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FCSE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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  • Estágio final e relatório
    Publication . Lobo, Ana Luísa Mendes; Ferreira, Maria Amélia Dias
    O presente documento, sob forma de um relatório de estágio, surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, do 1º semestre do ano letivo 2024-2025, inserida no 17º Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Universidade Católica Portuguesa (Porto). Partindo de uma metodologia descritiva e reflexiva, explora o processo de desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas na assistência à pessoa em situação crítica nos contextos de estágio de Serviço de Urgência Polivalente e Serviço de Medicina Intensiva Polivalente. Durante os estágios, esteve sempre presente a preocupação com a segurança e qualidade nos cuidados de enfermagem como “foco principal”, por isso, o planeamento e implementação de estratégias que visassem o melhor cumprimento das regras com referência na mais atual evidência científica por parte dos enfermeiros. No âmbito da melhoria continua da qualidade e segurança, destacam-se os trabalhos realizados nos diferentes contextos de estágio (Serviço de Urgência Polivalente e Serviço de Medicina Intensiva Polivalente). Neste percurso, tendo por base os domínios das competências comuns do Enfermeiro Especialista, no domínio da prática profissional, ética e legal, foi aprimorada a habilidade de realizar práticas em conformidade com as normas legais, os princípios éticos e deontológicos, garantindo sempre o respeito pelos direitos humanos. As leituras realizadas, atividades e reflexões desenvolvidas, os cuidados oferecidos e as experiências adquiridas, foram fundamentais para o meu crescimento tanto profissional quanto pessoal, estimulando o pensamento crítico e reflexivo. Todo este processo teve um impacto significativo na prática profissional visto ter possibilitado o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades baseados na pesquisa, contribuindo para a resolução de problemas e para a melhoria da gestão da qualidade em saúde.
  • Ambientes de prática de enfermagem especializada à pessoa em situação crítica
    Publication . Machado, Joana Filipa da Silva; Monteiro, Ana Carolina da Rocha
    O presente relatório, elaborado de forma descritiva e reflexiva, surgiu no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, da 17ª Edição do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. Expõe o percurso referente ao estágio, decorrido em dois contextos, num Serviço de Urgência e numa Unidade de Cuidados Intermédios Médicos, refletindo criticamente sobre as competências desenvolvidas e analisando as atividades realizadas, enquanto futura mestre e enfermeira especialista. Inicia-se com uma introdução, após a qual é exposto o percurso realizado para início de aquisição de competências, no primeiro estágio, previamente à Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, que foram as bases para a continuidade do processo. No terceiro capítulo, contextualizaram-se os dois locais onde o estágio da Unidade Curricular decorreu. Segue-se o quarto capítulo, com análise e reflexão crítica do processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista na área de especialização. Para cada domínio de competências comuns, explanaram-se as atividades desenvolvidas, que permitiram alcançar os objetivos previamente definidos e, desenvolver competências comuns e específicas da área de especialização. Culmina com uma reflexão final, sintetizando as ideias chave, incluída na conclusão. Foram exploradas várias atividades, com destaque na elaboração de instruções de trabalho e colaboração em auditorias, o desenvolvimento de ferramentas de apoio e implementação de um projeto formativo. Foram ainda elaboradas diversas pesquisas bibliográficas, para sustentar a prática baseada na evidência, com destaque para a revisão de literatura sobre o impacto da segurança psicológica dos profissionais de saúde, na qualidade dos cuidados à pessoa em situação crítica. Com base nos resultados deste trabalho, foi iniciada uma scoping review, ainda em curso, cujo protocolo será partilhado em evento científico e cujos resultados se pretende publicar em revista científica. Acrescentam-se, ainda, reflexões críticas realizadas sobre os cuidados prestados e as implicações para a prática, refletindo desenvolvimento profissional e pessoal. Este percurso académico, representa o início de um contínuo de desenvolvimento de competências na procura da excelência profissional. Foram desenvolvidas competências no âmbito da prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, nos diferentes domínios que refletem uma prática com respeito pelos aspetos éticos e legais, valorizando a esfera da comunicação; melhoria contínua da qualidade, na procura de ambientes de prática de enfermagem seguros e atrativos; na prevenção e controlo de infeção e antimicrobianos; na gestão integrada de cuidados de enfermagem, reconhecendo precocemente sinais de instabilidade e risco de falência orgânica; na gestão de recurso materiais e humanos; e no desenvolvimento de aprendizagens profissionais, demonstrando autoconhecimento, capacidade de trabalho em equipa e baseando a prática clínica em evidência científica atualizada. Por fim, denota-se neste percurso a riqueza de experiências, e o sentido de constante procura de conhecimento que possibilitaram a aquisição de competências e o desenvolvimento de capacidade analítica, crítica e reflexiva, enquanto futura Mestre e Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Crítica.
  • Um cuidar especializado da pessoa em situação crítica e/ou com insuficiência renal crónica
    Publication . Pereira, Paula Samanta Assunção; Monteiro, Ana Carolina da Rocha
    O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular – Estágio Final e Relatório, do 17º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. O estágio foi realizado em dois contextos distintos, decorrendo inicialmente, num serviço de urgência e, posteriormente, num serviço de cuidados intensivos, ambos em hospitais centrais na região norte do país. O principal objetivo deste relatório consiste na descrição e análise crítico-reflexiva do processo de aprendizagem, com desenvolvimento e integração de saberes na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica. Para a sua elaboração, foi adotada uma metodologia descritiva e reflexiva, sustentada por uma revisão bibliográfica criteriosa. A estrutura do presente relatório encontra-se segmentada em três partes principais. A primeira corresponde à Introdução, na qual foi realizado um enquadramento geral do relatório e do estágio, a justificação das escolhas efetuadas e a apresentação dos objetivos delineados. A segunda parte é dedicada à descrição dos contextos de estágio e às Competências no Cuidado Especializado da Pessoa em Situação Crítica e/ou com Insuficiência Renal Crónica, abrangendo a descrição e análise crítico-reflexiva das atividades realizadas ao longo do percurso formativo. Por fim, a Conclusão apresenta uma síntese global, com a análise transversal dos contributos, aprendizagens adquiridas e dificuldades enfrentadas no estágio. Os contributos em cada contexto de estágio corresponderam às oportunidades de melhoria identificadas e aos objetivos de aprendizagem definidos, favorecendo a consolidação de competências e o aperfeiçoamento contínuo. No contexto do serviço de urgência, foi desenvolvida uma revisão integrativa da literatura intitulada “Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Insuficiência Renal Crónica no Serviço de Urgência – Revisão Integrativa da Literatura”, tendo surgido a oportunidade de participar no 1º Congresso Internacional de Enfermagem em Doente Crítico organizado pela Sociedade Portuguesa de Enfermagem em Doente Crítico, com a apresentação do mesmo em forma de póster, através de uma comunicação livre, em novembro de 2024. O resumo foi posteriormente publicado em formato de e-book. Para além disso, foi realizada uma sessão de formação onde foram dados a conhecer os resultados da revisão integrativa da literatura à equipa de enfermagem. Neste contexto, foi criado um procedimento para a manipulação do cateter venoso central de hemodiálise e foi realizado um vídeo com a demonstração. Tanto o procedimento, como o vídeo, foram iniciativas pioneiras na criação de um espaço virtual no serviço, destinado à consulta da equipa de enfermagem. No contexto de cuidados intensivos, foi realizado um artigo de revisão intitulado “Risco de Infeção associado a Cateter Venoso Central e a Cateter de Hemodiálise na Pessoa em Situação Crítica - Scoping Review”, estando este artigo num processo de revisão por pares para submissão a uma revista científica. Para além disso, foi elaborada uma carta ao editor, que foi submetida a uma revista de quartil 1. No entanto, a mesma foi rejeitada pelo conselho editorial. Concluído este percurso, considera-se que as competências desenvolvidas no âmbito da área de Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação crítica proporcionaram recursos fundamentais para a prestação de cuidados de enfermagem especializados, sustentados na reflexão crítica e na melhor evidência científica.
