Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Como escolhe quem tem liberdade para escolher : um estudo da perspetiva dos pais sobre a qualidade e a escolha da escola privada em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201986850.pdf9.41 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A definição do que é a qualidade da escola e quais os fatores que para ela contribuem é essencial na atualidade, em que os conceitos de qualidade, eficácia e melhoria fazem parte do discurso corrente sobre a educação escolar. Estes conceitos, sempre relacionados com os objetivos e funções da escola, são, em largo número, comuns à escola privada e à estatal. Mas à escola privada, os pais pedem mais: mais qualidade, mais eficácia, melhoria continuada. O custo da escola é um investimento na educação e no futuro dos filhos, que leva a exigências altas de qualidade da escola. E a escola precisa conhecer o que os pais querem. Sem financiamento estatal, a escolha dos pais e a avaliação de qualidade que fazem, e que suporta e mantém a sua opção, são o que assegura a sobrevivência da escola privada. Partindo do que a teoria define e identifica como qualidade da escola, fatores de eficácia e de qualidade, e como os pais se posicionam nesse campo, é feito um estudo sobre os fatores de escolha da escola privada e de avaliação da escola privada em Portugal, na perspetiva dos pais.
The definition of school quality and the factors that contribute to it is crucial nowadays, with the concepts of quality, effectiveness and improvement being present in all sorts of talks on scholar education. And these concepts, always related to the goals and aims of the school, are, by large, common to private and public schools. But parents are more demanding when the school is private. They want higher quality, better effectiveness, continuous improvement. The cost of the school is an investment in their children’s education and future, which leads to higher quality standards and demands from the school. From what theory defines and identifies as school quality and effectiveness factors, and how parents think and act on these matters, this study will investigate the criteria parents use for choosing a private school and for evaluating it’s quality.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue