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R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

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  • Desalojar o desassossego que vive em si : a necessidade de informação da família na UCI
    Publication . Mendes, Anabela da Graça Amaro Pereira; Vieira, Margarida Maria da Silva
    A situação de doença crítica de uma pessoa e consequente internamento numa unidade de cuidados intensivos tem um impacto significativo, no quotidiano e na vida, da família na qual se insere. Identificam na experiência vivida um conjunto de necessidades, para as quais procuram encontrar resposta, salientando de um modo muito particular a necessidade de informação. Reconhecida a necessidade de informação pela família, definiu-se como questão central de investigação: Qual é o lugar que a necessidade de informação ocupa na experiência vivida pela família da pessoa adulta internada numa UCI? Encontraram-se a partir desta, outras três questões que subsidiaram a investigação e a interpretação do fenómeno em estudo, elencando-se: Qual a informação que tem significado? Como adquirem e se apropriam as pessoas da família da informação? e Como é que usam a informação ao longo do internamento? Pretendia-se conhecer na experiência vivida pela família da pessoa adulta na UCI, fundamentalmente: o significado da informação; a informação que assumiu como significativa; o modo como os enfermeiros corresponderam à sua necessidade de informação; as intervenções de enfermagem que facilitaram/possibilitaram a sua compreensão/domínio da informação; o modo como o seu conhecimento da situação era monitorizado e considerado pelos enfermeiros. A investigação insere-se num paradigma qualitativo e no seu âmbito numa abordagem fenomenológica. Como referência teve-se o modelo de van Manen. De acordo com a proposta do autor recorreu-se à entrevista aberta para recolha de dados, da qual se realizou análise e interpretação. O suporte Nvivo8 foi facilitador na organização dos dados e no processo de análise. Permitiu-se dos dados elencar os temas essenciais numa revisitação intencional pelos objetivos do estudo. O conjunto dos temas essências que compoêm cada uma das dimensões de análise, permite a caraterização do fenómeno: o desassossego que vive no familiar do doente na UCI. Constatou-se que A notícia gerou o desassossego; a aquisição da informação possibilitou abrandar o desassossego; a apropriação da informação permitiu lidar com o desassossego; a informação que tem significado é a que permitiu perceber o que (desas)sossega; o significado que atribui à informação resulta da possibilidade de contrariar o desassossego; o sentido encontrado permitiu desalojar o desassossego. De um trabalho sistemático de imersão nos dados pela leitura repetida das transcrições e dos temas, e da conversação com os mesmos, tem-se que a informação na experiência vivida pela família da pessoa adulta na UCI se revelou na essência, o que permitiu desalojar o desassossego que vive em si. Da interrogação sobre o exercício na assistência, na educação e na investigação permite-se compreender que a resposta às necessidades, nomeadamente de informação, das pessoas com quem se interage, dependerá da intencionalidade colocada no agir, considerando que a aprendizagem e apropriação do cuidado de enfermagem são etapas capitais a considerar e acautelar num registo educacional e profissional. Remete-se para uma co construção nos contextos e dos contextos, substanciada por um exercício reflexivo constante, em domínios específicos e determinantes, evitando-se a sua generalização e banalização. Reconhece-se que a necessidade de informação ultrapassa a matriz de conteúdo, considerando que, na intencionalidade de saber, a pessoa da família espera e deseja alcançar, da interação com os enfermeiros, algum sossego. É na relação próxima com as emoções que experiencia, que substancia a sua iniciativa, a sua esperança e constrói a tentativa de desalojar o desassossego que vive em si.
