FCSE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing FCSE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- Ambientes de prática de enfermagem especializada à pessoa em situação críticaPublication . Machado, Joana Filipa da Silva; Monteiro, Ana Carolina da RochaO presente relatório, elaborado de forma descritiva e reflexiva, surgiu no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, da 17ª Edição do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. Expõe o percurso referente ao estágio, decorrido em dois contextos, num Serviço de Urgência e numa Unidade de Cuidados Intermédios Médicos, refletindo criticamente sobre as competências desenvolvidas e analisando as atividades realizadas, enquanto futura mestre e enfermeira especialista. Inicia-se com uma introdução, após a qual é exposto o percurso realizado para início de aquisição de competências, no primeiro estágio, previamente à Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, que foram as bases para a continuidade do processo. No terceiro capítulo, contextualizaram-se os dois locais onde o estágio da Unidade Curricular decorreu. Segue-se o quarto capítulo, com análise e reflexão crítica do processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista na área de especialização. Para cada domínio de competências comuns, explanaram-se as atividades desenvolvidas, que permitiram alcançar os objetivos previamente definidos e, desenvolver competências comuns e específicas da área de especialização. Culmina com uma reflexão final, sintetizando as ideias chave, incluída na conclusão. Foram exploradas várias atividades, com destaque na elaboração de instruções de trabalho e colaboração em auditorias, o desenvolvimento de ferramentas de apoio e implementação de um projeto formativo. Foram ainda elaboradas diversas pesquisas bibliográficas, para sustentar a prática baseada na evidência, com destaque para a revisão de literatura sobre o impacto da segurança psicológica dos profissionais de saúde, na qualidade dos cuidados à pessoa em situação crítica. Com base nos resultados deste trabalho, foi iniciada uma scoping review, ainda em curso, cujo protocolo será partilhado em evento científico e cujos resultados se pretende publicar em revista científica. Acrescentam-se, ainda, reflexões críticas realizadas sobre os cuidados prestados e as implicações para a prática, refletindo desenvolvimento profissional e pessoal. Este percurso académico, representa o início de um contínuo de desenvolvimento de competências na procura da excelência profissional. Foram desenvolvidas competências no âmbito da prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, nos diferentes domínios que refletem uma prática com respeito pelos aspetos éticos e legais, valorizando a esfera da comunicação; melhoria contínua da qualidade, na procura de ambientes de prática de enfermagem seguros e atrativos; na prevenção e controlo de infeção e antimicrobianos; na gestão integrada de cuidados de enfermagem, reconhecendo precocemente sinais de instabilidade e risco de falência orgânica; na gestão de recurso materiais e humanos; e no desenvolvimento de aprendizagens profissionais, demonstrando autoconhecimento, capacidade de trabalho em equipa e baseando a prática clínica em evidência científica atualizada. Por fim, denota-se neste percurso a riqueza de experiências, e o sentido de constante procura de conhecimento que possibilitaram a aquisição de competências e o desenvolvimento de capacidade analítica, crítica e reflexiva, enquanto futura Mestre e Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Crítica.
- Avaliação do desconforto em cuidados paliativos : tradução e adaptação para português de Portugal da discomfort scale for dementia of the alzheimer type (DS-DAT)Publication . Duarte, Cátia Sofia de Barros; Capelas, Manuel LuísIntrodução: Para uma melhor sistematização dos Cuidados Paliativos, nomeadamente na área da demência, o conforto deve ser adotado como critério de qualidade em saúde. O objetivo do cuidado na demência deverá ser o aumento do conforto. Para tal, deverá ser usado um instrumento de avaliação válido e confiável para triagem e avaliação da eficácia das intervenções. Metodologia: Este estudo pretende expor de forma estruturada e clara todo o processo de tradução e validação linguística da Discomfort Scale for Dementia of the Alzheimer Type (DS-DAT), segundo um referencial teórico, realizado em cinco etapas: tradução para português de Portugal, síntese das traduções, retro tradução para o idioma original, síntese das traduções e revisão por um painel de peritos na área da demência, cuidados paliativos e linguística. Conclusão: A tradução e validação transcultural da DS-DAT (após a conclusão da validação métrica) facultará o acesso em Portugal a um instrumento de avaliação válido e objetivo de diagnóstico de desconforto em indivíduos com demência do tipo Alzheimer, bem como, fornecerá dados quantitativos que fundamentarão a prática de cuidados paliativos em indivíduos com demência do tipo Alzheimer.
- Bem-estar espiritual e felicidade em pessoas idosas institucionalizadasPublication . Silva, Margarida Pereira da; Berenguer, Sílvia Maria Alves Caldeira; Capelas, Manuel LuísIntrodução: O envelhecimento populacional é inquestionável. Os cuidados de saúde melhoraram, as pessoas vivem mais tempo e a institucionalização dos idosos tornou-se uma realidade. Os cuidados paliativos, focando-se nas necessidades da pessoa, visam a qualidade de vida através da promoção da dignidade e da prevenção e alívio de todos os tipos de sofrimento. Perante a finitude da vida, oportunidade privilegiada de questionamento interior, importa conhecer a realidade e saber se os idosos institucionalizados encontram significado e propósito na sua vida (bem-estar espiritual) e se se sentem felizes (felicidade subjetiva). Objetivos: Avaliar o bem-estar espiritual e a felicidade subjetiva de pessoas idosas institucionalizadas e analisar a sua relação. Material e métodos: Estudo observacional e transversal, realizado num lar de idosos da cidade de Lisboa com cerca de 100 residentes. A amostra foi constituída por 49 pessoas com mais de 65 anos, sem alterações cognitivas impeditivas da sua participação, avaliadas através do Mini-Mental State Examination. Os participantes completaram o Questionário de Bem-Estar Espiritual (SWBQp) e a Escala de Felicidade Subjetiva de Lyubomirsky e Lepper. Os dados foram analisados utilizando o SPSS 24®. Resultados: Os idosos da amostra apresentam um nível médio-elevado de bem-estar espiritual (BEE) e uma felicidade subjetiva mediana. A variável BEE apresenta uma correlação positiva moderada com todas as suas dimensões – pessoal, comunitária, ambiental e transcendental – e com a felicidade subjetiva. O BEE global, pessoal e comunitário apresenta uma correlação moderada positiva com a felicidade subjetiva e o BEE ambiental uma correlação baixa positiva. A idade apresenta uma correlação negativa baixa com as duas variáveis. Conclusões: Os idosos institucionalizados apresentam felicidade e BEE medianos, os quais parecem correlacionar-se positivamente. Atendendo à missão dos cuidados paliativos, os enfermeiros, na equipa, devem implementar intervenções individualizadas que melhorem o bem-estar espiritual e a felicidade dos idosos.
- Caracterização da dor em intérpretes de língua gestual portuguesa em contexto escolarPublication . Peres, Inês Marques ; Canaipa, RitaA profissão de intérprete de Língua Gestual revela diversas exigências em termos físicos, cognitivos e emocionais. Tem sido descrita a presença de dor e elevados níveis de depressão e de ansiedade nestes profissionais. No entanto, a literatura é escassa quanto à saúde destes profissionais especificamente a trabalhar em contexto escolares e no ensino português. O objetivo deste estudo foi caracterizar a presença de dor em intérpretes de Língua Gestual Portuguesa que exercem funções em contexto escolar e comparar essas queixas com as de outro grupo que trabalha no mesmo contexto (professores). A perceção de dor e a saúde física e mental foram avaliadas através de um questionário sociodemográfico e dos seguintes questionários: o McGill Pain Questionnaire (MPQ) que mede a qualidade e intensidade da dor; o Five Factors Inventory (NEO-FFI) que avalia características de personalidade; o Pain Catastrophizing Scale (PCS) que avalia perceção de pensamentos catastróficos e o Short Form Health Survey (SF-36v2) que mede a perceção do estado de saúde. De um total de 42 intérpretes foi constituída uma subamostra com 21 intérpretes que foi emparelhada com uma outra de 21 professores. Verificou-se que nos intérpretes, ter menos formação e trabalhar em ciclos de estudos mais baixos estava associado a maiores queixas de dor e perceção de saúde mais negativa. Os intérpretes que apresentavam estilos cognitivos relacionados com emoções negativas, sensação de desemparo e menor abertura a novas experiências revelavam mais dor e pior perceção de saúde. Este estudo pretende contribuir para a identificação de fatores que têm impacto na dor e na perceção de saúde de intérpretes de língua gestual a trabalhar em contexto escolar. A continuação desta linha de investigação poderá fornecer novas pistas para a prevenção e intervenção em indivíduos em risco de desenvolver quadros de dor ou perturbação emocional no contexto desta atividade profissional.
