FT - Monografia (Diploma de Estudos Avançados/2º Grau Canónico)
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Recent Submissions
- A visão cristã do casamento a partir do Ad Uxorem de Tertuliano : tradução e estudo.Publication . Duarte, Joana Rodrigues Soares Beirão Teixeira; Lamelas, Isidro PereiraNeste trabalho apresentamos uma proposta de tradução e estudo do texto Ad Uxorem de Tertuliano. Esta epístola escrita no século III, à sua esposa, serve-nos de referência documental para entender como um autor e pensador desse período compreende a vivência do casamento entre cristãos e as suas implicações na vida quotidiana dos mesmos. Com este trabalho visamos dois grandes objetivos: oferecer a primeira tradução 3 pelo que nos é dado saber 3 em língua portuguesa do Ad uxorem, ajudando, assim, a enriquecer o sempre pobre panorama de textos patrísticos disponíveis na língua de Camões; e perceber, a partir desta obra e do seu autor, como os primeiros cristãos foram «cristianizando» o matrimónio, conciliando as tradições romanas com a visão bíblica.
- A hermenêutica bíblica e a crise ecológica : Lynn White em diálogo com as confissões de Santo AgostinhoPublication . Santos, João Marques Ferreira dos; Lamelas, IsidroA relevância da crise ecológica atual implica todos os saberes, nos quais também se inclui a teologia. O desafio das ciências à teologia impõe-se, especialmente, após a publicação do artigo de Lynn White, «The Historical Roots of Our Ecologic Crisis», em 1967, onde o autor localiza a raiz da crise ecológica nas transformações cosmológica e antropológica operadas pela hermenêutica bíblica cristã, sobretudo a de tradição ocidental, que acentuou o mandato bíblico do Homem dominar a terra (cf. Gn 1, 26). É nosso objetivo neste trabalho avaliar a tese de Lynn White a partir das Confissões de Santo Agostinho. Com efeito, sendo o Hiponense um dos principais visados da crítica de White, verificamos a necessidade de revisitar o pensamento agostiniano concernente à perspetiva ecológica, algo que tem vindo a acontecer nos últimos anos, com uma releitura das obras deste Padre da Igreja. Focamo-nos nas Confissões por nelas o Hiponense nos propor uma exegese amadurecida do Hexaemeron, bem com pelo impacto maior desta obra na tradição posterior. Tal estudo evidencia que não obstante se confirmem as transformações identificadas por White, Santo Agostinho defende a bondade da Criação, consciência que brota da exegese alegórica realizada de acordo com a regula fidei e que torna possível afirmar a reciprocidade entre o amor da Humanidade e o louvor das criaturas. Por outro lado, embora o Homem seja a única criatura imago Dei, a sua capacidade de julgar a Criação é limitada, sendo que a sua condição de fragilidade moral o leva frequentemente a trocar o amore Deo pelo amore curarum, o que contribui para a desordem na sociedade. Como tal, foi possível estabelecer um diálogo entre os dois autores, sobretudo nos fundamentos teológicos em causa, não obstante a distância temporal que os separa.
- O papel da doutrina social da igreja na formação do discipulado na diocese de Nacala, MoçambiquePublication . Baraja, Crespim Cabral de Benfica; Rodrigues, Luís M. FigueiredoEsta dissertação estuda o papel da Doutrina Social da Igreja (DSI) na formação do discipulado na Diocese de Nacala, Moçambique, destacando a relação entre a dimensão social da evangelização, a DSI e o discipulado maduro. A fé cristã é vista como inseparável das questões sociais, tendo Jesus Cristo como modelo central de amor, compaixão e transformação. A responsabilidade da Igreja é transmitir diligentemente a mensagem do Evangelho e promover a justiça social. A DSI é apresentada como um conjunto de princípios éticos que orientam os cristãos para a construção de uma sociedade mais justa, destacando o bem comum, a solidariedade e a dignidade da pessoa humana. A família é considerada fundamental para a formação moral da sociedade, enquanto a poligamia e a feitiçaria são identificadas como desafios para o discipulado cristão. O texto enfatiza a importância da formação contínua dos cristãos, incorporando os valores da DSI e enfrentando os desafios culturais. Destaca-se a necessidade de atualização do processo de formação, especialmente para abordar novos desafios como a ecologia integral. Por fim, questiona-se se a DSI é amplamente conhecida e aplicada na Diocese de Nacala.
