Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Adaptação da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação : (versão brasileira MAC-BR) para o português europeu

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
11620.pdf1.42 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Indivíduos com lesão de hemisfério direito (LHD) podem apresentar deficits comunicativos, associados principalmente aos processamentos léxico-semântico, prosódico, pragmático-inferencial e/ou discursivo. Verifica-se, entretanto, a existência de uma lacuna no que diz respeito a instrumentos de avaliação da comunicação que sejam devidamente adaptados e validados à realidade sócio-cultural-linguística portuguesa. Os objetivos do presente estudo foram: 1) realizar a adaptação neuropsicolinguística da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação - Bateria MAC-BR - à realidade sociocultural portuguesa – Bateria MAC-PT (Parte 1) e, 2) verificar o efeito das variáveis idade e escolaridade no desempenho de adultos saudáveis na Bateria MAC-PT (Parte 2). A Parte 1 envolveu seis etapas: 1) análise comparativa da Bateria MAC-BR com a sua versão original canadiana; 2) adaptação e desenvolvimento de novos estímulos por especialistas; 3) análise de juízes não especialistas; 4) análise de juízes especialistas; 5) estudo piloto 1 (n=10); e 6) estudo piloto 2 (n=30) e concordância entre avaliadores. A Parte 2 compôs-se de 90 indivíduos, divididos em nove grupos de acordo com a escolaridade (4 a 9; 10 a 13; mais de 13 anos) e com a idade (19 a 40; 41 a 64; e 65 a 80 anos). Para análise de comparação entre grupos, utilizou-se o teste two-way ANOVA, com post-hoc Bonferroni (p≤0.05). A Parte 1 permitiu uma adequada adaptação da Bateria MAC-BR à realidade sócio-cultural e linguística portuguesa. Na Parte 2 verificou-se que o desempenho dos indivíduos foi influenciado pela variável idade nas tarefas pragmático-inferencial, discursiva e prosódica. Já a escolaridade influenciou o desempenho em todos os processamentos avaliados pela MAC-PT. Este trabalho permitiu a adaptação de uma ferramenta clínica útil para a avaliação da comunicação relacionada aos quatro processamentos examidados pela MAC-PT. Além disso, evidenciou que as variáveis idade e escolaridade influenciaram o desempenho comunicativo e devem ser consideradas no processo de avaliação de pacientes neurológicos.
Individuals with Right Hemisphere Lesion (RHL) can present communicative deficits, mainly related with lexical-semantic, prosodic pragmatic-inferential and/or discursive processing. In the meantime, there is an insufficiency regarding the assessment tools of communication that are properly validated and adapted, to the Portuguese socio-cultural-linguistics. The goals of this study were: 1) neuro-psycholinguistics adaptation of the Bateria Montreal de Avaliação de Comunicação - Bateria MAC-BR - to the Portuguese social cultural reality - Bateria MAC-PT (Part 1) and, 2) to determine the effect of the variables age and education in the performance of healthy adults in the Bateria MAC-PT (Part 2). Part 1 involved six steps: 1) comparative analyses in Bateria MAC-BR to its original Canadian version; 2) adaptation and development of new stimuli by specialists; 3) analysis by non-expert judges, 4) analysis by expert judges; 5) pilot Study 1 (n=10); e 6) pilot Study 2 (n=30) as well as inter-rater agreement. Study 2 was composed by 90 individuals, divided in nine groups according to education (4 to 9; 10 to 13; and over 13 years) and age (19 to 40; 41 to 64; and 65 to 80 years). For comparison analysis between groups it was used the two-way test ANOVA, with post hoc Bonferroni (p≤0.05). Part 1 allowed a proper adaptation of the Bateria MAC-BR to the social-cultural and linguistic Portuguese reality. In Part 2 it was found that the variable Age influenced subjects’ performance in pragmatic-inferential, discursive and prosodic tasks. As for the variable education it influenced the performance in all processes evaluated by Bateria MAC-PT. This work was able to adapt a clinical usefull tool for the assessment of the communication concerning the four processes examined by MAC-PT. Furthermore, the variables showed that age and education influenced the communicative performance and should be considered in the evaluation process of neurological patients

Description

Keywords

Avaliação de linguagem Comunicação Hemisfério direito Idade Escolaridade Language evaluation Communication Right hemisphere Age Educational status

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue