Browsing by Issue Date, starting with "2011-12-30"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de mestradoPublication . Almeida, Lurdes Patrícia Lamelas de; Garcia, Lurdes MedeirosEste trabalho tem como finalidade reflectir um percurso, tendo em conta objectivos pessoais e objectivos orientadores da escola, para que fossem adquiridas competências especializadas na área da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Na área de intervenção na pessoa com doença mental em crise, foram realizados dois estudos de caso e elaborados planos de cuidados, não só com identificação de factores de stress mas também foram explorados os recursos individuais para resolução dos problemas identificados, assim como dar suporte e orientação na resolução da crise. Participação em algumas das actividades vigentes no local, como sessões de relaxamento, reunião comunitária e reunião de apoio às famílias de clientes com esquizofrenia. Implementado um projecto de adesão/gestão autónoma da terapêutica farmacológica, com sessões individuais e de grupo. Feita análise da Lei de Saúde Mental e partilha com os pares sobre as suas especificidades e lacunas. No âmbito da promoção da saúde e prevenção da doença mental, foram realizadas entrevistas a clientes de uma consulta externa, permitindo avaliar e intervir na identificação de sinais de crise, adequação dos mecanismos de coping e adopção de hábitos de vida saudáveis. Foi também possível realizar Visitas Domiciliárias, como parte de um acompanhamento mais próximo de alguns clientes e também como forma de identificação de sinais de alerta. A ressalvar, a articulação com estruturas da comunidade, vendo o papel do enfermeiro muito para além do setting da consulta ou hospitalar. Como enfermeira a trabalhar na e com a comunidade, para além de realizar intervenções de enfermagem com clientes em regime de ambulatório, promovendo a sua autonomia e capacitando-os com estratégias para lidar com problemas associados à doença mental, foram também realizadas entrevistas a familiares de pessoas portadoras de psicose esquizofrénica, identificando as suas necessidades sobre curso e etiologia da doença, nível de sobrecarga, estratégias de coping e recursos existentes na comunidade. As intervenções aqui retratadas procuram demonstrar o papel do enfermeiro a nível da prevenção primária, secundária e terciária, numa tentativa não só de crescimento pessoal e profissional, mas também evoluindo na prestação de cuidados, num modelo de prática baseada na evidência.
- Acolhimento da criança e família nos serviços de saúde infantil e pediatria : relatório de estágioPublication . Balça, Ânia Soraia Marinho; Vara, LíliaO relatório apresentado pretende dar conta do percurso e competências desenvolvidas na prestação de Cuidados de Enfermagem Especializados na área de Saúde Infantil e Pediatria, através das experiências proporcionadas em Cuidados de Saúde Primários e em contexto Hospitalar. Para tal, as actividades implementadas no Centro de Saúde de Odivelas, na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital de Santa Maria, respeitaram uma metodologia reflexiva suportada pela evidência científica, na mobilização de experiências anteriores e necessidades de aprendizagem individual, destacando-se as intervenções desenvolvidas no sentido de apoiar os pais, como figuras centrais e estruturantes para o processo de cuidados à criança e família, com o objectivo geral/transversal: desenvolver competências para a assistência de enfermagem avançada à criança/família, promovendo um adequado acolhimento. Destas, destaco a construção de Guia de Acolhimento, realização de acções de formação e de um Projecto sobre o Acolhimento: qual a percepção dos pais.