- A hospitalidade ao serviço do diálogo entre o cristianismo e o judaísmo : um estudo bíblico-pastoral a partir de Gn 18, 1-15Publication . Martins, Luís António Omaña; Correia, João Alberto; Rodrigues, Luís M. FigueiredoO presente trabalho académico procura contribuir com a discussão teológica recente sobre o diálogo inter-religioso entre o cristianismo e o judaísmo tendo como ponto de partida a experiência humana da hospitalidade. O povo judeu, que tem as suas origens em Abraão, persiste em dar o seu rico testemunho de fé e de compromisso ético ao mundo. O cristianismo torna-se herdeiro das riquezas tradicionais do judaísmo e, por circunstâncias históricas, desenvolve a sua própria tradição e riqueza. A hospitalidade coloca judeus e cristãos num diálogo humano, à escuta do outro, sem discussão dos artigos da fé e sem pretensão de alcançar a conversão dos interlocutores. Este diálogo passa pelo mútuo conhecimento e aceitação do “estrangeiro”, metáfora do “outro”. Neste sentido foram valorizados os textos da tradição judaica extrabíblica cuja sabedoria é frequentemente esquecida no âmbito académico e totalmente ignorada na ação pastoral. Os tópicos de reflexão que concluem esta dissertação anseiam por ser considerados na vida prática das comunidades cristãs.
- Discernment and accompaniment among the youth : pastoral perspective in the light of the post-synodal apostolic exhortation Christus VivitPublication . Ngozi, Theresa Iheoma; Rodrigues, Luís Miguel FigueiredoHuman growth is constantly affected by the decisions one makes along life’s journey. In a particular way, with the young people, we want to understand the pastoral perspective of discernment and accompaniment in light of the post-synodal exhortation Christus Vivit. Thus, this study aims to determine how discernment and accompaniment in the Christian tradition are the factors of discipleship. Based on the literature review and theories of discernment and accompaniment, an online survey was set out to understand the perception of respondents about discernment and accompaniment, youth pastoral ministry, and the mentor in the youth pastoral ministry. Our analysis of the responses demonstrated a relationship between the theory and the praxis of discernment in concrete. It also raised some distorted conceptions of some words used in the study. The results indicate that discernment and accompaniment are essential in all dimensions of human life. On this basis, the youth pastoral ministry and the mentor are imperative factors but not exclusive in constructing young people's identities. In a nutshell, “discernment is a function of a loving, personal relationship with the Lord.” (Thomas Green, Weeds Among the Wheat).
- Deus Pater et Ecclesia Mater : de S. Cipriano de Cartago à eclesiologia africana de hojePublication . Mutali, Henrique Simão; Eleutério, João José MarquesA realidade do mundo contemporâneo, marcado pela indiferença, pelo neognosticismo e por um certo desespero humano, fez com que o homem experimentasse uma certa “escuridão interior”, afastando-se de Deus, para viver sem horizonte, porque perdeu a sua identidade que não se pode encontrar fora de Deus. A Igreja aparece como espaço da comunidade, família alargada e da recondução ao Amor que é Deus, a partir de Quem o homem compreende-se a si e aos outros, opondo-se a toda a espécie de exclusão, pela fé, esperança e caridade. Mas estes desafios agravam-se quando se fala de África, onde muitos batizados preferem viver como se não o fossem, por causa de um Deus que não lhes realiza a vontade diante da miséria e do sofrimento. Por isso, o contexto atual de uma Igreja em África, marcado pelas más notícias, pela dor e luto, impele-me a estudar a maternidade da Igreja, isto é, a noção da “Ecclesia”, sobretudo vista na sua perspetiva de “mater” pela ‘refontalização’, estudando um Padre da Igreja, para que, através de um estudo sistemático, se reproponha o conceito de Igreja família, enquanto espaço de integração na “domus Dei”. A realização da Primeira Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para África, que veio a traduzir-se na publicação da Ecclesia in Africa, configura-se como resposta aos anseios do povo, fruto de uma longa caminhada, estimulada e sustentada pelo incessante clamor do povo africano. O objetivo de estudo do nosso trabalho é a maternidade da Igreja, abordando esta categoria (mater) como noção configurante da eclesiologia de um Padre da Igreja “africano” do século III, para, com base nesta “fonte” patrística, repropormos uma eclesiologia “afetiva e efetiva” em chave africana. Para isto, servimo-nos do axioma de Cipriano, Bispo de Cartago, que subordina a pertença a Deus à pertença à Igreja: habere non potest deum patrem qui ecclesiam non habet matrem. O trabalho está dividido em quatro capítulos: -No primeiro capítulo fixamos a nossa atenção na figura de Cipriano, enquanto pai e pastor da Igreja de Cartago; no segundo, mostramos que a teologia de Cipriano sobre a ideia de Deus como Pai é fundamentada no princípio da unidade que existe no seio da Trindade; no terceiro capítulo, centramos a nossa atenção na Igreja mãe. Enquanto peregrina a Igreja é a grande intermediária entre Deus e mundo, o único caminho do homem para seu Pai. A Igreja é mãe. Porque ela tem o Espírito, ela nos comunica a vida filial do Pai. A maternidade é um conceito chave, dada a função mediadora da mãe Igreja no evento salvífico. No quatro e último capítulo, mostramos que o povo de Deus, apresentado pelo Vaticano II, na Lumen Gentium, é uma família, o que ficou expresso na exortação Pós-sinodal Ecclesia in Africa (EA).
