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- Percurso profissional na motivação para a leituraPublication . Cruz, Mariana Isabel Rodrigues Afonso da; Lima, Vânia SousaNestes anos de atividade profissional, desempenhei as minhas funções como docente do Ensino Básico 1º Ciclo em duas escolas: uma em Santo Tirso e outra em São Jorge na Região Autónoma da Madeira. As funções foram diversificadas, tanto no âmbito do Apoio Pedagógico, de Ensino Especial, como de atividades de complemento do currículo e de atividades curriculares. Trabalhar com alunos distintos, com as suas próprias capacidades e particularidades, tornou-se em desafios aliciantes e de responsabilidade. A organização do ambiente educativo foi pensada para potenciar a aprendizagem de todos, proporcionando a participação de cada um em variadas atividades e em projetos significativos, permitindo-lhes a construção de conhecimentos. Na prática diária como docente, foi importante desenvolver nos alunos a capacidade de se automotivarem, dado a motivação produzir melhor aprendizagem e desempenho e mais confiança em si próprio. As escolas e seus professores proporcionam aos alunos condições para o desenvolvimento das suas capacidades e para a aquisição de competências de literacia, no sentido de uma formação ao longo da vida. No mundo de hoje, ler e escrever são a forma de responder a todos os desafios para os quais somos constantemente solicitados, daí a importância crescente da leitura na sociedade colocar às escolas novos e difíceis desafios, como incentivar e motivar, desde cedo, os seus alunos para a leitura. Realço as dinâmicas de trabalho em equipa, entre todos os docentes, a tónica na cooperação, participação, no âmbito da construção de um projeto comum em prol da comunidade em geral. Reforço a constituição das escolas como locais de educação e de cultura, de valorização do seu ethos, tornando-se espaços singulares, únicos e próprios. Estas escolas trabalham no sentido de estabelecerem parcerias e dinamizarem projetos com a restante comunidade, alguns dos quais valorizam e promovem a leitura. Ter a oportunidade de participar em ações e oficinas de formação sobre temáticas diversas, foi importante e enriquecedor, sendo fundamental para o meu desenvolvimento profissional. Acentuou-se a necessidade de aprendizagem ao longo da vida, no sentido de uma reflexão diária e partilha de ideias e experiências com outros profissionais na área.
- Comunicação social e evangelização : leitura das mensagens do Papa João Paulo II e do Papa BentoPublication . Castro, Nuno Jorge Monteiro de; Varanda, Maria Isabel Pereira
- Obesidade na infância e adolescência : o papel da condição crónica e da sintomatologia psicopatológica na qualidade de vida e rendimento escolarPublication . Almeida, Vera Lúcia Domingues Gonçalves de; Ribeiro, CéliaNa atualidade, observam-se elevadas prevalências de excesso de peso e obesidade em crianças e adolescentes. Estudos demonstram que as crianças e adolescentes com essa condição podem apresentar sintomatologia psicopatológica, menor qualidade de vida (QdV) e menor rendimento escolar. O presente estudo pretendeu avaliar a sintomatologia psicopatológica, QdV geral e rendimento escolar de crianças e adolescentes com excesso de peso e obesidade, por comparação com crianças e adolescentes com peso normal. No estudo quantitativo, correlacional, transversal, com 229 crianças e adolescentes dos 10 aos 18 anos de idade de uma escola da região de Lafões, recolheram-se autorrelatos anónimos através dos questionários SDQ (versão portuguesa), KIDSCREEN-10© e fichas de dados sociodemográficos e clínicos. Os participantes conheceram os objetivos da investigação através de carta de consentimento informado. Os pais dos menores de idade autorizaram a sua participação. Ao rastreio do peso e altura, realizado pelos professores de Educação Física em outubro de 2011, seguiu-se a classificação do estado nutricional através do índice de massa corporal (IMC) percentilado. Foram formados três grupos, o primeiro com 122 crianças e adolescentes com peso normal (percentil de IMC>5 e ≤85), o segundo com 57 crianças e adolescentes com excesso de peso (percentil de IMC>85 e ≤95) e o terceiro com 50 crianças e adolescentes com obesidade (percentil de IMC>95). Concluiu-se que os participantes obesos e com excesso de peso apresentaram pontuações significativamente inferiores na QdV e superiores na sintomatologia psicopatológica, quando comparados com os normoponderais. O grupo de participantes obesos foi o que registou menor média no rendimento escolar. Recomenda-se mais investigação e novas estratégias de prevenção e combate à obesidade
- A perceção grafo-tátil de imagens no aluno cegoPublication . Liberto, Alice da Conceição Costa; Ribeiro, Célia; Simões, CristinaNa tentativa de encontrar algumas respostas para as necessidades decorrentes da nossa prática educativa com alunos cegos, este estudo, de caráter exploratório, pretendeu conhecer as perceções e importância que alunos cegos e professores de educação especial atribuem às representações de imagens grafo-táteis. Pretendeu também, conhecer a sua legibilidade e identificação em alunos cegos e a pertinência da sua utilização no contexto educativo atual de inclusão. Este tipo de reconhecimento tátil supõe uma digitalidade percetiva háptica (informação cutânea e cinestésica), de tato ativo, fundamental na forma como estes processam e usam a informação de imagens. Com base na observação de seis alunos com cegueira (congénita e adquirida), na identificação de imagens em relevo e no resultado de entrevistas efetuadas a seis professores de educação especial, foi possível concluir que a representação grafo-tátil é importante e pertinente para o aluno cego no contexto educativo inclusivo. Contudo há ainda um longo caminho a percorrer na construção e utilização de materiais/imagens em relevo para motivar a aprendizagem e promover um ambiente favorável à inclusão.
