EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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- 100 aura : passado, presente e quimeraPublication . Correia, Miguel Canelhas de Sousa Castro; Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro BarrocoEste relatório tem como objetivo descrever todo o processo de trabalho realizado pelo autor na produção do álbum “Passado, Presente e Quimera”, composto e executado pelos músicos da banda de rock português “100Aura”. A concretização desta produção musical é constituída por três frases determinantes de construção: pré-produção, produção e pós-produção. Fases estas que vão ser aprofundadas e explanadas de forma progressiva, desde o planeamento das sessões de gravação, passando pelas estratégias de captura sonora dos diferentes instrumentos, assim como os espaços e material que melhor servem a estética pretendida. Na fase de pós-produção, estratégias e ferramentas vão ser também delineadas de forma a evidenciar a essência deste grupo musical e suas composições. Este álbum oferece uma grande diversidade de mensagens que partilha e expõe, a revolta, a paixão, a reivindicação e a flutuação entre estados de euforia e extrema melancolia, que em sincronia com as suas influências e eventos mais recentes, dão razões e definições a Ruben Machado (vocalista) para deliberar sobre as suas mais íntimas convicções e conflitos. Esta relação do compositor com a música pretende evidenciar-se na identidade genética roqueira inerente às suas raízes, mas “100Aura” expressa ritmos e intenções bem portuguesas.
- 40 anos de produção Dub : da tradição analógica à tecnologia digital : design de som : 2010-11Publication . Soberano, João Duarte Paiva Ribeiro; Martins, Luís Gustavo; Cordeiro, João; Joaquim, VítorO nascimento e progresso da sonoridade Dub são na presente dissertação estudados sob um olhar atento orientado, sobretudo, aos processos tecnológicos envolvidos na sua produção. Como resultado, além de um levantamento exaustivo sobre o tema proposto, são analisadas diferentes metodologias no ramo da captação, processamento, mistura, gravação vinil e divulgação da obra. Sendo o Dub uma forma de produção (ou reprodução) musical claramente enquadrada no contexto do Studio-art, a sua história (principais acontecimentos, artistas relacionados e equipamento utilizado) e análise interpretativa (os efeitos que esta iniciativa produziu na forma e estrutura da música) servirão para compreender e propor todo um conjunto de características que influenciaram a música de ontem e hoje. Neste estudo é ainda dado especial foco à implementação de processos estritamente tecnológicos na produção Dub, de que forma poderão ser ou não tidos como contraditórios da ideologia outrora criada, e à discussão se será justo afirmar que a nova vertente Digital Dub se enquadra ainda na estrutura desenvolvida no início da década de 70. Como resultado, será ainda detalhado o desenvolvimento de um Software autónomo de distribuição gratuita – Dub-it -, cuja principal função é a de proporcionar um novo conceito de mistura para produtores e simples entusiastas musicais, planeado para utilização ao vivo ou em estúdio.
- 505 dias de hype pandémico : a digitalização e mediatização da dança contemporânea/ performance, em Portugal, durante a pandemia de covid-19Publication . Carvalho, Leonor de Nápoles Tudela e Pereira; Castro, Laura Lucinda OliveiraO presente documento descreve, articula e sistematiza um processo investigativo dedicado às problemáticas e implicações inerentes à digitalização e mediatização das artes performativas, com enfoque na dança contemporânea/performance, no contexto pandémico e pós-pandémico associado ao SARS-COV-2 em Portugal. Após o decreto de encerramento de todos os espaços de apresentação de espetáculos a 12 de março 2020, companhias, artistas e entidades culturais iniciaram uma partilha e difusão de conteúdos sem precedentes. O processo que se iniciou com a distribuição de obras, maioritariamente em formato vídeo, através de redes sociais e plataformas online, complexificou-se de forma não linear, passando por diversas transmutações ao longo dos dois confinamentos que pautaram os anos 2020 e 2021. Partimos de uma contextualização histórica e estudo da relação da dança com o vídeo e os seus diferentes modelos de relação — registo, vídeo-dança e hibridismo — recorrendo a exemplos de obras de artistas como Loïe Fuller, Maya Deren, Merce Cunningham e Anne Teresa de Keersmaeker. Esta dissertação visa explorar o papel dos instrumentos e recursos digitais enquanto substitutos e/ou complementos do “palco” histórico, durante a pandemia de COVID-19, fazendo uma análise detalhada das estratégias adotadas a nível nacional, e questionando a sua eficácia de difusão assim como a sua continuidade no período pós-pandémico.
- À procura do Corte PerdidoPublication . Rocha, Joana de Fátima Deusdado; Caires, Carlos SenaO cinema sempre maravilhou as pessoas, permitindo-as viajar para tempos que não são os seus, experienciarem outros tipos de vida, outras sensações ou identificarem aspectos comuns entre o que se passa no ecrã e a sua própria vida e personalidade. É esta a magia do cinema. Mas para o cinema existir há toda uma arte por trás, que dota cada filme de peculiaridades que o tornam único. Uns filmes apelam à nossa imaginação, outros mostram-nos novos ideais. Mas para isto ser conseguido há lógicas, regras que se obedecem ou se quebram. Iremos percorrer a história da edição, desde os seus primórdios até aos dias de hoje. Perceberemos que tipo de técnicas se podem utilizar para conferir uma estrutura às narrativas, com o uso do ritmo, da continuidade e ainda do tempo. Cada um destes componentes, pode ser manejado de diversas maneiras, consoante queremos um filme com uma edição mais simples ou com uma gramática assumida. Com esta análise da edição, pretendemos chegar até ao panorama nacional português. O objectivo essencial é perceber se os jovens realizadores portugueses partilham destas técnicas, se as usam para comunicar com o seu público. Existirão no cinema português gramáticas que nos permitem distingui-lo pela edição? Ou será pela sua componente autoral de conteúdos que os filmes nacionais se destacam no cinema mundial? É preciso primeiro compreendermos como o cinema português evoluiu aos longo das gerações, mas este será sempre analisado do ponto de vista da edição e não das temáticas dos filmes. Com os inquéritos realizados a jovens realizadores pretende-se perceber de que forma estes encaram a sua obra assim como o cinema nacional em geral. Existe o aperceber do corte no cinema português como ferramenta de estilo?
- A abordagem orquestral no ensino da flauta transversal no primeiro, segundo e terceiros graus do Ensino Básico Especializado de Música : relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógicaPublication . Tavares, Carolina Alves; Magalhães, José Gil Pacheco SoaresFoi escolhido para tema desta investigação “A Abordagem Orquestral no Ensino da Flauta Transversal no Primeiro, Segundo e Terceiros Graus do Ensino Básico Especializado de Música”, que consiste na observação das vantagens da abordagem dos excertos de orquestra em três níveis diferentes, para a motivação e preparação dos alunos para a disciplina de orquestra, no ensino básico e complementar artístico. Foram executados quatro excertos de orquestra, adaptados, cada um com três níveis de dificuldade, sendo o terceiro nível o excerto orquestral original. Com o intuito de motivar e incrementar a prática orquestral nos jovens instrumentistas, pretendeu-se, desde os primeiros anos do ciclo de estudos, abordar de forma progressiva o estudo dos excertos orquestrais, facilitando o desempenho na orquestra escolar, na banda filarmónica, ou outras formações camerísticas. Assim, os exercícios preparatórios que serviram de base para o trabalho proposto, consistem em cinco exercícios para cada nível de dificuldade, sendo que os primeiros cinco exercícios correspondem aos níveis um e dois e os cinco últimos exercícios correspondem ao nível três. Na sua aplicação prática, os alunos começaram com uma breve audição dos excertos, seguida de uma leitura da biografia de cada compositor, depois a execução dos exercícios de preparação e por último o estudo detalhado dos três níveis dos excertos propostos. Com este projeto, espera-se que os alunos superem as dificuldades dos desafios propostos melhorando o seu desempenho como instrumentistas, superando as constantes dificuldades quando integrarem a orquestra, adquirindo um maior fascínio pela música de conjunto. Participaram neste projeto três alunas, com idades compreendidas entre os dez e os doze anos. São alunas que frequentam a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, em regime articulado e supletivo do ensino básico. A estratégia