Browsing by Issue Date, starting with "2011-09-30"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Internacionalização e comunicação : um modelo para as instituições de ensino superiorPublication . Mendes, Ludmila Maia; Hanenberg, PeterO presente trabalho surgiu consoante ao interesse da autora em temas ligados à área da internacionalização, desencadeado por sua própria experiência internacional, no âmbito da realização de um mestrado e de um estágio profissional em uma faculdade, na área de comunicação, no estrangeiro. O aprofundamento do tema demonstrou a crescente demanda por ações voltadas ao contexto internacional e levou a reflexão sobre a necessidade de uma visão com base em estratégias e, sobretudo, de uma atuação estratégica das instituições de ensino superior perante seus diversos públicos e o cenário globalizado atual. Assim, o estudo apresenta conceitos teóricos de gestão e estratégia aplicáveis às instituições de ensino, sugere ainda a comunicação como ferramenta estratégica para todas as organizações, com foco naquelas que estão em fase inicial e/ou avançada de internacionalização, além de detalhar um dos modelos apresentados pelo renomado pesquisador em teoria estratégica, Michael Porter, que propõe um guia para processos de internacionalização industrial, com essencial atenção ao conhecimento e uso das vantagens competitivas deste tipo de organização. Entretanto, como esse projeto não aborda as indústrias, mas sim as instituições de ensino superior, tal modelo foi transposto à esta realidade, divulgado neste projeto como um modelo próprio adaptado, que apresenta-se como um roteiro para estas organizações agirem de forma estratégica no cenário global, com foco em quatro elementos principais: a especialização, a comunicação, a cooperação e a estratégia de internacionalização. Por fim, o estudo de caso deste projeto apresenta as experiências de internacionalização de uma Business School portuguesa, frente à um processo estratégico internacional, através do detalhamento da mudança cultural, política e organizacional assumida pela escola após a tomada de decisão em se internacionalizar.
- O "Jornal Nacional de Sexta" da TVI : as notícias de abertura e Manuela Moura GuedesPublication . Fraga, Maria Marta do Carmo Rodrigues Biscaia; Figueiras, RitaEste relatório de estágio tem como tema principal as notícias de abertura e o estilo de apresentação de Manuela Moura Guedes no “Jornal Nacional de Sexta”. A experiência adquirida no estágio realizado na TVI despertou-me o interesse para as diferenças visíveis entre os diversos noticiários. De facto, a televisão e a informação televisiva têm vindo a sofrer profundas alterações devido à prevalência da informação-espectáculo. Cada vez mais os telejornais procuram distrair em vez de informar, com vista a atingir mais audiências e maiores lucros. Com base nesta nova dinâmica, a análise empírica tem como corpus de estudo dez notícias de abertura do “Jornal Nacional de Sexta” de modo a determinar o tipo de estratégias discursivas e textuais presentes nas notícias e no desempenho da pivô. Dos resultados obtidos, concluiu-se que o infotainment foi predominante porque os conteúdos chocantes dominaram e o estilo de apresentação de Moura Guedes não respeitou os parâmetros estabelecidos para um pivô.
- O cinema suspenso de Pedro CostaPublication . Malveira, Bruno; Gil, Isabel Capeloa
- Marcas da distribuição : uma perspectiva da comunicação nos pontos de vendaPublication . Queiroz, Ana Rita de Oliveira Vaz; Seruya, JoséEsta dissertação visa uma compreensão do que são as marcas da distribuição, mais propriamente das marcas associadas à grande distribuição. Nos últimos dez anos tem-se assistido a alterações no sector da grande distribuição, nomeadamente na relação entre distribuidores, produtores e consumidores, as quais estão relacionadas com a aposta cada vez maior dos distribuidores no desenvolvimento das suas próprias marcas, que representando já hoje um grupo significativo de produtos, têm vindo a ganhar sempre maior força no mercado. A estratégia de aposta na qualidade dos produtos, associada ao baixo preço, leva a que as marcas da grande distribuição sejam actualmente uma opção de consumo frequente nos lares portugueses. Esta dissertação procura compreender a relação existente entre os grandes distribuidores e os consumidores, focalizando-se numa análise da comunicação das marcas dos distribuidores nos seus pontos de venda. Como estrutura desta dissertação propõe-se um capítulo inicial que aborda o comportamento do consumidor e algumas práticas de comunicação no ponto de venda. Num capítulo seguinte é feita uma abordagem a elementos de caracterização e de evolução das marcas da distribuição, a que se segue, num novo capítulo, uma contextualização das marcas da distribuição no mercado português. Por último, empreende-se uma abordagem a duas marcas da distribuição em Portugal – Pingo Doce e Continente – onde serão apresentadas algumas práticas de comunicação das marcas próprias realizadas pelos respectivos distribuidores no ponto de venda.
- Inovação nas organizações : o papel da comunicação organizacional : um estudo de caso : Nestlé Innova+Publication . Reis, Nuno Alexandre Belém; Seruya, José ManuelNas últimas décadas, a rápida velocidade a que os mercados económicos operam levam a que as organizações, sobretudo as empresariais, por motivos de subsistência, sejam forçadas a inovar, para melhor competirem com os seus concorrentes. A inovação, porém, precisa de um contexto, um ambiente propício para que possa ser estimulada e ir de encontro às necessidades da organização. Tendo este cenário como pano de fundo, é feita uma reflexão sobre como podemos criar este contexto que propicie a inovação. A comunicação organizacional é apontada com uma ferramenta essencial para a criação de um contexto organizacional de abertura, estímulo e receptividade à inovação. Como exemplo prático desta reflexão, é apresentado um estudo do caso Nestlé Innova+, onde se reflecte num caso real, a forma como a comunicação organizacional constituiu a ferramenta fulcral para a partilha de conhecimento.
- Aprender sobre quadros interativos numa comunidade de prática : investigação-ação numa escola do FunchalPublication . Gomes, Margarida Maria Reis Gonçalves de Jesus; Lagarto, José ReisNuma sociedade onde a tecnologia digital, a multimédia e a interatividade são predominantes, os ambientes educativos das escolas parecem evidenciar alguma dificuldade em acompanhar a evolução tecnológica. Um quadro interativo multimédia (QIM) poderia enriquecer os ambientes pedagógicos e promover uma maior interação com os conteúdos educativos e com as realidades exteriores à escola. Contudo, e apesar de algumas escolas já possuírem equipamentos desta natureza, a exploração das suas potencialidades e a sua rentabilização parecem não atingir os níveis desejados. Com o objetivo de perceber se os professores privilegiam a utilização das TIC e do QIM, na sua relação pedagógica com os alunos, e se uma comunidade de prática (CoP) online seria um meio adequado para impulsionar essa postura profissional, fez-se um estudo, sob a forma de investigação-ação numa escola do Funchal. Este estudo traduziu-se pela implementação de uma CoP virtual durante seis meses, utilizando a plataforma Moodle, dinamizando essencialmente grupos de discussão e criando bases de dados, com o objetivo de promover participação e aprendizagens colaborativas entre os professores participantes. Como instrumentos de avaliação foram utilizados três questionários diferentes, aplicados em momentos distintos, e os registos de atividade na comunidade. Apesar da maioria dos professores preferir adiar o seu investimento formativo em QIM, para quando houver maior disponibilidade de equipamentos, ou manter um perfil pouco interventivo na CoP, registou-se uma opinião geral muito favorável quanto às potencialidades pedagógicas daquele equipamento e às CoP virtuais, como meio para promover o desenvolvimento profissional pela via colaborativa.