- Inteligência emocional dos profissionais de saúde da Rede Nacional de Cuidados Continuados IntegradosPublication . Rebelo, Ângela Cristina de Jesus; Martins, RosaIntrodução: Ao longo dos últimos anos, diversos estudos têm demonstrado que o sentido das emoções na saúde tem vindo progressivamente a ser valorizado, bem como o reconhecimento de que, a Inteligência Emocional (IE) é a que melhor responde às exigências dos atuais sistemas de saúde. Objetivo: Avaliar a Inteligência Emocional dos profissionais de saúde da Rede Nacional dos Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e verificar em que medida as variáveis sociodemográficas, profissionais e familiares têm efeito significativo nessa Inteligência. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, não experimental, transversal e numa lógica de análise descritivo-correlacional. A amostra é constituída por 106 profissionais de saúde a exercerem a sua atividade profissional em unidades de internamento da RNCCI na região centro do País. O instrumento de colheita de dados agrega um questionário de caracterização sociodemográfica, um de caracterização profissional, a Escala de Apgar Familiar e por último, o Questionário de Competência Emocional (QCE). Para o tratamento estatístico foi utilizado o programa SPSS versão 19. Resultados: A amostra é maioritariamente feminina, casada, com uma média de idades de 34,13 anos. As classes profissionais mais representadas são a médica, a de enfermagem e de fisioterapia. Os dados obtidos revelam associações significativas entre a Inteligência Emocional e a profissão, o grau académico, a formação e a funcionalidade familiar. As restantes variáveis em estudo não influenciam a IE da nossa amostra. Como variáveis preditivas de IE aferimos o número de elementos do agregado familiar e a funcionalidade familiar, sendo esta última a que apresenta maior peso preditivo. Conclusão: Perante tais evidências, torna-se claro que, os profissionais de saúde devem apostar no desenvolvimento das habilitações académicas e a RNCCI fomentar a formação dos seus cuidadores formais. Para além disso, a funcionalidade familiar dos profissionais do cuidar deve ser estimulada com vista à prestação de cuidados emocionalmente inteligentes que contribuam para a humanização dos cuidados de saúde.
- Evolução clínica e recuperação nas perturbações do comportamento alimentar : a perceção subjetiva da recuperaçãoPublication . Dias, Luís Manuel da Silva Veiga; Machado, Bárbara Freire de Brito CésarAs Perturbações do Comportamento Alimentar (PCA) são perturbações psiquiátricas graves, muitas vezes ininterruptas e de difícil tratamento, onde os sintomas podem estar presentes nos sujeitos durante vários anos podendo mesmo tornar-se perturbações crónicas. As PCA assemelham-se entre si em diversos aspetos, sendo que apresentam uma patologia comum, independente do sexo e faixa etária, que consiste numa sobrevalorização excessiva do peso e formas corporais e consequente comportamento desajustado face aos alimentos. Objetivos: Analisar e perceber que perceções possuem, face à evolução clínica e recuperação, indivíduos que tenham iniciado o tratamento para uma PCA. Método: 90 sujeitos, que iniciaram tratamento para uma PCA entre 2001 e 2009 podendo continuar a apresentar ou não um diagnóstico clínico de PCA. Aos participantes foi administrado um Questionário Clínico e Sócio-Demográfico (QCSD; Machado et al., 2010), sendo administrado posteriormente também os instrumentos de autorrelato: Symptom Checklist 90-R (SCL 90-R; Derogatis, 1977); Eating Disorders Examination - Questionnaire (EDE-Q; Fairburn & Beglin, 1994), e Self-Injury Questionnaire (SIQ-TR; Claes & Vandereycken, 2007). Resultados: 97,77% (n= 88) da amostra são do sexo feminino e 2,22% (n=2) são do sexo masculino, apresentando idades entre os 18 e os 53 anos. 54,4% (n=49) dos participantes apresentavam diagnóstico de Anorexia Nervosa (AN), 33,3% (n=30) diagnóstico de Bulimia Nervosa (BN) e 12,2% (n=11) diagnóstico de Perturbação do Comportamento Alimentar sem Outra Especificação (PCASOE). Discussão: A percentagem de participantes Recuperados foi inferior à de Não Recuperados, reforçando o conceito de cronicidade destas perturbações. A maioria dos pacientes Recuperados perceciona-se como recuperado, porém, uma percentagem significativa dos Não Recuperados refere também ausência de sintomatologia. A totalidade dos participantes Recuperados, indica não sentir necessidade de ajuda para os seus sintomas e mais de metade dos Não Recuperados indica também não necessitar de ajuda atual para os sintomas de PCA
- As múltiplas funções do docentePublication . Machado, Sofia Maria Azevedo Rodrigues; Roldão, Maria do CéuEste relatório consiste numa análise reflexiva do meu percurso profissional como docente do ensino básico e secundário. A minha reflexão é sustentada por referenciais teóricos que me permitiram enquadrar os diferentes níveis e contextos de atuação em que me envolvi no âmbito das várias funções que tenho vindo a desempenhar na escola Didáxis – Cooperativa de Ensino. Ser professora de Português e de Francês tem sido a minha principal função, mas não a posso descontextualizar de todas as outras que tenho exercido e que, pelas dinâmicas que lhes estão inerentes, muito contribuíram para a formação da minha identidade profissional: diretora de turma, coordenadora de departamento curricular e coordenadora de orientação educativa. Na minha atuação enquanto diretora de turma destaco a posição privilegiada que ocupo no estabelecimento de pontes nevrálgicas entre a escola e a família e entre o Conselho de Turma e a Direção Pedagógica. As funções que tenho desempenhado ao nível dos órgãos de gestão intermédia têm-me permitido trabalhar com o objetivo de promover um ensino cuja organização curricular atenda às múltiplas realidades e motivações dos alunos. A reflexão sistemática sobre as práticas pedagógicas, alicerçada em ações cíclicas de formação contínua, deve desencadear posturas explícitas da responsabilidade de se ser docente como forma de percecionar e gerir as permanentes oportunidades de aperfeiçoamento de todo o processo de ensino e aprendizagem.
- O equilíbrio trabalho/família nos advogados : diferenças de géneroPublication . Pereira, Susana Cristina Alves da Silva; Ribeiro, CéliaO equilíbrio entre a vida profissional e familiar é um dos grandes desafios dos países em desenvolvimento e uma das temáticas com maior destaque na União Europeia. A maioria dos estudos relacionados com a gestão dos papéis do trabalho e da família centram-se nos aspetos negativos desse balanço (conflito trabalho/família), menosprezando a exploração dos possíveis resultados positivos na gestão das funções no trabalho e na família (enriquecimento trabalho/família). É objetivo fundamental do presente trabalho identificar o nível de perceção do conflito trabalho/família e do enriquecimento trabalho/família, bem como ambas as valências de influência, isto é, do trabalho para a família e da família para o trabalho, dando ênfase às diferenças de género. Procedeu-se a um estudo de caracter exploratório, descritivo e correlacional, através dos métodos de investigação quantitativa. A amostra é constituída por 267 advogados pertencentes a sociedades portuguesas de alguma dimensão localizadas na cidade de Lisboa. Os resultados permitem comprovar a validade de uma estrutura multidimensional do conflito e do enriquecimento trabalho/família, bem como a relevância da perspetiva do género sobre esta temática. O género feminino apresenta maior conflito ao nível da tensão do trabalho para a família e em relação ao tempo e tensão família-trabalho. São as mulheres casadas e com dois filhos que apresentam um maior conflito ao nível do tempo da família para o trabalho. Tanto no género feminino como no masculino quanto maior é o número médio de horas de trabalho por semana maior é o conflito trabalho-família relacionado com o tempo. No género feminino verifica-se maior enriquecimento ao nível do desenvolvimento trabalho-família e afeto família-trabalho. As mulheres com mais idade apresentam um maior desenvolvimento trabalho/família e um menor afeto da família/trabalho, e são as casadas e com mais de dois filhos que apresentam maiores índices de enriquecimento relacionado com a eficiência família-trabalho. Quanto maior é o tempo de experiência profissional nas mulheres, maior é o nível de enriquecimento relacionado com o desenvolvimento trabalho-família e menor é o nível de enriquecimento ao nível do desenvolvimento família-trabalho. No género masculino, o aumento de idade leva à diminuição do desenvolvimento, afeto e eficiência da família para o trabalho, e quanto menor é o tempo de experiência profissional maior é o nível de enriquecimento ao nível da eficiência trabalho-família. O conflito e o enriquecimento trabalho/família relacionam-se negativamente.