- Caracterização dos recursos para o cuidado espiritual nas equipas de cuidados paliativos portuguesasPublication . Santos, Rita Isabel Dionísio Belchior Sampaio dos; Berenguer, Sílvia Maria Alves CaldeiraIntrodução: A atenção à espiritualidade e o cuidado espiritual são basilares em cuidados paliativos, embora descrito como pouco implementados. Como em outros países, importa conhecer os recursos utilizados para o cuidado espiritual em Portugal. Objetivos: Caracterizar os recursos para o cuidado espiritual nas equipas de cuidados paliativos (CP) portuguesas. Metodologia: Estudo observacional, quantitativo e descritivo. Foi enviado um questionário eletrónico aos profissionais de saúde das equipas de CP portuguesas. O estudo foi aprovado pela comissão de ética do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Resultados: Foram obtidas 150 respostas. Em 68.7% das equipas não existe um profissional específico dedicado ao cuidado espiritual e 68% dos participantes consideram que a avaliação ou acompanhamento espiritual faz parte das suas funções. A maioria dos profissionais creem que os seus colegas de equipa consideram o cuidado espiritual como muito necessário (48.7%); 47.3% considera que os seus colegas estão razoavelmente preparados para desenvolver a avaliação ou acompanhamento espiritual e 54.7% consideram-se razoavelmente envolvidos. Numa perspetiva pessoal, 50.0% dos profissionais acha-se pouco competente para o cuidado espiritual. A maioria refere não utilizar nenhum recurso de avaliação ou documento específico (67.3%), não utilizar nenhuma escala específica de avaliação de sofrimento/stress emocional ou de necessidade/recurso espiritual (76%), e nem ter dedicado mais de 10% do seu tempo de formação do ano passado em formação específica de espiritualidade (49.3%). Conclusão: Este estudo envolveu diferentes profissionais das equipas multidisciplinares de diferentes regiões portuguesas. A maioria reconhece a importância da atenção à espiritualidade e do cuidado espiritual, mas os resultados apelam à formação específica e ao uso de recursos e técnicas semelhantes em todas as equipas, de modo a facilitar a comparação de indicadores e a promover a implementação efetiva do cuidado holístico em cuidados paliativos.
- Competências socioemocionais e qualidade de vida relacionada com a saúde em adolescentesPublication . Fernandes, Ana Paula da Silva; Almeida, Armando Manuel GonçalvesIntrodução: O presente relatório permite a exposição do percurso de desenvolvimento de competências realizado, no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, do Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Comunitária, na área da Saúde Comunitária e de Saúde Pública, da Universidade Católica Portuguesa, realizada em contexto de Unidade de Saúde Pública. A adolescência é uma fase de transição do tipo desenvolvimental, acompanhada por transformações a vários níveis. A saúde dos adolescentes sofre influência de variados Determinantes de Saúde, pelo que a Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde é um importante indicador da perceção dos jovens sobre a sua vida e saúde, pois permite, entre outras coisas, a identificação de grupos de indivíduos mais vulneráveis e o planeamento de intervenções, ao nível da promoção da saúde. As escolas, pela influência no adolescente e na sua saúde, são locais privilegiados para estas intervenções. A capacitação dos adolescentes permite a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências, como as competências socioemocionais, promovendo a transição saudável dos adolescentes para a idade adulta. Método: Através da metodologia do Planeamento em Saúde, realizou-se um Diagnóstico de Situação, em estudantes dos 14 aos 18 anos, num Centro de Formação Profissional, do concelho do Porto, o que possibilitou a elaboração e execução de um projeto de intervenção comunitária. Resultados: Com o Diagnóstico de Situação, identificou-se a Socialização Comprometida, como um dos problemas major desta comunidade. Procedeu-se à elaboração de um projeto com o objetivo de diminuir o compromisso ao nível da socialização, em duas fases, de setembro de 2024 a julho de 2026, tendo sido possível, realizar as estratégias planeadas para a fase 1. Na avaliação intermédia, obteve-se uma melhoria de 1,41% da perceção dos estudantes, quanto à qualidade da relação com os seus pares, uma melhoria de 0,10% quanto à dimensão Provocação (Bullying) e um aumento de 1,56% quanto aos estudantes que (nunca ou raramente) sentiram medo de outros estudantes. Quanto à percentagem de estudantes que raramente ou nunca se sentiram tristes, houve uma diminuição de 5,52%. Discussão e Conclusão: Este estudo sublinha a importância da atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, na promoção da saúde, em indivíduos, grupos e comunidades, nomeadamente na área do desenvolvimento das competências socioemocionais em adolescentes. Apesar dos resultados obtidos não serem significativos, podem orientar a intervenção na segunda fase do projeto e reforçam a necessidade de se alargar a Saúde Escolar, também aos estudantes do ensino profissional.
