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- Territorialização da educação em Oliveira de Azeméis : a perspetiva dos atores locaisPublication . Martins, Elisabete Peixoto; Araújo, Joaquim Machado deNas últimas três décadas, os municípios portugueses viram reconhecida a sua capacidade técnica e legitimidade política para assumir novas competências e alargar os domínios da sua intervenção na área da educação escolar. No domínio da ação concreta, vários municípios têm acorrido a distintas solicitações das escolas e vão mesmo para além do que a lei obriga. Em finais do século XX, o Estado reconhece níveis distintos de capacidade dos municípios e distingue entre competências universais e competências não universais, abrindo a possibilidade de celebrar contrato com vários deles no âmbito da gestão local da educação escolar e, em 2014, no âmbito do Programa Aproximar, o Governo estabeleceu a figura do “contrato interadministrativo” de delegação de competências por parte da Administração Central na Administração local, apostando na valorização dos municípios e dos diretores das escolas na gestão local da educação escolar. Neste trabalho de investigação, pretendemos compreender o modelo de governação localmente instituído, identificando as principais alterações na organização do Município de Oliveira de Azeméis e na sua relação com as escolas, que resultam da assinatura do “contrato de educação e formação municipal” celebrado com o Ministério da educação, bem como distinguindo as forças e fragilidades identificadas pelos atores locais (escolares e não escolares).
- «φύσις [...] κρύπτεσθαι φιλεῖ» (DK22 B123). Aproximación desde Hegel a un fragmento de HeráclitoPublication . Espiña, YolandaEste trabajo elabora una aproximación a un significativo fragmento de Heráclito a partir del pensamiento de Hegel, apuntando también algunas problemáticas que se derivan de tal aproximación, particularmente en lo que refiere a la articulación entre naturaleza y pensamiento. Se tiene en cuenta para ello la perspectiva última de una filosofía, como la hegeliana, que pretende contener los principios de todas las filosofías precedentes, así como el principio subyacente, según Hegel, a la propia filosofía de Heráclito, que sería el devenir (Werden).
- O reinventar da residência para idosos : da arquitetura médico-hospitalar à arquitetura residencial : 1900-presentePublication . Aparício, Idiane Lopes Silva; Sousa, Emanuel José da Rocha Ferreira deA presente prova final consiste na elaboração de uma investigação em torno dos idosos, um grupo etário cada vez mais preponderante na nossa sociedade atual e futura, discutindo as questões de envelhecimento demográfico e biológico, as fases da vida e da velhice, bem como as estruturas habitacionais afectas a este grupo especifico, as quais articulam, ainda que deficitariamente na sua grande maioria, dois tipos de arquitetura distintos, mas potencialmente complementares – a arquitetura hospitalar e arquitetura residencial. Esta investigação serve para analisar, ainda que fugazmente, a evolução arquitetónica de duas tipologias especificas – o sanatório e a residência para idosos – e de que forma podemos incentivar a sua interligação plena com o objetivo de desenvolver uma tipologia operativa na organização de uma sociedade multigeracional ativa, tendo em conta o envelhecimento nacional e mundial e tendo em vista um território e sociedade mais inclusiva. A pesquisa centra-se assim na análise de objetos arquitetónicos e sua relação com a sociedade, nomeadamente na sua vertente política, económica, social e cultural, desde o século XIX à atualidade, de forma a perceber, por exemplo, o porquê do surgimento dos sanatórios, no controle e prevenção da tuberculose bem como a sua evolução tipológica e os movimentos arquitetónicos que influenciaram o desenvolvimento dos mesmos; mas também a evolução da habitação para idosos, da residência própria ao lar de idosos, do asilo à residência para seniores. De forma especifica, a investigação desenvolver-se-á em torno de alguns casos de estudo nacionais, o Sanatório das Penhas de Saúde (Cotinelli Telmo, Covilhã, Portugal, 1936) e a Estâncias Sanatoriais do Caramulo (Viseu, Portugal, Jerónimo Lacerda, 1922) bem como, casos de estudo internacionais, o Sanatório Zonnestraal (Jan Duiker & Bernard Bijvoet, Hilversum, Holanda, 1928) e o Sanatório de Paimio (Alvar e Aino Aalto, Paimio, Finlândia, 1933). Para além destes, analisaremos também os edifícios residenciais para idosos tendo como casos de estudo nacionais, o Lar de Alcácer do Sal (Aires Mateus, Setúbal, Portugal, 2010) e o Lar Casa Magalhães (Carvalho Araújo, Ponte de Lima, Portugal, 2010); e, como casos de estudo internacionais, a Residential Home for the Elderly (Peter Zumthor, Chur, Suíça, 1993) e os apartamentos WoZoco’s (MvRdV, Amsterdão, Holanda, 1997). Através da análise destes casos de estudo, interessa perceber as necessidades dos idosos, de que forma se pode promover uma saúde ativa, e de que forma os sanatórios podem informar a futura residência para idosos de forma a obtermos uma estância multigeracional com uma maior aproximação desta faixa etária com a sociedade atual e futura.