- Construção, seleção e utilização dos indicadores na avaliação interna das escolasPublication . Dias, Ana Sofia de Araújo Teixeira; Melo, Rodrigo Queirós e; Alaiz, VitorA maioria dos países da Europa procede à avaliação das suas escolas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino obrigatório. Essa avaliação decorre de algumas tendências que marcam a generalidade dos países europeus, como a descentralização de meios e a definição de objetivos nacionais e de patamares de resultados escolares. Reconhecendo a importância da avaliação interna no contexto escolar, este trabalho de investigação, realizado em duas escolas secundárias da margem sul do tejo, designadas ao longo da investigação por escolas A e B, analisou o processo de avaliação interna realizada em cada uma delas. O enfoque do mesmo prende-se com a construção, seleção e utilização dos indicadores. Nesse âmbito, com o objetivo de analisar o processo de avaliação, foram entrevistados os diretores das escolas acima mencionadas e para analisar o produto dessa mesma avaliação, foram estudados os relatórios de avaliação interna mais recentes. Na escola A, todo o processo de avaliação foi da responsabilidade de uma equipa de cinco docentes nomeada pelo Diretor. Na escola B, os indicadores foram propostos por uma empresa externa e foram selecionados por uma equipa constituída por docentes, alunos, encarregados de educação, assistentes e membros da autarquia, após ouvidas as estruturas intermédias da escola. O tratamento dos dados foi realizado pela empresa externa. A equipa elaborou e divulgou o relatório. Em ambas as escolas foi escolhido o referencial CAF (Common Assessment Framework). Um referencial com uma estrutura dual onde são considerados quatro critérios de meios e cinco critérios de resultados. Para além de serem analisados os indicadores de cada um dos nove critérios desse referencial, foram também, estudados os indicadores selecionados por cada uma das escolas face ao referencial da IGE (Inspeção Geral de Educação), assim como face ao referencial CIPP (um referencial defendido por muitos autores ligados à Educação, que contempla o contexto, os inputs, os processos e o produto da avaliação). A dissertação pretendia, também, analisar a utilização e o impacto da avaliação em cada uma das escolas. Embora, ambas tivessem difundido os resultados e numa escola o processo fosse mais partilhado do que na outra, não foi possível verificar que mudanças foram implementadas, quer a nível organizacional, quer a nível pedagógico, após a conclusão de todo o processo de avaliação interna.
- O papel do professor na promoção da literacia : um percurso de vidaPublication . Alves, Maria Isabel de Sousa Abreu Severino; Roldão, Maria do CéuEste relatório reflexivo visa descrever e analisar o meu percurso de vida como professora de português, desde a formação inicial, em 1989 até à presente data, dando especial enfoque aos oito últimos anos. Nele narro alguns episódios mais marcantes da minha vida profissional e reflito sobre o trabalho desenvolvido com vista à promoção da literacia e ao desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, enquanto professora de português e no desempenho da função de coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa. Num primeiro momento, debruço-me essencialmente sobre o meu papel de professora, traçando e refletindo sobre o momento posterior à formação inicial, a adaptação ao ensino, focalizando, de seguida, os últimos anos e nestes as estratégias, as metodologias e as atividades desenvolvidas, algumas dificuldades e alguns sucessos. Num segundo momento, descrevo e analiso o trabalho e os projetos que desenvolvi com os meus pares enquanto coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa. Destaco a importância da escola que, através dos princípios que orientam a ação educativa e do papel fundamental dos professores, contribui para a aprendizagem, desenvolvimento e promoção da leitura e da escrita, competências fundamentais para o sucesso do aluno. Por último, aponto para a avaliação de desempenho como um caminho possível para a supervisão, permitindo a reflexão sobre as atividades que se promovem, de como se executam e como poderão ser ajustadas ou melhoradas, por forma a contribuírem para o desenvolvimento profissional do professor e, consequentemente, para a literacia dos jovens. Acredito que esta narrativa contribuiu para a reflexão sobre as minhas práticas e a dos colegas com quem diariamente trabalho e, sobretudo, considero que irá proporcionar, a partir deste momento, uma reflexão constante, conducente à mudança dos meus procedimentos que, por sua vez, serão incutidos a outros colegas e, em última instância, proporcionarão a mudança que conduzirá ao sucesso dos alunos.