- Consulta de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica em contexto domiciliárioPublication . Gaspar, Elsa Maria Martins; Santos, Alexandra SarreiraO presente relatório pretende traduzir o percurso formativo que desenvolvi no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Natureza Profissional na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Deste percurso faz parte a componente curricular e a sua aplicação ao estágio que realizei, na Unidade Comunitária de Cuidados Psiquiátricos de Odivelas, local onde exerço funções e onde tive oportunidade de dar início a uma nova abordagem de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria – sistematizar a consulta de enfermagem de saúde mental psiquiátrica em contexto domiciliário. De modo a tornar exequível a sistematização desta consulta, estabeleci como estratégia organizar duas fases importantes neste processo: A primeira relativa ao planeamento, que decorreu no módulo I do estágio e a segunda que decorreu no módulo III e visou a implementação da consulta de enfermagem de saúde mental psiquiátrica no domicílio. No que diz respeito ao planeamento desta consulta foi importante efectuar o diagnóstico de situação, desenvolver um conjunto de instrumentos de apoio e orientação para a consulta e desenvolver estratégias de articulação efectivas com outras estruturas da comunidade. Quanto à implementação da mesma foi útil mobilizar os instrumentos elaborados no momento do planeamento e dinamizar a rede de articulação como forma de apoiar o utente e família com necessidades em saúde mental. Para avaliar a implementação da consulta de enfermagem de saúde mental psiquiátrica no domicílio auscultei a satisfação dos utilizadores desta consulta operacionalizada em quatro dimensões acessibilidade, efectividade, continuidade e aspectos interpessoais. O desenvolvimento pessoal e profissional que vivenciei no decorrer deste percurso formativo foi enquadrado pela minha particular sensibilidade à intervenção em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica na comunidade. Tendo em conta os objectivos estabelecidos, as actividades desenvolvidas e a reflexão crítica efectuada procurarei demonstrar, neste relatório que aprofundei e adquiri as competências inerentes ao perfil do enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica, tal como preconizado no plano de estudos deste curso e aprovado pela Ordem dos Enfermeiros.
- Relatório de estágioPublication . Ribeiro, Sara Margarida Lourenço Carvalhinha; Seabra, Paulo Rosário de CarvalhoO presente relatório descreve o caminho percorrido no Estágio, aquilo que vivi, o que desenvolvi, o que aprendi e acima de tudo o que modifiquei em mim e nos outros nas vertentes da promoção de estilos de vida diagnóstico e prevenção; intervenção em situação de crise no adulto e reabilitação e reinserção da pessoa com doença mental. A pessoa reveste-se de valores humanísticos – altruísta e a interacção é a chave para o cuidar holistico nos processos de saúde/doença mental ao longo do ciclo vital. Na área da promoção da saúde, diagnóstico e prevenção de utentes Sem Abrigo, foram identificados problemas e/ou eventuais áreas de intervenção e feita a avaliação do estado de saúde geral dos Sem-abrigo. A técnica privilegiada foi a relação de ajuda -confiança. Constatou-se que os sintomas psicopatológicos limitam o funcionamento do sem abrigo. Das intervenções resultou uma melhor percepção estado de saúde dos Sem-Abrigo e da interacção estabelecida mediada pela relação de ajuda - confiança promoveu-se a mudança de comportamentos e para a melhoria do bem-estar da pessoa. No âmbito da intervenção em situação de crise do adulto em meio prisional, face à problemática identificada, ansiedade e risco de suicídio em doentes depressivos, foram realizadas intervenções individuais e em grupos. Admissão do doente/recluso foi melhorada com a construção de um guia de acolhimento. As sessões de relaxamento e o projecto de prevenção do suicídio em doentes/reclusos com depressão contribuíram para a diminuição da problemática identificada. A formação sobre técnicas de relação de ajuda destinada aos pares, promoveu o conhecimento e melhoria da prática de cuidados. Na vertente da reabilitação e reinserção do toxicodependente, realizaram-se entrevistas que contribuíram para uma melhor assistência em cuidados aos utentes atendendo às necessidades percepcionadas pelos mesmos. A identificação dos cuidados prestados pelas enfermeiras através técnica observação participante e a caracterização dos mesmos, possibilitou ter a percepção do modelo de intervenção utilizado e a melhoria das boas práticas. A promoção da formação dos pares na área da especialização mostrou ser uma mais-valia para a identificação e planeamento das intervenções de enfermagem. As actividades/intervenções realizadas contribuíram para o autoconhecimento e compreensão das intervenções terapêuticas eficazes na promoção e protecção da saúde mental, na prevenção da doença, no tratamento e na reabilitação objectivando a adequação das respostas da pessoa/doente/família face aos problemas relacionados com a doença mental.