de investigação aplicada foi, na sua essência, de natureza qualitativa, assente numa abordagem metodológica de aproximação à Investigação-ação (IA), assente numa vertente participativa e colaborativa, desenvolvida de forma cíclica. Nas técnicas de recolha e produção de dados constam a utilização de inquéritos por questionários, observação direta e participante, bem como pesquisa documental, e entrevista semiestruturada. Privilegiou-se a análise de conteúdo para analisar e interpretar os dados quantitativos e qualitativos recolhidos no decorrer da investigação. Assim sendo, pretende-se realçar o forte impacto que a aprendizagem de excertos orquestrais, teve nas alunas, levando a uma forte motivação por parte das alunas, em querer aprender mais e a constatar a facilidade técnica depois de estudarem os três níveis de exercícios preparatórios e os três níveis de excertos. Tornou-se assim mais fácil o processo de leitura musical e a melhoria na atitude e no desempenho. Também de realçar a vontade destas alunas em participar na orquestra escolar, quando tiverem idade para a integrar. De salientar, que esta abordagem poderá ser uma indispensável ferramenta de trabalho nos primeiros anos do estudo de música, levando a pensar que seria positivo a implementação precoce desta metodologia, nas aulas de instrumento. Em conclusão, apesar de ainda termos um longo caminho a percorrer, esperamos com este trabalho sensibilizar os colegas, despertando-os para uma nova abordagem que será certamente útil, motivadora e enriquecedora na aprendizagem de um instrumento.
- Abordagens ao estudo do instrumento musical : tempo de estudo, métodos e mindsetsPublication . Cruz, Nuno Miguel Pereira Rodrigues da; Castro, Maria Guilhermina Machado Guimarães NoronhaO presente trabalho visa conhecer métodos, práticas, crenças e conhecimentos sobre o estudo instrumental, o tempo que lhe é dedicado, bem como a influência dos mindsets, através de uma revisão de investigação científica neste domínio e de entrevistas realizadas junto de instrumentistas e professores de instrumento atuantes num universo nacional. Esta pesquisa ambiciona poder munir o seu consultante de algumas ferramentas concretas que lhe permitam refinar, racionalizar e potenciar a eficácia do seu estudo, expondo-lhe, de forma mais organizada, a informação fulcral e credível que existe sobre esta matéria na atualidade. Os estudos, investigação e literatura consultada são, globalmente, uni-disciplinares, pelo que a presente dissertação procura realizar um exercício de cruzamento entre distintas abordagens: médica, psicológica, científica e artística, contemplando também autores que, de alguma forma, se destacaram e credibilizaram na análise da performance, treino e progressão até à excelência do indivíduo numa determinada área. Realizou-se um inquérito a 102 músicos portugueses. Os resultados revelaram que, apesar da significativa abundância de investigação na temática do estudo instrumental, os métodos e práticas dos músicos inquiridos são, nesta matéria, pouco sustentados em conhecimento sólido e devidamente documentado - científico ou não científico. A aprendizagem poderá radicar fundamentalmente numa passagem de testemunho de experiência, uma herança muito genérica de saberes que vão transitando de professores para alunos que, por sua vez, se transformam nos professores da geração seguinte, perpetuando o ciclo. Verificou-se existir uma enfatização do tempo de estudo, concentração, método, motivação, regularidade do estudo e da definição objetivos em detrimento do peso do talento. No entanto, aspetos como o bem-estar físico, o estudo mental e o ajuste para o mindset de crescimento não registaram a atribuição da devida importância, assim como o recurso à gravação e a criatividade. Concluiu-se ser necessário que estes aspetos sejam mais relevados pelos músicos, instrumentistas e docentes, e que os horizontes de conhecimentos e métodos possam ser sistematicamente alargados, evitando o risco de obsolescência.
