R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Bem-estar espiritual da pessoa idosa : contributos na capacidade de autocuidadoPublication . Tavares, Maria de Fátima Caixeiro da Cunha; Vieira, MargaridaUm número crescente de estudos relacionados com a espiritualidade/ religiosidade e bemestar espiritual evidenciam resultados positivos no domínio da saúde. Contudo a evidência científica não é unânime quanto à relação entre a espiritualidade e a capacidade de autocuidado da pessoa idosa. Objetivos: Analisar a relação entre o Bem-estar Espiritual e Capacidade de Autocuidado em pessoas idosas; compreender a relação entre as dimensões do Bem-estar espititual e as dimensões da Capacidade de Autocuidado, assim como, analisar a relação entre as variáveis sociodemográficas e autoperceção do estado de saúde no Bem-estar Espiritual e na Capacidade de Autocuidado. Metodologia: Estudo de natureza não experimental, transversal, quantitativo de tipo descritivo e correlacional, desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa refere-se ao processo de tradução, adaptação cultural e validação da Exercise of Self-care Agency Scale (ESCA) para a versão portuguesa em pessoas idosas residentes em contexto domiciliário. A segunda etapa visou dar resposta aos objetivos propostos e integrou 400 pessoas idosas residentes em contexto domiciliário. Resultados: Do processo de tradução, adaptação e validação da ESCA, apresenta-se um instrumento constituído por 29 itens com características psicométricas adequadas para utilização em pesquisas futuras (escala global α = .871). O género, idade, escolaridade e autoperceção do estado de saúde, demonstram estar associados a diferenças significativas no Bem-estar espiritual, com resultados superiores no género feminino, nas pessoas mais idosas, em níveis mais baixos de escolaridade e nas pessoas idosas que se autopercecionam como incapazes de cuidar de si. A idade, escolaridade e a autoperceção do estado de saúde, demonstram estar associados a diferenças significativas em algumas das dimensões da capacidade de autocuidado. O Bem-estar espiritual, nas suas dimensões constituintes Fé pessoal, Prática religiosa e Paz espiritual, explicam 16% capacidade de autocuidado. A influência das dimensões do Bem-estar espiritual na autoperceção do estado de saúde, mediado pela Capacidade de autocuidado, revelou que a Paz espiritual agindo positivamente sobre o Autoconceito, Iniciativa e responsabilidade e atividade para o autocuidado detém uma influência positiva na autoperceção de saúde. A Fé pessoal e a Prática religiosa constituem-se como impulsionadoras da capacidade de autocuidado, desempenhando um papel fundamental nas pessoas idosas que se autopercecionam como incapazes de cuidar de si. Conclusões: O Bem-estar espiritual constitui-se como um tipo de apoio capaz de potenciar a capacidade de autocuidado. Como tal, os enfermeiros, integrando uma abordagem holística do cuidar, devem promover o bem-estar espiritual da pessoa idosa no decorrer dos processos de saúde/doença. Implicações do estudo para a educação em enfermagem e investigação foram discutidas.
