FCSE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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- As tecnologias de informação no ensino da disciplina de Cirurgia OralPublication . Macedo, José Paulo Mendes Guimarães de; Andrade, António Manuel Valente de
- Confusão : a dimensão do subdiagnósticoPublication . Silva, Rosa Carla Gomes; Silva, Abel Paiva; Marques, Paulo OliveiraÉ no contexto do Subdiagnóstico da Confusão que se desenvolveu o presente estudo. A confusão do doente hospitalizado encontra-se recorrentemente subdocumentada e sub-tratada. Este facto, para além de comprometer a situação clínica do doente confuso, conduz a severas complicações. Perante esta questão, pretendeu-se conhecer o seu grau de subdiagnóstico em contexto hospitalar. Como estratégia foi identificada a documentação produzida pelos profissionais de saúde referente aos doentes que, durante o período de internamento, num Hospital Central Universitário, desenvolveram episódios confusão, assim como a percepção do enfermeiro sobre a condição deste doente. Para dar resposta ao objectivo do trabalho, conduziu-se um estudo não experimental, descritivo correlacional e exploratório, em que os procedimentos sistemáticos para a sua estruturação se inserem dentro do paradigma quantitativo. A colheita de dados ocorreu em 31 serviços, em que os processos clínicos da amostra – 111 doentes confusos – foram analisados. Ainda como estratégias para essa recolha, identificou-se a Percepção do Enfermeiro sobre a condição do doente confuso, usando-se para tal a entrevista. A informação extraída dos processos clínicos e da entrevista foi sujeita ao processo de Análise de conteúdo, tendo a CIPE® (versão 1) como modelo de análise estabelecido a priori. As características como o comportamento interactivo de agressividade e de não participação nos cuidados, a perturbação da actividade psicomotora (como é exemplo a hipoactividade) e do discurso e ainda a desorientação foram os Problemas mais Documentados. No âmbito da Documentação de Intervenções de Enfermagem verificou-se que as mais documentadas se enquadram na acção Imobilizar, mais concretamente o imobilizar com dispositivos de imobilização e o imobilizar com grades na cama. Tendo em conta o objectivo final deste trabalho, identificou-se o grau de subdiagnóstico da confusão na documentação ao nível dos processos clínicos. Este subdiagnóstico na documentação reflectiu-se em 14 doentes o que equivale a 12,6% dos casos. Após a análise efectuada ao discurso produzido pelos enfermeiros conclui-se que em 30,6% dos casos há défices de percepção da condição do doente. Por sua vez, foi de 9 doentes o número de doentes sem nenhum indicador de confusão, tanto a nível da documentação como a nível da percepção do enfermeiro, o que corresponde a 8,1% dos casos.
- A conspiração do silêncio em cuidados paliativos : os actores, contextos e práticas na perspectiva da equipa multidisciplinarPublication . Mendes, Tânia Sofia Reis; Martins, José Carlos AmadoA conspiração do silêncio é um processo de ocultação de informação ao doente. Acontece com frequência em cuidados paliativos, contexto sensível às questões da dor, do sofrimento e da morte. O presente estudo surgiu da necessidade de conhecer a vivência da conspiração do silêncio na perspectiva da equipa multidisciplinar em cuidados paliativos. Consideramos que esta investigação terá relevância para a melhoria da prestação de cuidados paliativos ao pretender conhecer um fenómeno que parece constituir um entrave à criação de condições de humanização, de tranquilidade e de comunicação aberta, características deste tipo de cuidados. Neste sentido, elegeu-se a Grounded Theory como referencial metodológico capaz de nos ajudar na concretização deste objectivo. Através da observação participante, da realização de entrevistas e Focus Group aos elementos da equipa multidisciplinar do Serviço de Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia do Porto, conseguimos compreender como é vivenciada a conspiração do silêncio neste contexto de cuidados, na perspectiva da equipa, quer para o doente, quer para a família, quer para si própria. Através da análise dos dados percebemos que o doente, a família e a equipa são os três actores intervenientes na conspiração do silêncio em cuidados paliativos. Compreendemos que esta, ao ocorrer, pode consequentemente ser mantida ou ser destruída. A conspiração do silêncio pode ser mantida e ser considerada adaptativa e, nesse sentido, não tem consequências negativas, podendo o doente viver tranquilamente, visto essa situação não lhe causar preocupação. No entanto, pode também ser não adaptativa e, nesse sentido, cria desconforto, angústia e isolamento, dificulta a abordagem da própria equipa, impede despedidas, prolonga os processos de agonia e desfavorece a comunicação. Posto isto, há necessidade que seja destruída, sendo que qualquer um dos elementos intervenientes pode propiciar que isso aconteça através de diferentes estratégias. Quando a conspiração do silêncio é destruída, considera-se que isso traz consequências quer positivas, quer negativas, para os três actores, concluindo-se, no entanto, que as positivas superam as negativas. A equipa sofre represálias e lida com a revolta quando destrói a conspiração, no doente verifica-se sempre um sofrimento inicial, enquanto na família se constata uma dificuldade acrescida na vivência do luto. Quando se consegue avançar com este processo o cuidar fica facilitado, consegue-se cuidar num todo, a equipa acaba por lidar com a gratidão, todos ficam em sintonia com a equipa, o doente pode ter uma morte tranquila e percebe-se melhor os relacionamentos no seio da família. Assim, concluímos que uma relação de verdade, com a destruição dos silêncios gera, certamente, uma angústia e um sofrimento iniciais, mas evita os efeitos negativos de não adaptação às situações vividas no contexto dos cuidados paliativos.
- Relatório de estágioPublication . Páscoa, António Joaquim Inácio; Sousa, Patrícia Pontífice deO presente relatório descreve o estágio realizado, no âmbito do curso de mestrado em enfermagem com especialidade em enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Católica, em três locais de ensino clínico: no Serviço de Urgência do Hospital Curry Cabral; nos Cuidados Intensivos no Hospital da Luz; no Bloco Operatório (Opcional) do Hospital da Luz A sua estrutura acompanha o raciocínio que elaborou para desenvolver competências especializadas de enfermagem Médico-Cirúrgica. Depois de uma breve caracterização dos locais de estágio apresenta os objectivos a atingir, objectivos esses que foram definidos de acordo com as necessidades de aquisição de novas competências e também para obter uma maior eficiência noutras competências que já detinha anteriormente, fruto de uma experiência profissional de 15 anos no âmbito da enfermagem médico-cirúrgica. Descreve as oportunidades de aprendizagem que favoreceram o desenvolvimento de competências exigidas a um enfermeiro especialista e, os diversos contributos que originou para os serviços, entre os quais se podem destacar: diversas normas de serviço; um plano de formação anual; formações em serviço; justificação de intervenções autónomas de enfermagem (visita pré-operatória de enfermagem) e a criação de instrumentos auxiliares á pratica clínica (folhas de registos do pós-operatório imediato). Estes ensinos clínicos propiciaram-lhe alcançar uma prática clínica especializada, congruente com valores e crenças significativas para os clientes e suas famílias. Paralelamente, o contacto com as diferentes realidades sociais e culturais, durante a sua prática clínica, proporcionaram-lhe um enriquecimento pessoal e profissional ímpar. Ao longo do relatório, descreve como demonstrou possuir racionalidade na acção, o que lhe possibilitou o reconhecimento pelos seus pares e supervisores clínicos, da sua contribuição para a melhoria no atendimento do cliente crítico e semicrítico ao proporcionar-lhe ganhos efectivos em saúde.
- Relatório de estágioPublication . Barbosa, Carla Sofia Lopes; Rocha, LúciaO presente Relatório insere-se no plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem, Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa. Este trabalho surge como um documento ilustrativo da aprendizagem adquirida durante o Estágio, realizado nos Serviços, de Urgência, de Cuidados Intensivos de Cardiologia e Bloco Operatório, do CHVNG/E. Descreve o que foi realizado, através da reflexão crítica dos objectivos gerais e específicos traçados, bem como dá visibilidade às actividades desenvolvidas, relatando as situações/problemas encontrados, referindo as estratégias sugeridas para a sua resolução, assim como descreve as competências adquiridas. O Estágio referente ao Módulo I foi realizado no Serviço de Urgência. Proporcionou-me perceber a dinâmica dos cuidados prestados ao doente crítico nas diferentes áreas da urgência, permitindo-me mobilizar/adquirir conhecimentos e competências na área: da triagem, amarelo/laranja, verde/azul, pequena cirurgia, ortopedia e sala de reanimação. O Estágio correspondente ao Módulo II decorreu na Unidade de Cuidados Intensivos de Cardiologia, permitindo-me aprofundar/melhorar conhecimentos e competências na área de cuidados intensivos. Ao Módulo III correspondeu um estágio opcional sobre Enfermagem no Perioperatório, permitindo-me mobilizar/adquirir conhecimentos e competências para assistência ao doente nas diferentes fases do perioperatório. A metodologia escolhida para a realização deste trabalho baseia-se no método descritivo e analítico através da reflexão e exposição das diferentes actividades realizadas, confrontando-as com as actividades propostas no Projecto de Estágio. Com este trabalho pretendo demonstrar de uma forma global as competências adquiridas, sua importância e relevância para o cabal desempenho da função de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