  • Metamorfose da experiência emocional no acto de cuidar : o processo de uso terapêutico das emoções em enfermagem pediátrica
    Publication . Diogo, Paula Manuela Jorge; Lopes, Manuel José
    O processo de cuidados de enfermagem é um processo relacional, cujas relações interpessoais estão impregnadas de emoções. Actualmente defende-se que lidar com tais emoções é parte integrante do trabalho dos enfermeiros, tornando-se necessária a sua gestão para efectivar uma ajuda aos clientes. Por outro lado, as emoções conferem o sentido humanista ao agir dos enfermeiros, dão sentido ao próprio cuidar e guiam o relacionamento. Mas a literatura disponível não explicita bem estes aspectos emocionais da prática dos enfermeiros. Com este estudo propusemo-nos aprofundar o conhecimento sobre a dimensão emocional da prática de enfermagem, e mais particularmente sobre o uso das emoções enquanto instrumento terapêutico em enfermagem pediátrica. A nossa opção metodológica teve por base pressupostos qualitativos, utilizando como ferramenta de investigação a metodologia da grounded theory. O procedimento de amostragem teórica permitiu alcançar o corpus de dados, obtido através da observação, entrevista e narrativa escrita realizadas a participantes-enfermeiros e participantes-crianças/jovens/familiares, que foi simultaneamente analisado através do método de comparações constantes, comparações teóricas e paradigma do processo constituído por etapas: contexto/condições-acções/interacções-consequências. Utilizámos, ainda, na análise de dados o programa informático NVivo 8, um Software concebido para trabalhar com dados qualitativos facilitando a sua organização e distribuição pela árvore categorial emergente. O desenrolar da teorização permitiu alcançar uma formulação teórica explicativa sobre o uso das emoções em enfermagem pediátrica. O processo de uso terapêutico das emoções no acto de cuidar dos enfermeiros comporta 5 estratégias principais (sub-processos): promover um ambiente seguro e afectuoso, nutrir os cuidados com afecto, gerir as emoções dos clientes, construir a estabilidade na relação e regular a disposição emocional para cuidar (dos enfermeiros). As ligações recíprocas entre estas estratégias ao longo do continuum temporal da relação, permitem transformar positivamente a experiência emocional de doença e hospitalização dos clientes e de cuidar dos enfermeiros – a metamorfose da experiência emocional no acto de cuidar. O conceito central que emergiu é esta metamorfose da experiência emocional que os enfermeiros desenvolvem na sua prática de cuidados, dirigida para os clientes mas também para os próprios, promovendo o bem-estar e o alívio do sofrimento, tal como o crescimento de ambos.
  • Efetividade dos cuidados de enfermagem à pessoa com diabetes tipo 2 : a educação terapêutica e resultados em cuidados de saúde primários
    Publication . Menino, Eva Patrícia da Silva Guilherme; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Louro, Maria Clarisse Carvalho Martins
    Introdução: A qualidade dos cuidados de saúde é uma questão central. Os sistemas de saúde e também os enfermeiros são impelidos a demonstrar que os cuidados que providenciam são efetivos e alcançam os resultados a que se propõem. A diabetes é uma doença crónica cujos números alcançam proporções epidémicas, sendo premente que se demonstre o valor dos cuidados prestados pelos enfermeiros e a sua efetividade nesta área. Objetivo geral: avaliar a efetividade dos cuidados de enfermagem respeitantes à educação terapêutica à pessoa com diabetes tipo 2. Metodologia: Com o intuito de ir ao encontro do objetivo geral desenvolvemos 3 estudos tendo em consideração os princípios éticos inscritos na declaração de Helsinquia: - O primeiro estudo de análise quantitativa permitiu validar/revalidar os instrumentos de medida em duas amostras não probabilísticas, uma de 104 enfermeiros e outra de 292 utentes com diabetes. - O segundo estudo, de caráter descritivo, teve como objetivo específico descrever as condições para o exercício da prática de enfermagem (estrutura), o processo de cuidados de enfermagem e os resultados da pessoa com diabetes, recorrendo a uma amostra não probabilística de 49 enfermeiros prestadores de cuidados a utentes com diabetes em cuidados de saúde primários e a uma amostra não probabilística de 292 utentes com diabetes tipo 2, cuidados por aqueles enfermeiros. - O terceiro estudo, de natureza correlacional, permitiu testar o modelo NREM de análise da efetividade dos cuidados de enfermagem adaptado à área da diabetes, na amostra caraterizada no estudo anterior. Considerando a revisão da literatura efetuada, foram testadas as hipóteses propostas de relação entre a estrutura, processo e resultado. Resultados: Os resultados do primeiro estudo indicam adequação dos instrumentos para avaliar os construtos a que se propõem. Todos os instrumentos apresentam boas caraterísticas psicométricas não só na fidelidade como na validade de constructo. Os resultados do segundo estudo permitiram caraterizar o ambiente da prática de cuidados e os dados demográficos e profissionais dos enfermeiros e caraterizar o processo de educação terapêutica ao utente com diabetes e a educação relativa aos comportamentos de autocuidado. Em relação ao utente, este permitiu caraterizar a situação clínica e sociodemográfica, a satisfação com os cuidados, o autocuidado com a diabetes e os conhecimentos sobre a diabetes. O modelo estrutural resultante do terceiro estudo revelou qualidade pelas capacidades preditivas e relações estatisticamente significativas apuradas. Verificou-se haver relações estatisticamente significativas entre as variáveis da estrutura e as do processo e entre estas e os resultados obtidos. Conclusão e implicações: Os resultados obtidos poderão reverter para a área da investigação, do ensino e da prática, uma vez que se identificou a contribuição dos cuidados de enfermagem (educação terapêutica) para os resultados, permitindo sublinhar o valor e a efetividade dos cuidados de enfermagem na área da educação terapêutica à pessoa com diabetes.