- O conforto da criança-famíliaPublication . Rainha, Joana Isabel da Silva Martins; Vara, Lilia Rosa AlexandreEste relatório surge como o resultado de uma reflexão sobre as actividades desenvolvidas e competências adquiridas ao longo da Unidade Curricular Estágio inserida no Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. O objectivo geral para a Unidade Curricular Estágio foi "Prestar cuidados de enfermagem à criança/família de acordo com a Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba, no âmbito das funções atribuídas ao EESIP". O conforto está vinculado à enfermagem desde a sua origem. No contexto pediátrico em Portugal, os enfermeiros têm vindo a desenvolver uma visão mais holística do binómio criança/família. É fundamental abandonar o conceito de que o conforto é apenas uma medida de alívio da dor mas sim algo positivo, dinâmico e complexo. A enfermagem enquanto disciplina do conhecimento e da prática deverá fundamentar as suas intervenções em procedimentos metodológicos. Considerando o conforto como o estado resultante das intervenções de enfermagem, a Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba (1994) apresenta uma estrutura taxonómica que permite operacionalizar este conceito. Demonstra-se a aplicabilidade desta teoria, ao longo dos três Módulos de Estágio ocorridos em contexto: comunitário (Centro de Educação para Crianças Deficientes e na Unidade de Cuidados Personalizados de Alcântara); de internamento da criança/família com doença crónica (na Unidade de Cuidados Especiais e Nutricionais do Hospital Dona Estefânia) e de atendimento à criança/família em situação crítica (Serviço de Urgência Pediátrica e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital Dona Estefânia). Utilizou-se como metodologia o levantamento das necessidades de conforto da criança/família como um diagnóstico da situação de cada local, para um posterior delinear de estratégias com vista ao conforto. Com base na estrutura taxonómica da Teoria do Conforto de Kolcaba, estes resultados permitiram fomentar mudanças que procuram estabelecer comportamentos promotores de saúde na criança/família. A promoção do conforto aplicada à criança/família é uma atitude altruísta, prática e satisfatória para quem é confortado e para quem conforta, traduzindo-se em ganhos em saúde e contribuindo para a excelência dos cuidados de enfermagem.
- Promover a resiliência na criança-família : um percurso de desenvolvimento de competênciasPublication . Botas, Ana Cristina Freire; Andrade, FilipaO presente relatório insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na área de Especialização em Saúde Infantil e Pediatria do Instituo de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e visa documentar os resultados obtidos na Unidade Curricular Estágio no que concerne ao percurso percorrido no desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialistas em Saúde Infantil e Pediatria. A base conceptual deste percurso assenta na filosofia de cuidar de Anne Casey (1988), no Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar de Figueiredo (2009) e no constructo resiliência. Norteadores de todo o caminho percorrido surgem também as competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria e padrões de qualidade definidos pela Ordem dos Enfermeiros bem como o Código Deontológico e o Regulamento para o Exercício da Prática de Enfermagem. A Unidade Curricular Estágio desenvolveu-se em três módulos. O módulo I, decorrido na Unidade de Saúde Familiar do Castelo, destaca-se como principal actividade desenvolvida a elaboração do Programa Promoção de Resiliência na Criança/Família visando este a promoção de saúde através do fortalecimento dos factores protectores da criança/família. Das principais competências desenvolvidas, além das subjacentes à concepção do referido programa, realçase as competências na avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil bem como a reflexão do papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria nas Unidades de Saúde Familiar. No módulo II, Serviço de Pediatria, desenvolveram-se actividades consideradas promotoras de resiliência oferecendo-lhes forma a proposta Hora da Família, consistindo esta a proposta de visitação dos irmãos às crianças internadas, bem como a implementação de uma efectiva articulação de cuidados. Alicerças a estas actividades entre outras desenvolveram-se competências fundamentais na comunicação enfermeirocriança/ família. Na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais a prestação de cuidados directos ao recém-nascido assume a principal actividade no desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria. Destaca-se também a elaboração do programa Promover a Resiliência no Recém-nascido/Família, à semelhança do realizado no módulo I. A prestação de cuidados à criança/família no contexto da triagem constituiu a principal actividade desenvolvida na Unidade de Urgência Pediátrica, proporcionando o desenvolvimento de competências na mobilização de conhecimentos e habilidades na identificação rápida dos focos de instabilidade da criança. Conclui-se, da realização do presente relatório, que foram atingidos ganhos significativos na aprendizagem e aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria com a perspectiva que desafios futuros irão surgir e permitir a continuidade ao desenvolvimento de competências.