  • Enfermagem especializada : um contributo para melhores cuidados
    Publication . Santos, Marta Monteiro dos; Ferreira, Maria Amélia Dias
    O presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, Escola de Enfermagem do Porto, da Universidade Católica Portuguesa contempla uma abordagem holística deste percurso da especialidade que culmina na aquisição de competências nesta área. Os contextos de estágio sucederam-se numa unidade de cuidados intermédios polivalentes e numa unidade de cuidados intensivos, no período compreendido entre 2 de setembro de 2024 a 18 de dezembro de 2024. Este documento apresenta a seguinte estrutura: 1) introdução; 2) um contributo para o desenvolvimento de competências para o cuidado especializado; 3) caracterização dos contextos da prática; 4) o desenvolvimento de competências especializadas; 5) análise SWOT e 6) conclusão. O objetivo da inclusão destes capítulos prende-se com a realização de uma análise crítico-reflexiva sobre as vivências experienciadas em contexto de estágio. A realização destes estágios contribuíram para o desenvolvimento de competências na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica e respetiva família, mais concretamente, ao nível de competências comunicacionais, gestão e prestação de cuidados ao doente crítico, gestão de recursos humanos e materiais, bem como, a importância da dignidade humana e o cumprimento das suas vontades. Deste modo, após desenvolver competências neste âmbito, fui capaz de promover uma prestação de cuidados segura e especializada e, através da realização de uma revisão integrativa da literatura sobre as diretivas antecipadas de vontade, aumentei os meus conhecimentos e partilhei-os com as equipas envolvidas. O presente relatório permitiu ainda consolidar e analisar criticamente, de uma forma mais detalhada, todos os desafios com que me deparei e as oportunidades de melhoria. Através deste documento, transmiti o meu percurso de aquisição e desenvolvimento de competências na área da pessoa em situação crítica e o atingimento com sucesso dos objetivos a que me propus inicialmente.
  • A pessoa em situação crítica : o foco do cuidado em enfermagem
    Publication . Azevedo, Juliana Cristina Vieira; Neves, Vasco Manuel da Silva
    O presente relatório tem como objetivo desenvolver todo o processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências, com vista à obtenção do título de mestre e especialista no cuidado à pessoa em situação crítica. Incide, principalmente, no estágio final realizado no decurso da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” do 2º ano do 17º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem-Porto da Universidade Católica Portuguesa. Através da introdução é realizado um enquadramento inicial, descrevendo os objetivos do presente relatório, assim como, uma breve apresentação dos contextos de estágio selecionados, metodologia e estrutura do relatório. O desenvolvimento, composto por quatro capítulos, aborda inicialmente, de forma breve e dinâmica, os campos do Estágio Final, seguido da evidência do desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica. Todos os capítulos apresentam, no seu desenvolvimento, reflexões acerca das experiências vivenciadas neste percurso acompanhadas pela respetiva fundamentação teórica. Através da pesquisa bibliográfica nestes contextos, foram realizados trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento de competências, nomeadamente, uma revisão da literatura denominada “Delirium – Implicações na pessoa sob ventilação invasiva numa Unidade de Cuidados Intensivos” realizada no primeiro contexto e a revisão da literatura acerca de “A importância da comunicação entre o enfermeiro e a família, em contexto de situação crítica, no Serviço de Urgência” realizada no segundo contexto. Ainda no primeiro contexto foi, também, elaborada uma revisão de conceitos acerca de “A Pessoa em Situação Crítica – Intervenções de Enfermagem na Mucosite Oral”. A elaboração deste relatório teve por base a pesquisa bibliográfica e a análise crítico-reflexiva das oportunidades vivenciadas ao longo de todo o processo de aprendizagem, com vista à obtenção do título de mestre e especialista nesta área.