- Competências socioemocionais na adolescência : na área do autocuidadoPublication . Mendes, Elisabete Manuela de Teles; Amado, João Daniel NevesA promoção de competências socioemocionais: na área do Autocuidado em Adolescentes surge no âmbito do 17º Curso de Mestrado em Enfermagem na Área da Especialidade de Enfermagem em Saúde Comunitária e Saúde Pública. Tendo sido desenvolvido durante o estágio numa UCC da região norte de Portugal uma intervenção num Centro de Formação Profissional na área da saúde escolar tendo por base o Plano Nacional de Saúde Escolar. Neste Centro de Formação Profissional foi identificado pela Diretora Pedagógica a necessidade de intervenção do profissional de saúde a nível das competências socioemocionais. A intervenção foi centrada no adolescente, que está a viver um momento de transição, de criança para a idade adulta, encontrando-se assim numa situação de vulnerabilidade que pode acarretar riscos. Riscos esses que podem pautar e interferir no seu Autocuidado, como, por exemplo, a nível da alimentação, sono e repouso, atividade física, abuso de substâncias e não substâncias e Infeções Sexualmente Transmissíveis. Para o adolescente superar estes riscos e poder tomar decisões responsáveis e saudáveis, deve desenvolver conhecimentos, capacidades e habilidades. Esta capacitação vai ser fundamentada e potenciada pelo enfermeiro, com base em duas grandes teorias de enfermagem, a Teoria das Transições de Afaf Meleis e a Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem, por forma a promover o bem-estar e a qualidade de vida desta população. Para executar esta intervenção utilizou-se a metodologia de planeamento em saúde. No diagnóstico de situação através da aplicação de uma Escala Kidscreen – 52, e da Dinâmica “O que sei sobre mim” foram identificados dois problemas. Atuou-se no problema Potenciar a Melhoria para o Autocuidado após a periodização. Tendo como objetivo geral aumentar a consciencialização para o Autocuidado em Saúde, em Adolescentes, entre os 14 e os 18 anos de idade, esta intervenção decorreria num período de 3 anos. As estratégias de intervenção foram a execução de 2 pré-sessões (diagnóstico e motivação) e de 5 sessões de formação em saúde, realizadas no ambiente escolar. No entanto, como o estágio foi apenas de 4 meses efetuou-se a intervenção apenas ao 1º e 2º anos de escolaridade e no final foi realizada uma avaliação intercalar. Esta intervenção apresentou como resultados uma melhora significativa a nível da perceção dos estudantes sobre a sua qualidade de vida a nível do autocuidado e também a satisfação dos estudantes com as sessões. No entanto, algumas temáticas necessitam de um reforço de conhecimentos, como sejam a alimentação saudável, atividade física, sono e repouso, abuso de não substâncias e métodos contracetivos. Esta melhoria poderá ser executada na intervenção futura. É também importante referir que esta intervenção está já a ser alargada a outras escolas profissionais e continua a decorrer nesse Centro de Formação Profissional. A intervenção executada e o presente relatório pretendem também refletir o desenvolvimento de competências como Mestre e Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária e Saúde Pública. Denotando as competências comuns e especificas e como mestre e especialista.