- O Cachalote : curta metragem de animaçãoPublication . Araújo, Rafael Barroso; Gomes, Sahra Ursula KunzO presente relatório retrata todo o trabalho realizado durante a produção do filme de animação “O Cachalote”, Projeto Final de Mestrado em Som e Imagem. Assim, ao longo deste documento, será detalhadamente descrito o trabalho envolvido, desde o desenvolvimento da história, na pré-produção, até às fases de composição e pós-produção. “O Cachalote”, é um filme produzido por uma equipa de seis pessoas, fazendo uso de técnica mista entre animação 2D e 3D. Ao longo deste documento, será possível acompanhar todo o processo de trabalho para se obterem tais resultados, assim como os contratempos nele envolvidos e as dificuldades encontradas.
- Trabalho digno no contexto da docênciaPublication . Oliveira, Daniela Alexandra de Sousa; Ribeiro, Célia dos PrazeresAtualmente, a competitividade organizacional é um fenómeno evidente, traduzindo falhas a níveis importantes, como no equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal, na estabilidade e segurança profissional e pessoal, na assistência pessoal e social, na representação dos trabalhadores, etc. Todos estes constituem elementos essenciais a serem respeitados para que um trabalho possa ser considerado digno. É fundamental perceber que a escola é um espaço de excelência, onde são exigidos bons profissionais de educação, um projeto educativo sólido e a manutenção e evolução de saberes, o que significa que o docente continua a fazer a diferença. Nesse sentido, é importante respeitar estes elementos essenciais a um trabalho digno, de modo a corresponder adequadamente aos desafios e compromissos perante o sistema educativo. O presente estudo teve, assim, como principal objetivo conhecer as perceções dos docentes sobre o seu contexto profissional no âmbito do trabalho digno, considerando a sua integração na rede pública ou na rede privada. Através de um estudo quantitativo, descritivo, transversal e correlacional, onde foram questionados 323 docentes da zona Centro do país, pertencentes à rede escolar pública e à rede escolar privada, foi possível concluir que os docentes, maioritariamente do género feminino, assumem a sua profissão como um trabalho digno, contudo salientam a necessidade de melhorias ao nível dos salários, benefícios, reforma, etc. Não se verifica diferenças significativas nas dimensões analisadas do trabalho digno entre docentes que desempenham funções em escolas públicas e os que desempenham em escolas privadas. À medida que o tempo de serviço aumenta, a concordância com as dimensões de um trabalho digno, tende a diminui
- O papado e Fátima : 1917–2005 : pensamento e ação dos Papas Pio XII, Paulo VI e João Paulo IIPublication . Ferreira, Rui Miguel Lopes Ruivo; Fontes, Paulo Fernando de OliveiraOlhar os acontecimentos de Fátima na sua relação com o Papado, leva-nos a vislumbrar aqui a Igreja Universal de Cristo. Olhar Fátima e o Papado é olhar para a história da humanidade na relação estreita com Deus. Fátima inscreve-se numa teologia do encontro, de quem encontra, de quem é encontrado, de quem se deixa encontrar. Se Fátima e a sua mensagem apresentam uma maneira de o homem se relacionar com a vida, também o Papado aponta para essa maneira de viver, que traz consigo a conversão, o sacrifício, a penitência, mas também o triunfo do amor, o triunfo do Coração. Fátima apela ao Papa, à Igreja, ao mundo para confiarem no Imaculado Coração de Maria. Maria, como intercessora, pode levar o mundo à tão desejada paz. Esta confiança, que é esperança, ganham a forma de consagração. Os Papas, com a peculiaridade de cada tempo, foram-se relacionando com Fátima e propondo Fátima como uma leitura atual dos tempos da história, apontando caminhos de esperança num peregrinar corporizado no seu próprio peregrinar. O Papa peregrino sobre a terra, peregrinando a Fátima e peregrinando no mundo, descortina o caminho do triunfo do Coração.
