Browsing by Issue Date, starting with "2025-03-21"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação no desporto : a autorrepresentação das atletas portuguesas de futebol nas redes sociaisPublication . Ferreira, Joana Margarida Raposo Neto; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoO feminismo, ao longo das suas diversas vagas, tem impulsionado transformações profundas na luta pelos direitos das mulheres, questionando estereótipos de género e desigualdades, especialmente em áreas tradicionalmente dominadas por homens, como o desporto. Com base nas teorias de autores como Anthony Giddens e Judith Butler, esta dissertação analisa a evolução das lutas feministas, culminando na quarta vaga, onde o ciberfeminismo e os novos media sociais, como o Instagram, desempenham um papel crucial na redefinição da representação das mulheres. O avanço das redes sociais, particularmente o Instagram, proporcionou às atletas femininas uma plataforma essencial para a construção de uma identidade pública autêntica, possibilitando-lhes desafiar os estereótipos e construir narrativas próprias. No contexto do futebol feminino, a investigação revelou que as publicações das atletas refletem não apenas um desejo de maior visibilidade, mas também uma preocupação estratégica com a gestão da sua imagem digital. Algumas atletas optam por uma estética mais informal e autêntica, enquanto outras adotam uma abordagem altamente curada, com o objetivo de fortalecer a sua posição pública e garantir patrocínios. A análise empírica deste estudo, centrada nas jogadoras da seleção feminina de futebol de Portugal, demonstrou que as atletas utilizam o Instagram como uma ferramenta para equilibrar o lado pessoal e profissional, respondendo à pressão dos seguidores e patrocinadores enquanto mantêm a autenticidade da sua imagem. Observou-se também que a interação com os seguidores varia conforme o tipo de publicação, sendo que momentos de lazer atraem mais comentários focados na aparência, enquanto publicações sobre o desempenho desportivo promovem apoio mais direto ao seu talento e à equipa. Estes resultados sugerem que, à medida que as atletas se adaptam ao uso estratégico das redes sociais, elas estão a contribuir para a transformação das dinâmicas de género no desporto, promovendo uma representação mais equilibrada e inclusiva.
- Influência da negligência parental no desenvolvimento de perturbação antissocial da personalidade em adultos emergentesPublication . Magalhães, Inês Antunes; Moreira, Diana Patrícia da Silva DiasEste trabalho tem como intuito explorar a influência da negligência parental na infância no desenvolvimento de Perturbação Antissocial da Personalidade em adultos emergentes. De facto, sofrer experiências adversas na infância, nomeadamente negligência parental, impacta o desenvolvimento destas crianças e acarreta consequências ao longo da vida das mesmas. Assim esta investigação procurou estudar esta influência tendo a amostra sido constituída por 210 indivíduos com uma média de 22 anos de idade (DP = 2.93), de nacionalidade portuguesa. Como instrumentos foram utilizados o questionário sociodemográfico, a Escala de Agressão Impulsiva e Premeditada, a Life History of Aggression, o Questionário da História de Adversidades na Infância, a Escala de Dificuldades na Regulação Emocional, o NEOFive Factor Inventory, a Triarchic Psychopathy Measure e a Antisocial Process Screening Device – SelfReport. A recolha de dados foi realizada em formato online e os resultados encontrados demostraram que sofrer negligência durante a infância impacta de forma negativa estas crianças. Nomeadamente, foi identificado que sofrer negligência deixava as crianças negligenciadas mais propensas a desenvolver comportamentos antissociais agressivos, uma maior frieza emocional e maior desregulação emocional. Além disso, ao nível das diferenças entres sexos as mulheres apresentaram comportamentos antissociais menos agressivos e os homens maiores níveis de ousadia e malvadez. Desta forma, torna-se crucial a intervenção precoce com crianças que sofreram negligência para que possam ser atenuados os efeitos desta experiência adversa na infância. Já para estudos futuros sugere-se a utilização de uma amostra maior e sobretudo com mais participantes que tenham sofrido negligência para que os resultados sejam mais representativos.
- Impact of ultrasound on a gluten-free composite flour based on rice flour and corn starch for breadmaking applicationsPublication . Farrokhi, Mahsa; Ramos, Inês N.; Silva, Cristina L. M.Ultrasound (US) treatment is an eco-friendly physical modification technique increasingly used to enhance the functionality of gluten-free flours. In this study, the impact of sonication on the techno-functional, thermal, structural, and rheological properties of a composite gluten-free flour was investigated. The flour, comprising corn starch, rice flour, and other ingredients, was treated at hydration levels of 15% and 25% (w/w) under controlled conditions (10 min of sonication at 20 ◦C) and compared to a non-sonicated control. Sonication reduced the water absorption capacity (WAC) and swelling power (SP) while increasing the oil absorption capacity (OAC) and water solubility (WSI). Thermal analysis revealed lower gelatinization enthalpy, indicating structural modifications induced by cavitation. Structural assessments (XRD and FTIR) confirmed minimal alterations in crystallinity and short-range order. Rheological studies demonstrated an enhanced elasticity in the gel structure, especially at 15% hydration, while a morphological analysis via SEM highlighted particle fragmentation and surface roughening. These findings demonstrate the potential of ultrasound to modify gluten-free flours for improved functionality and diverse applications in gluten-free product development.
- A responsabilidade do auditor na deteção e prevenção de fraude : audit expectation gapPublication . Ferreira, Marta Regina Nogueira; Correia, Maria Luísa C. F. Leite Castro AnacoretaThis study aims to analyse the auditor's responsibility in detecting and preventing fraud in the context of financial auditing, adopting a qualitative approach to understand the perceptions and opinions of the participants about the role of auditing in this process. Through surveys of partners or directors of audited companies, it was possible to explore how auditing can identify signs of fraud, its limitations and stakeholders' expectations of auditors. The study also investigates the methodologies and tools used by auditors, such as data analysis and the use of advanced technologies, including Big Data and Artificial Intelligence, to improve fraud detection. The research emphasises the importance of education and awareness to reduce the expectations gap between users of financial statements and the real responsibility of auditors. The study concludes that although auditors play an essential role in detecting and preventing fraud, the effectiveness of their actions depends on a number of factors, including transparency in processes, auditor independence and adaptation to new technologies. It also proposes practical recommendations for improving the public perception of auditing and minimising the audit expectation gap. The dissertation also points to areas of future research, such as the impact of different cultural and regulatory contexts on auditor accountability, and the growing role of emerging technologies in financial auditing.
- Missed nursing care common to emergency and intensive care settings: scoping reviewPublication . Jesus, Francisca; Coutinho, Maria; Afonso, Tânia; Pontífice-Sousa, PatríciaIntroduction: Scientific literature addresses the omission of nursing care in distinct contexts separately. Yet, critically ill patients are found in emergency departments and intensive care units, often moving between both contexts. Thus, to promote care quality and safety, it is vital to identify nursing care omissions common to these settings, their causes, their effects, and possible mitigation strategies. Objetive: To map the available scientific evidence on missed nursing care common to emergency and intensive care settings. Methods: We conducted a scoping review, gathering relevant works from various databases: Scopus, Medline, PubMed, CINAHL, MedicLatina and RCAAP. We included diverse works on missed nursing care in critically ill patients within the target contexts, its causes, its effects, and possible mitigation strategies. We only considered works with free access and written in Portuguese, English, or Spanish. The final sample comprised 14 articles. Results: The sample’s analysis revealed several nursing care omissions common to both contexts (namely related to documentation and to the nurse-patient relationship) and their causes. Still, considerable shared effects/mitigation strategies were not found. Conclusion: In the studied contexts, critically ill patients require highly complex care. This review allowed identifying missed nursing care common to the target settings and its causes. However, substantial shared effects/mitigation strategies were not detected.