  • Strategic communication to engage stakeholders in the creation of shared value
    Publication . Oliveira, Ana Filipa Santos de; Seruya, José Manuel Menano
    This research combines management and communication research fields through an interpretivist approach, to unveil how is strategic communication formulated and implemented to engage stakeholders in the creation of shared value. No organization exists in a vacuum. Every organization has a place in, and impacts upon, its own environment. Each organization is defined by the communication established with those key publics whose perceptions and opinions it deems important, regardless of the prevailing direction of the economic cycle. In a context of economic crisis, organizations tend to re-evaluate their investment decisions, particularly with regard to action in the field of corporate social responsibility as this usually represents an economic cost. When this happens systematically a paradox arises, as it is precisely during an economic crisis that society as a whole needs more investment from the corporate world. As a result, several multinationals are breaking away from the conventional paradigm of corporate social responsibility and adopting a new one, the creation of shared value, whose central premise is that the competitiveness of an organization and the health of the communities around it are mutually dependent. Once it adopts a position of creating shared value, an organization needs to engage with most, if not all, of the stakeholder groups upon which it depends, and the challenging task arises of developing an integrated strategic communication that clearly signals the strategic direction of the organization and demonstrates a commitment to its stakeholder groups. This research therefore analyses the formulation and implementation of strategic communication that resulted from the transformation of a real estate organization’s sustainability strategy from one of corporate social responsibility, to one of creating shared value with its stakeholders. In terms of research design and bearing in mind the novelty of the concept of creating shared value in both academia and the industry, we adopted a case study approach gathering data from interviews and documents from a real estate organization; and then adding a contextual layer with the analysis of documents from other organizations in the same industry. The data was based on actual organizational systems, practices and 6 processes, and was collected in real-time as the implementation took place. For comparison purposes, the research included data from before the change of strategy. Extensive exploratory reading in both the fields of management and communication unearthed no evidence of existing theoretical or empirical work that combined management theories on stakeholder engagement and creating shared value, with communication theories on strategic communication. Thus, benefitting from this interdisciplinary theoretical framework, this research brings a unique perspective on a contemporary phenomenon within its real-life context. The findings of this research have led us to propose a new stakeholder-centric strategic communication model, one that calls for increasing integration between the interests of the organization and its stakeholders.