- A dialogue on shock and culture: the queer case of BeirutPublication . Khairallah, Jad; Barba, Maria Luísa Homem Leal de Faria GeraldesThe aim of this dissertation is to locate the concept of shock within a political economy formation that responds to the queer situation of the city of Beirut. Moving away from shock as trauma, I redefine the notion as an investigative tool and lens, transcending a reactionary feeling. Shock, in this context, is understood as a phenomenological and embodied experience that is temporal, affective and relational, one that communicates within a triangulation of triggers, players and culture. Instead of pursuing reasons and causes, the thesis explores shock operations, focusing on how it exists, it maneuvers, and is applied. The dialogue between shock and culture establishes a methodological foundation within Lebanon, specifically emphasizing queerness in Beirut. In a setting where regional disconnects, colonial histories and pseudo religious socio-political powers intersect normativity with continuous instabilities, the research investigates the shock’s affective valence and queer future within its cityscape. I contextualize shock by means of analytical engagements that are informed by culture studies as an essential component for understanding the site and development of a culture that assimilates with shock as it moves along through societies, community dynamics and power structures. I underscore queer theoretical approaches that hone in on the relational figure of ‘the shocking other,’ to reveal the intricate negotiation of implied normativity, difference, and otherness within broader social, economic and political systems. I explore the shock’s navigation in both the digital and material landscapes of Beirut by means of LGBT subjectivities. Through field visits to the city, auto-ethnography, and an analysis of the October 17th protest ground in 2019, I account for embodied shock experiences that document shock traces. Additionally, I integrate conceptual, practical, and lived applications that encourage a reflexive approach, especially when recalling the August 4th Beirut port explosion in 2020. By dwelling on the shock’s destructive path, both literally and metaphorically, the thesis identifies shock as a political tool, particularly advantageous for the queer body. It highlights the economy of shock within discussions of temporalities, emphasizing affective exchanges with established cultural concepts. Furthermore, it serves as a hopeful opening carrying potentiality in its aftermath. This dynamic interplay between shock and culture offers a fresh investigative lens into the evolving human outlook amid unexpected escalations and an abundance of shocks from within the contemporary experience.
- Do mar ao(s) livros(s) : açorianidade e (in)traduzibilidade em mau tempo no canal, de Vitorino NemésioPublication . Brasil, Ana Catarina Silveira; Lopes, Maria Alexandra AmbrósioDo Mar ao(s) Livro(s) procura refletir sobre a açorianidade – e a condição de ser ilhéu –, olhando-a de um novo prisma: o da sua (in)traduzibilidade. Partindo do romance Mau Tempo no Canal (Bertrand [1944] 1994), de Vitorino Nemésio, nesta tese analisa-se a sua tradução para língua francesa, da autoria de Denyse Chast, intitulada Gros Temps sur L’Archipel (Éditions de La Différence, 1988, 2014) – inicialmente editada sob o título Le Serpent Aveugle (Plon, 1953) e a única publicada em vida do autor, que acompanhou de perto o processo de tradução –, bem como a sua tradução para língua inglesa, da autoria de Francisco Cota Fagundes, Stormy Isles: an Azorean Tale (Gávea-Brown, 1998; Tagus Press, 2019). O principal foco de análise será as marcas da açorianidade patentes no romance e o seu tratamento nas referidas traduções. Para o efeito, entenda-se “marcas da açorianidade” como traços identitários do povo açoriano materializados em Mau Tempo no Canal em duas vertentes: Heterolinguismo – externo e interno, ou seja, entendido como a utilização, no romance, não só de línguas estrangeiras, mas também de variedades da língua portuguesa, incluindo o recurso a regionalismos híbridos de base anglo-americana (como “alvarozes” [1994:109] overalls) –, bem como Descrições da Paisagem e do Clima. Ambas as vertentes integram referências a diversos aspetos da vivência açoriana, da fauna à flora, à baleação, às tradições culturais e religiosas, remetendo com frequência para a história dos Açores. É, portanto, minha convicção que a presença, no romance, destes elementos difunde e subsidia a noção de açorianidade, concebida por Nemésio cerca de uma década antes da publicação de Mau Tempo no Canal. Assim, ao traçar a história interna da tradução do romance, constitui esta tese um estudo comparativo textual das edições de língua portuguesa, francesa e inglesa, com vista a identificar os efeitos das estratégias tradutórias adotadas no entendimento do romance, em particular na perceção e disseminação da açorianidade que o caracteriza. Além disso, procura desenhar a história externa da tradução da obra, apresentando, para tal, um estudo comparativo peritextual de todas as traduções existentes do romance (além de traduzido para francês e inglês, Mau Tempo no Canal está também publicado em russo e polaco), promovendo assim o entendimento do processo de exportação da obra. Com o intuito de dar visibilidade aos tradutores e às traduções do romance, colocando particular ênfase nos fenómenos de heterolinguismo e (in)traduzibilidade, espera-se que Do Mar ao(s) Livro(s) possa assumir-se como um documento de consulta e de trabalho para quem se interesse por tais temas, bem como contribua para o aprofundamento do estudo da açorianidade, da insularidade, de Nemésio e de Mau Tempo no Canal, profundamente marcado pela voz do povo açoriano.
- English-language retellings of the Rāmāyaṇa and the ideas of India : culture and society (2010-2020)Publication . Oliveira, João Pedro Marques Morgado Ferreira de; Barba, Maria Luísa Homem Leal de Faria GerladesThe Rāmāyaṇa is one of the most important narrative traditions for the Indian civilisation. This story has been recreated through different media and across the broad social spectrum of India for centuries. In the 21st century, especially from the second decade onwards, several adaptations of the epic in English have appeared in the Indian literary market. The most successful authors have adopted unique approaches to the epic: Anand Neelakantan often adapts colonial, anticolonial, regional, and postcolonial discourses to invert the traditional roles of the main protagonists and antagonists; Devdutt Pattanaik recreates Indian mythology as a system with psychological value opposed to the Western and Hindu nationalist approaches, which the author regards as materialistic; Amish Tripathi recreates the epic as a nationalist narrative for a globalised audience used to the popular transnational epic fantasy genre; Kavita Kané tells the story of the epic from the perspective of less important female characters; and Chitra Banerjee Divakaruni does the same, but from the perspective of the main female characters. Despite these differences, the most successful adaptations of the Rāmāyaṇa have followed two important discursive lines: male authors have tended to use the epic to create positive representations of the Indian civilisation and Hindu religion, often by explicitly or implicitly opposing them with foreign civilisations and religions, while female authors have tended to use the epic to create positive representations and models of Indian women. Structurally, both male and female authors have used the epic as a collective memory that encapsulates past virtues, which are regarded as containing the answer to current social problems. By adopting values that have become relevant in India since the anticolonial period and especially after the implementation of neoliberal reforms in 1991, which include greater global openness coupled with a fear of losing one’s native roots and the desire to decolonise contemporary Indian culture, these authors have become important spokespersons for contemporary India among middleclass, English-speaking Indian readers. In this dissertation, I use Multimodal Critical Discourse Analysis based on qualitative data combined with the fields of Orientalism, re-Orientalism, postcolonialism and decoloniality to understand: 1. how the male authors have created a socio-historical worldview centred on Indian civilisation and Hindu religion, with both being simultaneously regarded as traditional and modern; 2. how the female authors have adopted a similar approach to create a new representation of Indian femininity, which is also regarded as traditional and modern. Although the authors promote a discourse according to which they have based their approaches on Indian perspectives, often explicitly contradicting Western discourses and creating socially holistic adaptations, they are actually authors who come from a privileged and Westernised social class. The protagonists of the epic have been recreated as ideal characters that embody positive global characteristics such as equality of choice, equality of opportunity, and social justice, here often reinterpreted as pre-colonial characteristics. With the exception of female characters, subaltern groups are often described with negative characteristics associated with non-Indian and non-Hindu ways of being and living in the world.
