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FT - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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  • A predestinação do Homem à filiação divina em Cristo na perspetiva de Ruiz de la Peña e Luis Ladaria
    Publication . Culembe, Jacob Francisco; Martins, António Manuel Alves
    Este trabalho sobre a predestinação do Homem à filiação divina feito a partir de duas obras de Antropologia teológica dos autores, Ruiz de la Peña e Luis Ladaria, procura desenvolver a filiação divina no horizonte de uma criação em Cristo, cuja mediação se encontra na criação e na redenção. Jesus, mediante a sua encarnação, uniu-se a cada ser humano, para o fazer participar da sua divindade, ou seja, da sua filiação divina. Ainda mais, o próprio Filho de Deus, para realizar o desígnio do Pai, entregou também a sua vida na cruz a fim de redimir o pecado do ser humano. Por isso, mediante a encarnação e a justificação de Cristo, abre-se de novo ao Homem, através da fé e do batismo, a vida de comunhão e de filiação em Deus pela ação do Espírito Santo. O Homem, na vivência do dom gratuito da graça de Cristo, é verdadeiramente filho de Deus e, uma vez unido a Cristo, entra na fraternidade com todos os seres humanos.
  • Como se faz uma geração Laudato si’? : contributo para a unidade letiva quatro do 8.º ano de «ecologia e valores», do programa de educação moral e religiosa católica
    Publication . Lopes, Paula Cristina Filipe; Boas, Alex Vicentim Villas; Ambrosio, Juan Francisco Garcia
    Tendo em conta a Encíclica Laudato si’ do Papa Francisco e a sua categoria de ecologia integral, expõe-se uma reflexão sobre o desafio de lançar em ambiente escolar as sementes de uma Geração Laudato si’. A reflexão tem origem na lecionação e análise crítica da unidade letiva quatro do 8.º ano de escolaridade – «Ecologia e Valores»1 da unidade curricular de Educação Moral e Religiosa Católica, realizada no âmbito da Prática de Estágio Supervisionada desenvolvida na Escola Básica, 1.º, 2.º e 3.º ciclo de Santo António, do Agrupamento de Escolas da Parede, no ano letivo de 2019/2020, no concelho de Cascais. Como azimute propõe-se para a escola um habitat no qual nos possamos rever como pessoas em relação, interligadas pela ideia de pertença a uma «casa comum», orientadas para o bem de cada uma e de todos, numa ótica de desenvolvimento sustentável e de abertura a um futuro comum. A unidade curricular de Educação Moral e Religiosa Católica de cariz opcional, mas integrada na matriz curricular do sistema de ensino português pode ser um dos acessos à construção de uma sociedade mais humanista, mais colaborativa e cuidadora, e que mantenha, por sua vez, a capacidade humana de se deslumbrar consigo mesma, com o outro e com a natureza da qual faz também parte. Por isso, como forma de responder a este desafio seguindo o repto da Unesco de que «a escola transforma vidas», apresento uma proposta pedagógica aplicada na escola para incentivar a transformação do sentir e do saber em ordem à construção de uma «ética com a terra». Ética essa ligada à realidade factual de interdependência entre todos os seres vivos e à afirmação, ao mesmo tempo, da vida, e do desenvolvimento sustentável e integral da pessoa humana.
  • Contributos de EMRC para o perfil dos alunos de base humanista : releitura da unidade letiva 1 do 9.º ano na perspetiva da Fratelli Tutti
    Publication . Barreira, Fábio Rafael Parraguês; Moreira, Carlos Manuel Meneses
    O presente Relatório final da Prática Pedagógica Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas da Universidade Católica Portuguesa, tem como objetivo a exposição do percurso pedagógico realizado, enquanto docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), ao longo da concretização do estágio na Escola Básica 2/3 de Lamaçães do Agrupamento de Escolas Dona Maria II (AEDMII), sito em Braga, ao longo do ano letivo 2023/2024. O relatório subordina-se a uma dinâmica de análise, reflexão, intervenção e projeção da experiência formativa e prática pedagógica. Posto isto, o relatório reflete as metodologias levadas a cabo ao longo da realização do estágio, naquilo que diz respeito às estratégias de ensino, seleção de recursos e instrumentos de avaliação. O itinerário investigativo, tendo como temática central «A dignidade da vida humana», correspondente à Unidade Letiva 1 do 9.º ano, compreende ainda o modo como, analisada a prática pedagógica, refletimos sobre paradigmas de ação que beneficiem a superação de uma ética individualista para uma abertura natural, movida pela dinâmica de relação incondicional com o próximo, reconhecendo-lhe dignidade, e ainda, deduzir ilações pedagógicas e didáticas prospetivas. A partir de uma anomalia verificada no espectro das relações sociais, fruto do uso exacerbado de aparelhos eletrónicos, no contexto escolar onde decorreu o estágio, interrogamonos sobre a forma e o modo como EMRC, através dos seus conteúdos, natureza e especificidades, podia promover nos alunos uma educação de base humanista, preconizada no PASEO, propiciando vínculos de relação com o próximo pautada pelo modelo relacional da Parábola do Bom Samaritano. Ou seja, o modo como EMRC podia fomentar o reconhecimento