  • A inovação pedagógica através do programa Erasmus+
    Publication . Araújo, Filipa Pereira; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da Costa
    A inovação pedagógica tem colocado, ao longo das gerações, grandes desafios, continuando a ser uma temática de interesse, pertinente e de debate mundial. No tempo que nos é dado viver, ressaltam situações de extrema complexidade, sobretudo quando equacionamos questões de natureza e âmbito diverso como “A geração ansiosa” (HAIDT, 2024), “A era da inteligência artificial e o nosso futuro humano” (Kissinger; Huttenlocher; Schmidt, 2021),“Big data & Analytics” (Côrte-Real, 2022), fake news em “A máquina do ódio” (Campos Mello, 2021), “Migrações e Globalização” (Tomiko Ribeiro Aizawa, 2020), “Alterações climáticas. O que sabemos e o que não sabemos” (Curry, 2019),“A Escola que temos e a escola que queremos” (Lima, 2017). A intensidade e a acelerada forma de viver, nas novas sociedades, gera em nós predisposições e sentimentos de insegurança e uma vontade feroz de atenção e de “fazer coisas” (Han, 2014, p. 42). Entramos num mundo de relações frágeis, flutuantes, momentâneas (Bauman, 2003). Precisamos “Reimaginar nossos futuros juntos” (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization [UNESCO], 2021), tecendo redes de conexão dialéticas, interativas e capazes de gerar “comunidades de semelhança” (Bauman, 2003a, p. 53), inscritas em estilos de vida saudáveis e de bem-estar. No centro, permanece a ideia de um mundo melhor, através da educação autêntica (Azevedo, 2011, p. 134) e do desenvolvimento total da pessoa (Delors et al., 1996, p. 84). A aprendizagem humana “implica uma teia de relações necessárias com outros seres humanos” (Savater, 2006, p. 32) e o ativar o princípio da educabilidade (Lei n.º 46/86, 1986a), enquanto “molde efetivo do ser humano” (Savater, 2006, p. 36), “Assegurar o desenvolvimento do raciocínio, da reflexão e da curiosidade científica e o aprofundamento dos elementos fundamentais de uma cultura humanística, artística, científica e técnica” (Lei N.º 46/86), pressupõe “uma visão compartilhada dos propósitos públicos da educação” (UNESCO, 2021, p. 6) e o esforço de “trabalharmos juntos para criar futuros compartilhados e interdependentes” (UNESCO, 2021, p. 6). Nessa lógica, “As escolas devem ser espaços educacionais protegidos, uma vez que apoiam a inclusão, a equidade e o bem-estar individual e coletivo” (UNESCO, 2021, p. 6), circunstância que evidencia a necessidade de um compromisso social a Escola para TODOS (…) a aprendizagem tornou-se numa prioridade social, não só para dotar os alunos de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores que são globalmente reconhecidos, como de igual modo para promover o seu bem-estar, numa sociedade que está em permanente mudança e que nem sempre cria as condições para a promoção de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade (…) as medidas de inovação estão distribuídas pelas dimensões pedagógica, curricular e organizacional, com mais peso para as duas últimas. (Pacheco, 2019, pp. 91, 99, 101) Conseguir adaptar-se a novos contextos e novas estruturas, mobilizando as competências, mas também estando preparado para atualizar conhecimento e desempenhar novas funções (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória [PASEO], 2017, p. 13). Cabe à escola a missão de desenvolver conhecimentos, capacidades, atitudes, talentos, tal como está explanado no PASEO, com vista a munir cada pessoa, cada aluno, a “analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões no seu dia a dia” (PASEO, 2017, p. 16). Desígnios que nos convocam para a presente investigação e que nos levam a questionar o(s) conceito(s), perceções, características e práticas de inovação pedagógica, quando equacionadas à luz do Programa Erasmus +, de um agrupamento de escolas situado na zona norte de Portugal e, em particular, no que respeita à maior motivação dos estudantes para mais e melhor aprender. A inovação pedagógica, realizada através do PE+, tem vindo a demonstrar, de forma indelével, ao longos dos anos, o quanto privilegia os processos de aprendizagem centrados nas pessoas, observando os princípios da interculturalidade, diversidade, envolvência, colegialidade, intercâmbio, contextualização e articulação. Nesta assunção, a prática de abordagens pedagógicas plurais, de natureza interativa e participativa, envolve e implica a comunidade educativa (e.g. famílias, docentes e não docentes, organizações). A visão que aqui se fundamenta, faz do aluno o protagonista do seu processo de aprendizagem e a possibilidade de gerar projetos de vida estruturados em ordem a uma cidadania ativa, intercultural, cívica