Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

“A fraternidade” : contributos da unidade letiva 4 do 5º ano de educação moral e religiosa católica no desenvolvimento de uma oficina de formação para todos os professores

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203719344.pdf6.33 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este Relatório Final, conclui a etapa da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Básica Damião de Góis, em Marvila, na cidade de Lisboa, no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas. O mesmo, versa sobre a Unidade Letiva 4 – “Construir a Fraternidade” do 5.º ano de escolaridade, e pretende ser um contributo para que a Fraternidade possa ser vista como motor transformador das relações na escola. A partir da Teologia, da Sagrada Escritura e do Magistério, discorremos sobre o assunto, procurando contribuir para o aprofundamento desta reflexão tão útil e necessária aos nossos dias, quando vemos o aparecimento de novos conflitos mundiais a uma velocidade impressionante e assustadora. No que diz respeito a autores, Gaston Fessard e o Papa Francisco, têm bastante importância na nossa reflexão. Como súmula, propomos uma Oficina de Formação para docentes com o intuito de os sensibilizar para a importância de trabalharem a temática da Fraternidade nas suas aulas, para que se construam cada vez mais relações fraternas e para que também as práticas pedagógicas possam ir a esse encontro. Aqui, a Fraternidade é apresentada como princípio de transformação social e educativa e a Educação Moral e Religiosa Católica é olhada como um “laboratório da Fraternidade” que propõe e proporciona uma formação holística aos nossos alunos.
This Final Report finishes the stage of the Supervised Teaching Practice carried out at Escola Básica de Damião de Góis in Marvila, Lisbon, as a part of the Master’s Degree in Religious Sciences. It deals with Teaching Unit 4 – “Building Fraternity” of the 5th year of the degree, and has the objective to be a contribution so that fraternity can be seen as a driving force for the transformation of relationships at school. Based on theology, Sacred Scripture and the Magisterium, we discuss this subject, seeking to contribute to deepening this reflection, which is so useful and necessary today, when we see this new conflicts emerging in the world at an impressive and frightening rate. As far as authors are concerned, Gaston Fessard and Pope Francisco are very important in our reflection. In summary, we propose a Training Workshop for teachers to create awareness to the importance of working on the theme of Fraternity in their classes, so that more fraternal relationships can be built and pedagogical practices can also go hand in hand. Here, Fraternity is presented as a principle of social and educational transformation and Catholic Moral and Religious Education is seen as a “laboratory of Fraternity” that create and provide an holistic formation for our students.

Description

Keywords

Fraternidade EMRC Bem comum Prática de ensino supervisionada Gaston Fessard Fratelli Tutti Oficina de formação Fraternity Common good Supervised teaching practice Training workshop

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue