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- 1 Cor 7:1-7 : a crux interpretumPublication . Tony, Michael; Monera, Arnold T.
- O Acórdão C-270/12 : impacto jurídico-financeiro na União Europeia face à doutrina MeroniPublication . Fernandes, Sara Vieira; Catarino, Luís Guilherme Carvalho de Pina
- O acto pedagógico como construtor de possibilidade de futuroPublication . Pereira, Américo
- Análise do artigo 31.º da Carta Social Europeia (revista)Publication . Maia, Liliana Mota
- Aniki-Bóbó Manuel de OliveiraPublication . Natálio, Carlos
- «Attende, o Homo» : uma leitura antropológica dos escritos de São Francisco de AssisPublication . Silva, Álvaro Cruz Santos da; Martins, António Manuel AlvesCom esta dissertação pretendemos retirar dos escritos de São Francisco de Assis uma noção de «antropologia» que, necessariamente, será no âmbito do religioso e não no âmbito filosófico, dado a forte orientação teocêntrica. No primeiro capítulo será nossa intenção apresentar o status quaestionis dos Escritos de São Francisco. Apresentaremos um elenco dos escritos autênticos, os seus géneros literários e identificaremos os seus destinatários. Trata-se, pois, de um capítulo de contacto com as fontes, servindo-nos da edição crítica, bilingue latim-italiano de Carlo Paolazzi, Francesco d’Assisi. Scritti. Grottaferrata (Roma): Frati Editori di Quaracchi Fondazione Collegio S. Bonaventura, 2009. Depois de tratarmos os escritos em geral, sob o ponto de vista da coerência interna e da crítica externa, passaremos num segundo capítulo à identificação dos termos Homo, humanus, humanitas e vir, tratado-os semanticamente em cada um dos escritos onde eles ocorrem. Feito este levantamento dos textos, iremos trabalhá-los de forma sistemática num terceiro capítulo. Como vê Francisco o Homem, como se relaciona o Homem com Deus. O Homem foi criado por Deus Pai, Filho e Espírito Santo; por isso Ele é nosso Criador, Redentor e Salvador. O Homem foi criado à imagem do Seu Filho e à Sua semelhança, e colocado no paraíso de onde decaíu por sua culpa. O Pai enviou o Filho ao mundo, que, por amor encarnou no seio da Virgem Maria, assumindo a carne da nossa humana fragilidade. Assim o Homem vive de forma relacional com Deus-Trindade, a quem tudo restitui, num processo de pobreza e liberdade, para só possuir Aquele que todo se lhe dá: Deus, Pai, Filho e Espirito Santo. A antropologia de Francisco de Assis é teocêntrica e relacional, estão unidos Deus e o Homem, particulamente o Homem frágil, que Francisco serve na pessoa do leproso. A antropologia de Francisco é cósmica e abrangente. Francisco vê nas criaturas a significação do Criador, de quem elas nos dão imagem. E numa relação fraterna, experimentando a pobreza na fraternidade, não só entre os Irmãos, mas também com as criaturas todas suas irmãs, numa oração dialogante e num louvor orante, Francisco restutiu tudo a Deus- Trindade, restitui tudo Àquele que tudo criou do nada.
- Uma avaliação ao serviço do desenvolvimento humano | relato de práticasPublication . Alves, José Matias