do valor absoluto e dignidade presentes em todas as pessoas através da lógica do amor desinteressado e universal, princípio estrutural da Fratelli Tutti (FT), e que, em última análise, contribuísse na orientação dos alunos para os principais referenciais curriculares que orientam o sistema de ensino, ou seja, nomeadamente a promoção de uma base humanista. Por fim, para operacionalizar estes desígnios e materializar uma cultura de próximos, localizada nos interstícios das relações entre as pessoas, e não apenas de socius, optamos por propor uma modalidade educativa pelo serviço, tendo como finalidade revestir de utilidade as aprendizagens junto da comunidade, despertando para uma abertura relacional compenetrada com o reconhecimento da fonte inesgotável de dignidade em cada pessoa. como um reflexo da dinâmica moderna de género. Por outro lado, os participantes do sexo masculino do outro grupo focal concentraramse mais nas características do produto ou na ressonância emocional com os outros do que na dinâmica de género. No entanto, também reconheceram a mudança nas representações de género. No geral, os resultados desta investigação indicam que a representação do género nos filmes publicitários pode ter um impacto significativo nas perceções do consumidor sobre a marca publicitada. Por exemplo, os filmes publicitários que alinham e retratam os valores modernos de igualdade e inclusão de género são vistos de forma positiva entre as jovens consumidoras, o que pode aumentar a confiança na marca e o envolvimento do consumidor. Em contraste, os filmes publicitários que reforçam os papéis tradicionais de género são vistos de forma menos favorável pelos consumidores, o que pode resultar na perda de consumidores mais progressistas para uma marca ou na conquista de consumidores mais progressistas. O relatório conclui destacando a importância de equilibrar a representação de género na publicidade para que as marcas estejam alinhadas com a evolução das expectativas da sociedade e dos valores do consumidor. Por meio de uma abordagem de pesquisa metodológica múltipla, a análise dos quatro estudos de caso de filmes publicitários busca contribuir para o conhecimento das representações de género nos media e fornece contributos úteis para marcas e agências de publicidade negociarem o terreno complexo das imagens de género na publicidade moderna.
  • Liberdade e livre arbítrio : o contributo da EMRC para uma reflexão em contexto escolar
    Publication . Mateus, João Paulo dos Santos; Pereira, Américo José Pinheira; Ambrosio, Juan Francisco Garcia
    O presente trabalho é resultado da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada na Escola D. Dinis em Leiria e aconteceu no ano letivo de 2019/20 com a turma F do 8º Ano. É também o trabalho exigido para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Religiosas na variante de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Desenvolve-se em três capítulos e pretende ser um relatório do que foi a minha experiência neste estágio com a docência da Unidade Letiva de Referência sobre a Liberdade. O seu objetivo, para além de relatar um pouco do que foi a PES, pretende refletir o que foi a minha investigação sobre o tema de modo a adquirir melhores competências para a sua lecionação. No primeiro capítulo faço uma pequena reflexão sobre o ensino religioso na escola pública e o caráter opcional da disciplina de EMRC. Reflito, igualmente, sobre o perfil do professor de EMRC pelas caraterísticas peculiares que a disciplina tem e que faz dos professores também “um pouco diferentes” dos seus colegas de outras disciplinas. Após uma pequena caraterização da escola, faço também a caraterização da turma onde ocorre a PES. Ainda neste capítulo descrevo a preparação, planificação e como ocorreram as aulas da Unidade Letiva de Referência, com uma pequena reflexão sobre elas. Pelo facto de as aulas presenciais terem sido interrompidas por causa da pandemia, divido a descrição em aulas presenciais e aulas on-line, pelas caraterísticas totalmente diferentes umas das outras. No segundo capítulo está refletida a investigação que fiz acerca da definição e noções de liberdade e livre arbítrio. A liberdade é um conceito de uma amplitude enorme e um dos mais estudados. Socorri-me de dicionários e enciclopédias na procura de uma definição o mais consensual possível. Depois, procurei, em autores que considero influentes na construção do pensamento da cultura ocidental, o que dizem sobre a liberdade. Uns que são apologistas da total liberdade do Homem e outros que praticamente a negam na sua totalidade. Decorrente destas noções de liberdade coloquei a questão se será ou não o Homem livre. Concluí que, apesar da grande dificuldade em compreender o que é a liberdade, pode-se dizer que não só o Homem é livre como é uma das suas principais caraterísticas. No terceiro capítulo refiro-me à atividade prática que pretende consolidar aquilo que foi aprendido sobre liberdade e livre arbítrio e a diferença que existe entre estes dois conceitos, que são muito confundidos, nomeadamente pelos jovens destas idades. Trata-se de trabalhar a liberdade na adolescência a partir do caso da fuga de uma adolescente alemã para se alistar no exército do Estado Islâmico.