- Abordagem de enfermagem especializada ao cliente crítico e famíliaPublication . Amaral, Carla Isabel Lopes; Rabiais, Isabel Cristina MascarenhasNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde de Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa elaborou-se o presente relatório. Este documenta o percurso efetuado e evidencia os principais contributos dos estágios realizados, com vista à aquisição e desenvolvimento de competências de mestre em enfermagem médico-cirúrgica e enfermeiro especialista em pessoa em situação crítica. O primeiro estágio, referente ao Módulo I, decorreu num Serviço de Urgência Polivalente e o relativo ao Módulo II, numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente. O do Módulo III, de carácter opcional, foi realizado num Bloco Operatório e a escolha foi motivada pelos meus interesses pessoais, tanto académicos como profissionais. O estágio na urgência proporcionou um primeiro contacto especializado ao cliente em estado crítico, sobretudo na atuação urgente/emergente. O bloco operatório revelou-se imprescindível na realização de técnicas especializadas e prestação de cuidados aos clientes ventilados e sob medicação anestésica, tão importantes neste contexto. Por último, no estágio de cuidados intensivos, fui confrontada com um ambiente rodeado de alta tecnologia garantindo-me uma monitorização e vigilância atenta a estes clientes e a atuação na prevenção de instabilidades, tão características destes. Todos os estágios, pela sua especificidade e complementaridade, contribuíram de forma valiosa para o desenvolvimento e aquisição de competências técnicas, científicas, éticas e relacionais, evidenciando por isso, a sua importância insubstituível, permitindo-me cuidar do cliente em situação urgente e emergente, antecipando a instabilidade e o risco de falência orgânica, gerindo a dor, o bem-estar, a administração de protocolos terapêuticos e a comunicação interpessoal com o cliente e família. Este relatório tem como principal finalidade expor o meu processo de aprendizagem e as atividades desenvolvidas de forma a atingir os objetivos previamente definidos, através da análise e reflexão crítica das experiências vivenciadas, situações problema e respetivas intervenções, na aquisição de competências especializadas, que visam a prática de cuidados de enfermagem altamente qualificados, de forma a atingir a melhoria da qualidade destes cuidados prestados na abordagem à pessoa em situação crítica e família.
- A unidade dos grandes contribuintes : a figura portuguesa e o direito comparadoPublication . Relvas, Filipa de Pintão Miranda; Duarte, Cláudia Reis
- Viseu cidade inclusiva : arquitetura intergeracional : habitação e espaço públicoPublication . Paixão, Miguel Saraiva Rebelo Boal; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo Nuno Pinheiro de SousaA constituição e composição de partes de uma cidade resulta de processos de criação e estudos diversificados que abarcam diversos temas de análise e interpretação da morfologia urbana, não podendo a arquitetura ficar resumida apenas à ideia base de um projeto. O processo conceptual que conduzirá à implantação do conjunto habitacional multigeracional, e concepção de áreas envolventes tem que ser gerido pela relação da arquitetura com o lugar, na precisão de análise do locus, que constitu um facto urbano singular, pela dimensão topográfica e pela sua forma. O interesse do programa da arquitetura multigeracional não reside na arquitetura, do ponto de vista social, solitária, mas nas comunidades urbanas com todos os elementos necessários para uma sociedade em funcionamento: residências, comércio, zonas de lazer e outros programas dinâmicos. O sector a estudar a pormenor, encontra-se Localizado no lugar onde se realiza a feira semanal de Viseu, a área de intervenção corresponde a um vazio urbano que marca a transição entre a cidade e a periferia/aglomerados rurais. Apresenta uma perspetiva privilegiada para o centro histórico e insere-se num lote que apresenta uma topografia relativamente neutra, com limites bem demarcados e com bastante proximidade a um dos espaços verdes mais privilegiados da cidade, a Cava de Viritato. Por forma a evitar-se a mono-funcionalidade do zonamento, o conjunto foi concebido como um esquema de uso misto que se pretende auto-sustentável, incorporando as três esferas da vida urbana - habitações, comércio e lazer – permitindo, assim, o seu uso contínuo ao longo do dia. Os volumes formalizam entre si um ângulo que intensifica o enquadramento cénico do espaço, que tem como pano de fundo o património da cidade (centro histórico e Cava de Viriato), formando entre si espaço verde comum de uso privado ao condomínio, uma praça ladeada por comércio e um pavilhão multifuncional e desportivo associado à escola existente.