  • Relatório de estágio : a importância do acolhimento no serviço de internamento médico-cirúrgico de pediatria
    Publication . Santos, Helena Sofia Querido dos; Barbosa, Constança Maria Silva Festas
    Este relatório reflete o percurso formativo e de desenvolvimento de competências nos domínios da prestação de cuidados, da gestão, da formação e da investigação, no âmbito do ciclo de estudos do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa. Em concreto, são descritas e analisadas criticamente as atividades realizadas durante o estágio final que permitiram atingir os objetivos específicos delineados e desenvolver as competências do enfermeiro especialista e Mestre em Enfermagem. A demonstração das competências foi concretizada através de um processo reflexivo e crítico sobre a importância do acolhimento no internamento de pediatria. Neste âmbito, revelaram-se como particularmente desafiantes as vertentes da comunicação com o binómio criança-família, o cuidar de crianças e famílias estrangeiras, a promoção da parentalidade, a parceria de cuidados e o trabalho em equipa. Em todas estas dimensões foram propostas alterações procedimentais e na documentação implementada no serviço em que decorreu o estágio que têm um importante potencial de ganhos de qualidade e eficácia na prestação de cuidados. Este percurso formativo permitiu, assim, o aprofundamento e a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos e a consolidação e avanço qualitativo de competências avançadas em cuidados pediátricos nos quatro domínios referidos e proporcionou um espaço de reflexão sobre questões complexas e desenvolvimento de soluções na prestação de cuidados holísticos centrados na criança e na família.
  • O papel do enfermeiro especialista na melhoria contínua da qualidade no âmbito da vacinação
    Publication . Ávila, Filipa Mendes Freire; Amado, João Daniel Neves
    A vacinação patenteia uma das mais emblemáticas histórias de sucesso ao nível da saúde pública, uma vez que confere proteção individual e populacional e previne doenças infeciosas. O Plano Nacional de Saúde 2021-2030, alinha-se com o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, a Saúde de Qualidade, e nomeia as doenças evitáveis pela vacinação como um problema de Saúde Pública de baixa magnitude, mas com elevado potencial de risco, dado que a diminuição no investimento da qualidade e efetividade das estratégias de intervenção que controlam e/ou previnem estas doenças pode manifestar-se no seu reaparecimento. Urge, a nível mundial, o reforço das estratégias de intervenção que visam assegurar o acesso equitativo a vacinas seguras, eficazes e de qualidade. O presente relatório foi efetivado, para aquisição das competências alusivas ao Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária, na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, numa Unidade de Saúde Pública da Região Norte de Portugal. A problemática do projeto de intervenção, ancorado na metodologia do Planeamento em Saúde, objetivou identificar as necessidades em saúde emergentes na área da qualidade em saúde no âmbito da vacinação e propor uma estratégia de intervenção inerente ao papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária e Saúde Pública face à necessidade emergente previamente priorizada. Face à extrema necessidade do reforço das estratégias que fomentam a qualidade dos serviços de vacinação, discriminada pelas Entidades Reguladoras da Saúde, elaborou-se o diagnóstico de saúde do qual emergiram oito necessidades em saúde. O processo de priorização, em anuência com os peritos, destacou a área da rede de frio como prioritária, constituindo a temática major do projeto, na qual alicerçam-se os objetivos delineadas, as propostas de intervenção elaboradas e os respetivos indicadores. O projeto fomentou a melhoria contínua da qualidade, através de propostas de intervenção, que visam garantir a efetiva segurança na administração de vacinas pela adequada manutenção das condições da rede de frio o que, em consequência, culmina em ganhos efetivos na saúde pública.