- The rise of hybrid war : a study on the transformation of international security and the allied powers` future conflict environmentsPublication . Torres, Manuel João de Paula Poêjo; Garcia, Francisco ProençaThis dissertation proposes an alternative general theory of ‘hybrid war’ based on quantum principles, reestablishing the link with Clausewitz and its remarkable trinity, while exploring the relationship between the emergence of hybrid war and the continuous weakening of the core pillars of modern western liberal democracies, the rupture of global stability and the restructure of the international system. To explore how the rise of hybrid war is related with the current transformations of the international system and forecasted future conflict environments, this dissertation opened by reviewing the evolution of warfare since the 18th century, exposing how the optimal conditions to the proliferation of hybrid warfare came to be. Subsequently, this dissertation proposes a general theory of hybrid war endorsing its Clausewitzian nature, further exploring its causes and origins, questioning if it leads to peace, and if peace leads to war, analysing the mechanics and experience of war, its character and reasons for inferior or superior performance. Past studies highlight that hybrid war is a fusion of conventional and unconventional characteristics, essentially targeting the resilience and cohesion of societies. This dissertation argues that the established ‘hybrid war’ understanding results from a misinterpretation based on an observation displacement error. This research work argues that what is assumed to be a ‘hybrid war’ is in fact the superposition and entanglement of conventional and unconventional activities in a quantum state, which upon observation collapses into a definite state, that can be measured but induces into interpretation errors due to its nature. Beyond strategic theory, this dissertation investigated the impact of emerging disruptive technologies, such as artificial intelligence and quantum computing in democracies and autocracies. By using economic models of game theory, this research evaluated how different regimes may change their cost signalling and bargaining methods when disruptive technologies are weaponized, adding extra complexity to an already challenging hybrid war. Finally this research concludes that to defeat a hybrid war, a state needs to develop a whole-of-society approach to establish a Total Defence framework. Such a programme would be responsible for the protection of national resilience and social cohesion, in the political, military, economic, cyber and cognitive domains. Succeeding in establishing a Total Defence framework would improve the immunity against a hybrid war continuous challenges and projections of power.
- Por que razão as escolas (não) aprendem? Os fatores que ativam e os fatores que obstaculizam a aprendizagem organizacional da escolaPublication . Alexandre, Isabel Alexandra Martins Faria dos Santos; Mesquita, Diana Isabel de AraújoA concetualização da escola enquanto organização aprendente tem vindo a assumir-se como uma possibilidade de reforma dos sistemas educativos. Existe um vasto corpo de investigação que discute esta concetualização, tenta dissecar as inúmeras dimensões ou até mesmo avaliar modelos já largamente implementados. Apesar dos méritos reconhecidos, interessa estudar as minudências organizacionais que poderão ser indutoras de desigualdades dentro do sistema educativo alargado. Na busca destas minudências formulámos a nossa questão de partida: por que razão as escolas (não) aprendem? Interessava-nos desenvolver um estudo que permitisse responder às seguintes questões de investigação: 1) Quais os fatores que ativam a aprendizagem organizacional da escola? 2) Quais os fatores que obstaculizam a aprendizagem organizacional da escola? Apesar da simplicidade destes enunciados, estes deram-nos a conhecer uma realidade hipercomplexa, multiescalar e multidimensional. O estudo insere-se no paradigma fenomenológico-interpretativo, de natureza qualitativa, desenvolvendo-se em três fases distintas: um estudo exploratório, um estudo de caso intrínseco e um estudo extensivo. Atendendo à natureza do nosso problema de investigação mobilizámos a participação de lideranças, de professores, de assistentes técnicos e operacionais e de pais. A recolha de dados foi feita a partir de um período de observação não participante, de entrevistas semiestruturadas e de grupos de discussão focalizada. À medida que fomos tratando os dados, fizemos uma Revisão Sistemática da Literatura capaz de (des)construir concetualmente a problemática de investigação. Os dados recolhidos e as circunstâncias de tempo e de espaço que rodearam a nossa investigação, modelaram o trabalho e acrescentaram novas dimensões. Nomeadamente a urgência de uma ecologia amiga da aprendizagem, radicada em cada escola, fundada no desenvolvimento profissional contínuo e sustentável de todos (lideranças, professores e colaboradores não docentes), facilitando a emergência de uma liderança co-construída, congregando a ação de todos em prol de uma visão comum – a aprendizagem de todos os alunos, em especial os mais desfavorecidos.