- Governação da internet e direitos humanos : em especial, a vinculação da ICANN aos direitos de acesso à internet, liberdade de expressão e proteção de dados pessoaisPublication . Pereira, Duarte Manuel Coutinho Ribeiro de Amorim; Almeida, Mário António de Sousa Aroso deO estudo do tema da “Governação da Internet” e da sua associação com a “proteção dos direitos humanos” tem em vista evidenciar o contexto de progressivo movimento de penetração, interposição ou intersecção dos direitos humanos no quadro e no âmbito da governação dos recursos críticos fundamentais que permitem o estabelecimento de comunicações eletrónicas através da rede mundialmente conhecida como Internet. A complexa estrutura e modo de funcionamento das instituições que, de forma dispersa e descentralizada, protagonizam o exercício das tarefas de governação da Internet, não prejudicou a afirmação paulatina de direitos fundamentais dos internautas que procuram existir e estar representados na rede das redes. Na verdade, se inicialmente a discussão se centrou na descoberta de um novo e autónomo ramo do Direito aquando do advento e generalização da Internet (nasce um Direito Cibernético, diria Oliveira Ascensão, Direito da Internet ou Ciberdireito, conforme Barrio Andrés) – e depois na consagração e no reconhecimento de diversas normas, princípios e institutos que atualmente compõem o seu regime jurídico –, mais recentemente tem-se suscitado a questão controversa da sujeição da ICANN – a principal organização responsável pela administração dos protocolos e normas técnicas que subjazem ao funcionamento da Internet – aos cânones constitucionais e internacionais de tutela dos direitos humanos. Apesar da resistência inicial em aceitar o carácter não neutral de uma instituição dotada de competências essencialmente técnicas, o aumento da importância e da influência da sua atividade e o poder – cada vez mais objeto de sindicância e de pressões externas – em que foi investida na garantia de funcionamento da Internet forçaram a necessidade de rodear a ICANN de garantias de respeito pelos direitos humanos, impelindo-a ao cumprimento de obrigações de responsabilidade e de prestação de contas, de deveres de transparência e de regras de legitimidade (pseudo)democrática, bem como, consequentemente, à obrigação de respeito e de tutela pelos direitos no domínio online, entre os quais destacamos não só a garantia de acesso à Rede mas também a tutela da privacidade e dos dados pessoais e a liberdade de expressão em-linha. Este “novo Direito”, o seu impacto na esfera jurídica dos internautas e o papel que os direitos humanos são cada vez mais chamados a desempenhar no âmbito da governação da Internet, assim como a relação indissociável entre ambos, são os temas essenciais que o presente estudo se propõe tratar. Estudar o Direito e os direitos na Internet e, em especial, compreender o seu regime e formas de exercício ao nível da própria governação da rede assume hoje uma importância sem precedentes. Todos reconhecem a massiva penetração paulatina da Internet nas vidas de todos e de cada um de nós, abrindo portas à informação e ao conhecimento, transformando hábitos, revolucionando formas de trabalho e experiências pessoais; mas a importância das matérias a abordar também se prende com o facto de ser muito reduzida a produção científica nacional sobre as mesmas, bem como com a constatação de que a discussão jurídica sobre a relação entre a governação da Internet e os direitos humanos parece estar apenas a dar os primeiros passos, só muito recentemente tendo surgido as primeiras teorizações dogmáticas e doutrinais a este propósito. Na verdade, apesar de alguns estudos recentes, desenvolvidos sobretudo no seio do Conselho da Europa, não conhecemos nenhuma obra ou monografia, nacional ou estrangeira, especificamente sobre a relação entre os direitos humanos e o fenómeno da governação da Internet.