- A experiência ecológica integral, segundo a Laudato Si, como desafio ético e plataforma de diálogo académico e cívicoPublication . Sousa, Bruno Miguel Guedes de; Cunha, JorgeAssumimos, para o presente trabalho, a compreensão da Ecologia Integral presente na Laudato Si’, enquanto síntese do pensamento científico desenvolvido nas últimas décadas. Tudo está profundamente relacionado e interdependente. As diversas dimensões da vida, que constituem a realidade – ambiente, economia, política, justiça, cultura, urbanismo -, na sua configuração subjetiva e social, não são dissociáveis. Aceitar esta configuração poliédrica é reconhecer, como refere Morin, o paradigma da complexidade da realidade, por oposição ao paradigma simplificador da mesma. Aceitar este pressuposto de partida constitui um desafio ético, que possibilitará que a Ecologia se assuma como plataforma de diálogo académico e cívico, no âmbito de processos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. O despojamento da pretensa hegemonia do pensamento, abre espaço para fecundar uma cultura de diálogo alargado. Estamos diante de uma janela de oportunidade para retirar a teologia, nomeadamente a teologia moral, do gueto ou marginalidade académica e cívica, assumindo a possibilidade de ser uma voz na vida pública. Trata-se de um “espaço” onde a ciência teológico-moral, enquanto teologia pública, fundada no Evento do Cristo, apresenta o seu contributo para que, em conjunto, seja possível atuar a Transição Ecológica, em todas as suas dimensões. Para isso, combatendo o abstracionismo, que por vezes o discurso teológico assume, sem qualquer articulação com a quotidianidade da vida, faremos um percurso de reflexão sistemática, que culminará na proposta teórica de uma prospetiva projetual, não fechada ou absoluta, mas, sim, evolutiva e aberta a novos horizontes.
- Reconciliação social das memórias angolanas : perspectivas histórico-teológicas restaurativas das memórias de 1948 até a actualidadePublication . Silva, Manuel António daAs discórdias, as controvérsias, as rivalidades, as lutas, as divisões e as guerras, perturbam o convívio desejado por todo e qualquer ser vivo. A paz, a segurança e o bem-estar compõem a felicidade do ser. Homem é o único ser vivo capaz de autodestruir-se e destruir os outros e o meio. Não podemos falar de reconciliação social em Angola sem que olhemos às outras latitudes, ao que acontece pelo mundo. A paz precede a verdadeira e fiável reconciliação porque faz residência no coração do homem, fonte do amor de Deus. As acções beligerantes têm fomentado, no mundo, catástrofes económicas, sociais, culturais, religiosas e perdas humanas incalculáveis. As guerras se parecem a doenças venéreas e transmissíveis; multiplicam-se a cada dia que passa e são uma ameaça à vida no planeta Terra. A história de Angola está marcada por períodos atrozes desde a ocupação colonial, 1482/83 até 1975; as lutas para a descolonização (1948-2002); o fraccionismo, no pós-independência, 1977- 1979. Apesar dos esforços e os apelos da Igreja pela paz, Angola apenas tem descansado da guerra a partir de 2002, mas ainda com tumultos de intolerância política, cultural e religiosa que ameaçam a paz alcançada no Memorando do Luena. Traçamos um ensaio socio-teológico conducente à paz estável e à reconciliação social, como uma forma arbitral de mediação e intermediação de conflitos e desentendimentos, pela via do diálogo com vista ao bem maior e comum. O fazer teológico, enquanto missão da Igreja no mundo, projecto pacifista de Deus, torna-se a voz dos sem voz e vez dos sem vez porque silenciados pelo poder que a vida dos homens mata. A nível de Angola, as mensagens da CEAST, neste âmbito, foram sempre veementes apelos aos políticos, militares e organizações poderosas e aos homens de guerras, pela paz e reconciliação entre os homens. Este exercício atinente ao alcance da reconciliação social em Angola, é uma lanterna focada na realidade vivida com o objectivo de iluminá-la para a manutenção da paz e a construção de cultura de paz, unidade e coesão social entre todos. A humanidade deve pôr em prática o amor que Deus inculcou nos seus corações.