e europeia. A prática da inovação pedagógica inscrita no âmbito do Programa Erasmus+, sobretudo no que respeita ao ensino secundário, carece, ainda, de maiores diligências científicas e empíricas, circunstância que justifica a nossa opção e objeto de investigação. Neste pressuposto, o único modo capaz de contribuir para uma melhor identificação, caracterização e compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem é proporcionar conhecimento sobre as práticas de inovação pedagógica à luz do Erasmus+, expresso em discurso descritivo e interpretativo de situações concretas, aplicadas as técnicas de recolha e análise de dados assumidas - pesquisa e análise documental e entrevistas. A abordagem investigativa, pragmática e instrumental alicerça-se em três estudos, de forma integrada, em formato de artigo, focalizados nas práticas de inovação pedagógica, por via do Erasmus+, relativamente ao ensino secundário. O artigo 1 consiste numa revisão sistemática, tipo scoping review, aplicando o modelo de análise Arksey e O’Malley (2005), através da leitura e análise crítica de 11 artigos sobre inovação pedagógica, associados ao Programa Erasmus+, com o intuito de identificar os principais conceitos, desafios e aspetos potenciadores e inibidores das práticas de inovação pedagógica entre 2017 e 2021. Aferindo-se que o Programa Erasmus+ é considerado um programa de excelência visto que promove novas formas de aprender, de base humanista, para aprendermos a viver juntos e a tornarmo-nos cidadãos para um mundo, em constante crescimento, transformação, através da dinamização de práticas pedagógicas interativas, sustentáveis, com base na inovação, articulação curricular, partilha, comunicação, no diálogo intercultural, intergeracional, promovendo práticas, competências e aprendizagens essenciais ao longo da vida, para a melhoria da qualidade das aprendizagens, do sucesso educativo, tal como está explanado nos documentos orientadores das políticas educativas nacionais e europeias. Este artigo tem como principal objetivo dar suporte aos estudos 2 e 3. O artigo 2 focaliza-se na identificação/classificação da natureza das práticas pedagógicas dinamizadas e competências desenvolvidas, por via do Erasmus+, utilizando como metodologia, o paradigma investigativo de natureza qualitativa, através da pesquisa exploratório-descritiva, por análise de conteúdo, de um corpus de 12 artigos, entre 2017- 2021, com base na matriz de análise convocada de Paniagua e Istance (2018) e do PASEO (2017). Constatando-se que as principais práticas pedagógicas identificadas, no quadro do Erasmus+, estão alinhadas com os conceitos, aspetos potenciadores e inibidores da inovação pedagógica apresentados no artigo 1, e, assim sendo, são práticas inscritas na matriz de inovação pedagógica (Paniagua & Istance, 2018), recorrendo a pedagogias em x que o aluno é o principal ator, na construção de uma aprendizagem dialógica, intercultural, através da promoção da dialogicidade, envolvência, participação ativa, sobretudo no plano de uma aprendizagem experimental, integrada e interdisciplinar, indo ao encontro das políticas educativas nacionais e internacionais. O artigo 3 consiste na identificação, caraterização da natureza e tipo de práticas pedagógicas sugeridas, nos documentos oficiais do agrupamento, ao nível do ensino secundário, relativas ao Erasmus+ e dos discursos das pessoas entrevistadas. A metodologia selecionada como estratégia de investigação, assenta num estudo de caso, privilegiando aqui a pesquisa documental e a entrevista em profundidade. Dos resultados apurados, poder-se-á dizer-se que o Programa Erasmus+ promove: (1) práticas pedagógicas essencialmente interativas, nomeadamente Multiliteracias e Discussão, Aprendizagem Experimental, Aprendizagem Integrada, Aprendizagem Combinada e Gamificação; (2) competências pessoais de informação e comunicação, linguagens e texto, pensamento crítico e criativo, sensibilidade estética e artística e (3) aprendizagens únicas, experimentais, personalizadas, generativas, de diversa natureza (programação, robótica, capacitação digital). Podendo ser avaliado como um programa de excelência, muito positivo, inovador, encorajador, sendo caracterizado como um programa de êxito, “na linha da frente (…) um sol a iluminar as mentes ou uma janela para o mundo”, porquanto cria cenários inovadores e ambientes de aprendizagem reflexivos, de diálogo intercultural, relacionamento interpessoal, enriquecimento ativo e participativo, na envolvência, na mobilidade de estudantes e no desenvolvimento profissional, através da resolução de problemas, promovendo a cidadania ativa, cívica e europeia para alcançarmos aprendizagens com mais qualidade.
  • Discurso, conflito e argumentação : das emoções no(s) discurso(s) em contexto referendário
    Publication . Gil, Isabel Teresa Morais Fuzeta de Campos; Fonseca, Joaquim Marques Alves da; Marques, Maria Aldina Bessa Ferreira Rodrigues
  • Novel non-linear approaches to understanding the dynamic brain : knowledge from rsfMRI and EEG studies
    Publication . Sanchez, Lucía Penalba; Cifre, Ignacio; Silva, Patrícia Oliveira; Sumich, Alexander
    Advances in neuroimaging techniques have been critical to identifying new biomarkers for brain diseases. Resting State Functional Magnetic Resonance Imaging (rsfMRI) non-invasively quantifies the Blood Oxygen Level Dependent (BOLD) signal across brain regions with high spatial resolution; whilst temporal resolution of Electroencephalography (EEG) in measuring the brain’s electrical response is unsurpassed. Most of the statistical and machine learning methods used to analyze rsfMRI and EEG data, are static and linear, fail to capture the dynamics and complexity of the brain, and are prone to residual noise. The general goals of this thesis dissertation are i) to provide methodological insight by proposing a statistical method namely point process analysis (PPA) and a machine learning (ML) multiband non-linear EEG method. These methods are especially useful to investigate the brain configuration of older participants and individuals with neurodegenerative diseases, and to predict age and sleep quality; and ii) to share biological insights about synchronization between brain regions (i.e., functional connectivity and dynamic functional connectivity) in different stages of mild cognitive impairment and in Alzheimer’s disease. The findings, reported and discussed in this thesis, open a path for new research ideas such as applying PPA to EEG data, adjusting the non-linear ML algorithm to apply it to rsfMRI and use these methods to better understand other neurological diseases.
  • Aspetos fonológicos, morfossintáticos e semânticos da negação em língua gestual portuguesa : o caso do gesto não_haver
    Publication . Carmo, Helena Cristina Horta Sustelo do; Zaky, Ana Margarida Mineiro Rodrigues; Morgado, Celda Maria Gonçalves; Carvalho, Paulo Alexandre Castelão Vaz de
    A negação, enquanto categoria da linguagem, é uma propriedade universal às línguas do mundo, independentemente da sua modalidade. A realização da negação nas línguas gestuais individuais, bem como a variação tipológica entre línguas gestuais têm sido objeto de estudo em várias investigações, sob perspetivas descritivas e teóricas diversificadas. Neste estudo, analisa-se a negação frásica na Língua Gestual Portuguesa, a partir de um corpus constituído no âmbito do Projeto Avatar (PTDC/LLT-LIN/29887/2017) - Corpus de Referência da LGP e modelização de um AVATAR para a tradução automática LGP/Português, tendo como objetivo estudar a negação frásica por meio de gestos negativos, em simultâneo ou em sequencialidade com os gestos com as quais formam a construção negativa, acompanhados ou não de Marcadores Não Manuais. Foram detetadas 23 categorias fonomorfológicas de negação, entendendo-se por negação a operação que permite denotar a inexistência da situação/entidade originalmente reportada por essa situação/unidade. Mais particularmente, foi feita uma categorização de base morfossintática e sintáticosemântica do gesto NÃO_HAVER, correspondente à expressão da negação com Configuração da Mão/Mãos em “O” (n.º 12), nas produções das subcategorias A1, A2 e A4. Durante a análise dos dados, foram considerados usos diferentes para o gesto negativo NÃO_HAVER: i) verbo com sentido de inexistência- não haver; ii) verbo com sentido de inexistência- não ser; iii) verbo com sentido de posse negativa - não possuir/ter; iv) com sentido de inexistência locativa- não estar; v) partícula negativa combinada com um outro gesto interpretado como Verbo.
