FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 10 of 54
Results Per Page
Sort Options
- O acompanhamento e supervisão da prática letiva visto pela avaliação externa das escolasPublication . Pereira, Maria de Fátima Gonçalves; Melo, Rodrigo Queiroz eO presente trabalho enquadra-se no domínio da Supervisão e Avaliação Externa. O estudo aqui apresentado tem como objetivo central identificar quais as práticas supervisivas existentes nas escolas, desocultadas pelos relatórios da IGE e que sugestões de melhoria deixam os avaliadores às escolas. A Avaliação Externa das Escolas (AEE), levada a efeito por equipas da Inspeção-Geral da Educação (IGE), constitui-se como elemento regulador e promotor da qualidade educativa. Qualquer atividade que envolva momentos de ensino e aprendizagem, deverá ter inerente um processo de supervisão, sendo precisamente a interligação entre os dois domínios o objeto do nosso trabalho de investigação. Desenvolvemos a conceptualização teórica, recorrendo a autores de referência neste campo e que nos apoiaram a argumentação construída, que sustenta o estudo empírico. No que respeita ao estudo empírico, o corpus de análise é constituído pelos relatórios de 35 escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo, inspecionadas durante o início do Novo Ciclo de Avaliação (2011-2012). Adotou-se a metodologia de abordagem interpretativa e qualitativa na investigação através de análise documental. Após a análise e a interpretação dos dados obtidos, este trabalho de investigação permitiu-nos concluir que as práticas de supervisão nas escolas são ainda insuficientes, visíveis nas classificações atribuídas a este fator, e expressas nos relatórios da Inspeção-Geral de Educação no âmbito da avaliação externa das escolas. Apenas podemos falar de práticas colaborativas. A nível de práticas letivas e supervisão pedagógica, existe ainda um longo caminho a percorrer. Considera-se que o sucesso e otimização de todo este processo supervisivo/avaliativo depende de forma determinante do modo como as lideranças e a comunidade educativa se posicionam relativamente à sua utilidade e validade educativa. Pensamos que passará pela necessidade de protocolar a implementação de dipositivos de supervisão bem como de refletir acerca da sua importância.
- Apoio on-line no ensino da matemáticaPublication . Melo, Júlia Maria da Costa Leite Marques Pereira de; Andrade, AntónioEste estudo teve por objetivo conceber, implementar e avaliar um sistema de apoio on-line, através da utilização de várias ferramentas tecnológicas, para que os alunos de matemática conseguissem esclarecer as suas dúvidas, de uma forma interativa e flexível no tempo e no espaço. Num momento em que há uma aposta concreta nas Tecnologias da Informação no Sistema Educativo, elas podem ser uma preciosa ajuda no apoio aos alunos, com o objetivo de responder às dificuldades na aprendizagem da Matemática. Já em 1994, o “National Council of Teachers of Mathematics” delineou normas para o ensino da matemática que referem “que é função do professor incutir e ajudar os alunos a aprenderem a utilizar o computador e outras tecnologias relacionadas como ferramentas de trabalho para a comunicação matemática”. Também Campos (1994) refere que “os alunos se sentem curiosos em relação aos computadores podendo os professores tirar partido dessa situação, criando ambientes apropriados, com a introdução de atividades e experiências que motivem os alunos”. Neste sentido, os professores de Matemática têm vindo a utilizar, embora de forma gradual, os computadores e os diversos tipos de software desenvolvido para a disciplina. Usando uma metodologia de investigação-ação, foi concebido, implementado e avaliado um sistema para proporcionar aos alunos um novo canal de comunicação para esclarecerem as suas dúvidas de matemática, facilitando um diálogo mais proficiente com os professores e a partilha com os colegas. Envolveu 97 alunos, 69 do ensino secundário e 28 do ensino básico, para estudar dimensões e fatores que tornam útil, ou se constituem em barreira, para o uso das tecnologias como complemento à sala de aula e apoio ao estudo da matemática. A investigação teve a duração de cerca de seis meses e, sendo circunscrito a um caso prático concreto não deixa de evidenciar que por um lado, as boas classificações dos alunos na disciplina de matemática, a linguagem simbólica que lhe está associada, o recurso a explicações fora da escola e o facto dos professores se sentirem pouco confortáveis com as tecnologias, funcionaram como fatores limitadores da adesão e, por outro, a impossibilidade de deslocação à escola associada à motivação e gosto pela utilização das tecnologias como causas principais para a utilização do novo sistema. Tratando- se de um estudo experimental e não generalizável, os principais resultados parecem apontar ainda para que as barreiras que circunscrevem os estudantes ao seu tradicional ambiente de conforto no ensino e aprendizagem se sobrepõem a novas experiências mediadas por tecnologia. A investigação realizada evidencia a importância do papel do docente como catalisador na adesão ao novo meio de suporte. Palavras-chave: Apoio mediado ao ensino da matemática, ambientes de aprendizagem online