  • Competências socioemocionais na adolescência : na área do autocuidado
    Publication . Mendes, Elisabete Manuela de Teles; Amado, João Daniel Neves
    A promoção de competências socioemocionais: na área do Autocuidado em Adolescentes surge no âmbito do 17º Curso de Mestrado em Enfermagem na Área da Especialidade de Enfermagem em Saúde Comunitária e Saúde Pública. Tendo sido desenvolvido durante o estágio numa UCC da região norte de Portugal uma intervenção num Centro de Formação Profissional na área da saúde escolar tendo por base o Plano Nacional de Saúde Escolar. Neste Centro de Formação Profissional foi identificado pela Diretora Pedagógica a necessidade de intervenção do profissional de saúde a nível das competências socioemocionais. A intervenção foi centrada no adolescente, que está a viver um momento de transição, de criança para a idade adulta, encontrando-se assim numa situação de vulnerabilidade que pode acarretar riscos. Riscos esses que podem pautar e interferir no seu Autocuidado, como, por exemplo, a nível da alimentação, sono e repouso, atividade física, abuso de substâncias e não substâncias e Infeções Sexualmente Transmissíveis. Para o adolescente superar estes riscos e poder tomar decisões responsáveis e saudáveis, deve desenvolver conhecimentos, capacidades e habilidades. Esta capacitação vai ser fundamentada e potenciada pelo enfermeiro, com base em duas grandes teorias de enfermagem, a Teoria das Transições de Afaf Meleis e a Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem, por forma a promover o bem-estar e a qualidade de vida desta população. Para executar esta intervenção utilizou-se a metodologia de planeamento em saúde. No diagnóstico de situação através da aplicação de uma Escala Kidscreen – 52, e da Dinâmica “O que sei sobre mim” foram identificados dois problemas. Atuou-se no problema Potenciar a Melhoria para o Autocuidado após a periodização. Tendo como objetivo geral aumentar a consciencialização para o Autocuidado em Saúde, em Adolescentes, entre os 14 e os 18 anos de idade, esta intervenção decorreria num período de 3 anos. As estratégias de intervenção foram a execução de 2 pré-sessões (diagnóstico e motivação) e de 5 sessões de formação em saúde, realizadas no ambiente escolar. No entanto, como o estágio foi apenas de 4 meses efetuou-se a intervenção apenas ao 1º e 2º anos de escolaridade e no final foi realizada uma avaliação intercalar. Esta intervenção apresentou como resultados uma melhora significativa a nível da perceção dos estudantes sobre a sua qualidade de vida a nível do autocuidado e também a satisfação dos estudantes com as sessões. No entanto, algumas temáticas necessitam de um reforço de conhecimentos, como sejam a alimentação saudável, atividade física, sono e repouso, abuso de não substâncias e métodos contracetivos. Esta melhoria poderá ser executada na intervenção futura. É também importante referir que esta intervenção está já a ser alargada a outras escolas profissionais e continua a decorrer nesse Centro de Formação Profissional. A intervenção executada e o presente relatório pretendem também refletir o desenvolvimento de competências como Mestre e Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária e Saúde Pública. Denotando as competências comuns e especificas e como mestre e especialista.
  • A comunicação como pilar do cuidado à pessoa em situação crítica
    Publication . Moura, Diogo Luís Ribeiro; Ferreira, Maria Amélia Dias
    Este Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do 17º edição do Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Universidade Católica Portuguesa. O estágio decorreu numa Unidade de Cuidados Intensivos da região Norte e em meio de emergência extra-hospitalar também da região Norte, refletindo-se sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista. A comunicação revelou-se um elemento central no processo de prestação de cuidados, tanto na interação com a equipa como no apoio à família da Pessoa em Situação Crítica. A capacidade de transmitir informações de forma clara e empática demonstrou ser essencial para reduzir a ansiedade dos familiares, fortalecer a confiança na equipa e garantir uma abordagem humanizada no cuidado à pessoa. Para além disso, ao longo do estágio, foram realizadas atividades complementares que enriqueceram a formação prática. Dentro destas, destaca-se a Via Verde Trauma, uma pesquisa bibliográfica sobre as melhores práticas nesse campo, bem como uma formação sobre a metodologia ISBAR (Identificação, Situação, Background, Avaliação e Recomendação) destinada ao INEM, focada na melhoria da comunicação e eficácia na qualidade dos cuidados prestados em situações de emergência. Foi também realizada uma revisão da literatura sobre comunicação, enfatizando a sua importância nas interações com a equipa e familiares, além da sua aplicação no contexto de cuidados intensivos. Este relatório evidência a relevância da comunicação, da gestão eficaz e da liderança para a prestação de cuidados humanizados e de qualidade à Pessoa em Situação Crítica respeitando sempre os princípios éticos e legais, reforçando o papel do enfermeiro especialista em promover cuidados seguros e centrados na pessoa, através do desenvolvimento contínuo das suas competências.