- Sobrecarga do prestador de cuidados informal da pessoa idosa dependentePublication . Moniz, Celeste Cristina Pinheiro; Santos, Célia Samarina Vilaça de BritoUm dos objectivos deste trabalho foi descrever a sobrecarga percepcionada pelo Prestador de Cuidados Informal (PCI) do Concelho de Amarante. Para além deste, procurou-se ajustar o modelo teórico de Pearlin aos resultados encontrados e, de forma integrativa, colocou-se a hipótese inicial do Coping e qualidade de vida se encontrar relacionada com a sobrecarga do PCI. Pôs-se em prática um estudo transversal, descritivo e de análise de um fenómeno de enfermagem. Foi construída uma amostra de conveniência (de 340 PCI, com 2% dos indivíduos de nove freguesias do concelho. Seis das freguesias eram rurais, tendo um peso sensivelmente igual na amostra em termos de indivíduos, com as de predominância urbana. Foi construído um questionário sócio-demográfico para o efeito, e utilizadas três escalas de avaliação validadas para a população portuguesa: o Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal (QASCI), o Questionário dos Modos de Lidar com a Adversidade (QMLA) e o Questionário de Avaliação do Estado de Saúde (MOS-SF 36). Foram encontrados resultados que se coadunam com a literatura científica explorada. A sobrecarga do PCI é uma dimensão multifacetada e intimamente ligada ao foro familiar. Dentro da família, a mulher é o PCI mais prevalente e possui um perfil característico. O cuidado informal é, também ele, característico e peculiar. Verifica-se que os factores: idade, género, patologia, grau de parentesco, suporte social, duração dos cuidados e o apoio financeiro influenciam a sobrecarga do PCI. Verifica-se também que o grau de dependência da PID, avaliado pelo índice de Barthel, não aparenta ter influência na sobrecarga sentida pelo PCI. Não se encontraram correlações significativas, neste estudo, entre a sobrecarga, a qualidade de vida e a qualidade de vida do PCI.
- Relatório de estágioPublication . Ribas, Maria Leonor Gonçalves; Valentim, Olga SousaNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Natureza Profissional em Saúde Mental e Psiquiatria, foi-me proposta a realização de um Relatório referente à Unidade Curricular Estágio. Para a elaboração deste Relatório foi utilizada a metodologia descritiva e analítica relativa ao meu desempenho e utilizei como recursos a reflexão diária escrita e a análise do Projecto de Estágio. O presente Relatório refere-se a Três Módulos distintos que constam do Plano de Estudos do Mestrado. O Módulo I visa a promoção de estilos de vida, o Diagnóstico Precoce e a Prevenção na Comunidade e em Centros de Saúde. Decorreu no Centro de Saúde de Rio de Mouro – ACES IX- Agrupamento Dos Centros de Saúde IX: Algueirão - Rio de Mouro. Fui dispensada do Módulo II, dada a minha longa experiência em unidade de intervenção na crise, com utentes adultos. O Módulo III, visa o desenvolvimento de competências em campo de subespecializaçao da saúde mental e psiquiatria, á escolha do formando e como tal, seleccionei a área de promoção de estilos de vida saudáveis e como campo de estágio, a Assistência Médica Internacional, no departamento de Acção Social, mais concretamente na Equipa de Rua, com abordagem directa aos Sem-Abrigo.
- A família no hospitalPublication . Pereira, Vanda Maria Veiga; Madureira, ManuelaO presente relatório é referente ao estágio clínico do curso de mestrado de natureza profissional em Enfermagem Médico-Cirúrgica 2008/2010 da Universidade Católica Portuguesa, realizado no Serviço de Cirurgia Geral e Serviço de Urgência do Hospital do Montijo. Contém a descrição e análise das várias etapas do caminho percorrido nos campos de estágio, procurando documentar as aprendizagens conseguidas assim como os impactos da presente formação na prestação de cuidados, na formação, na gestão e na investigação de modo a comprovar o desenvolvimento de competências necessárias ao enfermeiro especialista. Está organizado a partir do planeamento prévio às actividades de estágio, sendo descrita a instituição e serviços escolhidos, seguindo-se a análise da experiência profissional creditada ao abrigo da legislação em vigor e posteriormente relatado o processo de desenvolvimento de competências trabalhadas nos estágios clínicos. As pesquisas, reflexões, análises de incidentes críticos, conteúdos de toda a formação realizada, bibliografia e principais recursos utilizados, foram organizados num portefólio de aquisição de competências em suporte digital e que serviu de apoio à realização deste relatório. Por fim é apresentada a síntese e as conclusões do trabalho efectuado, assinalando-se os progressos alcançados em termos de desenvolvimento de competências e os principais contributos deixados nos locais de estágio.
