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Abstract(s)
O nascimento e progresso da sonoridade Dub são na presente dissertação estudados sob um
olhar atento orientado, sobretudo, aos processos tecnológicos envolvidos na sua produção.
Como resultado, além de um levantamento exaustivo sobre o tema proposto, são analisadas
diferentes metodologias no ramo da captação, processamento, mistura, gravação vinil e
divulgação da obra.
Sendo o Dub uma forma de produção (ou reprodução) musical claramente enquadrada no
contexto do Studio-art, a sua história (principais acontecimentos, artistas relacionados e
equipamento utilizado) e análise interpretativa (os efeitos que esta iniciativa produziu na
forma e estrutura da música) servirão para compreender e propor todo um conjunto de
características que influenciaram a música de ontem e hoje.
Neste estudo é ainda dado especial foco à implementação de processos estritamente
tecnológicos na produção Dub, de que forma poderão ser ou não tidos como contraditórios da
ideologia outrora criada, e à discussão se será justo afirmar que a nova vertente Digital Dub se
enquadra ainda na estrutura desenvolvida no início da década de 70.
Como resultado, será ainda detalhado o desenvolvimento de um Software autónomo de
distribuição gratuita – Dub-it -, cuja principal função é a de proporcionar um novo conceito de
mistura para produtores e simples entusiastas musicais, planeado para utilização ao vivo ou
em estúdio.
Description
Keywords
Dub Soundsystem Software Dub-it Dubplate
