Browsing by Issue Date, starting with "2023-09-28"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Reconciliação social das memórias angolanas : perspectivas histórico-teológicas restaurativas das memórias de 1948 até a actualidadePublication . Silva, Manuel António daAs discórdias, as controvérsias, as rivalidades, as lutas, as divisões e as guerras, perturbam o convívio desejado por todo e qualquer ser vivo. A paz, a segurança e o bem-estar compõem a felicidade do ser. Homem é o único ser vivo capaz de autodestruir-se e destruir os outros e o meio. Não podemos falar de reconciliação social em Angola sem que olhemos às outras latitudes, ao que acontece pelo mundo. A paz precede a verdadeira e fiável reconciliação porque faz residência no coração do homem, fonte do amor de Deus. As acções beligerantes têm fomentado, no mundo, catástrofes económicas, sociais, culturais, religiosas e perdas humanas incalculáveis. As guerras se parecem a doenças venéreas e transmissíveis; multiplicam-se a cada dia que passa e são uma ameaça à vida no planeta Terra. A história de Angola está marcada por períodos atrozes desde a ocupação colonial, 1482/83 até 1975; as lutas para a descolonização (1948-2002); o fraccionismo, no pós-independência, 1977- 1979. Apesar dos esforços e os apelos da Igreja pela paz, Angola apenas tem descansado da guerra a partir de 2002, mas ainda com tumultos de intolerância política, cultural e religiosa que ameaçam a paz alcançada no Memorando do Luena. Traçamos um ensaio socio-teológico conducente à paz estável e à reconciliação social, como uma forma arbitral de mediação e intermediação de conflitos e desentendimentos, pela via do diálogo com vista ao bem maior e comum. O fazer teológico, enquanto missão da Igreja no mundo, projecto pacifista de Deus, torna-se a voz dos sem voz e vez dos sem vez porque silenciados pelo poder que a vida dos homens mata. A nível de Angola, as mensagens da CEAST, neste âmbito, foram sempre veementes apelos aos políticos, militares e organizações poderosas e aos homens de guerras, pela paz e reconciliação entre os homens. Este exercício atinente ao alcance da reconciliação social em Angola, é uma lanterna focada na realidade vivida com o objectivo de iluminá-la para a manutenção da paz e a construção de cultura de paz, unidade e coesão social entre todos. A humanidade deve pôr em prática o amor que Deus inculcou nos seus corações.
- Oral health strategies: surveying the present to plan the future of community-based learningPublication . Veiga, Nélio Jorge; Couto, Patrícia; Correia, Patrícia; Mello-Moura, Anna Carolina Volpi; Lopes, Pedro Campos; Correia, Maria JoséIntroduction: Oral health literacy relates to the capacity of individuals to acquire, understand and to act upon oral health information to make appropriate health decisions. This scientific review’s main goal is to analyze the strategies that improve oral health literacy within the community, specifically oriented to a community-based learning model focused on the most vulnerable risk groups in society. Materials and Methods: The current review is based on the literature on oral health literacy within community-based learning strategies. The present review selected scientific studies by searching MEDLINE and related databases, such as Web of Science and PUBMED, and by consulting existing bibliographies. Results: Based on the application of the inclusion criteria to the abstracts, 45 publications were retrieved which explicitly dealt with the definitions of oral health literacy, community-based learning, and service learning. Several studies have demonstrated that health consumers with low health literacy fail to understand the available health information. Therefore, innovative oral health literacy strategies should be undertaken. Service learning is an example of an educational approach where the student learns specific soft skills in the classroom and collaborates directly with an agency or institution and engages in reflection activities to deepen their understanding of what is being taught. Conclusions: One of the main strategies used to incorporate the oral health professional in social responsibility and direct contact in the community is through experiencing community-based learning projects. The future graduate must be an educator capable of educating patients in order to themselves acquire high-level skills in oral health literacy.