- Os leigos no processo sinodal da Diocese de Cabinda (2006-2018) : desafios teológicos e pastoraisPublication . Pêngado, José Bassanza Fuite; Eleutério, João José MarquesA teologia como saber sistemático da fé, continua a refletir e aprofundar os acontecimentos da comunidade crente. Deste modo, o estudo da sinodalidade será o foco do percurso. Na eclesiologia contemporânea mais recente, a sinodalidade é mais uma redescoberta da Igreja. Trata-se de uma caminhada comunitária e escuta a Palavra de Deus. Convida-nos a fazer o discernimento dos sinais dos tempos na comunidade e no mundo (GS 4). Motiva-nos para identificarmos os novos campos da missão. Escutarmos o que o “Espírito diz às Igrejas” (Ap 2,7). A sinodalidade é um processo, um estilo de comunhão. É missão (serviço) e unidade da Igreja de Deus. A sinodalidade demonstra o rosto de Igreja ao mundo, uma Igreja concreta na história humana, operando em nome de Jesus. Nela, participam os pastores, os fiéis, que procuram responder aos anseios e problemas, que afligem a humanidade através do diálogo, da escuta recíproca e da complementaridade. A sinodalidade tem como finalidade, gerar o ambiente de participação ativa, consciente e plena do povo de Deus. Reafirmamos que, Jesus Cristo fez de nós judeus e gregos, uma só família. Revelou o mistério da pessoa humana (GS 22). Pelo que, os leigos têm a missão secular para o bem da humanidade. Entretanto, são convidados a dar testemunho como “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13). Por fim, a Diocese de Cabinda pode ganhar o novo ardor missionário através da liturgia, da cultura digital, da educação e da promoção dos direitos humanos.
- O carisma das religiosas da instrução cristã : um contributo para a missão da IgrejaPublication . Santos, Maria Conceição Souza dos; Nunes, JoséEste trabalho dissertativo surge justamente por ocasião da aproximação do bicentenário de fundação da congregação das Religiosas da Instrução Cristã que ocorrerá em 2023, parecendo relevante investigar e identificar as contribuições e desafios desta Instituição para o cumprimento de sua missão evangelizadora e educacional em resposta aos apelos e necessidades da Igreja. Utilizando o método teológico-bibliográfico, foi possível analisar o percurso histórico e vivencial do carisma de sacrifício e consagração à Juventude, na vida e na missão da Igreja Católica Apostólica Romana. A análise dos documentos, das cartas e constituições da congregação, permitiu compreender o coração e as intenções de Me. Agathe Verhelle para o instituto em pleno século XXI, no que concerne à vivência da sua missão evangelizadora, mediante o ensino e a dedicação às “tarefas de promoção humana e de educação cristã, sobretudo junto aos jovens” (Conts. Art 57). Constatou-se que, atualmente, os jovens passam por um tempo de crise, a perda de identidade, o que exige um desafio ao Instituto na instrução dos jovens, a fim de eles se consciencializarem das suas potencialidades e capacidades inerentes ao seu crescimento humano, psíquico e espiritual. Os jovens são o futuro e o renovar da Igreja. Por isso, as religiosas, para chegarem aos jovens e lhes proporcionarem, de forma dinâmica e atraente, momentos de encontro significativos com Deus, não medem esforços e doação, tentando responder com fidelidade ao apelo feito nos documentos conciliares e em Puebla. Portanto, conclui-se que a vivência do carisma de sacrifício e consagração das Religiosas da Instrução Cristã, nas escolas, nas comunidades inseridas nas suas obras de educação, representa um importante contributo à missão da igreja junto da juventude.
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