FT - Monografia (Diploma de Estudos Avançados/2º Grau Canónico)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FT - Monografia (Diploma de Estudos Avançados/2º Grau Canónico) by Title
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- «Attende, o Homo» : uma leitura antropológica dos escritos de São Francisco de AssisPublication . Silva, Álvaro Cruz Santos da; Martins, António Manuel AlvesCom esta dissertação pretendemos retirar dos escritos de São Francisco de Assis uma noção de «antropologia» que, necessariamente, será no âmbito do religioso e não no âmbito filosófico, dado a forte orientação teocêntrica. No primeiro capítulo será nossa intenção apresentar o status quaestionis dos Escritos de São Francisco. Apresentaremos um elenco dos escritos autênticos, os seus géneros literários e identificaremos os seus destinatários. Trata-se, pois, de um capítulo de contacto com as fontes, servindo-nos da edição crítica, bilingue latim-italiano de Carlo Paolazzi, Francesco d’Assisi. Scritti. Grottaferrata (Roma): Frati Editori di Quaracchi Fondazione Collegio S. Bonaventura, 2009. Depois de tratarmos os escritos em geral, sob o ponto de vista da coerência interna e da crítica externa, passaremos num segundo capítulo à identificação dos termos Homo, humanus, humanitas e vir, tratado-os semanticamente em cada um dos escritos onde eles ocorrem. Feito este levantamento dos textos, iremos trabalhá-los de forma sistemática num terceiro capítulo. Como vê Francisco o Homem, como se relaciona o Homem com Deus. O Homem foi criado por Deus Pai, Filho e Espírito Santo; por isso Ele é nosso Criador, Redentor e Salvador. O Homem foi criado à imagem do Seu Filho e à Sua semelhança, e colocado no paraíso de onde decaíu por sua culpa. O Pai enviou o Filho ao mundo, que, por amor encarnou no seio da Virgem Maria, assumindo a carne da nossa humana fragilidade. Assim o Homem vive de forma relacional com Deus-Trindade, a quem tudo restitui, num processo de pobreza e liberdade, para só possuir Aquele que todo se lhe dá: Deus, Pai, Filho e Espirito Santo. A antropologia de Francisco de Assis é teocêntrica e relacional, estão unidos Deus e o Homem, particulamente o Homem frágil, que Francisco serve na pessoa do leproso. A antropologia de Francisco é cósmica e abrangente. Francisco vê nas criaturas a significação do Criador, de quem elas nos dão imagem. E numa relação fraterna, experimentando a pobreza na fraternidade, não só entre os Irmãos, mas também com as criaturas todas suas irmãs, numa oração dialogante e num louvor orante, Francisco restutiu tudo a Deus- Trindade, restitui tudo Àquele que tudo criou do nada.
- O carisma das religiosas da instrução cristã : um contributo para a missão da IgrejaPublication . Santos, Maria Conceição Souza dos; Nunes, JoséEste trabalho dissertativo surge justamente por ocasião da aproximação do bicentenário de fundação da congregação das Religiosas da Instrução Cristã que ocorrerá em 2023, parecendo relevante investigar e identificar as contribuições e desafios desta Instituição para o cumprimento de sua missão evangelizadora e educacional em resposta aos apelos e necessidades da Igreja. Utilizando o método teológico-bibliográfico, foi possível analisar o percurso histórico e vivencial do carisma de sacrifício e consagração à Juventude, na vida e na missão da Igreja Católica Apostólica Romana. A análise dos documentos, das cartas e constituições da congregação, permitiu compreender o coração e as intenções de Me. Agathe Verhelle para o instituto em pleno século XXI, no que concerne à vivência da sua missão evangelizadora, mediante o ensino e a dedicação às “tarefas de promoção humana e de educação cristã, sobretudo junto aos jovens” (Conts. Art 57). Constatou-se que, atualmente, os jovens passam por um tempo de crise, a perda de identidade, o que exige um desafio ao Instituto na instrução dos jovens, a fim de eles se consciencializarem das suas potencialidades e capacidades inerentes ao seu crescimento humano, psíquico e espiritual. Os jovens são o futuro e o renovar da Igreja. Por isso, as religiosas, para chegarem aos jovens e lhes proporcionarem, de forma dinâmica e atraente, momentos de encontro significativos com Deus, não medem esforços e doação, tentando responder com fidelidade ao apelo feito nos documentos conciliares e em Puebla. Portanto, conclui-se que a vivência do carisma de sacrifício e consagração das Religiosas da Instrução Cristã, nas escolas, nas comunidades inseridas nas suas obras de educação, representa um importante contributo à missão da igreja junto da juventude.