- A comunicação como pilar do cuidado à pessoa em situação críticaPublication . Moura, Diogo Luís Ribeiro; Ferreira, Maria Amélia DiasEste Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do 17º edição do Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Universidade Católica Portuguesa. O estágio decorreu numa Unidade de Cuidados Intensivos da região Norte e em meio de emergência extra-hospitalar também da região Norte, refletindo-se sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista. A comunicação revelou-se um elemento central no processo de prestação de cuidados, tanto na interação com a equipa como no apoio à família da Pessoa em Situação Crítica. A capacidade de transmitir informações de forma clara e empática demonstrou ser essencial para reduzir a ansiedade dos familiares, fortalecer a confiança na equipa e garantir uma abordagem humanizada no cuidado à pessoa. Para além disso, ao longo do estágio, foram realizadas atividades complementares que enriqueceram a formação prática. Dentro destas, destaca-se a Via Verde Trauma, uma pesquisa bibliográfica sobre as melhores práticas nesse campo, bem como uma formação sobre a metodologia ISBAR (Identificação, Situação, Background, Avaliação e Recomendação) destinada ao INEM, focada na melhoria da comunicação e eficácia na qualidade dos cuidados prestados em situações de emergência. Foi também realizada uma revisão da literatura sobre comunicação, enfatizando a sua importância nas interações com a equipa e familiares, além da sua aplicação no contexto de cuidados intensivos. Este relatório evidência a relevância da comunicação, da gestão eficaz e da liderança para a prestação de cuidados humanizados e de qualidade à Pessoa em Situação Crítica respeitando sempre os princípios éticos e legais, reforçando o papel do enfermeiro especialista em promover cuidados seguros e centrados na pessoa, através do desenvolvimento contínuo das suas competências.
- Cuidador informal da pessoa dependente : perfil e necessidades sensíveis aos cuidados de enfermagemPublication . Fernandes, Cláudia Maria Resende; Costa, Tânia Filipa SantosEnquadramento: A crescente longevidade da população, associada a alterações significativas no perfil demográfico, tem gerado desafios consideráveis no domínio do cuidado. Este cenário assume particular relevância, considerando que, atualmente, muitos indivíduos alcançam uma maior longevidade após os 65 anos, embora nem sempre esse acréscimo de anos corresponda a uma vida saudável. Tal realidade evidencia a necessidade urgente de um suporte adequado para os familiares que, muitas vezes, assumem o papel de cuidadores informais de pessoas dependentes. Objetivos: Tendo em conta a temática abordada, o presente estudo tem como objetivo, identificar o perfil e as necessidades sensíveis aos cuidados de enfermagem do cuidador informal da pessoa dependente, de uma Unidade de Saúde Familiar (USF) da área de abrangência de uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). Metodologia: Com base na metodologia de planeamento, foi realizado um estudo descritivo transversal analítico. Para a recolha de dados, foi utilizado um formulário multidimensional, aplicado telefonicamente a uma amostra de 43 cuidadores informais, o qual foi desenvolvido a partir de instrumentos de medida existentes, previamente traduzidos e validados para a população portuguesa. Resultados: O perfil do cuidador informal identificado neste estudo é predominantemente feminino (74%, n=32), com idade média de 62,2 anos, baixa escolaridade, casada/o ou em união de facto (58%, n=25), reformada/o (44%, n=19) e com comorbilidades associadas. A maioria dos cuidadores da amostra são filhas/os (63%, n=27) que coabitam (79%, n=34) com um dos pais em situação de dependência severa ou total, que prestam cuidados ao longo de um período médio de 9,6 anos e uma carga diária, que em média, pode alcançar as 19,1 horas. Estes dados confirmam a sobrecarga física e emocional a que estes cuidadores informais estão sujeitos. Apesar do cansaço evidenciado (81%, n=35) e do pouco tempo que dispõem (67%, n= 29), a amostra demonstra uma forte motivação para continuar a exercer a função de cuidador. Este panorama revela a vulnerabilidade destes cuidadores pois muitos identificam algum tipo de sobrecarga (77%, n=33) e pouca informação sobre os recursos disponíveis na comunidade. Com base no perfil traçado, emergiram as necessidades sensíveis aos cuidados de enfermagem refletidas em sete diagnósticos, nomeadamente: qualidade de vida comprometida, dor musculoesquelética, gestão do regime medicamentoso complexo, sono comprometido, potencial para melhorar o conhecimento, stress do cuidador e comportamento de procura de saúde comprometido. Conclusão: Os resultados deste estudo reforçam a necessidade de apoiar os cuidadores informais, destacando a importância da implementação de estratégias de intervenção que promovam não apenas o alívio da sobrecarga e do stress, mas também o acesso a informações e recursos adequados. O papel da enfermagem, enquanto elemento central na coordenação dos cuidados, é fundamental na orientação dos cuidadores e na promoção de um cuidado mais holístico e personalizado.
