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- A pessoa em situação crítica : o foco do cuidado em enfermagemPublication . Azevedo, Juliana Cristina Vieira; Neves, Vasco Manuel da SilvaO presente relatório tem como objetivo desenvolver todo o processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências, com vista à obtenção do título de mestre e especialista no cuidado à pessoa em situação crítica. Incide, principalmente, no estágio final realizado no decurso da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” do 2º ano do 17º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem-Porto da Universidade Católica Portuguesa. Através da introdução é realizado um enquadramento inicial, descrevendo os objetivos do presente relatório, assim como, uma breve apresentação dos contextos de estágio selecionados, metodologia e estrutura do relatório. O desenvolvimento, composto por quatro capítulos, aborda inicialmente, de forma breve e dinâmica, os campos do Estágio Final, seguido da evidência do desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica. Todos os capítulos apresentam, no seu desenvolvimento, reflexões acerca das experiências vivenciadas neste percurso acompanhadas pela respetiva fundamentação teórica. Através da pesquisa bibliográfica nestes contextos, foram realizados trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento de competências, nomeadamente, uma revisão da literatura denominada “Delirium – Implicações na pessoa sob ventilação invasiva numa Unidade de Cuidados Intensivos” realizada no primeiro contexto e a revisão da literatura acerca de “A importância da comunicação entre o enfermeiro e a família, em contexto de situação crítica, no Serviço de Urgência” realizada no segundo contexto. Ainda no primeiro contexto foi, também, elaborada uma revisão de conceitos acerca de “A Pessoa em Situação Crítica – Intervenções de Enfermagem na Mucosite Oral”. A elaboração deste relatório teve por base a pesquisa bibliográfica e a análise crítico-reflexiva das oportunidades vivenciadas ao longo de todo o processo de aprendizagem, com vista à obtenção do título de mestre e especialista nesta área.
- Relatório de estágioPublication . Santos, Ana Catarina Baptista dos; Barbosa, Constança Maria Silva FestasO presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do 17º Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola de Enfermagem, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), do Porto. Este relatório pretendeu descrever o caminho percorrido ao longo do Estágio Final, para adquirir e consolidar competências e conhecimentos subjacentes à área de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. O Estágio Final foi realizado em diversos contextos da prática de Enfermagem, nos quais o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria ocupa o seu espaço de intervenção: numa Unidade de Cuidados na Comunidade; no Serviço de Urgência Pediátrica, com passagem no serviço de Medicina Intensiva Pediátrica; e, por fim, no serviço de Neonatologia. Neste Relatório foi utilizada uma metodologia descritiva e critico-reflexiva, onde as várias atividades desenvolvidas nos estágios foram refletidas e fundamentadas, com base científica, demonstrando a aquisição das competências definidas no plano de estudos. Com base nas competências do EESIP, foram trabalhadas as dimensões da comunicação com a criança/jovem e família, a gestão e controlo da dor, os cuidados especializados em situações complexas ou de doença crónica, a transição para a parentalidade e a parceria de cuidados. Além disto, foram também enaltecidas as competências do Enfermeiro Especialista, na área da formação, da investigação e da gestão. A elaboração deste relatório teve um papel fundamental sobre a minha aprendizagem, onde explanei as competências adquiridas, mas, sobretudo, onde desenvolvi objetivos de aprendizagem que me levaram a alcançar essas competências, tendo alicerçado essa prática a uma consciência reflexiva, que usa evidência científica atual e credível.
- Relatório de estágioPublication . Pássaro, Beatriz Lucas; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaO presente relatório encontra-se integrado na Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, inserida no terceiro semestre do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. Tem como objetivo apresentar e descrever o percurso de aprendizagem e aquisição das competências definidas no plano de estudos do curso, desenvolvidas ao longo de três contextos de estágio: Neonatologia, Urgência Pediátrica e Internamento de Pediatria. Através de uma metodologia descritiva e critico-reflexiva é exposto o processo de desenvolvimento das competências de Mestre e Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, que se encontram agrupadas e apresentadas em quatro domínios: prestação de cuidados, formação, gestão e investigação. Cada domínio integra os objetivos definidos, as atividades e reflexões realizadas, assim como todas as dificuldades sentidas, experiências vividas e oportunidades de aprendizagem. Ao longo do relatório foram abordadas e analisadas as competências que abrangem as diferentes áreas de atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, com destaque para a comunicação com a criança/jovem e família; a prestação de cuidados em situações de especial complexidade de saúde; a avaliação, gestão e controlo da dor; a promoção da adaptação da criança/jovem e família à doença crónica; a promoção de parceria de cuidados; bem como a facilitação do processo de transição para a parentalidade. Foi também abordado o processo de autoformação, reflexão crítica dos cuidados e formação de pares, inerentes à promoção de uma formação contínua. Foram ainda abordadas e aprofundadas as competências relacionadas com a gestão e liderança de equipas, de cuidados e recursos; bem como com a comunicação e incorporação na prática de resultados obtidos pela investigação, de forma a garantir uma prestação de cuidados baseada na melhor e mais recente evidência científica, contribuindo para o crescimento da disciplina de Enfermagem. Durante todo o percurso, baseei-me no modelo de Cuidados Centrados na Família e no modelo de Parceria de Cuidados, essenciais para guiar a prática de cuidados à criança/jovem e família. Foram atingidos os objetivos propostos com sucesso, que contribuíram para o meu desenvolvimento a nível pessoal e profissional permitindo-me proporcionar cuidados de excelência ao utente pediátrico, elementares para a concretização do Mestrado em Enfermagem e futura Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
- Media history: the Portuguese law of the press before and after the carnation revolution - reflections from authoritarianism and revolutionPublication . Fernandes, Inês FerreiraFrom 1933 until 1974, Portugal lived under the authoritarian regime Estado Novo. Known for its strict regulations of the media with censorship and propaganda as tools of the regime, it determined what was newsworthy and built an alternative reality of the country (Ribeiro, 2014, 2017). On the 25th of April 1974, a military coup overthrew the regime and with it the end of the prevailing law of the press and censorship. The aim of this research is to analyse and understand how the law of the press evolved and was portrayed in the final years of the regime against the first months of democracy. For that, the research takes on the law of the press from 1972 and compares it against the law of 1974/75, and the coverage received in the newspaper O Século. The research is conducted through document and journalistic analysis and intends to understand the impact such laws had in the path of Portuguese journalism. In contemporary Portuguese journalism, censorship is still a sensible subject and an eco of 48 years of authoritarianism. How the law of the press contribute to the change in the journalistic field is what this research aims to understand.