Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-12"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Valorisation of apple byproduct as an additive to preserve fruit quality and physiological featuresPublication . Dias, C.; Amaro, A. L.; Fonseca, A.; Rocha, S. M.; Silvestre, A. J. D.; Isidoro, N.; Pintado, M.
- The impact of the Brexit vote on financial narratives : evidence from UKPublication . Soares, Maria Leonor Guedes; Alves, Paulo Alexandre PimentaEstudamos o impacto do referendo do Brexit em empresas transacionadas na London Stock Exchange (LSE) através da análise de mudanças de certa características das suas narrativas financeiras nomeadamente, o tom, a incerteza, o forward–looking e a causalidade. Usando vários modelos de regressão linear, realizamos uma análise das características referidas a diferentes secções do relatório de gestão (Management Discussion and Analysis – MD&A –, mensagem do Chairman e mensagem do CEO). Enquanto o tom não é explicado pelo referendo, as palavras de incerteza, de forward-looking e de causalidade tornam-se mais frequentes após o voto. Os resultados mostram que as empresas reagiram ao referendo do Brexit e alteraram o seu discurso em consequência do resultado do voto.
- Deficiência auditiva no ensino superior : a formação do professor como intérprete em LIBRAS na educação inclusivaPublication . Nascimento, Leonnardo Matheo Fernandes Monteiro de Souza do; Estêvão, Carlos Alberto VilarA deficiência auditiva pode ocorrer por vários fatores, dentre eles: congênitos, infeccioso, medicamentoso e por envelhecimento. De acordo com o Censo realizado em 2010, no Brasil existe aproximadamente 9,7 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência auditiva. Na antiguidade, os surdos já foram considerados seres intratáveis, incapazes de pensar, e por sua condição, seus direitos civis eram negados, e muitas sequer tinham direito a vida, o sacrifício era prática comum. Com o passar do tempo descobriu-se que o surdo poderia se comunicar através de gestos, contudo, sua alfabetização se dava através da oralidade. No Brasil, por volta de 1857, D. Pedro II, funda o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, com intuito de instruir o surdo, num ambiente voltado as suas limitações, assim, desenvolveu a LIBRAS. Neste processo evolutivo, os direitos do surdo à educação começaram serem garantidos, normatizados, inicialmente com Constituição Brasileira e a Lei de diretrizes e Bases assegurando a pessoa surda o acesso igualitário a educação, e no ano de 2002, a LIBRAS passou a ser reconhecida oficialmente como uma língua. O acesso do surdo a educação na capital do Brasil, tem início nas séries iniciais, e se prolonga até o ensino médio onde é ofertado o ensino bilíngue LIBRAS/língua portuguesa, em escolas especiais, contudo, só somente cerca de 40% dos alunos, tem acesso a essa educação, o que dificulta o ingresso e a permanência dos demais alunos no ensino superior, justamente por não terem tido essa vivência na educação bilíngue. A presença de professores com conhecimento em LIBRAS, de intérpretes em sala de aula e a formação bilíngue do aluno, formam a base para a ascensão e o êxito do aluno surdo no ensino superior. A obrigatoriedade do ensino de LIBRAS nos cursos de formação de professores é um grande avanço para promover a educação inclusiva, no entanto, surgem alguns questionamentos: será que a formação oferecida a esses professores é suficiente para capacitá-los a atuar em turmas inclusivas? A presença de um professor versado em LIBRAS é o bastante para auxiliar no aprendizado do aluno, ou é necessário a presença de um intérprete?
- As dificuldades sociais dos idosos em isolamento no concelho de Vieira do MinhoPublication . Vieira, Sandrina Maria Oliveira; Araújo, Beatriz Rodrigues deNuma sociedade envelhecida, torna-se cada vez mais é importante dar especial destaque às questões em torno da população idosa, com a finalidade de proporcionar a esta população uma melhor qualidade de vida. Neste sentido foi elaborado este relatório de estágio com o objetivo de identificar as dificuldades sociais dos idosos em isolamento. O estágio decorreu no departamento da Ação Social da Câmara Municipal de Vieira do Minho, com maior evidência nos Centros de Convívio e Lazer (CCL´s) da freguesia de Rossas, local com mais utentes (n=40), seguida das freguesias de Cantelães, da Vila, Soengas, Parada de Bouro e Guilhofrei. Na recolha de dados foram utilizados instrumentos de caraterização sociodemográfica, avaliação da situação sociofamiliar, funcionalidade familiar e nível socioeconomico da família. Consideram-se as questões éticas em investigação com seres humanos. Para a análise e tratamento dos dados recorreu-se a medidas de estatística descritiva. Da análise dos resultados verificou-se que o grupo mais vulnerável e com mais dificuldades sociais era constituido pelos idosos viúvos, requerendo estes maior atenção e necessidade de intervenção social. A CCL´s, através duma dinâmica de promoção de atividades de grupo, e as outras respostas sociais do concelho contribuem para: um envelhecimento ativo, possibilitando aos idosos satisfação pessoal e apoio para a prevenção de sentimentos associados à solidão e isolamento social; evitar ou adiar a ida para Estruturas Residênciais para Pessoas Idosas; e manter os idosos em meio natural de vida.
- O desafio da liderança pedagógica na continuação e sustentação da formação em contexto para o desenvolvimento profissional : um estudo de caso praxiológicoPublication . Ferreira, Ana Reis dos Santos Ramalheira de Araújo; Oliveira, Júlia de Fátima Domingues Basto deO estudo que aqui se apresenta situa-se no âmbito das Pedagogias Participativas, especificamente na Pedagogia-em-Participação (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; Oliveira Formosinho & Formosinho, 2011, 2013, 2016; Oliveira-Formosinho, 2016; Sousa, 2016). É um estudo centrado no desenvolvimento de processos de formação em contexto como uma pedagogia de formação de profissionais (cf. Oliveira-Formosinho, 2016; Pinazza, 2014: Formosinho, 2018; Pinazza & Fochi, 2018), orientado para descrever, interpretar e compreender o processo de continuação e sustentação do desenvolvimento profissional e organizacional de um centro educativo. Com este estudo, pretendo compreender de uma forma mais profunda o contributo da formação em contexto (cf Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2012; Oliveira-Formosinho, 2016) para o desenvolvimento profissional, bem como compreender o papel da liderança pedagógica e de uma pedagogia explícita, a Pedagogia-em-Participação, como promotores de sustentabilidade deste processo. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo situa-se no paradigma qualitativo e desenvolve-se através de um estudo de caso (cf. Stake, 2012) por processos de investigação praxiológica (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2012; Oliveira-Formosinho, 2016; Formosinho, 2016; Pascal & Bertram, 2012). Este estudo evidencia a importância da Liderança Pedagógica para desencadear processos de desenvolvimento profissional, a partir da continuação e sustentação da formação em contexto, no âmbito de uma pedagogia específica, a Pedagogia-em-Participação.
- Segurança do medicamento em estruturas residenciais para pessoas idosas : participação do enfermeiro na monitorização terapêuticaPublication . Peixoto, Maria Sofia de Oliveira Martins; Almeida, Armando Manuel Gonçalves; Caramelo, Ana Cristina Lima MimosoIntrodução: Pretende-se descrever a problemática do consumo de medicamentos inapropriados em estruturas residenciais para pessoas idosas, bem como, conhecer a participação do enfermeiro e as barreiras à sua intervenção, na monitorização terapêutica, no processo de gestão da medicação nestas unidades. Metodologia: Estudo exploratório, descritivo, correlacional e transversal. Analisaram-se as listas farmacoterapêuticas presentes numa amostra de processos clínicos, de três estruturas residenciais, escolhidas por conveniência, em três regiões diferentes de Portugal; aplicou-se um questionário a todos os enfermeiros que exerciam funções nessas instituições. Resultados: Selecionaram-se aleatoriamente 33 processos clínicos. Os residentes estão polimedicados (97%), tendo, em média, cerca de 11 fármacos prescritos. Segundo os Critérios de Beers de 2015, operacionalizados para Portugal, todos os processos contêm medicamentos potencialmente inapropriados, sendo em média 4,79±2,03, por residente. Os ansiolíticos (17,72%), os antidepressivos (17,72%) e os antipsicóticos (15,82%) englobam as principais prescrições inadequadas. A revisão da medicação, usando os critérios de Beers, induz uma poupança média mensal de 9,60 euros, por residente. A polimedicação (r=0,677; p<0,01) e a despesa mensal em medicamentos (r=0,505; p=0,003) correlacionam-se positivamente com o uso de medicamentos inapropriados. Todos os enfermeiros demonstram-se sensíveis para a importância da monitorização e vigilância farmacoterapêutica, por forma a preservar um ambiente seguro, embora apenas dois exerçam em locais onde essa prática está implementada. O acréscimo da carga de trabalho, a falta de tempo e a incerteza da relação causal entre o medicamento e a reação adversa são as principais barreiras elencadas para a condução deste procedimento. Conclusões: A qualidade e a segurança dos cuidados, na gestão do medicamento, nas estruturas residenciais para idosos, poderão ser incrementadas com a otimização e a redução de fármacos inapropriados e a sistematização da monitorização farmacológica. O enfermeiro, com a equipa multidisciplinar, deve assegurar a avaliação periódica do regime medicamentoso dos residentes, no sentido de garantir a eficiência e a segurança do medicamento.