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- María Marcela Mazzini e Fernando Soler, eds. teología de la conversación en el espíritu: una exploración interdisciplinarPublication . Rodrigues, Luís M. Figueiredo
- Para uma pedagogia de um exercício saudável do poder em contexto eclesialPublication . Lopes, José Manuel MartinsThis article reflects on the exercise of power in spiritual contexts, drawing on Ignatian tradition and the current debate within the Catholic Church on abuses of power, authority, and conscience. It highlights how clericalism, the manipulation of vulnerability, and the misuse of obedience can generate abusive dynamics that undermine freedom, dignity, and trust. At the same time, it argues that fidelity to the Gospel and a renewed understanding of authority as service constitute the only path to regenerate both personal relationships and ecclesial institutions. Vulnerability, far from being mere weakness, can also be a place of encounter and care, requiring transparency, co-responsibility, and discernment to overcome a culture of abuse and to foster a culture of care.
- Educação e cultura de paz: memória, verdade e perdãoPublication . Estêvão, Carlos V.; Lopes, José Manuel Martins; Pinto, Ana Paula; Galvão, Artur Ilharco; Pinto, João Carlos Onofre; Lopes, Maria José Ferreira; Dias, Paulo C.; Batista, Ricardo BarrosoEste livro nasce da convicção de que a educação só cumpre verdadeiramente a sua missão quando se torna caminho de dignidade humana e de cultura de paz. No nosso tumultuoso contexto actual onde temos guerras, populismos, pós-verdade e novas formas de violência, estas páginas interrogam com lucidez e esperança o papel da escola, da universidade, das comunidades eclesiais e da sociedade civil na construção de uma paz justa e duradoura. A partir de três grandes eixos, memória, verdade e perdão, os autores abordam temas como a dignidade e os direitos humanos, as identidades e a interculturalidade, a reconciliação e a cura das memórias feridas, o exercício saudável do poder, a formação de professores para um estilo transformativo de educação para a paz, a crítica à “cancel culture”, o lugar da história da religião no ensino obrigatório, o combate à cultura do abuso e as formas de participação colectiva em sociedades democráticas. Do diálogo entre filosofia, teologia, pedagogia, história, ciências sociais e experiências concretas em diferentes países, emergem propostas exigentes e profundamente humanistas. Este volume dirigi-se à conclusão de que a aprendizagem pode ser factor de desenvolvimento, como a verdade pode sustentar a paz, como o perdão se torna força activa de justiça e reconciliação. Dirigido a educadores, investigadores, estudantes e a todos os que se preocupam com o futuro comum da Humanidade. Esta obra é uma sugestão para pensar, dialogar e agir para que a educação volte a ser, sem concessões, um acto nobre ao serviço da paz.
- IntroduçãoPublication . Lopes, José Manuel Martins