- As interações dos profissionais de saúde na conferência familiar em cuidados paliativosPublication . Feiteira, Bruno Miguel Gomes Pereira; Cerqueira, Maria Manuela Amorim; Vieira, Margarida Maria SilvaNa sociedade atual, é evidente o contínuo aumento da esperança média de vida, que conduz a um incremento substancial das doenças crónicas e degenerativas, surgindo os Cuidados Paliativos como uma resposta cada vez mais necessária e premente, de modo a fazer-se face às necessidades multidimensionais sentidas pela pessoa doente e seu sistema familiar, ao longo do processo de uma doença incurável e/ou grave, progressiva e avançada. Neste sentido, a conferência familiar emerge enquanto estratégia de comunicação privilegiada, que permite o cuidado focado na pessoa doente e família de forma estruturada e orientada para a resolução de problemas, onde as várias subjetividades se encontram e interagem num clima de grande proximidade. Norteados pela questão de investigação “Quais as experiências dos profissionais de saúde na interação com os intervenientes na Conferência Familiar no contexto dos Cuidados Paliativos?”, realizou-se uma investigação qualitativa, utilizando-se o método de Grounded Theory de Corbin & Strauss (2015). Constituíram-se como objetivos desta investigação: compreender as experiências dos profissionais de saúde na interação com os intervenientes na conferência familiar no contexto dos Cuidados Paliativos e construir um instrumento de apoio à decisão para a realização de conferências familiares no contexto dos Cuidados Paliativos. Como instrumento de recolha de informação utilizou-se a entrevista. A informação recolhida foi analisada de acordo com o sistema de codificação proposto nesta abordagem de Grounded Theory. Os resultados obtidos, permitiram compreender a conferência familiar em Cuidados Paliativos como um espaço intersubjetivo no processo de acompanhamento interativo à pessoa doente e família, que se desenvolve ao longo de três etapas: a fase preparatória, o desenrolar e o depois da conferência familiar. A fase preparatória constitui-se numa condição causal que condiciona tanto o desenrolar como o depois da conferência familiar. O desenrolar da conferência familiar é o momento em que a mesma se concretiza, sendo influenciada pela sua preparação prévia. O depois da conferência familiar, apresenta-se como a consequência de tudo que foi realizado, condicionando o processo de interação e as conferências familiares seguintes, em caso de necessidade de novo agendamento. Sobressai ainda, a necessidade de uniformizar a realização de conferências familiares no contexto dos CP.
- On the borderlands of culture : Israeli migrants beyond the TejoPublication . Iancu, Zohar; Gil, Isabel Maria de Oliveira Capeloa; Barkay, TamarAt the heart of this dissertation is the phenomenon of Israeli-Jewish citizens migrating to Europe, specifically to rural Portugal. This migration trend has gained increasing visibility in Israeli media in recent years. Numerous articles and news reports are dedicated to the emigration of Israeli-Jewish citizens from the nation-state. Within this context, migration to Portugal has often been portrayed as "the new dream" for Israelis. Against this backdrop, this study focuses on migration to the region of south-western Alentejo, Portugal. This area has become a popular destination for those seeking alternative lifestyles, including Israelis. The trend suggests that migration to Alentejo is influenced by and reflective of cultural and socio-economic trends at the Israeli, global, and local levels. To achieve a multi-dimensional and nuanced comprehension of the phenomenon at hand, the research is analytically grounded in cultural and sociological theorizations of migration and diaspora, particularly in the context of contemporary Israeli society. Concretely, the study juxtaposes considerations from culture, border, and diaspora studies, utilizes the notion of symbolic boundaries, and builds on research on in- and out-migration within Israel, and global trends of counterurbanization. This body of research and scholarship allows for the exploration of the thesis that phenomenon of the “borderlands” of Israeli cultural identity can challenge both the collective boundaries and the internal divisions within Israeli culture. Essentially, Israeli emigration to Portugal represents a territorial border crossing. However, this dissertation suggests that contextualizing this border crossing within a broader perspective contributes to our understanding of how physical and symbolic boundaries work together to shape mental, physical, and social human existence. To thoroughly explore the subjective experiences and perceptions of Jewish-Israelis in Alentejo, Portugal, the study employed an interdisciplinary qualitative approach. Data was collected over three years, from August 2021 to May 2023, using multiple research methods, including participant observations of holiday ceremonies, gatherings, and cultural events; 21 in-depth interviews with JewishIsraeli citizens residing in Alentejo, and a focus group of Jewish-Israeli women. The visual research method known as “photovoice” was utilized to document the daily lives of the women in the focus group. The research shows that while initially aiming to distance themselves from Israeli culture and other Israelis while pursuing cosmopolitan, alternative lifestyles, the participants in the fieldwork maintain close and intricate connections with their culture of origin, often forging meaningful social relationships with other Israelis in the region. Based on this finding, the study suggests that the participants operate within a “cultural borderland”—a liminal and hybrid space that draws on Israeli cultural practices while at the same time challenging conventional Israeli-Jewish collective identity. Overall, the dissertation suggests that the case study of the Israeli diasporic space in Alentejo illuminates how ex-Israeli communities are constructed and reimagined beyond Israeli national and cultural borders. In doing so, this dissertation aims to amplify voices that are often excluded from discourses on Israeli migration. The study’s empirical and analytical contributions enrich the literature on diasporas, particularly in the emerging field of modern Israeli diasporas, as well as in research on current migration patterns to rural Portugal, academic inquiry into the nexus of culture and borders, and the study of Israeli society and culture.
- Online activism : social media and socio-political activism by young women in Saudi ArabiaPublication . Yousef, Rola Khalid Ahmad; Ribeiro, Nelson CostaIn most democratic countries around the world, ordinary citizens in general and young women in particular have access to different avenues to participate and demand social and political changes and rights. However, in Saudi Arabia, access to and participation in social and political activism were and are still highly limited and restricted, especially for women. Therefore, the emergence of "online activism", which was aided and facilitated by new communication technologies and social media platforms, offered Saudi women enormous potential for democratic exchange, to pressurize state institutions, foster political participation, and foster social change. In this regard, young Saudi women are establishing their own virtual communities and advocacy campaigns in the online sphere in order to fight for their political and social rights and the right to participate, as we witnessed in the Twitter campaign against the male guardianship system in Saudi Arabia. In line with the volatile political and social situations and the authoritative environment in Saudi Arabia and based on 3500 tweets and six semi-structured interviews, this thesis explores young Saudi women's participation, activism, and usage of social media platforms to demand political and social change. In particular, it investigates the context of Saudi Arabia and its effect on Saudi women's online engagement and activism on social and political issues and the rise of the phenomenon of Saudi online feminism. This research shows that social media platforms were a potential tool for women's activism and played an unprecedented role in paving the way for Saudi young women's participation in socio-political issues in general and activism against the male guardianship system in particular despite the several obstacles that had to be dealt with within the country9s authoritarian context. The anti-male guardianship campaign's internet observation revealed that there was no set model of communication that was adhered to. The communication was informal and approachable, but because every participant made their own posts independently, it was challenging to standardize the messaging. However, the message is intended to reach men, women, and society at large, as well as political and religious organizations. Finally, this study demonstrates that Twitter, in particular, and social media in general were particularly useful tools for women living in challenging social, political, and economic contexts. By addressing the obstacles and constraints that feminism movements face and exposing the limitations and repression that the Saudi government and the general public impose on internet activism in general and women's activism in particular, this study also sheds light on another crucial fact that contradicts the first.
- A parentalidade em famílias em situação ou risco de sem-abrigo : construção de uma teoria explicativaPublication . Andrade, Filipa; Figueiredo, Amélia SimõesA parentalidade é o assumir da responsabilidade de ser mãe/pai, promovendo o desenvolvimento dos filhos. A família, apesar de constituir o espaço mais imediato de cuidados, nem sempre consegue proporcionar um ambiente homogéneo, podendo ter um impacto negativo no bem-estar e desenvolvimento da criança. Famílias em situação ou risco de Sem-Abrigo podem apresentar múltiplos problemas e necessidades, como sejam, fenómenos sociais, educacionais e de saúde. Por outro lado, para algumas famílias, esta experiência de Sem-Abrigo, potencia outras formas de parentalidade. Com este estudo, propôs-se aprofundar o conhecimento sobre o modo como se processa a parentalidade em famílias em situação ou risco de Sem-Abrigo. Pretendeu-se: Mapear famílias com filhos em situação ou risco de SemAbrigo, utilizadoras dos recursos vocacionados para a população vulnerável; Compreender qual o significado da parentalidade em famílias em situação ou risco de Sem-Abrigo; Identificar os eventos críticos que emergiram durante o processo de parentalidade; Identificar quais os fatores facilitadores e inibidores deste processo; Apresentar os padrões de resposta de parentalidade das famílias com filhos em situação ou risco