Browsing by Issue Date, starting with "2015-06-22"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Iconografia eucarística da reforma católica na pintura das igrejas da Diocese de Lisboa : séculos XVII e XVIIIPublication . Pinto, Paulo Miguel Félix de Campos; Azevedo, Carlos Alberto de Pinho MoreiraA Eucaristia, como tema da criação artística, data dos inícios do Cristianismo, inspirando numerosas representações ao longo da história. Na elaboração sobre a Eucaristia, o Concílio de Trento constituiu um momento fundamental no combate às heresias protestantes, reafirmando o dogma da presença real e a excelência do Santíssimo Sacramento sobre os demais sacramentos. O renovado corpus doutrinal conciliar traduziu-se no incremento e nos modos de representação artística da Eucaristia, nos séculos posteriores a Trento, tendo em vista uma melhor compreensão da complexidade do mistério e, através de uma teologia da imagem, uma vivência plena da experiência eucarística. Este estudo dirige-se sobre a realidade portuguesa, através da análise do acervo de pinturas eucarísticas das igrejas da diocese de Lisboa, com o propósito de identificar e conhecer os temas eucarísticos, através da sistematização dos assuntos, e analisando os esquemas-tipo de representação iconográfica, em ordem à compreensão dos seus significados eucarísticos e dos respectivos modos de formulação. O estudo revela o campo da pintura como especificamente rico para dar corpo ao discurso sobre a Eucaristia; servindo os esquemas-tipo de representação para aludir ao dogma e à doutrina da transubstanciação, mas também para dar relevo ao extático e ao apoteótico, privilegiando a dimensão contemplativa, exortativa e triunfalista da Eucaristia. Este trabalho oferece o primeiro inventário organizado e representativo da pintura eucarística do espólio das igrejas da diocese de Lisboa, do último quartel do século XVII aos finais do século XVIII. Integrando um conjunto de 472 pinturas, em grande parte inéditas, este espólio é muito diversificado e rico, quer quanto à variedade de assuntos, quer em relação à diversidade dos esquemas iconográficos, com grande relevância para o estudo da expressão visual da Eucaristia, nomeadamente quanto aos formulários do seu discurso, que se comprovou atestarem clara feição tridentina.
- O blogue na disciplina de Português Língua-Cultura Materna : um estudo de caso no ensino secundário portuguêsPublication . Macedo, Cláudio Alexandre Almeida; Silva, Jacques Fernandes daExecutado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, o presente Relatório de Estágio – enquanto texto dotado de carácter dissertativo – tem por propósito nuclear proceder à reportação do estudo e da investigação correspondente sobre a abordagem educacional em geral e a abordagem didactológica em particular da problemática da inclusão do blogue no quadro da disciplina de Português Língua-Cultura Materna, no âmbito do Ensino Secundário português. Por referência ao contexto educacional português, a progressiva inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação nas dimensões educativas de índole escolar em geral e disciplinares respetivas em particular tem vindo a suscitar a associação de ferramentas informáticas correspondentes às atividades pedagógicas e didáticas nas Escolas. No caso do blogue, as ações escolares de associação dessa ferramenta informática ao exercício dos atos disciplinares ainda não tem proporcionado a emergência extensiva e intensiva de práticas de ensino-aprendizagem no quadro das quais o blogue não se constitua apenas como um suporte tecnológico, mais especificamente de natureza informática, de materiais didáticos, mas antes – e de modo prioritário – como recurso didático essencial, estrutural e funcional de ensino-aprendizagem nas suas dimensões declarativa e procedural. O estudo adota prioritariamente uma abordagem didactológica da problemática respetiva, recorrendo para o efeito a uma investigação-ação de índole interpretativo-construtivista realizada no quadro da prática de ensino supervisionada da componente disciplinar de Português do Estágio do autor do presente documento dissertativo, enquanto Professor Estagiário, no decorrer do ano escolar de 2013/2014, investigação-ação essa que apresenta uma ação prototípica de execução de práticas disciplinares no quadro das quais o blogue assume um estatuto de recurso didático, nas suas dimensões didactológicas essencial, estrutural e funcional, de ensino-aprendizagem, nomeadamente de Português Língua-Cultura Materna, no âmbito da disciplina escolar correspondente, no Ensino Secundário português. Os resultados globais do estudo em geral e da investigação-ação respetiva em particular, objeto de reportação no presente Relatório de Estágio, evidenciam que a adoção do blogue, enquanto recurso didático de ensino-aprendizagem do Português Língua-Cultura Materna, é suscetível de se constituir como uma situação educativa autónoma – blogaula –, no sentido didactológico do termo, por referência à disciplina escolar correspondente, no âmbito do Ensino Secundário português.
- Spirituality of work in Pope John Paul II's Enciclical Letter Laborem ExercensPublication . Mariano, Kai; Gassner, Franz
- Post Vatican II teaching on environmental stewardshipPublication . Reh, Paul Thu; Gassner, Franz
- 1 Cor 7:1-7 : a crux interpretumPublication . Tony, Michael; Monera, Arnold T.