- Um cuidar especializado da pessoa em situação crítica e/ou com insuficiência renal crónicaPublication . Pereira, Paula Samanta Assunção; Monteiro, Ana Carolina da RochaO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular – Estágio Final e Relatório, do 17º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. O estágio foi realizado em dois contextos distintos, decorrendo inicialmente, num serviço de urgência e, posteriormente, num serviço de cuidados intensivos, ambos em hospitais centrais na região norte do país. O principal objetivo deste relatório consiste na descrição e análise crítico-reflexiva do processo de aprendizagem, com desenvolvimento e integração de saberes na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica. Para a sua elaboração, foi adotada uma metodologia descritiva e reflexiva, sustentada por uma revisão bibliográfica criteriosa. A estrutura do presente relatório encontra-se segmentada em três partes principais. A primeira corresponde à Introdução, na qual foi realizado um enquadramento geral do relatório e do estágio, a justificação das escolhas efetuadas e a apresentação dos objetivos delineados. A segunda parte é dedicada à descrição dos contextos de estágio e às Competências no Cuidado Especializado da Pessoa em Situação Crítica e/ou com Insuficiência Renal Crónica, abrangendo a descrição e análise crítico-reflexiva das atividades realizadas ao longo do percurso formativo. Por fim, a Conclusão apresenta uma síntese global, com a análise transversal dos contributos, aprendizagens adquiridas e dificuldades enfrentadas no estágio. Os contributos em cada contexto de estágio corresponderam às oportunidades de melhoria identificadas e aos objetivos de aprendizagem definidos, favorecendo a consolidação de competências e o aperfeiçoamento contínuo. No contexto do serviço de urgência, foi desenvolvida uma revisão integrativa da literatura intitulada “Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Insuficiência Renal Crónica no Serviço de Urgência – Revisão Integrativa da Literatura”, tendo surgido a oportunidade de participar no 1º Congresso Internacional de Enfermagem em Doente Crítico organizado pela Sociedade Portuguesa de Enfermagem em Doente Crítico, com a apresentação do mesmo em forma de póster, através de uma comunicação livre, em novembro de 2024. O resumo foi posteriormente publicado em formato de e-book. Para além disso, foi realizada uma sessão de formação onde foram dados a conhecer os resultados da revisão integrativa da literatura à equipa de enfermagem. Neste contexto, foi criado um procedimento para a manipulação do cateter venoso central de hemodiálise e foi realizado um vídeo com a demonstração. Tanto o procedimento, como o vídeo, foram iniciativas pioneiras na criação de um espaço virtual no serviço, destinado à consulta da equipa de enfermagem. No contexto de cuidados intensivos, foi realizado um artigo de revisão intitulado “Risco de Infeção associado a Cateter Venoso Central e a Cateter de Hemodiálise na Pessoa em Situação Crítica - Scoping Review”, estando este artigo num processo de revisão por pares para submissão a uma revista científica. Para além disso, foi elaborada uma carta ao editor, que foi submetida a uma revista de quartil 1. No entanto, a mesma foi rejeitada pelo conselho editorial. Concluído este percurso, considera-se que as competências desenvolvidas no âmbito da área de Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação crítica proporcionaram recursos fundamentais para a prestação de cuidados de enfermagem especializados, sustentados na reflexão crítica e na melhor evidência científica.
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