- Aprender sobre quadros interativos numa comunidade de prática : investigação-ação numa escola do FunchalPublication . Gomes, Margarida Maria Reis Gonçalves de Jesus; Lagarto, José ReisNuma sociedade onde a tecnologia digital, a multimédia e a interatividade são predominantes, os ambientes educativos das escolas parecem evidenciar alguma dificuldade em acompanhar a evolução tecnológica. Um quadro interativo multimédia (QIM) poderia enriquecer os ambientes pedagógicos e promover uma maior interação com os conteúdos educativos e com as realidades exteriores à escola. Contudo, e apesar de algumas escolas já possuírem equipamentos desta natureza, a exploração das suas potencialidades e a sua rentabilização parecem não atingir os níveis desejados. Com o objetivo de perceber se os professores privilegiam a utilização das TIC e do QIM, na sua relação pedagógica com os alunos, e se uma comunidade de prática (CoP) online seria um meio adequado para impulsionar essa postura profissional, fez-se um estudo, sob a forma de investigação-ação numa escola do Funchal. Este estudo traduziu-se pela implementação de uma CoP virtual durante seis meses, utilizando a plataforma Moodle, dinamizando essencialmente grupos de discussão e criando bases de dados, com o objetivo de promover participação e aprendizagens colaborativas entre os professores participantes. Como instrumentos de avaliação foram utilizados três questionários diferentes, aplicados em momentos distintos, e os registos de atividade na comunidade. Apesar da maioria dos professores preferir adiar o seu investimento formativo em QIM, para quando houver maior disponibilidade de equipamentos, ou manter um perfil pouco interventivo na CoP, registou-se uma opinião geral muito favorável quanto às potencialidades pedagógicas daquele equipamento e às CoP virtuais, como meio para promover o desenvolvimento profissional pela via colaborativa.
- A articulação curricular entre o ensino artístico especializado e o ensino geralPublication . Lebre, Sofia Isabel da Silva Gameiro; Melo, Rodrigo Eiró de Queiroz eNo contexto escolar podemos pensar a dança como um mecanismo privilegiado para estimular os alunos a conhecer formas expressivas de pensar, percecionar e compreender. A propensão interdisciplinar da dança é distinta em várias áreas curriculares como a música, matemática, geometria, geografia e até mesmo a arquitetura. A gestão curricular apresenta-se como um mecanismo para adaptar/ articular o currículo aos alunos e aos objetivos dos alunos tornando-se numa peça fundamental na apropriação do projeto educativo de escola. Ao tratar de um tipo de ensino alternativo / diferente, é pertinente que o currículo nacional sofra algumas alterações, através do projeto curricular de turma, para ir ao encontro do objetivo final dos alunos. O primeiro capítulo deste estudo foi dedicado ao Projeto Educativo de Escola, desenvolvendo os temas do enquadramento legal e estrutura do documento. O segundo capítulo abordou o Ensino Artístico, no qual se aprofundou as questões principais da evolução histórica, morfologia e os contributos do ensino artístico da dança na formação global e integral da pessoa. O terceiro capítulo deste estudo, contextualizou e caraterizou o objeto do estudo: As Escolas Artísticas: Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), Escola de Dança Ana Mangericão (EDAM) e Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS). No quarto capítulo da parte teórica foi apresentada a questão da gestão curricular, onde foi dado principal destaque à questão da liderança de turma e gestão curricular no contexto do conselho de turma, pois é a este nível que o desempenho do papel do diretor de turma revela a sua importância. A segunda parte deste estudo, parte empírica, foi dividida em três capítulos, designadamente, metodologia, apresentação e discussão dos dados, e conclusões, com o objetivo de verificar como as componentes de ensino artístico integram o ensino regular no projeto curricular de escola ao nível organizacional, nas práticas dos docentes e na preparação e monitorização do processo de articulação entre os dois tipos de ensino.
