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- Relatório de estágio : a importância do acolhimento no serviço de internamento médico-cirúrgico de pediatriaPublication . Santos, Helena Sofia Querido dos; Barbosa, Constança Maria Silva FestasEste relatório reflete o percurso formativo e de desenvolvimento de competências nos domínios da prestação de cuidados, da gestão, da formação e da investigação, no âmbito do ciclo de estudos do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa. Em concreto, são descritas e analisadas criticamente as atividades realizadas durante o estágio final que permitiram atingir os objetivos específicos delineados e desenvolver as competências do enfermeiro especialista e Mestre em Enfermagem. A demonstração das competências foi concretizada através de um processo reflexivo e crítico sobre a importância do acolhimento no internamento de pediatria. Neste âmbito, revelaram-se como particularmente desafiantes as vertentes da comunicação com o binómio criança-família, o cuidar de crianças e famílias estrangeiras, a promoção da parentalidade, a parceria de cuidados e o trabalho em equipa. Em todas estas dimensões foram propostas alterações procedimentais e na documentação implementada no serviço em que decorreu o estágio que têm um importante potencial de ganhos de qualidade e eficácia na prestação de cuidados. Este percurso formativo permitiu, assim, o aprofundamento e a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos e a consolidação e avanço qualitativo de competências avançadas em cuidados pediátricos nos quatro domínios referidos e proporcionou um espaço de reflexão sobre questões complexas e desenvolvimento de soluções na prestação de cuidados holísticos centrados na criança e na família.
- Ambientes de prática de enfermagem especializada à pessoa em situação críticaPublication . Machado, Joana Filipa da Silva; Monteiro, Ana Carolina da RochaO presente relatório, elaborado de forma descritiva e reflexiva, surgiu no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, da 17ª Edição do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. Expõe o percurso referente ao estágio, decorrido em dois contextos, num Serviço de Urgência e numa Unidade de Cuidados Intermédios Médicos, refletindo criticamente sobre as competências desenvolvidas e analisando as atividades realizadas, enquanto futura mestre e enfermeira especialista. Inicia-se com uma introdução, após a qual é exposto o percurso realizado para início de aquisição de competências, no primeiro estágio, previamente à Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, que foram as bases para a continuidade do processo. No terceiro capítulo, contextualizaram-se os dois locais onde o estágio da Unidade Curricular decorreu. Segue-se o quarto capítulo, com análise e reflexão crítica do processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista na área de especialização. Para cada domínio de competências comuns, explanaram-se as atividades desenvolvidas, que permitiram alcançar os objetivos previamente definidos e, desenvolver competências comuns e específicas da área de especialização. Culmina com uma reflexão final, sintetizando as ideias chave, incluída na conclusão. Foram exploradas várias atividades, com destaque na elaboração de instruções de trabalho e colaboração em auditorias, o desenvolvimento de ferramentas de apoio e implementação de um projeto formativo. Foram ainda elaboradas diversas pesquisas bibliográficas, para sustentar a prática baseada na evidência, com destaque para a revisão de literatura sobre o impacto da segurança psicológica dos profissionais de saúde, na qualidade dos cuidados à pessoa em situação crítica. Com base nos resultados deste trabalho, foi iniciada uma scoping review, ainda em curso, cujo protocolo será partilhado em evento científico e cujos resultados se pretende publicar em revista científica. Acrescentam-se, ainda, reflexões críticas realizadas sobre os cuidados prestados e as implicações para a prática, refletindo desenvolvimento profissional e pessoal. Este percurso académico, representa o início de um contínuo de desenvolvimento de competências na procura da excelência profissional. Foram desenvolvidas competências no âmbito da prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, nos diferentes domínios que refletem uma prática com respeito pelos aspetos éticos e legais, valorizando a esfera da comunicação; melhoria contínua da qualidade, na procura de ambientes de prática de enfermagem seguros e atrativos; na prevenção e controlo de infeção e antimicrobianos; na gestão integrada de cuidados de enfermagem, reconhecendo precocemente sinais de instabilidade e risco de falência orgânica; na gestão de recurso materiais e humanos; e no desenvolvimento de aprendizagens profissionais, demonstrando autoconhecimento, capacidade de trabalho em equipa e baseando a prática clínica em evidência científica atualizada. Por fim, denota-se neste percurso a riqueza de experiências, e o sentido de constante procura de conhecimento que possibilitaram a aquisição de competências e o desenvolvimento de capacidade analítica, crítica e reflexiva, enquanto futura Mestre e Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Crítica.
- Silent witnesses and intercessors: monastic contribution in the poetry of a carthusian monkPublication . Hujanen, RiittaThe Carthusian monastic tradition, characterised by solitude and silence, has endured for more than nine centuries, largely unchanged, in the changing world. This article explores the theme of enclosed contemplative monastic contribution to the world based on textual analysis of an anonymous Carthusian monk’s poetry (written in the period 1964–2024) as well as other contemporary and early monastic literature. The study identifies two themes regarding monastic contribution: (1) the silent witness of eternity and of the Divine to the secular world; and (2) prayers of intercession. In addition, the monastic enclosed contemplative traditions appear to challenge modern society through some of their countercultural elements. Paradoxically, seen from the ancient monastic perspective, patience and hiddenness may prove more influential than short-term attention-seeking, and silence may contribute more to the world than the noise of social and other media.