  • Educar para a liberdade em EMRC : desafios e perspetivas a partir das perceções dos alunos
    Publication . Silva, José Milton Ferreira da; Oliveira, António Manuel Branco
    O relatório final apresentado neste trabalho refere-se à conclusão do Mestrado em Ciências Religiosas, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. A proposta segue o programa de pós-graduação e a Prática de Ensino Supervisionada. Apresentando uma vasta reflexão que entrelaça várias ideias e autores da filosofia, da ciência da educação, da teologia, entre outros, o conceito referencial de liberdade no relatório final segue o pensamento de Santo Agostinho. Fundamentada nas ideias do livre-arbítrio, do fazer o bem, da responsabilidade e da felicidade, a pesquisa investiga como a lecionação da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) pode ajudar os alunos na perceção e vivência da liberdade. Em outras palavras, pretende perceber o que os alunos entendem por liberdade e se a escolha de frequentar EMRC é voluntária ou condicionada. Para buscar uma resposta plausível ao objetivo principal do trabalho, o relatório utilizou inquéritos e observações, que serão analisados e comentados de maneira a argumentar a pertinência do tema nos conteúdos de EMRC, sobretudo como sugestão para motivar os alunos a melhorar a participação social dentro e fora da sala de aula.
  • A lecionação da UL3 : «A Partilha do Pão», como experiência pedagógica de promoção da empatia
    Publication . Rodrigues, Mariana Marques; Palma, Alexandre Coutinho Lopes de Brito; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá
    O presente relatório final conclui a Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada nos Salesianos de Manique – Escola, no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas. Dá destaque à lecionação da Unidade Letiva 3, A Partilha do Pão, integrada no programa do 6.º ano de escolaridade de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), como contributo para a experiência pedagógica de promoção da empatia. A Empatia é uma emoção moral presente em todos os seres humanos, desde o seu nascimento, desenvolvendo-se ao longo do crescimento da criança. Enquanto capacidade de se colocar no lugar do outro, a empatia não se manifesta de forma automática na pessoa. Apesar de lhe ser inata, a mesma necessita de ser trabalhada nos vários núcleos sociais em que a criança ou jovem se encontra, nomeadamente a família e a escola. Tendo em conta o itinerário que a Unidade Letiva 3 oferece na ótica da refeição, tornou-se pertinente analisar como a empatia se manifesta neste momento tão particular de encontro e que repercussões esta análise pode ter no contexto da lecionação da unidade, com o apoio de estratégias pedagógicas eficazes, como é o caso do jogo. Entre várias conclusões, este trabalho confirma a pertinência desta unidade letiva lecionada no desenvolvimento da capacidade empática nos alunos, pois promove a descoberta de si e da necessidade de ir ao encontro do outro que está na periferia, mostrando a responsabilidade que cada um tem no cuidado do outro, na construção do bem comum e na implementação de uma cultura que seja verdadeiramente de encontro.
  • No princípio era o «Outro» : a relação como chave hermenêutica do humano: um olhar teológico-sistemático sobre a pessoa à luz da sua vocação à comunhão
    Publication . Andrade, Tiago João Vieira; Martins, António Manuel Alves
    A palavra «relação» define a estrutura antropológica — e, até, teológica — que nos constrói a todos. Sem o seu referente dialógico o homem torna-se incompreensível a si próprio, caindo no sem sentido drástico, no seu nada, pois trai aquilo para que foi feito: amar e ser amado. Criado por e para Deus, todo o homem nasce biológica e ontologicamente preparado para a relação com os outros e com o Supremo Outro. Se criados à «imagem e semelhança» de Deus, que é comunhão (relação) de Três Pessoas, quer dizer, então, que a nossa realização enquanto pessoas joga-se, justamente, na nossa vocação para a comunhão, inaugurada no «hoje» kairológico, estendida no «amanhã» escatológico. Tanto assim é que podemos dizer que no princípio era o «Outro», porque era Deus. Somos o «tu» de Deus. Eis a resposta à pergunta: «Que coisa é o homem?» (cf. Sl 8, 5). Partindo destes pressupostos fundamentais, poderemos, por conseguinte, falar de um carácter constitutivo do «outro» na compreensão do que significa ser pessoa? Será possível uma antropologia relacional a partir de uma ontologia trinitária? Haverá um princípio antropológico-relacional na base da existência eclesial? Na presente dissertação, procuraremos responder a estas questões.