- Avaliação de desempenho docente na perceção de professores do ensino secundário em AngolaPublication . Marques, Maria Luísa Palma Kanhanga; Peralta, Maria HelenaO processo de avaliação do desempenho docente (ADD) vem assumindo uma relevância progressiva e um maior interesse dos investigadores na área da educação pela ligação explícita entre a qualidade do ensino e o nível de desempenho dos professores e a melhoria da qualidade dos contextos educativos. O sistema educativo angolano tem direcionado a sua preocupação no que diz respeito à eficiência das escolas e dos seus professores, passando a considerar a avaliação de desempenho dos professores como uma prioridade, já que existem evidências de uma correlação entre o desempenho do professor e a qualidade de ensino e, por conseguinte, a aprendizagem dos alunos. Lembrando que o sistema educativo angolano é totalmente centralizador, o estado controla fortemente o seu papel de estado forte. Assim, do ponto de vista pessoal, acreditamos que a dificuldade de mudança não é a falta de vontade de implementar projetos inovadores nas escolas para reestruturação da avaliação do desempenho docente, adaptáveis à realidade de cada escola, tendo em conta suas necessidades e características de seus alunos e do seu quadro docente, mas sim, o facto de os elementos envolvidos no processo de avaliação serem obrigados à reprodução total dos conteúdos normativos. A presente investigação pretendeu, assim, estudar e compreender a perceção que os professores têm sobre o modo como a avaliação de desempenho decente é realizada na sua escola e o seu impacto no exercício profissional destes professores. Para uma melhor compreensão do tema, seguimos uma abordagem metodológica de natureza qualitativa com base no estudo de casos múltiplos, já que é considerada uma forma adequada de conhecer e compreender uma realidade tal como ela se apresenta. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos a entrevista semiestruturada, a observação participante e a análise documental. Constatamos que apesar de os professores envolvidos neste estudo manifestarem uma preocupação excessiva pela nota, segundo as informações recolhidas, reconhecem o impacto da avaliação do desempenho docente nas suas práticas e no seu desenvolvimento profissional e pessoal. No entanto, questionamo-nos sobre o verdadeiro propósito da avaliação docente neste contexto, isto é, se visa promover o desenvolvimento profissional ou, se somente procura responsabilizar os professores pelos resultados dos alunos, numa lógica de prestação de contas. As regras alternativas têm grande dificuldade em poder evoluir e atualizarem-se de modo a substituir as normas burocraticamente produzidas que acabam por se tornar, para os atores, normas próprias dentro da organização.
- Avaliação pedagógica para uma educação de infância de qualidade : um estudo de caso focado na pedagogia-em-participaçãoPublication . Jamal, Soraia Alamahomed; Oliveira, Júlia de Fátima Domingues Basto deA temática da avaliação pedagógica tem sido alvo de preocupação no contexto da educação de infância, no sentido de desconstruir a ideia de classificação das aprendizagens das crianças e de valorizar os modos de aprendizagem e os progressos das crianças. O presente estudo pretende compreender o processo de avaliação, desenvolvida através da documentação pedagógica, no âmbito das pedagogias participativas, mais concretamente, da Pedagogia-em-Participação. É um estudo de natureza compreensiva, centrado na interpretação das narrativas que revelam o processo de avaliação pedagógica realizado através da documentação, e dos seus efeitos para a transformação do contexto e dos atores envolvidos, com vista à construção de conhecimento sobre a transformação (Oliveira-Formosinho, 2016c, 2018; Oliveira-Formosinho & Sousa, 2019). No plano metodológico, a investigação enquadra-se no paradigma qualitativo, através de um estudo de caso. Pretende-se compreender o processo de avaliação e documentação pedagógica desenvolvido por profissionais estabelecidas na área da educação de infância e na Pedagogia-em-Participação em particular. O estudo evidencia que a avaliação pedagógica sustenta a transformação da pedagogia, ao usar a documentação como um veículo central para a reflexão sobre a praxis, no sentido da criação de novos significados e procedimentos no processo de ensino e aprendizagem. Contribui, assim, para a discussão e a reflexão sobre as políticas que impactem significativamente na qualidade da educação de infância, enquanto contexto privilegiado na ética do exercício dos direitos das crianças e dos adultos e a vivência da participação e da democracia.