- Consciência e papel dos leigos no pensamento de John Henry NewmanPublication . Bernardino, Marco Paulo Cardoso; Stilwell, Peter Damian
- Deus Pater et Ecclesia Mater : de S. Cipriano de Cartago à eclesiologia africana de hojePublication . Mutali, Henrique Simão; Eleutério, João José MarquesA realidade do mundo contemporâneo, marcado pela indiferença, pelo neognosticismo e por um certo desespero humano, fez com que o homem experimentasse uma certa “escuridão interior”, afastando-se de Deus, para viver sem horizonte, porque perdeu a sua identidade que não se pode encontrar fora de Deus. A Igreja aparece como espaço da comunidade, família alargada e da recondução ao Amor que é Deus, a partir de Quem o homem compreende-se a si e aos outros, opondo-se a toda a espécie de exclusão, pela fé, esperança e caridade. Mas estes desafios agravam-se quando se fala de África, onde muitos batizados preferem viver como se não o fossem, por causa de um Deus que não lhes realiza a vontade diante da miséria e do sofrimento. Por isso, o contexto atual de uma Igreja em África, marcado pelas más notícias, pela dor e luto, impele-me a estudar a maternidade da Igreja, isto é, a noção da “Ecclesia”, sobretudo vista na sua perspetiva de “mater” pela ‘refontalização’, estudando um Padre da Igreja, para que, através de um estudo sistemático, se reproponha o conceito de Igreja família, enquanto espaço de integração na “domus Dei”. A realização da Primeira Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para África, que veio a traduzir-se na publicação da Ecclesia in Africa, configura-se como resposta aos anseios do povo, fruto de uma longa caminhada, estimulada e sustentada pelo incessante clamor do povo africano. O objetivo de estudo do nosso trabalho é a maternidade da Igreja, abordando esta categoria (mater) como noção configurante da eclesiologia de um Padre da Igreja “africano” do século III, para, com base nesta “fonte” patrística, repropormos uma eclesiologia “afetiva e efetiva” em chave africana. Para isto, servimo-nos do axioma de Cipriano, Bispo de Cartago, que subordina a pertença a Deus à pertença à Igreja: habere non potest deum patrem qui ecclesiam non habet matrem. O trabalho está dividido em quatro capítulos: -No primeiro capítulo fixamos a nossa atenção na figura de Cipriano, enquanto pai e pastor da Igreja de Cartago; no segundo, mostramos que a teologia de Cipriano sobre a ideia de Deus como Pai é fundamentada no princípio da unidade que existe no seio da Trindade; no terceiro capítulo, centramos a nossa atenção na Igreja mãe. Enquanto peregrina a Igreja é a grande intermediária entre Deus e mundo, o único caminho do homem para seu Pai. A Igreja é mãe. Porque ela tem o Espírito, ela nos comunica a vida filial do Pai. A maternidade é um conceito chave, dada a função mediadora da mãe Igreja no evento salvífico. No quatro e último capítulo, mostramos que o povo de Deus, apresentado pelo Vaticano II, na Lumen Gentium, é uma família, o que ficou expresso na exortação Pós-sinodal Ecclesia in Africa (EA).
- Diocese of Daman : a model for ushering an era of ecclesial peacePublication . Gracias, Selfron Manuel; Eleutério, JoãoThe Christ event marked a new dimension in the study of human history. History was no longer about knitting together events in a set timeline but took on the quality of theology or salvation of mankind. There was now a reference point against which the history could be pitted, pitched, and proliferated. It shifted from the realm of Chronos to Kairos. Christ became the median and the hinge for the study of the universal history. This dissertation is a humble attempt to utilise the services of this refined understanding of history to understand the ecclesial movements generated by the diocese of Daman. The dissertation studies the life of the diocese of Daman as the defining point in the life of the church in the west of India. To know how the church, froth with internal and external challenges, was rescued by the diocese in its efforts to profoundly burrow its roots in India. This dissertation analyses the limits that the church can go to ensure peace and discipline. This is realised through judicious ecclesial reforms and renewal in the ever volatile political, social, geographical, economic, and religious realities. This is achieved by utilising the services of the historical critical method. What sets this dissertation apart is the focused treatment of the role of diocese of Daman in relation to the Padroado and Propaganda conflict in India. The dissertation presents a fresh and novel narration into the ecclesial contribution of the diocese in resolving the conflict and the relevance of these ecclesial movements.
