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Competências socioemocionais e qualidade de vida relacionada com a saúde em adolescentes

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Abstract(s)

Introdução: O presente relatório permite a exposição do percurso de desenvolvimento de competências realizado, no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, do Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Comunitária, na área da Saúde Comunitária e de Saúde Pública, da Universidade Católica Portuguesa, realizada em contexto de Unidade de Saúde Pública. A adolescência é uma fase de transição do tipo desenvolvimental, acompanhada por transformações a vários níveis. A saúde dos adolescentes sofre influência de variados Determinantes de Saúde, pelo que a Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde é um importante indicador da perceção dos jovens sobre a sua vida e saúde, pois permite, entre outras coisas, a identificação de grupos de indivíduos mais vulneráveis e o planeamento de intervenções, ao nível da promoção da saúde. As escolas, pela influência no adolescente e na sua saúde, são locais privilegiados para estas intervenções. A capacitação dos adolescentes permite a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências, como as competências socioemocionais, promovendo a transição saudável dos adolescentes para a idade adulta. Método: Através da metodologia do Planeamento em Saúde, realizou-se um Diagnóstico de Situação, em estudantes dos 14 aos 18 anos, num Centro de Formação Profissional, do concelho do Porto, o que possibilitou a elaboração e execução de um projeto de intervenção comunitária. Resultados: Com o Diagnóstico de Situação, identificou-se a Socialização Comprometida, como um dos problemas major desta comunidade. Procedeu-se à elaboração de um projeto com o objetivo de diminuir o compromisso ao nível da socialização, em duas fases, de setembro de 2024 a julho de 2026, tendo sido possível, realizar as estratégias planeadas para a fase 1. Na avaliação intermédia, obteve-se uma melhoria de 1,41% da perceção dos estudantes, quanto à qualidade da relação com os seus pares, uma melhoria de 0,10% quanto à dimensão Provocação (Bullying) e um aumento de 1,56% quanto aos estudantes que (nunca ou raramente) sentiram medo de outros estudantes. Quanto à percentagem de estudantes que raramente ou nunca se sentiram tristes, houve uma diminuição de 5,52%. Discussão e Conclusão: Este estudo sublinha a importância da atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, na promoção da saúde, em indivíduos, grupos e comunidades, nomeadamente na área do desenvolvimento das competências socioemocionais em adolescentes. Apesar dos resultados obtidos não serem significativos, podem orientar a intervenção na segunda fase do projeto e reforçam a necessidade de se alargar a Saúde Escolar, também aos estudantes do ensino profissional.
Introduction: This report presents the development of skills carried out as part of the “Final Internship and Report” course of the Master's Degree in Nursing, with a specialization in Community Nursing, in the area of Community Health and Public Health, at the Universidade Católica Portuguesa, in the context of a Public Health Unit. Adolescence is a stage of developmental transition, accompanied by transformations at various levels. Adolescents' health is influenced by various health determinants, so Health-Related Quality of Life is an important indicator of young people’s perception of their life and health, as it allows, among other things, the identification of more vulnerable groups of individuals and the planning of health promotion interventions. Schools, due to their influence on adolescents and their health, are privileged places for these interventions. Empowering adolescents enables them to acquire knowledge and develop skills, such as socio-emotional skills, thus promoting their healthy transition to adulthood. Method: Using the Health Planning methodology, a Situation Diagnosis was carried out on students aged 14 to 18 at a Vocational Training Center in the district of Porto, which enabled a community intervention project to be drawn up and implemented. Results: With Diagnosis of the Situation, Compromised Socialization was identified as one of the major problems in this community. A project was drawn up with the aim of reducing socialization commitment, in two phases, from September 2024 to July 2026, and it was possible to carry out the strategies planned for phase 1. In the intermediate assessment, there was an improvement of 1.41% in students' perception regarding the quality of their relationship with their peers, an improvement of 0.10% regarding the Bullying dimension and an increase of 1.56% regarding students who (never or recently) felt afraid of other students. As for the percentage of students who reported rarely or never felt sad, there was a decrease of 5.52%. Discussion and Conclusion: This study highlights the importance of the role of the Community Health and Public Health Nurse Specialist in promoting health in individuals, groups and communities, particularly in the area of developing socio-emotional skills in adolescents. Although the results obtained are not significant, they can guide the intervention in the second phase of the project and they reinforce the need to extend School Health, also to professional education students.

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Keywords

Adolescência Qualidade de vida relacionada com a saúde Competências socioemocionais Saúde escolar Enfermagem de saúde pública Adolescence Health-related quality of life Socio-emotional skills School health Public health nursing

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