- Como escolhe quem tem liberdade para escolher : um estudo da perspetiva dos pais sobre a qualidade e a escolha da escola privada em PortugalPublication . Gomes, Ana Margarida Esteves Narciso; Melo, Rodrigo Eiró de Queiroz eA definição do que é a qualidade da escola e quais os fatores que para ela contribuem é essencial na atualidade, em que os conceitos de qualidade, eficácia e melhoria fazem parte do discurso corrente sobre a educação escolar. Estes conceitos, sempre relacionados com os objetivos e funções da escola, são, em largo número, comuns à escola privada e à estatal. Mas à escola privada, os pais pedem mais: mais qualidade, mais eficácia, melhoria continuada. O custo da escola é um investimento na educação e no futuro dos filhos, que leva a exigências altas de qualidade da escola. E a escola precisa conhecer o que os pais querem. Sem financiamento estatal, a escolha dos pais e a avaliação de qualidade que fazem, e que suporta e mantém a sua opção, são o que assegura a sobrevivência da escola privada. Partindo do que a teoria define e identifica como qualidade da escola, fatores de eficácia e de qualidade, e como os pais se posicionam nesse campo, é feito um estudo sobre os fatores de escolha da escola privada e de avaliação da escola privada em Portugal, na perspetiva dos pais.
- Construção, seleção e utilização dos indicadores na avaliação interna das escolasPublication . Dias, Ana Sofia de Araújo Teixeira; Melo, Rodrigo Queirós e; Alaiz, VitorA maioria dos países da Europa procede à avaliação das suas escolas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino obrigatório. Essa avaliação decorre de algumas tendências que marcam a generalidade dos países europeus, como a descentralização de meios e a definição de objetivos nacionais e de patamares de resultados escolares. Reconhecendo a importância da avaliação interna no contexto escolar, este trabalho de investigação, realizado em duas escolas secundárias da margem sul do tejo, designadas ao longo da investigação por escolas A e B, analisou o processo de avaliação interna realizada em cada uma delas. O enfoque do mesmo prende-se com a construção, seleção e utilização dos indicadores. Nesse âmbito, com o objetivo de analisar o processo de avaliação, foram entrevistados os diretores das escolas acima mencionadas e para analisar o produto dessa mesma avaliação, foram estudados os relatórios de avaliação interna mais recentes. Na escola A, todo o processo de avaliação foi da responsabilidade de uma equipa de cinco docentes nomeada pelo Diretor. Na escola B, os indicadores foram propostos por uma empresa externa e foram selecionados por uma equipa constituída por docentes, alunos, encarregados de educação, assistentes e membros da autarquia, após ouvidas as estruturas intermédias da escola. O tratamento dos dados foi realizado pela empresa externa. A equipa elaborou e divulgou o relatório. Em ambas as escolas foi escolhido o referencial CAF (Common Assessment Framework). Um referencial com uma estrutura dual onde são considerados quatro critérios de meios e cinco critérios de resultados. Para além de serem analisados os indicadores de cada um dos nove critérios desse referencial, foram também, estudados os indicadores selecionados por cada uma das escolas face ao referencial da IGE (Inspeção Geral de Educação), assim como face ao referencial CIPP (um referencial defendido por muitos autores ligados à Educação, que contempla o contexto, os inputs, os processos e o produto da avaliação). A dissertação pretendia, também, analisar a utilização e o impacto da avaliação em cada uma das escolas. Embora, ambas tivessem difundido os resultados e numa escola o processo fosse mais partilhado do que na outra, não foi possível verificar que mudanças foram implementadas, quer a nível organizacional, quer a nível pedagógico, após a conclusão de todo o processo de avaliação interna.
- Crianças, famílias e equipa educativa : jornadas de envolvimento das famílias e de aprendizagem das criançasPublication . Passos, Filipa Manuela Lopes; Simões, João Manuel FormosinhoEsta investigação enquadra-se no âmbito das pedagogias participativas – especiaficamente a Pedagogia-em-Particiapação (Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; Formosinho, Monge & Oliveira-Formosinho, 2016; Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013b; Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2001, 2013b; Formosinho & Pascal, 2016) – e foca o envolvimento das familias no quotidiano educativo e a aprendizagem das crianças, através da construção de uma equipa educativa de sala participativa. O estudo desenvolve-se ao longo de quatro anos letivos, nas valências de creche e educação pré-escolar do Centro Infantil Olivais Sul, situado em Lisboa. Sabe-se que o envolvimento das famílias das crianças na educação de infância pode assumir diversas formas. Este estudo centra-se na importância do envolvimento das famílias no quotidiano das aprendizagens das crianças. A metodologia da investigação situa-se no paradigma qualitativo, desenvolve-se através de um estudo de caso (Stake, 2012) de natureza praxeológica (Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2012; Oliveira-Formosinho, 2016a) e utiliza o portfólio de desenvolvimento profissional da educadora e os portfólios individuais das crianças para revelar as jornadas de envolvimento parental pedagógico e as aprendizagens das crianças. A ética do estudo cumpre-se pelo consentimento por escrito dos encarregados de educação das crianças, da instituição e das auxiliares. O modo como se contrói a equipa educativa de sala tem múltiplos impactos: o estilo de interações desenvolvidas com as crianças e suas famílias; o bem-estar das crianças, famílias e profissionais; a forma como as famílias se envolvem; o desenvolvimento profissional da educadora e auxiliares. Pretende-se que o estudo tenha implicações para as políticas públicas e de formação de educadores e de auxiliares, assim como para as práticas pedagógicas em salas de creche e educação pré-escolar.
- O desafio da liderança pedagógica na continuação e sustentação da formação em contexto para o desenvolvimento profissional : um estudo de caso praxiológicoPublication . Ferreira, Ana Reis dos Santos Ramalheira de Araújo; Oliveira, Júlia de Fátima Domingues Basto deO estudo que aqui se apresenta situa-se no âmbito das Pedagogias Participativas, especificamente na Pedagogia-em-Participação (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; Oliveira Formosinho & Formosinho, 2011, 2013, 2016; Oliveira-Formosinho, 2016; Sousa, 2016). É um estudo centrado no desenvolvimento de processos de formação em contexto como uma pedagogia de formação de profissionais (cf. Oliveira-Formosinho, 2016; Pinazza, 2014: Formosinho, 2018; Pinazza & Fochi, 2018), orientado para descrever, interpretar e compreender o processo de continuação e sustentação do desenvolvimento profissional e organizacional de um centro educativo. Com este estudo, pretendo compreender de uma forma mais profunda o contributo da formação em contexto (cf Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2012; Oliveira-Formosinho, 2016) para o desenvolvimento profissional, bem como compreender o papel da liderança pedagógica e de uma pedagogia explícita, a Pedagogia-em-Participação, como promotores de sustentabilidade deste processo. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo situa-se no paradigma qualitativo e desenvolve-se através de um estudo de caso (cf. Stake, 2012) por processos de investigação praxiológica (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2012; Oliveira-Formosinho, 2016; Formosinho, 2016; Pascal & Bertram, 2012). Este estudo evidencia a importância da Liderança Pedagógica para desencadear processos de desenvolvimento profissional, a partir da continuação e sustentação da formação em contexto, no âmbito de uma pedagogia específica, a Pedagogia-em-Participação.