Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-04"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- “A fraternidade” : contributos da unidade letiva 4 do 5º ano de educação moral e religiosa católica no desenvolvimento de uma oficina de formação para todos os professoresPublication . Batista, Adriano Alves; Terra, Domingos de Paiva Valente da Silva; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de SáEste Relatório Final, conclui a etapa da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Básica Damião de Góis, em Marvila, na cidade de Lisboa, no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas. O mesmo, versa sobre a Unidade Letiva 4 – “Construir a Fraternidade” do 5.º ano de escolaridade, e pretende ser um contributo para que a Fraternidade possa ser vista como motor transformador das relações na escola. A partir da Teologia, da Sagrada Escritura e do Magistério, discorremos sobre o assunto, procurando contribuir para o aprofundamento desta reflexão tão útil e necessária aos nossos dias, quando vemos o aparecimento de novos conflitos mundiais a uma velocidade impressionante e assustadora. No que diz respeito a autores, Gaston Fessard e o Papa Francisco, têm bastante importância na nossa reflexão. Como súmula, propomos uma Oficina de Formação para docentes com o intuito de os sensibilizar para a importância de trabalharem a temática da Fraternidade nas suas aulas, para que se construam cada vez mais relações fraternas e para que também as práticas pedagógicas possam ir a esse encontro. Aqui, a Fraternidade é apresentada como princípio de transformação social e educativa e a Educação Moral e Religiosa Católica é olhada como um “laboratório da Fraternidade” que propõe e proporciona uma formação holística aos nossos alunos.
- Exploring the relationship between CAIDE dementia risk and EEG signal activity in a healthy populationPublication . Manuel, Alice Rodrigues; Ribeiro, Pedro; Silva, Gabriel; Rodrigues, Pedro Miguel; Nunes, Maria Vânia SilvaBackground: Accounting for dementia risk factors is essential in identifying people who would benefit most from intervention programs. The CAIDE dementia risk score is commonly applied, but its link to brain function remains unclear. This study aims to determine whether the variation in this score is associated with neurophysiological changes and cognitive measures in normative individuals. Methods: The sample comprised 38 participants aged between 54 and 79 (M = 67.05; SD = 6.02). Data were collected using paper-and-pencil tests and electroencephalogram (EEG) recordings in the resting state, channels FP1 and FP2. The EEG signals were analyzed using Power Spectral Density (𝑃𝑆𝐷)-based features. Results: The CAIDE score is positively correlated with the relative power activation of the 𝜃 band and negatively correlated with the MMSE cognitive test score, and MMSE variations align with those found in distributions of EEG-extracted 𝑃𝑆𝐷-based features. Conclusions: The findings suggest that CAIDE scores can identify individuals without noticeable cognitive changes who already exhibit brain activity similar to that seen in people with dementia. They also contribute to the convergent validity between CAIDE and the risk of cognitive decline. This underscores the importance of early monitoring of these factors to reduce the incidence of dementia.
- Para uma pastoral juvenil fundamental da diocese de PembaPublication . Andeni, Guilherme Martins; Rodrigues, Luís Miguel FigueiredoA pastoral juvenil abre um caminho entre tantos outros caminhos que já foram trilhados. Este será certamente o interesse de ter uma visão contemporânea que nos permita perceber quem são, na verdade, os jovens de hoje. A Igreja e a sociedade são espaços dos quais a juventude se torna cada vez mais distante, muitas vezes por não terem liberdade para serem o que desejam e para sonharem com o seu futuro. A presente dissertação desenvolve, olhando para a realidade dos jovens da Diocese de Pemba, uma reflexão e alguns fundamentos para uma proposta da pastoral juvenil. Não podemos falar dos jovens sem conhecermos o contexto em que vivem, a história do país onde se encontram e os desafios que os caracterizam. Por isso, no primeiro capítulo, incide-se nos contextos sociogeográfico, histórico, cultural e religioso, fazendo uma breve descrição do modelo pastoral da Diocese de Pemba. No segundo capítulo, aborda-se a questão da pastoral juvenil, numa perspetiva geral, mas sempre tendo como centro desta pesquisa o contexto e a realidade dos jovens de Pemba. No terceiro capítulo, faz-se uma abordagem acerca dos fundamentos teológicos para uma pastoral juvenil na Diocese de Pemba, procurando perceber os problemas e as situações do tempo presente e, de certa forma, propor alguns fundamentos teológicos que podem ajudar a pensar uma pastoral juvenil mais adequada à problemática dos jovens da Diocese de Pemba.