de Sem-Abrigo e ainda desenvolver uma teoria explicativa que contribua para melhorar a qualidade dos cuidados prestados a estas famílias. A investigação enquadra-se no paradigma qualitativo, em que se procurou compreender como se processa a parentalidade em famílias em situação ou risco de SemAbrigo. O método da investigação adotado foi o indutivo – Grounded Theory. Após a caracterização do contexto empírico do estudo e da determinação da população acessível, o estudo foi sustentado por entrevistas a 30 famílias. Recorreu-se a um processo de codificação do corpus das entrevistas segundo Strauss e Corvina, para o tratamento dos dados. A parentalidade das famílias em situação ou risco de Sem-Abrigo é uma parentalidade sustentada pelos recursos pessoais, familiares e sociais. Distingue-se pelo cuidar à distância e assume diferentes formas, consoante as diferentes tipologias de situações ou risco de Sem-Abrigo. Na situação de risco de Sem-Abrigo identificou-se duas formas processuais da parentalidade, a parentalidade à distância com manutenção da autoridade parental e a parentalidade não totalitária quando não é exercida à distância. Na situação de Sem-Abrigo encontrou-se quatro formas processuais, a parentalidade à distância com manutenção da autoridade parental, parentalidade à distância unilateral, parentalidade interrompida e rotura da parentalidade. Acredita-se que este conhecimento possa contribuir para a sensibilização dos enfermeiros na resposta às reais necessidades destas famílias, bem como, para as políticas de saúde e sociais.
- Políticas de representação do património Guineense nos museus portugueses na transição do período colonial para o pós-colonial : histórias, trânsitos e discursosPublication . Lima, Ana Temudo Gaio; Castro, Laura Lucinda Oliveira; Peralta, Elsa; Gable, EricA devolução do património cultural aos países de origem é um tema central nos debates contemporâneos, incluindo o contexto português e as suas ex-colónias. Esta tese insere-se nos estudos pós-coloniais, encontrando nos estudos de proveniência uma forma de abordar a reparação do passado colonial. A investigação combina etnografia e museologia para examinar as dinâmicas entre os objetos culturais recolhidos durante o período colonial na Guiné-Bissau e as instituições que os preservam hoje, tanto em Portugal como no país de origem. Realizado ao longo de quatro anos, o estudo reflete sobre o papel dos museus, do património e da sociedade civil na construção de narrativas alternativas. Analisou-se a história das coleções museológicas, incluindo os contextos em que foram recolhidas, conservadas e exibidas, para compreender os significados atribuídos a estes objetos no presente. Deu-se ênfase à opinião da sociedade civil guineense, incluindo residentes no país e na diáspora. Esta abordagem participativa questiona a narrativa eurocêntrica dominante e coloca no centro da investigação as vozes dos guineenses sobre o valor, o papel e o destino destes bens culturais. A restituição dos objetos, embora importante, não é apresentada como prioridade pela maioria dos guineenses inquiridos. Muitas opiniões convergem na necessidade de criar primeiro infraestruturas adequadas, capacitar recursos humanos e garantir a valorização do património na Guiné-Bissau. Outros ainda destacam a relevância da presença desses objetos em museus europeus como representação da diáspora e da identidade guineense no estrangeiro. Estas perceções refletem uma visão plural e complexa, que vai além de uma simples transferência material de bens, propondo uma restituição que envolva também suporte financeiro e técnico. A investigação expande o debate sobre a devolução de bens culturais ao questionar se esta é suficiente para sanar as feridas do colonialismo. Argumenta que é fundamental atravessar fronteiras físicas e simbólicas, aceitando a pluralidade de vozes e o papel do património como meio de reconciliação e diálogo intercultural. Discute o impacto da cultura, da educação e da globalização na construção da identidade guineense, apontando caminhos para uma gestão do património que seja sustentável e representativa das comunidades locais. Assim, o estudo propõe alternativas baseadas em cooperação e na partilha de responsabilidades, enfatizando a restituição como um gesto político, cultural e educativo.