- Intervenção comunitária em enfermagem num bairro do concelho do SeixalPublication . Dias, Sónia Tomás Simões Gaudêncio; Figueiredo, Amélia SimõesAo longo dos anos, os cuidados que os enfermeiros prestam têm sempre em conta as necessidades físicas, emocionais e sociais das pessoas e visam um ou mais objectivos fundamentais desta profissão: a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento, a reabilitação e a reintegração social. Para além da prestação de cuidados de enfermagem globais ao longo do ciclo de vida das pessoas, os enfermeiros prestam igualmente cuidados a famílias, grupos e comunidades. Assim, o enfermeiro especialista em enfermagem comunitária transpõe os muros da instituição onde trabalha para adquirir conhecimentos, desenvolver competências e partilhar junto da população, nos bairros, nas escolas, nas empresas, o seu saber e o seu agir. Os enfermeiros utilizam estratégias de intervenção na comunidade, com a comunidade e para a comunidade, capacitando-a cada vez mais na resolução dos seus próprios problemas/necessidades, recorrendo a instituições e estabelecendo relações de parcerias com as mesmas no contexto da promoção da saúde, na prevenção da doença e na aquisição de ganhos em saúde. Neste estudo, pretende-se numa primeira abordagem caracterizar a população existente no Bairro 1º de Maio na freguesia da Arrentela, Concelho do Seixal; seguidamente, pretende-se identificar, encaminhar e resolver as necessidades de intervenção prioritárias identificadas pela população em estudo e por último a promoção da saúde da população Infanto/Juvenil residente no referido Bairro. Em relação ao tipo de estudo trata-se de um estudo descritivo simples. Relativamente à recolha de dados, optou-se pela utilização de um inquérito em forma de questionário, que perante a população inquirida, permitisse obter informações necessárias para a sua caracterização e posterior análise no âmbito da intervenção comunitária. Tendo em conta os objectivos delineados e o tipo de estudo em causa, a estratégia utilizada para o tratamento e análise dos dados foi, uma abordagem tanto quantitativa como qualitativa. Assim, com este estudo pretende-se reflectir sobre a importância da enfermagem no contexto da intervenção comunitária…
- Relatório de estágioPublication . Almeida, Brígida dos Santos; Nunes, ElizabeteO presente relatório representa o percurso de aprendizagem realizado em diferentes contextos da prestação de cuidados de enfermagem e transmite objectivamente os problemas/necessidades identificadas, as actividades implementadas para os solucionar e as competências desenvolvidas com o decorrer do estágio. Ao longo dos vários módulos foi dado ênfase à temática: Cuidar da Criança com Malformação Congénita e sua Família. Tendo em consideração, que cada vez mais crianças nascem e sobrevivem com malformações bastante complexas e que neste período de transição surgem dificuldades acrescidas que complexificam o processo de adaptação familiar e a assunção do papel parental, torna-se urgente ajudarmos estas crianças/famílias a alcançarem o máximo potencial de saúde e a desenvolverem competências que lhes permitam dar resposta aos seus problemas específicos. O grande desafio para os enfermeiros consiste em apoiar aqueles que se encontram em transição, compreender os seus processos e desenvolver intervenções apropriadas às suas necessidades e ao seu estado de saúde (Schumacher & Meleis 1994). O enfermeiro especialista em saúde infantil e pediatria, pelo conhecimento aprofundado que detém e pelas competências específicas que possui, tem uma responsabilidade acrescida na promoção das competências parentais para lidar com as mudanças normativas ou situações adversas que possam surgir. Desta forma, poder-se-á contribuir para uma vivência mais saudável deste período maturacional e para o desenvolvimento da criança e de todo sistema familiar. Ao longo dos vários módulos foi possível aprofundar conhecimentos e desenvolver competências que me permitirão, enquanto futura enfermeira especialista, cuidar da criança/jovem e família em situações de particular exigência e complexidade, tendo em vista a maximização da saúde, a prevenção e tratamento da doença, a readaptação funcional e a reinserção social em todos os contextos de vida. As actividades desenvolvidas foram, simultaneamente, um importante contributo para a melhoria da qualidade dos cuidados, na medida em que possibilitaram aos enfermeiros aprofundar conhecimentos sobre o cuidar da criança com malformação e sua família e desenvolver algumas metodologias mais eficazes para assistir as crianças/ famílias em processo de transição