  • Juventudes e culturas juvenis : perspetivas a partir da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus vivit
    Publication . Medeiros, Vitor José Almeida; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues
    Este trabalho tem como objeto de estudo a Exortação Apostólica Pós-sinodal Christus vivit publicada em 2019 pelo Papa Francisco, considerando o contexto atual da Igreja católica e os seus apelos à evangelização e aos jovens como protagonistas desta evangelização. Abordamos a leitura que a exortação faz das juventudes e culturas juvenis, bem como, os princípios orientadores de ação para uma pastoral juvenil. Seguiu-se um método substancialmente analítico e de interpretação de obras e textos selecionados que permitissem a caracterização de uma sociedade moderna e secularizada, dos jovens e culturas juvenis, bem como, a interpretação das propostas apresentadas de evangelização e de ação pastoral dirigidas aos jovens e/ou juventudes na Exortação Apostólica PósSinodal Christus vivit.
  • Deus, mistério de amor : uma literacia religiosa mais próxima a partir da unidade letiva 2 do 9º ano «Deus, o grande mistério»
    Publication . Chaves, Adão da Costa; Palma, Alexandre Coutinho Lopes de Brito; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá
    Este relatório final, é o culminar da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do mestrado em ciências religiosas, foi concretizado na «Escola EB 2, 3 D. Fernando II» do Agrupamento de Escolas Monte da Lua, em Sintra. Durante a PES aprofundei a lecionação da Unidade Letiva 2, «Deus, o Grande Mistério», do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do 9º ano de escolaridade. Procurei estimular a aprendizagem e que os alunos desenvolvessem capacidades e atitudes que fossem ao encontro dos domínios apresentados pelo programa de EMRC do Secretariado Nacional da Educação Cristã de 2014. Este trabalho pretende dar um contributo para uma melhor literacia, pedagogia e estratégias de como devemos abordar a questão do Mistério de Deus aos alunos e a sua relação. A partir do Mistério Trinitário somos chamados a sermos nós mesmos através da nossa relação mútua com Deus. Somos imagem de Deus numa diversidade de refrações, como reflexo da diversidade intradivina, e intervenientes do seu puro amor agápico que nos é dado pela graça e se fundamenta na comunhão poliédrica e multifacetada das pessoas e das suas relações. Com este trabalho pretendo aprofundar o que cada um de nós está chamado a ser, desde uma convivência que mantenha um equilíbrio saudável entre identidade, diferença e unidade. Numa Igreja poliédrica há espaço para que todos contribuam com o melhor de si mesmos, dando-se uma complementaridade e uma multiplicidade harmoniosa a partir das diferenças. Só com este respeito pelas diferenças, desejadas por Deus, alcançaremos a mais profunda comunhão entre todos. Procurei enriquecer esta unidade letiva 2 dando o meu contributo para que os alunos pudessem valorizar as diferenças que existem em cada um e para que entendessem que as diferenças de cada ser humano se inserem numa comunhão integral. Todos somos chamados a acolher o que é diferente de cada ser humano, para que, através das diferenças, possamos viver uma comunhão poliédrica entre todos, caminhando assim para uma comunhão total no ser de Deus plenificada na vida eterna.
  • O ser humano como epifania do sagrado
    Publication . Cunha, Rúben Ricardo Correia da; Santos, Nuno Miguel dos
    Num ato livre do Seu amor pleno, Deus Trindade decidiu criar o ser humano à Sua imagem e semelhança para que viva em comunhão com as três pessoas da Trindade. Uma Criação que é desfigurada pelo pecado, algo inerente à condição humana. O ser humano é livre na sua resposta à vocação de Deus e nem sempre é uma resposta de acordo com o Amor de Deus. Mas, com a graça de Deus, o ser humano vai lutando contra as respostas, muitas vezes mais fáceis e atrativas, contrárias à sua vocação. No entanto, um evento veio dar a possibilidade de o ser humano se renovar. Ao incarnar, Jesus Cristo, o novo Adão, veio libertar-nos do pecado e fez de nós Seus irmãos e filhos adotivos do Pai. Tornámo-nos templo de Deus e isso permitiu que pudéssemos fazer um caminho de divinização iniciado com a descida do Espírito de Deus no batismo e que se prolonga até à morte física, um caminho em que cada vez mais o ser humano se vai conformando a Cristo numa comunhão com os irmãos até atingir a comunhão plena com a Trindade.