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- Impacto jurídico-político da criação de agências europeias de regulação na União Europeia face à doutrina MeroniPublication . Fernandes, Sara Vieira; Catarino, Luís Guilherme
- Realidade virtual e aumentada como ferramentas de marketingPublication . Soares, Ana Margarida Costa; Ferreira, Cátia Sofia AfonsoA nova era digital trouxe consigo também novas oportunidades não só para a sociedade e os seus consumidores, como também para o mercado e as mais diversas estruturas de negócio. O desenvolvimento da tecnologia permitiu novos desafios principalmente no âmbito digital revelando uma nova faceta do consumidor. Assim, o presente estudo teve em conta a temática recorrente dos dias de hoje representada pela procura de novas fontes de rentabilidade e de criação de valor perante o mercado e às necessidades e expetativas do consumidor. Tendo em conta, que são os consumidores que têm hoje o controlo das suas decisões de consumo cabe às empresas estarem em constante procura de inovação e consequentemente criar experiências diferentes e únicas que consigam corresponder às necessidades da sociedade. Desta forma e perante este ambiente, as empresas exploram no meio digital com objetivo de adquirir as chaves essenciais para competir no mercado e consequentemente criar novas fontes de rentabilidade. Assim sendo e tal como referido, este estudo tenta compreender as novas formas de criar valor perante as tendências digitais, como a realidade virtual e aumentada, e também procura compreender como é que as empresas estão ou não a implementar estas ferramentas, e quais os tipos de implicações destas estruturas na sua relação com os consumidores. Além da perspetiva das empresas, este estudo faz uma reflexão sobre o novo consumidor e a sua adaptação às novas tecnologias, como a realidade virtual e a realidade aumentada.
- O Acórdão C-270/12 : impacto jurídico-financeiro na União Europeia face à doutrina MeroniPublication . Fernandes, Sara Vieira; Catarino, Luís Guilherme Carvalho de Pina
- A percepção dos consumidores do valor das marcas nos domínios digitais : estudo de caso : a marca ProzisPublication . Quintela, Maria Inês Silva Melo Guterres; Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartAtualmente, vivemos numa era digital onde quase tudo é promovido através das redes sociais. Os meios tradicionais perderam alguma influência e, para se manterem no mercado, muitos tiveram de se adaptar às exigências dos novos consumidores. Foi, por isso, necessário saber estabelecer um novo tipo de interação mais próximo e inovador para com os clientes, de modo a ir de encontro às suas necessidades. As marcas passaram então a criar assim uma ligação mais rápida, interativa e emocional. Assim, esta investigação pretende avaliar a perceção dos consumidores do valor das marcas no âmbito do digital. O estudo recai sobre a Prozis, uma marca que nasceu no online e cujo crescimento se desenvolveu nas redes sociais. O objetivo deste estudo passa então por verificar a influência que os domínios digitais exercem sobre a marca Prozis, e como contribuem para a sua evolução. Face ao estudo realizado, todas as hipóteses em investigação foram aferidas. Neste estudo foi utilizado o modelo de brand equity ten desenvolvido por Aaker, onde se deu ênfase às suas cinco variáveis: notoriedade; qualidade percebida; associações à marca; outros ativos; e lealdade.