  • Incontinência urinária no pós-parto : epidemiologia e impacto na qualidade de vida das mulheres
    Publication . Guerra, Maria João Jacinto; Alves, Paulo Jorge Pereira
    INTRODUÇÃO: A incontinência urinária (IU) é considerada como uma perda involuntária de urina sendo mais frequente nas mulheres do que nos homens. A incontinência urinária tem um impacto negativo na qualidade de vida, com implicações importantes a nível psicológico e físico, na vida social e sexual e com custos económicos elevados. Na mulher, a gravidez e o trauma do parto têm sido considerados fatores de risco significativos para a presença de IU no pós-parto imediato e para a sua persistência no restante ciclo de vida. Com esta tese pretende-se: realizar a validação de dois instrumentos de avaliação a da incontinência urinária e a da qualidade de vida relacionada, avaliar a prevalência da incontinência urinária no pós-parto, os fatores de risco associados e o impacto na qualidade de vida das mulheres portuguesas. METODOLOGIA: A presente investigação incluiu duas etapas. A primeira consistiu em dois estudos metodológicos em que se realizou a validação dos dois instrumentos para a cultura portuguesa, o ICIQ-UI SF e o ICIQ-LUTSQol. Na segunda, foi realizado um estudo observacional de tipo transversal em que foi constituída uma amostra de 696 mulheres com um parto ocorrido até há um ano e em que foi avaliada a presença de incontinência urinária, os fatores de risco associados e o impacto na qualidade de vida através da utilização de um questionário online disponibilizado nas redes sociais. RESULTADOS: Obtivemos uma taxa de prevalência de 46,6% numa amostra de 696 mulheres tendo 324 participantes referido perdas de urina, ou seja, incontinência urinária. Os fatores de risco identificados e estudados foram a presença de perdas urinárias antes da gravidez, durante a gravidez, o tipo de parto e a idade acima dos 34 anos. A frequência das perdas de urina encontra-se associada a uma menor qualidade de vida. Mesmo perder urina uma vez por semana foi considerado como tendo um grande impacto na qualidade de vida por 18,8% das mulheres. No entanto quando a perda de urina acontece diversas vezes ao dia o impacto é mais significativo mostrando que 63,6% consideram-na ter um grande impacto na qualidade de vida. CONCLUSÃO: Esta tese permitiu a validação de dois instrumentos muito úteis e importantes para a clínica e para a investigação nesta área. Os resultados obtidos neste estudo permitiram concluir que a prevalência encontrada da incontinência urinária no pós-parto corrobora as evidências existentes de que esta condição constitui um problema de saúde que necessita de ser abordado na prática de cuidados. A incontinência urinária tem um significativo impacto na qualidade de vida das mulheres particularmente a nível da sua relação com o seu companheiro, na vida sexual e no bem-estar psicológico.
  • Ethos, cultura e missão da Universidade Católica Portuguesa : um estudo de caso no Centro Regional do Porto
    Publication . Vieira, João Paulo Oliveira; Azevedo, Manuel Joaquim Pinho Moreira de
    Uma Universidade Católica possui características que a diferenciam de outras Universidades, nomeadamente o facto de ter a sua missão enraizada na matriz humanista cristã e de ser uma Instituição de Ensino da Igreja e de Igreja. O presente estudo procurou identificar quais as características especificas da cultura organizacional de uma Universidade que, por ser Católica, se pensa e planeia a partir do Evangelho e por isso mesmo lhe está confiada uma particular missão. Esta missão encontra-se refletida em documentos fundamentais como a Constituição Ex Corde Ecclesiae, no âmbito universal, nos seus Estatutos, no âmbito particular, em muitos outros documentos do Magistério e em escritos de autores vários. Esta investigação pretendeu compreender a concretização da missão da Universidade, tendo em conta um ethos e uma cultura organizacional específicos, tendo sido inquiridos líderes, docentes e alunos, no contexto específico do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Foi nossa intenção perceber como é que a ação da Comunidade Académica, na sua administração, no seu ensino e investigação e na vida estudantil, concretiza a missão de uma Universidade Católica.