Suporte Social; e Questionário de Saúde Mental Positiva. Foram encontradas relações estatisticamente significativas entre o suporte parental, a saúde mental, e a resiliência. No que concerne às esperanças e receios dos jovens adultos em relação ao futuro, também se encontraram relações estatisticamente significativas com o suporte parental, a resiliência e saúde mental em categorias como, por exemplo, “Família/casamento”. Este estudo reforça a necessidade de continuar a investigar a relação entre estes construtos, sendo pertinente desenvolver estudos longitudinais.
- Relação entre o bem-estar psicológico, a satisfação com a vida e a qualidade das respostas sociais a adultos mais velhos institucionalizadosPublication . Magalhães, Adriana Clara Peres; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáEste estudo teve como objetivo explorar a relação entre o bem-estar psicológico (BEP), a satisfação com a vida (SV) e a qualidade das respostas sociais em adultos mais velhos institucionalizados. Foi conduzido um estudo quantitativo, correlacional e transversal, envolvendo uma amostra de 70 participantes de ambos os sexos, com idades superiores a 65 anos e sem défices cognitivos, residentes na zona Norte de Portugal. Para a recolha de dados, aplicaram-se quatro instrumentos: um questionário sociodemográfico, a Escala de Satisfação com a Vida, o Questionário Geral de Bem-Estar Psicológico - versão reduzida, e um questionário construído pela equipa de investigação sobre a qualidade das respostas das ERPIs. Os resultados indicaram que indivíduos com menor nível de escolaridade e os institucionalizados por iniciativa própria presentaram níveis mais elevados de BEP e SV, respetivamente. Além disso, observou-se que a distância da residência está associada a menores níveis de BEP. As implicações sugerem que a qualidade das respostas sociais influencia diretamente a SV dos institucionalizados, destacando a importância de intervenções que promovam o bem-estar nas instituições. Estes resultados podem orientar políticas e práticas sociais que visem melhorar a qualidade de vida dos adultos mais velhos institucionalizados.
- The impact of climate change-induced abiotic stresses on the nutritional quality of legume seedsPublication . Machado, Joana; Silva, Marta Nunes da; Vasconcelos, Marta W.; Santos, Carla S.Legumes are integral to agricultural sustainability, offering multifaceted benefits ranging from enhanced yields to companion crops and improved soil health. Despite their recognized advantages, challenges such as technological lock-ins, limited breeding resources, and adverse environmental conditions pose threats to their cultivation. In this review, the complex interaction between climate change stressors, specifically drought, high temperatures, and elevated CO 2 levels, and their individual and combined impacts on the nutritional quality of legumes will be discussed. This topic has not been thoroughly reviewed across multiple legume crops despite its importance under climate change. Here, we critically examine the impacts of environmental stresses on the nutritional quality of legume seeds and explore the underlying regulatory mechanisms, encompassing protein, amino acids, minerals, carbohydrates, lipids, and bioactive compounds. Key insights indicate a general need to shift legume cultivation practices, and the necessity of field studies beyond controlled environments for results that are more readily translated to the target population of environments for legume cultivation.
- Como se faz uma geração Laudato si’? : contributo para a unidade letiva quatro do 8.º ano de «ecologia e valores», do programa de educação moral e religiosa católicaPublication . Lopes, Paula Cristina Filipe; Boas, Alex Vicentim Villas; Ambrosio, Juan Francisco GarciaTendo em conta a Encíclica Laudato si’ do Papa Francisco e a sua categoria de ecologia integral, expõe-se uma reflexão sobre o desafio de lançar em ambiente escolar as sementes de uma Geração Laudato si’. A reflexão tem origem na lecionação e análise crítica da unidade letiva quatro do 8.º ano de escolaridade – «Ecologia e Valores»1 da unidade curricular de Educação Moral e Religiosa Católica, realizada no âmbito da Prática de Estágio Supervisionada desenvolvida na Escola Básica, 1.º, 2.º e 3.º ciclo de Santo António, do Agrupamento de Escolas da Parede, no ano letivo de 2019/2020, no concelho de Cascais. Como azimute propõe-se para a escola um habitat no qual nos possamos rever como pessoas em relação, interligadas pela ideia de pertença a uma «casa comum», orientadas para o bem de cada uma e de todos, numa ótica de desenvolvimento sustentável e de abertura a um futuro comum. A unidade curricular de Educação Moral e Religiosa Católica de cariz opcional, mas integrada na matriz curricular do sistema de ensino português pode ser um dos acessos à construção de uma sociedade mais humanista, mais colaborativa e cuidadora, e que mantenha, por sua vez, a capacidade humana de se deslumbrar consigo mesma, com o outro e com a natureza da qual faz também parte. Por isso, como forma de responder a este desafio seguindo o repto da Unesco de que «a escola transforma vidas», apresento uma proposta pedagógica aplicada na escola para incentivar a transformação do sentir e do saber em ordem à construção de uma «ética com a terra». Ética essa ligada à realidade factual de interdependência entre todos os seres vivos e à afirmação, ao mesmo tempo, da vida, e do desenvolvimento sustentável e integral da pessoa humana.
