FCSE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCSE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Title
Now showing 1 - 10 of 1540
Results Per Page
Sort Options
- O abandono de crianças em hospitalPublication . Pinto, Ana Marta Silva; Caldeira, SílviaServe o presente relatório, no âmbito do 13º Mestrado em Enfermagem na área de especialização de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica, para descrever e analisar de uma forma crítica e reflexiva o percurso realizado durante o estágio, com os respetivos objetivos, atividades e resultados, de forma a prover a aquisição de competências especializadas. A temática por mim escolhida remete para a criança e jovem em risco, no campo da negligência, especificamente o seu abandono em contexto hospitalar e a importância da enfermagem neste âmbito. Uma melhor compreensão do fenómeno implicou a necessidade de uma pequena contextualização histórica, complementar à investigação iniciada através do mapeamento do conhecimento disponível sobre a mesma. De forma a relacionar o presente relatório com a perspetiva da Enfermagem Avançada, recorri não só aos resultados do trabalho de investigação como também ao seu enquadramento na Teoria do Caring, de Jean Watson. O estágio foi realizado ao longo de quinze semanas e tripartido pelos serviços de Pediatria Médica – Internamento, Neonatologia e Urgência Pediátrica, consoante o exigido para a aquisição das competências específicas e procurando ir de encontro à área temática escolhida. Contudo, importa realçar as condicionantes derivadas da atual pandemia causada pela Covid-19 e que levaram a uma constante reorganização e adaptação, quer na escolha dos locais, quer do próprio desempenho enquanto aluna de especialidade.
- Abordagem ao doente crítico com envolvimento familiarPublication . Couto, Diana Marisa Andrade do; Ferreira, Maria Amélia DiasEste relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, inserida no plano do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área à pessoa em situação crítica e pretende refletir o percurso para a aquisição de competências enquanto enfermeiro especialista. Este foi desenvolvido no contacto com contextos da prática clínica, em ambiente de serviço de urgência e emergência extra-hospitalar. Com este documento procurou-se apresentar objetivos planeados e concretizados, descrever atividades desenvolvidas e competências adquiridas, utilizando uma visão crítico-reflexiva para a demonstração do percurso realizado. Para a sua elaboração, partiu-se de evidência atual e com qualidade para fundamentação e tomada de decisão e utilizou-se uma metodologia descritiva e reflexiva. Como alicerce à sua construção teve-se em conta os objetivos definidos para a Unidade Curricular, o projeto de estágio com os objetivos pessoais e os trabalhos elaborados no decorrer dos contextos. Este baseia-se na reflexão sobre o processo de aprendizagem e aquisição de competências prévios, na contextualização dos locais da prática clínica, na descrição do processo de aquisição de competências na área de especialização, na análise global do percurso de aprendizagem e principais implicações para a prática profissional, crescimento pessoal e académico. Desenvolveu-se ainda uma reflexão crítica, com intervenção na equipa sobre o papel da família na pessoa doente no serviço de urgência, com o objetivo de compreender a sua importância e a tradução para a qualidade e humanização de cuidados. A recolha e análise de dados relativos a esta temática bem como, a perceção de lacunas no que a respeita e ainda, a importância para o controlo de infeção neste contexto, levou a uma reflexão e acompanhamento ao longo do mesmo, numa tentativa de melhoria da qualidade de cuidados, partindo de uma necessidade identificada. Foi ainda realizada uma revisão integrativa sobre a presença da família em contexto da PCR (Paragem cardiorrespiratória) no extra-hospitalar com o objetivo de compreender a importância da sua presença. A prática profissional com enfoque na ética, deontologia, comunicação e relação terapêutica é igualmente refletida neste trabalho. O principal contributo neste crescimento enquanto enfermeiro especialista remete à capacidade de reflexão e gestão na prestação de cuidados, o desempenho de ações fundamentadas em evidência atual e de qualidade e ainda a humanização de cuidados. Assim se compreende a importância da investigação para a evolução dos cuidados de enfermagem e o desenvolvimento da profissão construída por enfermeiros mais formados e atualizados.
- Abordagem da via aérea à pessoa em situação crítica : relatório de estágioPublication . Lopes, Ana Patrícia Bandeirinha Meneses; Sousa, Patrícia PontíficeNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, surge a elaboração do presente relatório com o objetivo de descrever as competências desenvolvidas/adquiridas através de variadas atividades concretizadas não só durante o percurso profissional, em contexto de trabalho nos Cuidados Intensivos, como ao longo da formação pós-graduada, em contexto de Serviço de Urgência e Serviço de Anestesiologia, tendo em vista a obtenção do título de Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Por esta razão, o trabalho final assenta numa metodologia crítico-reflexiva na e sobre a prática clínica. Compreende ainda a conceptualização teórica nos mais variados contextos da praxis clínica, tendo em vista o desenvolvimento da enfermagem enquanto disciplina. Considera-se a Teoria da Transição de Meleis (2010), o suporte conceptual principal deste relatório, na medida em que coloca a pessoa na centralidade dos cuidados de enfermagem, que em interação com o ambiente, necessita de um reforço para vivenciar de forma positiva o processo de transição saúde/doença. Defino a minha intervenção na aquisição de competências de Enfermeira Especialista, na perspetiva de responder à Pessoa e sua Família, com intervenções de enfermagem classificadas no seu resultado, como ações que promovem, que recuperam ou facilitam a saúde da díade Pessoa/Família. O tema transversal do relatório diz respeito às intervenções pelo enfermeiro na abordagem da via aérea à pessoa em situação crítica, que aliás motivou muitas das atividades desenvolvidas nos estágios, principalmente, enquanto formadora devidamente fundamentada pela realização da Revisão Sistemática da Literatura que me permitiu conhecer o “estado da arte” sobre o tema. Relata os cuidados de enfermagem prestados à pessoa em situação crítica, mantendo as funções básicas, prevenindo lesões e aumentando o potencial de recuperação da pessoa, durante todo o processo anestésico e, também em contexto de urgência. Evidencia as dificuldades encontradas em momentos de aprendizagem e de reflexão, as estratégias de acolhimento e comunicação com a pessoa e sua família; expõe a importância da prática baseada na evidência, através da análise de metodologias do trabalho de enfermagem, dinâmicas das equipas de enfermagem, elaboração e análise de normas, protocolos e procedimentos, promovendo a qualidades dos cuidados de saúde e práticas seguras. Este relatório engloba três perspetivas diferentes, em três diferentes contextos de cuidados de enfermagem, estabelecendo uma abordagem direta sobre a intervenção do Enfermeiro Especialista. Este é visto como um modelo de ação e um agente de mudança a seguir na abordagem avançada à Pessoa/Família e, finalmente, a ser tido em conta como uma referência na prestação de cuidados de excelência.
- Abordagem de enfermagem ao doente críticoPublication . Costa, Ana Filipa Pinho; Rocha, LúciaO presente trabalho pretende descrever o percurso realizado durante o período de estágio, decorrido no Centro Hospitalar entre o Douro e Vouga E.P.E. (unidade de Santa Maria da Feira), de 27 de Abril de 2011 a 4 de Fevereiro de 2012, descrevendo as actividades realizadas ao longo dos três módulos (serviço de urgência, unidade de cuidados intensivos e controlo de infecção hospitalar), que permitiram a aquisição e desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, essenciais para uma abordagem qualificada ao doente crítico. O doente crítico apresenta risco ou mesmo falência de uma ou mais funções vitais, sendo que a sua sobrevivência depende de meios avançados de vigilância, monitorização e terapêutica. A abordagem de enfermagem a este doente exige um nível de conhecimentos e competências específicas que o enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica possui. Este, através da prestação de cuidados qualificados de forma contínua, permite a manutenção das funções básicas de vida, previne complicações e limita incapacidades, visando a recuperação total do doente. Através do período de estágio, foi possível verificar a importância das competências destes profissionais para uma estruturada e eficiente resposta ao doente em situação crítica e a aquisição/ desenvolvimento de muitas dessas competências. As actividades realizadas ao longo do estágio foram executadas de forma autónoma e em complementaridade com as diferentes equipas. A permanente busca de conhecimentos científicos actuais permitiu o desenvolvimento da minha tomada de decisão, fundamental para uma boa prática de enfermagem. De forma resumida, os períodos de estágio no serviço de urgência e na unidade de cuidados intensivos permitiram o desenvolvimento/ aquisição de competências que me permitem cuidar do doente em situação emergente, antecipando a instabilidade e o risco de falência orgânica, gerindo a dor, o bem-estar do doente, a administração de protocolos terapêuticos e a comunicação interpessoal com o doente e família. O período de estágio na comissão de controlo de infecção permitiu o desenvolvimento de competências e a aquisição e conhecimentos na área de controlo de infecção que serão de extrema importância para a maximização na prevenção e controlo de infecção perante a pessoa em situação crítica, face à complexidade da situação e à necessidade de respostas adequadas em tempo útil. Ao longo do estágio foram desenvolvidos trabalhos importantes para a melhoria de qualidade dos serviços e da prestação de cuidados de enfermagem na abordagem ao doente adulto e idoso com doença grave e em estado crítico. O Curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico- Cirúrgica permitiu o meu desenvolvimento pessoal e profissional, importante para a melhoria da minha prestação de cuidados em enfermagem na abordagem ao doente crítico.
- Abordagem de enfermagem especializada ao cliente crítico e famíliaPublication . Amaral, Carla Isabel Lopes; Rabiais, Isabel Cristina MascarenhasNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde de Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa elaborou-se o presente relatório. Este documenta o percurso efetuado e evidencia os principais contributos dos estágios realizados, com vista à aquisição e desenvolvimento de competências de mestre em enfermagem médico-cirúrgica e enfermeiro especialista em pessoa em situação crítica. O primeiro estágio, referente ao Módulo I, decorreu num Serviço de Urgência Polivalente e o relativo ao Módulo II, numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente. O do Módulo III, de carácter opcional, foi realizado num Bloco Operatório e a escolha foi motivada pelos meus interesses pessoais, tanto académicos como profissionais. O estágio na urgência proporcionou um primeiro contacto especializado ao cliente em estado crítico, sobretudo na atuação urgente/emergente. O bloco operatório revelou-se imprescindível na realização de técnicas especializadas e prestação de cuidados aos clientes ventilados e sob medicação anestésica, tão importantes neste contexto. Por último, no estágio de cuidados intensivos, fui confrontada com um ambiente rodeado de alta tecnologia garantindo-me uma monitorização e vigilância atenta a estes clientes e a atuação na prevenção de instabilidades, tão características destes. Todos os estágios, pela sua especificidade e complementaridade, contribuíram de forma valiosa para o desenvolvimento e aquisição de competências técnicas, científicas, éticas e relacionais, evidenciando por isso, a sua importância insubstituível, permitindo-me cuidar do cliente em situação urgente e emergente, antecipando a instabilidade e o risco de falência orgânica, gerindo a dor, o bem-estar, a administração de protocolos terapêuticos e a comunicação interpessoal com o cliente e família. Este relatório tem como principal finalidade expor o meu processo de aprendizagem e as atividades desenvolvidas de forma a atingir os objetivos previamente definidos, através da análise e reflexão crítica das experiências vivenciadas, situações problema e respetivas intervenções, na aquisição de competências especializadas, que visam a prática de cuidados de enfermagem altamente qualificados, de forma a atingir a melhoria da qualidade destes cuidados prestados na abordagem à pessoa em situação crítica e família.
- Accuracy of diagnostic tests for legionnaires' diseasePublication . Santos, Elisabete Cristovam; Marques, Teresa; Ferreira, JoaquimBackground Legionellosis are infections caused by Legionella spp. The diagnosis of high-risk patients should rely on microbiological tests which allow the establishment of this infection etiology. Cases have to be confirmed through the available diagnostic methods which have different performances, sensitivity, specificity, error causes, limitations, and needs of careful interpretation. Objectives Assess the accuracy of urinary antigen detection, direct fluorescent antibody (DFA) staining, serological testing, Protein Chain Reaction (PCR) versus culture (reference standard), in patients suspected to be infected with Leggionella or patients with laboratory confirmed Legionnaire Disease (LD). Search Methods We searched the Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL) in The Cochrane Library and MEDLINE (PubMed). We also handsearched the reference lists of the included studies. Selection criteria Observational studies were included, comparing the index tests with culture in patients suspected to be infected with Legionella or patients with laboratory confirmed LD. Data collection and analysis Two authors independently assessed the trials and extracted data. Data was analysed using statistical software Review Manager 5.1. Main results Five studies met the inclusion criteria. All studies evaluated PCR and DFA tests to detect Legionella in clinical specimens, comparing it with culture (reference standard) and were included in meta-analysis. PCR sensitivity