- O Absurdo na criação da personagem cinematográficaPublication . Ribeiro, João Pedro Nabais NizaNeste trabalho procurei compreender o papel da personagem cinematográfica na transmissão de uma obra Absurda, segundo os parâmetros defínidos por Albert Camus no livro O Mito de Sísifo. Uma vez que Manifesto dos Danados, a curta-metragem associada ao aprofundamento teórico desenvolvido na presente dissertação, pretende ser uma obra Absurda, foi necessário perceber como se pode abordar a construção narrativa formalmente, e como se deve estruturar a personagem de forma a veicular os princípios do Absurdo. Começo por tentar restringir e analisar as dois eixos centrais da questão de investigação em que se centra a presente dissertação: a personagem e o Absurdo. Quanto à personagem, foi necessário aprofundar as várias camadas na sua construção, bem como explicar os vários artificios que podem auxiliar o seu desenvolvimento. Relativamente ao Absurdo, foi necessário uma contextualização histórica que explique a sua origem e natureza. Para compreender o papel da personagem na obra cinematográfica Absurda, achei obrigatório seguir uma linha de pensamento através das artes narrativas de forma a perceber não só qual o papel que a personagem joga nas diferentes abordagens, mas também quais as diferenças formais que se verificam pela natureza exclusiva de cada arte. Desta forma, optei por uma linha de pensamento que percorre a literatura em primeiro lugar (uma vez que esta é a tradução mais imediata entre o pensamento e a palavra, facilitando a transmissão dos conteúdos), seguida do teatro (uma vez que este traduz a palavra para a acção), e finalmente o cinema. Nesse sentido, foram analisadas, por cada uma das expressões artísticas destacadas, três obras que permitiram perceber as diferenças de papel da personagem, e de que forma o meio influencia a transmissão da obra Absurda. De uma forma sucinta, enquanto a personagem na literatura é o suficiente para provocar no leitor uma reflexão sobre o Absurdo, no teatro e no cinema este aprofundamento não basta. O narrador existente na literatura, que nos abre a janela para o interior da personagem, está-nos vedado nas restantes artes destacadas. Não é natural ao teatro ou ao cinema a utilização desse tipo de artificio literário. Desta forma, os elementos formais de cada uma das artes têm de se impor sobre a personagem, procurando criar um divórcio entre personagem/acção e, no limite, espectador/acção. Para que tal seja possível, os meios naturais disponíveis a cada arte devem ser extremados, procurando um choque constante entre a obra e o espectador de forma a criar uma reflexão sobre o Absurdo. Estas ilações teóricas foram indispensáveis ao desenvolvimento da curta-metragem Manifesto dos Danados, sendo a última parte da presente dissertação dedicada à explicação dos passos conceptuais tomados de forma a poder tentar criar uma obra Absurda. No entanto, apesar do trabalho teórico apresentado e da sua experimentação na prática, a temática do Absurdo, pelas suas consequências, possui ainda um vasto terreno a explorar, que, pela minha paixão sobre a questão, faz da presente dissertação um primeiro passo numa pesquisa que espero não só poder continuar a aprofundar, como a pôr em prática no campo cinematográfico.