- Ends of Earth: how EU climate action can weather the coming election stormPublication . European Council on Foreign Relations; Franco, Lívia
- A perceção da equidade e da satisfação no acesso a cuidados na Casa de Saúde São Mateus, SA hospital privadoPublication . Lemos, Aldina Neves Coimbra; Gomes, Carlos Costa; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaA saúde é um bem social. Contudo, nestes tempos de incerteza económica e financeira, naturalmente se levantam graves problemas no acesso a cuidados de saúde, especialmente no sistema de saúde privado, para pessoas com fracos recursos económicos, o que gera níveis de insatisfação dos utentes/clientes, levantando questões éticas relevantes no âmbito da justiça e da equidade. Consideramos fundamental a adoção de políticas que promovam um Sistema Nacional de Saúde equitativo no acesso a cuidados de saúde física e mental e gerador de igualdade de oportunidades e de satisfação de todos os cidadãos. A imprevisibilidade constante das mudanças no sistema de saúde e das reformas neste setor provoca desigualdades, colocando obstáculos ao setor privado da saúde, não só na sua capacidade de responder aos desafios económicos e financeiros, mas também relativamente às questões éticas de um acesso justo e equitativo das pessoas particulares e protocoladas que utilizam os serviços e cuidados de saúde da Casa de Saúde São Mateus – Hospital (CSSM-H). Volvidos 61 anos de atividade da CSSM-H (1961-2022), algo se mantém inabalável - o respeito pelos valores humanos fundamentais do indivíduo. De facto, no decurso destes anos, naturalmente que houve mudanças na gestão e funcionamento desta emblemática instituição viseense. No entanto, houve igualmente constâncias, designadamente nos valores que sempre marcaram presença no dia a dia da Casa de Saúde São Mateus, agora Hospital Privado S.A. Procurando nortear a sua ação por elevados padrões de ética, os gestores e os profissionais de saúde que dão corpo a este projeto pressupõem como bem melhor o valor intrínseco da dignidade da pessoa humana, conforme nos apresenta e fundamenta a Bioética, como base do agir em saúde O objetivo principal da nossa investigação pretende avaliar se existe ou não satisfação do utente/cliente relativamente à equidade no acesso a tratamentos/cuidados de saúde na CSSM-H. e perceber quais os constrangimentos que lhe estão associados, bem como os benefícios usufruídos por aqueles que procuram este serviço de saúde. Com efeito, constata-se que, do ponto de vista da disponibilidade financeira, existem constrangimentos e, por isso, defendemos nesta investigação que o mercado das apólices dos seguros e da própria ADSE deve aumentar os seus serviços no nosso mercado nacional – com acesso global -, cativando indivíduos e empresas a elaborarem um plano de saúde, de modo a contribuírem mais ativamente para um melhor Sistema Nacional de Saúde (SNS). Com mais pessoas protocoladas, como propomos, a satisfação e a equidade no acesso a tratamentos e cuidados de saúde aumentam, promovendo, também, a qualidade dos serviços – públicos e privados –, na medida em que tal facto acarretará a diminuição dos tempos de espera das consultas de clínica geral, de especialidades, de exames de diagnósticos e das intervenções cirúrgicas. De acordo com o que tentamos evidenciar, o aumento de pessoas protocoladas vai contribuir para ajudar as pessoas mais necessitadas - as que não têm possibilidade de adquirir um seguro de saúde ou que não têm acesso à ADSE –, uma vez que a procura do setor privado, por parte dos menos carenciados, vai libertar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), promovendo, assim, um atendimento mais eficiente e mais eficaz no setor público, para aqueles que mais necessitam da ajuda do estado. E, se mais eficaz e mais eficiente, mais justo e equitativo para as pessoas mais vulneráveis economicamente, fomentando uma maior satisfação do utente/cliente, tendo em conta que os tratamentos e o atendimento, de pessoas protocoladas e não protocoladas, num Hospital Privado alivia o Hospital Publico, propiciando um tratamento digno, e por isso mais equitativo, para com as pessoas mais necessitadas. O nosso estudo traduz-se num trabalho de cariz observacional, exploratório, com abordagem transversal, que procura indagar sobre a satisfação e a perceção dos utentes/clientes (protocolados e não protocolados) relativamente à equidade na CSSM-H e identificar possíveis fatores de constrangimento ao acesso equitativo a tratamentos e cuidados de saúde. A recolha da informação, para dar resposta às questões suscitadas na investigação, assentou na aplicação do questionário elaborado pela investigadora. Trata-se de um inquérito original.