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- Estudo sobre a utilização de dispositivos móveis em contexto de práticas de ensino supervisionada : relatórioPublication . Ribeiro, Paulo Jorge Ferreira; Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesAs tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão associadas a uma das mais significativas mudanças económicas, políticas e sociais ocorridas na sociedade do século XX e início do século XXI. A interação entre as pessoas e as organizações através das TIC permitiu a construção de um novo tipo de sociedade: a Sociedade da Informação. Este desenvolvimento social, potenciado pelas novas tecnologias, nomeadamente a capacidade de gerar e armazenar as próprias informações, bem como difundi-las, e ter acesso às informações de terceiros, provocaram alterações nas atitudes e no comportamento, mudando com isso também a cultura e os costumes da sociedade. O meio escolar não foi exceção. O modelo de ensino tradicional, onde o professor é o único meio de transmissão do conhecimento e o aluno apenas recetor dessa informação, quando comparado com o panorama atual, parece estar em discordância com as mudanças e transformações que ocorrem no mundo. Aqui, os professores assumem um papel fundamental: o de motivar e promover um aluno ativo e agente da sua própria aprendizagem. A escola de hoje está repleta de alunos cada vez mais exigentes. A presença cada vez mais constante das novas tecnologias dificulta a tarefa do professor conservador que apenas usa o seu conhecimento e o “quadro negro” como instrumentos de aprendizagem. A realidade dos alunos entra em choque com a resistência do professor conservador e as inevitáveis reclamações surgem de todos os lados, sob a justificação de estes aparelhos dificultarem a concentração e prejudicarem a aprendizagem. Serão as novas tecnologias as causadoras do insucesso? Não será a resistência ao uso da tecnologia fator potenciador de mais desmotivação e conflitos? É justamente a essas questões que o presente relatório procurou dar resposta, alertando ao mesmo tempo para as novas oportunidades de aprendizagem que poderão estar ao alcance de todos os professores. Basta querer.
- Recursos educativos e digitais : investigação integrada nas/e práticas de ensino supervisionadas, na escola : relatórioPublication . Cunha, Pedro José Gonçalves da Silva; Cardoso, Sílvia Castro FortesDesenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e Relatório, do Mestrado em Ensino de Informática, da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Católica Portuguesa – Braga, este relatório pretende apresentar todas as atividades letivas e não letivas realizadas, durante o estágio, inserido na prática de ensino supervisionada decorrida na Escola E.B. 2 e 3 André Soares, em Braga. Assim, apresenta a caraterização da escola e da turma, as atividades letivas e não letivas, as metodologias e estratégias utilizadas nas aulas e outras atividades, a descrição da investigação científica e as experiências e vivências extraídas, nas diversas fases e ao longo do estágio. Inclui, também uma componente científica, ou seja uma investigação realizada, elemento complementar desta formação. Esta seguiu a metodologia de estudo de caso, versando a utilização das WebQuests como suporte educativo facilitador da construção de um conhecimento organizado, para o professor e os alunos, na disciplina de TIC, do 9º ano de escolaridade, com o objetivo de aferir a aplicabilidade e potencialidade da WebQuest, como ferramenta de ensino e aprendizagem utilizável pelos professores na sala de aula da disciplina de TIC.