and specificity ranged from 56% to 100% and from 89% to 100%, respectively. The pooled sensitivity was 74% (95% IC 67%-80%), and the specificity 97% (95%IC 96%-80%). DFA sensitivity varied from 33% to 44% and the specificity from 100% the pooled sensitivity was 40% (95% IC 21%-61%) and the specificity 100% (95% IC 81%-100%). Author´s conclusions This review demonstrates that PCR have a high sensitivity and specificity for early diagnosis of LD. However standardization is required for biological samples. Although this, culture is always required for epidemiological studies, strains molecular typing and antibiotic sensibility evaluations if needed
- Acolhimento da criança e família nos serviços de saúde infantil e pediatria : relatório de estágioPublication . Balça, Ânia Soraia Marinho; Vara, LíliaO relatório apresentado pretende dar conta do percurso e competências desenvolvidas na prestação de Cuidados de Enfermagem Especializados na área de Saúde Infantil e Pediatria, através das experiências proporcionadas em Cuidados de Saúde Primários e em contexto Hospitalar. Para tal, as actividades implementadas no Centro de Saúde de Odivelas, na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital de Santa Maria, respeitaram uma metodologia reflexiva suportada pela evidência científica, na mobilização de experiências anteriores e necessidades de aprendizagem individual, destacando-se as intervenções desenvolvidas no sentido de apoiar os pais, como figuras centrais e estruturantes para o processo de cuidados à criança e família, com o objectivo geral/transversal: desenvolver competências para a assistência de enfermagem avançada à criança/família, promovendo um adequado acolhimento. Destas, destaco a construção de Guia de Acolhimento, realização de acções de formação e de um Projecto sobre o Acolhimento: qual a percepção dos pais.
- Acompanhamento espiritual da pessoa em fim de vida : perspetiva dos capelães hospitalaresPublication . Rocha, Carla Cristina Gomes; Querido, Ana Isabel Fernandes; Sampaio, FernandoIntrodução: O acompanhamento espiritual da pessoa em fim de vida tem sido considerado como um elemento essencial no reconhecimento e na intervenção no sofrimento dos doentes em fim de vida. Objetivo: Tendo como questão de partida explorar o processo de acompanhamento espiritual da pessoa em fim de vida, na perspetiva dos assistentes espirituais, definimos os seguintes objetivos: Caracterizar o processo de acompanhamento espiritual à pessoa em fim de vida; Identificar os condicionantes ao processo de acompanhamento espiritual; Assinalar os aspetos facilitadores ao processo de acompanhamento espiritual; Descrever as necessidades espirituais da pessoa em fim de vida na perspetiva dos assistentes espirituais. Método: O estudo baseou-se numa metodologia qualitativa, segundo a abordagem da “Grounded Theory”. Os participantes do estudo foram selecionados através de uma amostra não probabilística intencional utilizando entrevistas semiestruturadas em grupo focal e como entrevista narrativa num total de vinte e oito participantes. Resultados: Da análise dos dados emergiu um modelo que ilustra o processo de acompanhamento espiritual dinâmico e cíclico ativado através dos pedidos ou por iniciativa do capelão, nas suas visitas, pelos rituais e sacramentos, pela sua presença. Esta presença é modulada por dificuldades intrínsecas e extrínsecas, e reforçada por facilitadores que promovem a assistência espiritual. Conclusão: O estudo permitiu ilustrar a presença do assistente espiritual como ponto central do acompanhamento espiritual da pessoa em fim de vida. Através desta presença holística integradora, de conexão efetiva e terapêutica, promotora de uma relação de ajuda e motivadora de confiança e abertura à escuta do outro, os capelães hospitalares desenvolvem uma relação com os doentes, familiares e profissionais de saúde que permite abordar as necessidades espirituais da pessoa em fim de vida. Esta presença identifica nos capelães habilidades próprias de linguagem e recursos que permitem compreender o quadro de valores de cada doente.
- Adaptação cultural e validação para a população portuguesa de um instrumento de monitorização de feridas crónicas : escala Resvech 2.0Publication . Marques, José Miguel Nunes Duarte; Sá, Luís Octávio de; Alves, Paulo Jorge PereiraDa literatura sobre monitorização da cicatrização de feridas crónicas demonstra que a única escala validada para Portugal é a PUSH-PT. A evidência demonstra a necessidade de um instrumento que seja simultaneamente fácil de aplicar mas mais completo, pelo que a adaptação e validação para a população portuguesa do instrumento RESVECH 2.0 – escala de monitorização de feridas crónicas tornou-se o objetivo deste estudo, pretendendo-se estimar as propriedades psicométricas do mesmo, nomeadamente consistência interna, validade coincidente e sensibilidade. Com recurso a metodologia quantitativa desenhou-se uma investigação observacional de carácter prospectivo e de provas repetidas, tendo sido cumpridas todas as etapas e pressupostos de tradução e adaptação cultural de instrumentos de medida, sendo que para dissipar algumas das dúvidas levantadas e por forma a imprimir melhorias na compreensibilidade e clareza linguística/científica da escala, se constituiu um Focus Group com 15 peritos. Após construção da versão final do instrumento e sua retroversão, os autores da escala original avaliaram a equivalência conceptual, semântica e cultural. O trabalho de campo decorreu nos meses de Março a Julho de 2015 e as monitorizações aconteceram em 5 momentos distintos: avaliação inicial, às 2 - 4 - 6 e 8 semanas de evolução, num total 57 feridas crónicas. Os indivíduos com ferida apresentavam uma mediana de 80 anos, maioritariamente do género feminino (63,64%). Em relação à etiologia de ferida: maioritariamente úlcera de pressão (74%), 16% úlceras de perna e 10% pé diabético. Cerca de 75% das lesões apresentava tecido necrótico ou fibrinoso, mais de metade denotava bordos lesados ou espessados e em 31,58% visualizavam-se 5 ou mais sinais de inflamação local. Os resultados do estudo de confiabilidade permitiram concluir que a versão portuguesa da escala RESVECH 2.0-PT apresenta boa consistência interna, com α de Cronbach de 0,786 no início do estudo, que aumentou ao longo do mesmo. Foram também observadas associações dos itens que a compõem com o score total, tornando-se mais fortes ao longo do estudo. A validade de critério foi avaliada por meio de uma validação coincidente, aplicando em simultâneo a escala PUSH-PT nos mesmos participantes. O estudo da sensibilidade à mudança foi efectuado em função de modificações registadas nas feridas da amostra. Assim, decidiu-se estudar as mudanças ocorridas em função em função da cicatrização final das lesões (n=12). Verificou-se que o instrumento discriminou entre as feridas que cicatrizam e as que não cicatrizam, bem entre as feridas do primeiro e quarto quartis, com significância estatística (p<0,001).
- Adaptação da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação : (versão brasileira MAC-BR) para o português europeuPublication . Kerr, Mônica de Souza; Mineiro, Ana; Fonseca, Rochele PazIndivíduos com lesão de hemisfério direito (LHD) podem apresentar deficits comunicativos, associados principalmente aos processamentos léxico-semântico, prosódico, pragmático-inferencial e/ou discursivo. Verifica-se, entretanto, a existência de uma lacuna no que diz respeito a instrumentos de avaliação da comunicação que sejam devidamente adaptados e validados à realidade sócio-cultural-linguística portuguesa. Os objetivos do presente estudo foram: 1) realizar a adaptação neuropsicolinguística da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação - Bateria MAC-BR - à realidade sociocultural portuguesa – Bateria MAC-PT (Parte 1) e, 2) verificar o efeito das variáveis idade e escolaridade no desempenho de adultos saudáveis na Bateria MAC-PT (Parte 2). A Parte 1 envolveu seis etapas: 1) análise comparativa da Bateria MAC-BR com a sua versão original canadiana; 2) adaptação e desenvolvimento de novos estímulos por especialistas; 3) análise de juízes não especialistas; 4) análise de juízes especialistas; 5) estudo piloto 1 (n=10); e 6) estudo piloto 2 (n=30) e concordância entre avaliadores. A Parte 2 compôs-se de 90 indivíduos, divididos em nove grupos de acordo com a escolaridade (4 a 9; 10 a 13; mais de 13 anos) e com a idade (19 a 40; 41 a 64; e 65 a 80 anos). Para análise de comparação entre grupos, utilizou-se o teste two-way ANOVA, com post-hoc Bonferroni (p≤0.05). A Parte 1 permitiu uma adequada adaptação da Bateria MAC-BR à realidade sócio-cultural e linguística portuguesa. Na Parte 2 verificou-se que o desempenho dos indivíduos foi influenciado pela variável idade nas tarefas pragmático-inferencial, discursiva e prosódica. Já a escolaridade influenciou o desempenho em todos os processamentos avaliados pela MAC-PT. Este trabalho permitiu a adaptação de uma ferramenta clínica útil para a avaliação da comunicação relacionada aos quatro processamentos examidados pela MAC-PT. Além disso, evidenciou que as variáveis idade e escolaridade influenciaram o desempenho comunicativo e devem ser consideradas no processo de avaliação de pacientes neurológicos.