- A acção pedagógica na prevenção de lesões físicas resultantes da prática violinísticaPublication . Gonçalves, Evandra Sofia Rodrigues de Brito; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Reis, José AlexandreEsta dissertação tem o intuito de contribuir para a discussão de problemas das lesões musculo-esqueléticas decorrentes da prática do violino e demonstrar que as boas práticas ao nível da correcção postural e aquecimento físico contribuem para a prevenção deste tipo de problemas. Após uma breve revisão bibliográfica, a metodologia segue a técnica de recolha de dados através do inquérito, com a aplicação do questionário fechado, sujeito a uma análise quantitativa. Será ainda incluída na metodologia através da técnica de inquérito, o instrumento entrevista, objecto de uma análise qualitativa. A amostra está consubstanciada nos alunos e professores da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e nos violinistas da Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música (contexto onde o investigador também se insere), de forma a alargar e aprofundar o universo de pesquisa. A análise dos resultados demonstra a necessidade do investimento e aferição da ação dos docentes na sua atividade pedagógica, na prevenção de lesões músculo-esqueléticas nos violinistas em fase de formação, assim como a consciência dos próprios músicos de orquestra, da importância da prevenção deste tipo de lesões na sua atividade enquanto músicos profissionais e pedagogos. Como resultado e sugestão de trabalho futuro, é importante sublinhar e continuar a aprofundar o papel da ação pedagógica dos músicos na sua actividade docente, na prevenção de lesões resultantes da prática violinística.
- A afinação do violino : noções de temperamento para desenvolvimento da acuidade auditiva e melhoria da afinação no contexto musicalPublication . Assis, Rómulo de Sousa Melo; Sousa, Maria do Rosário Morais Pinto da Mota Ribeiro deO presente Relatório Final expõe e concretiza os percursos realizados ao longo do meu estágio, traduzido através de uma Prática Profissional (PP) subordinado ao tema: A afinação do violino: Noções de temperamento no desenvolvimento da acuidade auditiva e na melhoria da afinação, em contextos académico. Procurando evidenciar os desenvolvimentos efectuados junto de um conjunto de alunos das classes de violino, do Conservatório de Música do Porto (CMP), divide-se em duas partes fundamentais e complementares: Da primeira parte fazem parte um conjunto de sessões e de orientações que compõem esta Prática Profissional (PP), nomeadamente planificações organizadas e orientadas, aulas assistidas, aulas leccionadas, e a elaboração de materiais didácticos. Da segunda parte fazem parte os procedimentos metodológicos que orientam, sob a forma de artigo científico, um Projecto de Intervenção Pedagógica (PIP), por mim concebido e realizado, cujas questões de investigação se situam no âmbito dos seguintes horizontes: A afinação é uma aprendizagem trabalhada através de audiação? Ou, trata-se simplesmente de treino, de imitação e de repetição? De que forma um enquadramento teórico sistemático, com recurso a conceitos da acústica (série dos harmónicos) e da teoria musical (tríade M/m e sensíveis) - em suma temperamento - podem ajudar o aluno de violino a melhor audiar e assim melhorar a afinação? No sentido de se obterem respostas para esta problemática, realizou-se uma investigação ação, cujos resultados evidenciam a pertinência deste estudo, confirmando e acentuando a necessidade da realização de outros projetos e programas, que conduzam os alunos a melhorias substantivas nas suas práticas instrumentais, quotidianas.
- O agenciamento de artistas na indústria musicalPublication . Gomes, Francisco Duarte de Brito Alhais; Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro BarrocoNuma indústria em constante evolução, existe uma necessidade de valorização e simbolização da importância das indústrias culturais na criação de projetos inovadores a nível nacional e internacional. É fundamental que estas sejam capazes de suplantar a escassez de recursos existente, que obriga a um espírito empreendedor persiste e nem sempre ao alcance de todos. As indústrias culturais associam-se às indústrias criativas através de um conjunto de atividades que têm em comum a utilização da criatividade, do conhecimento cultural e da propriedade intelectual como recursos capazes de produzir conteúdos com relevância social e cultural. Este relatório aborda as estratégias e os desafios inerentes ao agenciamento de artistas na indústria musical, tendo como referência o estágio curricular na Artway, empresa de gestão cultural e artística de músicos reconhecidos nacional e internacionalmente. A experiência de estágio permitiu-me contribuir para a promoção e divulgação de artistas, maioritariamente associados à música clássica e jazz, a partir da utilização das tecnologias digitais, bem como a produção de projetos como concertos, apresentações de discos, gravações, entre outros.