- Perscrutando horizontes : autoavaliação escolar como caminho para abraçar e transformar a realidade educativaPublication . Matos, João Manuel Ribeiro de; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasO projeto de investigação concentra-se na autoavaliação dos processos e resultados educativos num estabelecimento de ensino particular, com o objetivo de promover a melhoria contínua da qualidade da educação. Reconhece-se que a autoavaliação muitas vezes torna-se um procedimento meramente documental, negligenciando a participação ativa dos agentes educativos e enfatizando números e estatísticas em detrimento do diálogo e colaboração. Diante desse cenário, o projeto procura compreender como a autoavaliação é concebida e implementada na escola, analisar as perceções e experiências dos diferentes atores envolvidos, identificar fatores facilitadores e dificultadores da autoavaliação e avaliar o seu efeito na qualidade da educação. A abordagem adotada é tendencialmente qualitativa (quali-quantitativa) e multifacetada, combinando técnicas como observações, narrativas, relatos de experiências, entrevistas e questionários. A recolha de dados foi realizada até o final do ano letivo de 2023/2024, envolvendo uma amostra de cerca de 100 participantes, distribuídos por alunos, pais, professores, funcionários e direção da escola. Após a recolha de dados, foi realizada uma análise qualitativa, utilizando técnicas de análise de conteúdo, discurso e narrativa. O projeto espera contribuir para o conhecimento e compreensão da autoavaliação na escola, fornecer orientações e recomendações para a melhoria das práticas de autoavaliação, bem como sensibilizar e envolver os diferentes atores da comunidade educativa para a importância e o valor da autoavaliação na escola. Em resumo, o projeto de investigação visa promover uma cultura de qualidade na educação, procurando influenciar positivamente a eficácia e a qualidade dos processos educativos num estabelecimento de ensino particular, proporcionando uma análise aprofundada dos fatores que influenciam o sucesso educacional neste contexto.
- Core components of rehabilitating children with brain cancer using exergames: a scoping reviewPublication . Ribeiro, Catarina Dias; Barbosa, Pedro José; Marques, Goreti; Almeida, Sofia; Padilha, José MiguelIntroduction: Child cancer is a rare phenomenon carrying alterations in physical condition, that influence the way they develop. Due to the implications resulting from brain tumors it is necessary to define, implement and evaluate interventions that minimize the functional impact on the child, speci-fically those that utilize exergames. So, the aim of this study is to map the literature related to the use of exergames in the motor rehabilitation of school--aged children with brain tumors. Methodology: Scoping Review method, according to Joanna Briggs Institute. Two independent re-viewers carried out the review which included studies incorporating school-aged children with a brain tumor, who resorted to exergames in motor rehabilitation programs. Research was carried out without a time limit, accessing to EBSCOHost, Web of Science, Scopus, and grey literature. Results: Three publications were included. The intervention varied between 8 to 12 weeks including 3 to 5 sessions per week, with an estimated time of 30 to 45 minutes per session. The most used gaming platform was Nintendo® Wii. Several evaluation tools have been applied, to obtain data about physical fitness, functionality, quality of life, neuropsy-chological state, and self-concept. Discussion: Intervention programs differ one from another, particularly in the criteria for their pres-cription, duration, and assessment tools, as well as the game platforms used. The programs are evalua-ted at an early stage and at the end and can be ex-tended up to 3 months after the end of the program. Conclusion: Further investigation should be carried to examine the characteristics of interventions aimed at children with cancer, namely the frequen-cy, intensity, type, and duration of physical exercise, as well as the influence of exergames on the rehabilitation of children with brain tumors. The scarcity of research on this topic justifies investing in primary studies to clarify the impact of the intervention of specialist nurses in Rehabilitation Nursing in this field. The analysis of interventions that can be implemented by specialist nurses for children with cancer is an emerging issue, to promote infor-med decision-making in Rehabilitation Nursing, as well as to identify priority areas for research.
- Reparation for climate change at the ECtHR: a missed opportunity or the first of many decisions to come?Publication . Rocha, Armando; Cohen, Miriam; Lanovoy, Vladyslav; Martini, Camille; Oliveira, Enéas Xavier de; Tigre, Maria Antonia