  • Cuidador informal da pessoa dependente : perfil e necessidades sensíveis aos cuidados de enfermagem
    Publication . Fernandes, Cláudia Maria Resende; Costa, Tânia Filipa Santos
    Enquadramento: A crescente longevidade da população, associada a alterações significativas no perfil demográfico, tem gerado desafios consideráveis no domínio do cuidado. Este cenário assume particular relevância, considerando que, atualmente, muitos indivíduos alcançam uma maior longevidade após os 65 anos, embora nem sempre esse acréscimo de anos corresponda a uma vida saudável. Tal realidade evidencia a necessidade urgente de um suporte adequado para os familiares que, muitas vezes, assumem o papel de cuidadores informais de pessoas dependentes. Objetivos: Tendo em conta a temática abordada, o presente estudo tem como objetivo, identificar o perfil e as necessidades sensíveis aos cuidados de enfermagem do cuidador informal da pessoa dependente, de uma Unidade de Saúde Familiar (USF) da área de abrangência de uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). Metodologia: Com base na metodologia de planeamento, foi realizado um estudo descritivo transversal analítico. Para a recolha de dados, foi utilizado um formulário multidimensional, aplicado telefonicamente a uma amostra de 43 cuidadores informais, o qual foi desenvolvido a partir de instrumentos de medida existentes, previamente traduzidos e validados para a população portuguesa. Resultados: O perfil do cuidador informal identificado neste estudo é predominantemente feminino (74%, n=32), com idade média de 62,2 anos, baixa escolaridade, casada/o ou em união de facto (58%, n=25), reformada/o (44%, n=19) e com comorbilidades associadas. A maioria dos cuidadores da amostra são filhas/os (63%, n=27) que coabitam (79%, n=34) com um dos pais em situação de dependência severa ou total, que prestam cuidados ao longo de um período médio de 9,6 anos e uma carga diária, que em média, pode alcançar as 19,1 horas. Estes dados confirmam a sobrecarga física e emocional a que estes cuidadores informais estão sujeitos. Apesar do cansaço evidenciado (81%, n=35) e do pouco tempo que dispõem (67%, n= 29), a amostra demonstra uma forte motivação para continuar a exercer a função de cuidador. Este panorama revela a vulnerabilidade destes cuidadores pois muitos identificam algum tipo de sobrecarga (77%, n=33) e pouca informação sobre os recursos disponíveis na comunidade. Com base no perfil traçado, emergiram as necessidades sensíveis aos cuidados de enfermagem refletidas em sete diagnósticos, nomeadamente: qualidade de vida comprometida, dor musculoesquelética, gestão do regime medicamentoso complexo, sono comprometido, potencial para melhorar o conhecimento, stress do cuidador e comportamento de procura de saúde comprometido. Conclusão: Os resultados deste estudo reforçam a necessidade de apoiar os cuidadores informais, destacando a importância da implementação de estratégias de intervenção que promovam não apenas o alívio da sobrecarga e do stress, mas também o acesso a informações e recursos adequados. O papel da enfermagem, enquanto elemento central na coordenação dos cuidados, é fundamental na orientação dos cuidadores e na promoção de um cuidado mais holístico e personalizado.