- Transição para a vida adulta de alunos com Necessidades Educativas Especiais : que perceções da escola?Publication . Marques, Maria Olívia Ladeira; Martins, Rosa; Pires, SofiaIntrodução: Um plano de transição para a vida adulta bem estruturado, elaborado e delineado para o indivíduo em específico deve, necessariamente, dotar o jovem/aluno com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de competências fundamentais para o exercício da sua vida quotidiana, no sentido de perspetivar a sua plena inclusão social e profissional. O sucesso destes planos de transição só é possível com o envolvimento e participação de todos os intervenientes no processo (aluno, pais, técnicos, serviços e a própria comunidade), destacando-se o especial papel do professor. Objetivo: Analisar e refletir sobre a perceção dos professores, duma zona circunscrita ao Agrupamento de Escolas de Castro Daire, relativamente ao desenvolvimento do processo de transição para a vida adulta (TVA) de alunos com NEE, no sentido de se desenvolver um plano de ação específico a aplicar futuramente. Metodologia: Neste estudo optámos por uma investigação de natureza quantitativa, transversal e descritiva. O instrumento de recolha de dados utilizado, agrega três secções: A secção A visa proceder a uma caracterização dos participantes; a secção B objetiva o conhecimento e a opinião dos professores, centrados nas suas práticas, relativamente ao processo de TVA; e a secção C procura identificar a opinião dos professores e as opções de mudança, no que concerne ao desenvolvimento do processo de transição dos alunos com NEE. A amostra é constituída por 48 professores a trabalhar no agrupamento supracitado. Para o tratamento estatístico foi utilizado o programa Statistical Package Social Science (SPSS) versão 19. Resultados: A amostra é maioritariamente constituída por indivíduos do sexo feminino, a média de idades é de 41,52 anos, todos com licenciatura, existindo 25% com formação especializada no âmbito da educação especial. A TVA é percecionada como um processo contínuo ao longo do percurso escolar do aluno, principalmente destinada aos que têm Currículo Específico Individual (CEI), procurando assegurar, prioritariamente, o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e laborais através do desenvolvimento de estágios em contexto real de trabalho. Como parceiros na intervenção no processo de TVA, é dado destaque, além da família e da comunidade, ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). A monitorização é feita formal ou informalmente, enquanto a coordenação é delegada no professor de educação especial. O Programa Educativo Individual (PEI) e o Plano Individual de Transição (PIT) são considerados os principais documentos norteadores. São destacadas como dificuldades de maior relevância na operacionalização, a oferta de emprego, a falta de empresas para receberem os alunos, parcos recursos humanos e parcerias insuficientes. Conclusão: O estudo comprova e reforça a complexidade de que se reveste o processo de TVA. As perceções apresentadas revelam uma sociedade local que não é de todo inclusiva. Um número significativo de barreiras ao desenvolvimento e a operacionalização dos processos de transição no Agrupamento de Escolas de Castro Daire, colocam em causa o adequado desenvolvimento de saberes e experiências válidos que permitam, quando saem da escola, corresponder às exigências que lhes são colocadas pela sociedade, de modo a que a sua inclusão pessoal, social e profissional se efetive com sucesso, aumentando, deste modo, a probabilidade de serem indivíduos com um adequado nível de qualidade de vida.
- Retailers’ assessment : guidelines for open innovation partnershipsPublication . Guerra, João Nuno de Oliveira Moreira; Abecassis-Moedas, CélineDuring times of economic turmoil, and times of strong development and movement of information technologies and communication techniques, there is a call for stronger commitment, innovation and adaptability at the organizational level. Inter-organizational collaborative innovation is currently mandatory for companies that want to become competitive. This dissertation sets to understand, through the construction of an evaluation tool (Coding Scheme), how can a retailer choose with whom it can develop an Open Innovation partnership model. This is achieved through a study of the criteria used to assess retailers’ performance in several business fields. The aim is to understand the methodology used to assess the performance of other companies in the same business, being these companies in the same business and possible future partners. Exploring this topic of Open Innovation is extremely relevant for diverse reasons. Firstly, because studying the macro and micro environment where a firm is operating it is possible to realize how it acquires and develops new competences and communicates with the outside. Then, it is important to understand that multi approaches to Open Innovation can coexist within the same company, with successful results. Finally, this study can provide managers who have not yet implemented Open Innovation in their organizations with helpful knowledge and concepts that can be a tool to identify growing opportunities in their business.
- Aspectos críticos da aplicação prática do regime das acções sem valor nominalPublication . Cunha, Paulo Olavo
- Encarnação e imagem : uma abordagem histórico-teológica a partir dos três discursos de São João Damasceno em defesa das imagens sagradasPublication . Cardoso, Isabel Maria Leitão Cortes Alçada; Farias, José Jacinto Ferreira de; Lamelas, Isidro Pereira