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- Eficácia da aplicação de um conjunto de medidas na prevenção de pneumonia e traqueobronquite associadas ao ventiladorPublication . Fernandes, Paulo André Raposo Assunção; Cristino, José Augusto Gamito MeloIntrodução. A infecção respiratória, pneumonia ou traqueobronquite, associada ao ventilador, é a infecção adquirida nas unidades de cuidados intensivos mais frequente. A implementação de conjuntos de medidas preventivas (bundles), reuniões multidisciplinares e de formação dos profissionais, parece ter eficácia acrescida na redução destas infecções. Objectivos. Testar a eficácia de um conjunto de medidas preventivas (bundle) na redução da incidência de pneumonia e traqueobronquite associadas ao ventilador, avaliando também a influência do nível de adesão dos profissionais na variação daquela incidência. Metodologia. Estudo quase-experimental, pré-pós intervenção com controlo histórico, em duas unidades de cuidados intensivos de hospitais distritais. Em 108 doentes entubados e ventilados mais de 48 horas, foi aplicado durante seis meses, um conjunto de cinco medidas: higienização das mãos dos profissionais, intervalos diários de sedação e teste de autonomização ventilatória, higiene oral com cloro-hexidina, elevação da cabeceira, e controlo da pressão do balão do tubo traqueal. O grupo de controlo foi constituído pelos 105 entubados e ventilados mais de 48 horas no período homólogo do ano anterior. Resultados. A incidência de infecção respiratória associada ao ventilador passou de 20,35 pré-intervenção para 13,58 / 1 000 dias de ventilação (p = ,24), pós-intervenção. A análise do número de dias entre infecções num gráfico de controlo revelou saída do processo do controlo estatístico, após a intervenção. A pneumonia passou de 7,75 para 6,79 / 1 000 (p = ,78) e a traqueobronquite de 12,60 para 6,79 / 1 000 (p = ,16). Também a mortalidade hospitalar, a demora média e o número de dias de ventilação, não foram significativamente alterados pela intervenção. A adesão dos profissionais ao conjunto de medidas foi de 76,2% por turno de enfermagem. Discussão. O baixo número de infecções legitimou o recurso ao método do controlo estatístico de processos, o qual revelou a significância estatística da redução pós-intervenção na incidência de infecção respiratória associada ao ventilador. Pneumonia e traqueobronquite ocorreram em número insuficiente para a revelação de significância na redução observada. A adesão dos profissionais foi inferior à referida na literatura, provavelmente por insuficiência da vertente formativa do estudo. Conclusão. Confirmando a hipótese principal do estudo, a incidência de infecção respiratória associada ao ventilador foi diminuída pela aplicação, segundo o método de bundles, de um conjunto de medidas preventivas.
- Apoio on-line no ensino da matemáticaPublication . Melo, Júlia Maria da Costa Leite Marques Pereira de; Andrade, AntónioEste estudo teve por objetivo conceber, implementar e avaliar um sistema de apoio on-line, através da utilização de várias ferramentas tecnológicas, para que os alunos de matemática conseguissem esclarecer as suas dúvidas, de uma forma interativa e flexível no tempo e no espaço. Num momento em que há uma aposta concreta nas Tecnologias da Informação no Sistema Educativo, elas podem ser uma preciosa ajuda no apoio aos alunos, com o objetivo de responder às dificuldades na aprendizagem da Matemática. Já em 1994, o “National Council of Teachers of Mathematics” delineou normas para o ensino da matemática que referem “que é função do professor incutir e ajudar os alunos a aprenderem a utilizar o computador e outras tecnologias relacionadas como ferramentas de trabalho para a comunicação matemática”. Também Campos (1994) refere que “os alunos se sentem curiosos em relação aos computadores podendo os professores tirar partido dessa situação, criando ambientes apropriados, com a introdução de atividades e experiências que motivem os alunos”. Neste sentido, os professores de Matemática têm vindo a utilizar, embora de forma gradual, os computadores e os diversos tipos de software desenvolvido para a disciplina. Usando uma metodologia de investigação-ação, foi concebido, implementado e avaliado um sistema para proporcionar aos alunos um novo canal de comunicação para esclarecerem as suas dúvidas de matemática, facilitando um diálogo mais proficiente com os professores e a partilha com os colegas. Envolveu 97 alunos, 69 do ensino secundário e 28 do ensino básico, para estudar dimensões e fatores que tornam útil, ou se constituem em barreira, para o uso das tecnologias como complemento à sala de aula e apoio ao estudo da matemática. A investigação teve a duração de cerca de seis meses e, sendo circunscrito a um caso prático concreto não deixa de evidenciar que por um lado, as boas classificações dos alunos na disciplina de matemática, a linguagem simbólica que lhe está associada, o recurso a explicações fora da escola e o facto dos professores se sentirem pouco confortáveis com as tecnologias, funcionaram como fatores limitadores da adesão e, por outro, a impossibilidade de deslocação à escola associada à motivação e gosto pela utilização das tecnologias como causas principais para a utilização do novo sistema. Tratando- se de um estudo experimental e não generalizável, os principais resultados parecem apontar ainda para que as barreiras que circunscrevem os estudantes ao seu tradicional ambiente de conforto no ensino e aprendizagem se sobrepõem a novas experiências mediadas por tecnologia. A investigação realizada evidencia a importância do papel do docente como catalisador na adesão ao novo meio de suporte. Palavras-chave: Apoio mediado ao ensino da matemática, ambientes de aprendizagem online