- Discernment and accompaniment among the youth : pastoral perspective in the light of the post-synodal apostolic exhortation Christus VivitPublication . Ngozi, Theresa Iheoma; Rodrigues, Luís Miguel FigueiredoHuman growth is constantly affected by the decisions one makes along life’s journey. In a particular way, with the young people, we want to understand the pastoral perspective of discernment and accompaniment in light of the post-synodal exhortation Christus Vivit. Thus, this study aims to determine how discernment and accompaniment in the Christian tradition are the factors of discipleship. Based on the literature review and theories of discernment and accompaniment, an online survey was set out to understand the perception of respondents about discernment and accompaniment, youth pastoral ministry, and the mentor in the youth pastoral ministry. Our analysis of the responses demonstrated a relationship between the theory and the praxis of discernment in concrete. It also raised some distorted conceptions of some words used in the study. The results indicate that discernment and accompaniment are essential in all dimensions of human life. On this basis, the youth pastoral ministry and the mentor are imperative factors but not exclusive in constructing young people's identities. In a nutshell, “discernment is a function of a loving, personal relationship with the Lord.” (Thomas Green, Weeds Among the Wheat).
- Ecce Homo num arquipélago de evangelizaçãoPublication . Leal, Luís Miguel Proença
- Ecclesia in Africa : 20 anos depois : para uma leitura e análise da exortação apostólica pós-sinodal e das suas perspectivas no contexto actual da Igreja em ÁfricaPublication . Cambuta, José; Almendra, Luísa Maria varelaA Primeira Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos de 1994 foi um acontecimento que ficou na história da Igreja em África e da sua missão evangelizadora. Ela foi um acontecimento que marcou o fim de um período e início de uma nova caminhada que continua nestes primeiros decénios do Terceiro Milénio. Pela sua proficuidade e em virtude do novo dinamismo da Igreja em África, na celebração dos 20 anos da Exortação Apostólica Pós-sinodal Ecclesia in Africa, decidiu-se fazer um breve estudo analítico deste documento do Magistério da Igreja, resultante dos trabalhos do Sínodo. O trabalho que ora se apresenta com o título “Ecclesia in Africa: 20 anos depois. Para uma leitura e análise da Exortação Apostólica Pós-sinodal e das suas perspectivas no contexto actual da Igreja em África” afigura-se como um estudo documental do texto da Ecclesia in Africa. A sua abordagem parte da investigação dos pressupostos subjacentes à convocação do Sínodo. Em seguida, apresenta um estudo analítico do texto da Ecclesia in Africa, procurando individuar os desafios por ela diagnosticados e as linhas de força que apresenta para uma possível resolução dos problemas e dificuldades. A individuação destes desafios deram espaço a um momento de avaliação, para tentar perceber o que aconteceu à África vinte anos depois do Sínodo de 1994. No fim deste estudo aparecem algumas propostas à luz do diagnóstico continental da Ecclesia in Africa, como contributo à reflexão teológica e pastoral para a missão evangelizadora da Igreja em África.
- Encarnação e imagem : uma abordagem histórico-teológica a partir dos três discursos de São João Damasceno em defesa das imagens sagradasPublication . Cardoso, Isabel Maria Leitão Cortes Alçada; Farias, José Jacinto Ferreira de; Lamelas, Isidro Pereira
- A experiência ecológica integral, segundo a Laudato Si, como desafio ético e plataforma de diálogo académico e cívicoPublication . Sousa, Bruno Miguel Guedes de; Cunha, JorgeAssumimos, para o presente trabalho, a compreensão da Ecologia Integral presente na Laudato Si’, enquanto síntese do pensamento científico desenvolvido nas últimas décadas. Tudo está profundamente relacionado e interdependente. As diversas dimensões da vida, que constituem a realidade – ambiente, economia, política, justiça, cultura, urbanismo -, na sua configuração subjetiva e social, não são dissociáveis. Aceitar esta configuração poliédrica é reconhecer, como refere Morin, o paradigma da complexidade da realidade, por oposição ao paradigma simplificador da mesma. Aceitar este pressuposto de partida constitui um desafio ético, que possibilitará que a Ecologia se assuma como plataforma de diálogo académico e cívico, no âmbito de processos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. O despojamento da pretensa hegemonia do pensamento, abre espaço para fecundar uma cultura de diálogo alargado. Estamos diante de uma janela de oportunidade para retirar a teologia, nomeadamente a teologia moral, do gueto ou marginalidade académica e cívica, assumindo a possibilidade de ser uma voz na vida pública. Trata-se de um “espaço” onde a ciência teológico-moral, enquanto teologia pública, fundada no Evento do Cristo, apresenta o seu contributo para que, em conjunto, seja possível atuar a Transição Ecológica, em todas as suas dimensões. Para isso, combatendo o abstracionismo, que por vezes o discurso teológico assume, sem qualquer articulação com a quotidianidade da vida, faremos um percurso de reflexão sistemática, que culminará na proposta teórica de uma prospetiva projetual, não fechada ou absoluta, mas, sim, evolutiva e aberta a novos horizontes.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »