EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Recent Submissions
- Um som de um outro : o objecto, a marca e o símboloPublication . Vieira, Ricardo Manuel Silva; Coutinho, Vânia Maria; Carvalho, Diogo de Nápoles Tudela e PereiraComo distinguir um som de outro? O quão subtil podem ser as diferenças entre marcas sonoras para que possamos distinguir uma marca de outra? Como é que um qualquer som não é sempre representativo de qualquer coisa? Como é que sequer há sons e não apenas a totalidade Som? Onde existem mecanismos de propagação de ondas mecânicas existe também o potencial para a recepção desses estímulos na cóclea humana, resultando num evento coclear a que chamamos som. Todos os eventos cocleares que consideramos som constroem a homogeneidade da totalidade Som — o aparente continuum sonoro intrínseco à experiência humana do mundo — e cada um desses eventos pode representar mais do que a sua fonte sonora. De acordo com a teoria da representação do filósofo americano Nelson Goodman, tudo é representação. A marca que é sonora surge como o resultado da percepção de um evento coclear que, respondendo a distinções de qualquer natureza, se recorta de um resto. O som, como marca, distinguível de um outro som, potencia múltiplas ficções possíveis. Mas o que é som? A partir de uma investigação que procura compreender como é que o som — visto como um objecto público e partilhável, e por isso do domínio da Linguagem — funciona como símbolo, esta dissertação questiona a própria definição acústica de som. Servindo-se de uma bibliografia assente no nominalismo de Nelson Goodman, com particular foco em The Structure of Appearance (1951), o desafio central é testar o som e a sua definição segundo estas leituras, num estudo em torno da filosofia do som, questionando a definição acústica de som e avançando, exploratoriamente, com possibilidades. Pergunta-se o que é, onde é e quando é o som. A partir de Individuals: An Essay in Descriptive Metaphysics de Peter F. Strawson, levanta-se a hipótese de o som ser aspacial — que não possui ou não nos permite construir uma noção de espaço através deste — reforçando a separação entre som ouvido e fonte sonora. Através de um estudo da homogeneidade, desenvolvido por Austen Clark em The Particulate Instantiation of Homogeneous Pink, sugere-se que a percepção humana possa ser, talvez, considerada digital (discreta e divisível) e que a resolução da percepção humana do mundo é menor do que a resolução do mundo. Nem todos os elementos que compõem um objecto são discrimináveis, há diferenças qualitativas indiscrimináveis que existem abaixo do limiar de percepção. E assim segue que um som Bb de um sino percutido contém elementos Bb, elementos não-Bb e elementos não-sonoros. Este som reconhecido como Bb já não é, para nós, apenas o objet sonore de Pierre Schaeffer e Michel Chion. Este Bb, ouvido num determinado momento fenomenológico, e precisamente por ser reconhecido por um ouvinte como Bb, é agora marca sonora pertencente ao carácter Bb, que é aqui mesmo traduzido também pelo símbolo tipograficamente escrito “Bb”. A distinção entre marcas sonoras não é necessariamente conseguida através da distância temporal, algo que é demonstrado pelo limiar de fusão auditiva e reforçado por Nelson Goodman em The Structure of Appearance argumentando que o factor tempo é sempre um factor em qualquer mudança de um outro factor. Há um mínimo de resolução necessária e o factor tempo por si só não é suficiente para que a distinção entre marcas se torne possível. Sugere-se aqui que a distinção entre marcas sonoras é, talvez, melhor compreendida através do conceito twoity de LEJ Brouwer, uma comparação intuitiva entre um momento que foi e um que é.
- Peregrination : a journey with no destinationPublication . Guzhavina, Dinara; Gomes, José Alberto SousaThis report is written as a complementary document to the Final Project of the Masters in Sound Design program. The project titled "Peregrination, A Journey with no Destination" explores the creative process as an open-ended, evolving journey. Drawing inspiration from the concept of "peregrination"—a meandering, undefined journey— this work emphasizes exploration, self-discovery, and process over outcome. I discuss motivations and objectives that lead me to question my creative process. I examine the works of artists and the general state of the art that exists in this field. Over the course of the year, I use the technical and critical thinking skills that I learned during the Master’s Program to generate a body of work in addition to new experimentations. The project became a library of sounds catalogued in a form of a website, accompanied by a Manifesto of gathered inspiration. The result is an open ended creative journey aimed at reigniting the joy of creating that I aim to continue to use in my day-to-day practice.
- The phantom of the VirginPublication . Pereyra Sarmiento, Patricia Susana; Alves, Pedro Miguel BarbosaThe main theme of this report is around the short film "The Phantom of the Virgin" and aims to discover whether an object is still an object even if it has no matter and how the idea of the object is more important than the object itself. In cinema, for example, we can say that an object exists (even if we only see its projection and then it disappears). In several films inspired by the text of A Gentle Creature (1874) or Krotkaya by the well-known writer Fyodor Dostoyevsky we find an object called an icon, but it does not represent in all versions a Byzantine Madonna. The representation of the concept is transformed into a new object each time. In this short film, also inspired by the story, the object is not an icon but a wooden carving of the Virgin of Fatima. We can recognize her because she is an important symbol for the Church. But her body is dismembered: she has no face, no hands, no eyes, and that is why she is in a restoration room. What is the meaning of a fractioned Madonna being an image that supports the Church? Her role as Mother of the faithful is the role followed by all mothers. In Bologna, as in other cities, there are religious centers that were pagan before they were Christian. The history of humanity and its cultural expressions is made up of layers that are superimposed on each other, not only by the transformation of what is read from the same text, but also by what remains of it. The traces of history continue to a-appear, but we do not understand the same thing. Objects make the call, but devices have been modifying the messages and the objects themselves. The new icon is the mobile phone that sends messages. The short film takes place in a scientific room for the restoration of objects and in the city of Bologna, which reminds us of a distant time. There is no connection between the settings (perhaps a sentence from the story about Bologna). The short film is fragmented, the ideas are loose, and the link is best understood by reading Dostoyevsky's story. Our time is fragmented. However, the super 16 format is maintained as a loyalty to the origins of cinema and the vestiges of a 19th century Russian tale.
- O amor é um sentimento que distorce a realidade : um estudo da representação e expressão do amor gayPublication . Ferreira, Thiarlon da Silva; Neves, Sónia Patricia InácioEsta dissertação oferece uma análise ampla do amor, abordando suas diversas formas e representações em um panorama que conecta diferentes contextos históricos, culturais e sociais. O amor gay é apresentado como uma dimensão que enriquece e complementa a compreensão do amor em sua totalidade, demonstrando como suas manifestações dialogam com a universalidade do tema. A pesquisa reflete sobre como artistas e fotógrafos têm representado o amor, seja ao retratar os afetos dos outros, seja ao expressar suas próprias vivências e emoções. Com uma abordagem interdisciplinar que integra história, arte, filosofia e sociologia, esta dissertação examina como a arte, especialmente a fotografia, interpreta as nuances do amor e desafia convenções, oferecendo novas perspectivas e promovendo maior representatividade. O trabalho constrói, assim, uma visão abrangente e sensível do amor, destacando sua pluralidade e relevância na experiência humana.
- A exploração de enzimas na limpeza da pintura milagre da bilocação de Santo AntónioPublication . Lucas, Ana Filipa Borges; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Mota, Carlos Filipe NunesAs enzimas são moléculas biológicas de natureza proteica que funcionam como catalisadoras de reações químicas. Na conservação e restauro, têm sido utilizadas na limpeza de sujidades e na remoção de camadas de proteção alteradas, com resultados positivos. Diante dessa perspetiva, investigou-se a viabilidade de uma abordagem mais green para a limpeza de uma pintura. A obra que serviu de suporte para a investigação é uma pintura a óleo sobre tela do séc. XVII intitulada “Santo António livrando o pai da forca”, um dos milagres de bilocação deste santo. De autoria desconhecida, apresenta patologias que se alinham com casos de estudo em que o uso de enzimas mostrou bons resultados. Uma parte desta investigação inclui um levantamento do historial e proveniência da obra, que se encontrava numa capela privada em Torre de Moncorvo e que Vítor Serrão julga ser do extinto convento de S. Francisco, existente na mesma localidade. No tardoz da pintura identificaram-se uma inscrição e um desenho a carvão os quais foram devidamente analisados. A pintura dá entrada no Museu do Douro em 2023, no âmbito do projeto “Identificar para Conservar”, que visa preservar bens culturais em risco de preservação, na região demarcada do Douro. A pintura tinha inúmeras áreas de repinte e duas camadas de proteção muito alteradas e aplicadas em momentos diferentes. A mais recente revestia vestígios de uma mais antiga, que não terá sido totalmente eliminada, provavelmente por dificuldades na sua remoção. Os resultados de FTIR evidenciaram misturas complexas nestas camadas, sugerindo a presença de uma resina natural no verniz mais antigo e uma resina acrílica e cera, no verniz mais recente. As camadas cromáticas verdes encontravam-se totalmente repintadas com tinta a óleo e terá havido uma tentativa de limpeza incompleta que tornou essa áreas muito manchadas/irregulares. O objetivo do trabalho foi testar as enzimas na remoção destas camadas e ensaiar o seu uso em conjunto com hidrogéis de PVA-B. Foram testadas várias formulações de soluções enzimáticas, como o kit enzimático, o sabão enzimático e soluções tamponadas gelificadas. Procurou-se desenvolver um protocolo específico para avaliar a eficácia da limpeza com o objetivo de compreender os mecanismos de interação entre as enzimas e os diferentes meios testados, avaliando a sua forma de atuação, a sua eficácia e limitações. Essa abordagem permitiu uma comparação fundamentada permitindo um método sistemático e replicável. Diferentes formulações de PVA-B combinadas com solventes foram testadas para abordar problemas na obra que não puderam ser resolvidos pelo uso de enzimas, como a remoção de repintes e a devolução de leitura em todas as áreas com camadas de tinta verde na pintura.
- Som para videojogos : estágio na Volt GamesPublication . Almeida, Vasco Tavares de; Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro BarrocoEste relatório reflete a experiência e o trabalho desenvolvido na área de som para videojogos móveis durante o estágio curricular na empresa Volt Games. Ao longo de seis meses, tive a oportunidade de desenvolver as minhas competências em composição e design de som, adquirindo técnicas especificas de criação de áudio para videojogos. O objetivo com esta investigação é de compreender quais são as diferenças e terminologias necessárias, para produzir design sonoro nesta forma de media interativa. O relatório inclui uma análise de composição musical e de design de som adaptado para videojogos. A Volt Games, proporcionou-me a oportunidade de trabalhar num ambiente profissional aprimorando as minhas competências em som. O documento também inclui uma pesquisa e aplicação prática de implementação por FMOD e Unity, que são dois dos softwares mais utilizados para criação e implementação de som para videojogos, essencial para um designer de som que se queira especializar nesta área.
- Bus stopPublication . Didenko, Alina; Gomes, Sahra Ursula KunzThis report aims to describe the full production process of the animated short film Bus Stop, which is part of the completion of the Master's in Sound and Image with a specialization in Computer Animation for the 2023/24 academic year. This film depicts the author’s subjective point of view on the contemporary situation in Ukraine, serving as a means of communication with the world. The report is divided into two parts, those being theoretical and practical. The theoretical part explains the objective, motivation, methodology used, and bibliographical and filmographic research. The practical part provides a detailed explanation of the film production, from the formation of the idea to the final touches on the project.
- DigiUniversal : estudo de caso sobre o desenvolvimento de um instrumento musical digitalPublication . Bastos, Miguel Guilherme de Resende Ramos; Sá, Cristina Fernandes Alves deA democratização do acesso à tecnologia trouxe consigo o aumento da capacidade de computação, a proliferação de microcomputadores como o “Raspberry Pi” e “Bela” e uma cada vez maior disponibilidade de sensores prontos a utilizar, o que levou a que a investigação e criação de instrumentos musicais digitais aumentasse de forma sustentada nas duas últimas décadas. Acompanhando o crescente alerta para as problemáticas da inclusão social, aumentou também o interesse na investigação e criação de instrumentos musicais digitais acessíveis. Inspirando-se no conceito de design universal, definido originalmente por Ronald Mace como o design de produtos utilizáveis por todas as pessoas, sem a necessidade de adaptação ou design especializado, a Digitópia lançou o projeto DigiUniversal, com o objetivo de criar e desenvolver instrumentos universais, passíveis de serem tocados por qualquer pessoa, quaisquer que sejam suas características e aptidões físicas, intelectuais e musicais. Este relatório assume a forma de um estudo de caso acerca do processo de desenvolvimento de um destes instrumentos — a Caixa da Música — concluindo que, apesar de o principal objetivo ser a sua universalidade, estes não podem deixar de ser pensados como instrumentos musicais destinados a serem tocados com uma determinada fisicalidade, sendo fundamental explorar técnicas e estratégias de desenvolvimento e design de som que potenciem uma estrita ligação entre gesto físico e resultado sonoro.
- Olhares do presente : a fotografia como testemunho da pós-memóriaPublication . Ferreira, Beatriz do Carmo Oliveira Pina; Lobo, Carlos Afonso de OliveiraEste relatório surge de uma vontade de preservar e propagar a história de família, apresentando um projeto autoral de fotografia, desenvolvido a partir da influência que a pós-memória tem na geração pós-memorial, partindo da fotografia de arquivo de família. A pesquisa investiga a forma como a pós-memória, ou seja, a memória de um evento que não se vivenciou diretamente, mas que se herda através de narrativas e fotografias, influencia a memória e a criação fotográfica. O foco recai sobre a geração pós-memorial e a relação que estabelece com o arquivo fotográfico familiar. Com a recolha das fotografias inseridas no arquivo vernacular dos avós maternos, pretende-se compreender como a pós-memória se manifesta na geração pós-memorial e como esta geração interpreta a memória coletiva na criação de novas imagens. Este relatório divide-se em duas fases de estudo: uma fase teórica que contempla a contextualização da fotografia vernacular, do arquivo, da nostalgia, da memória, e da construção da pós-memória; e uma fase que compreende a execução prática do projeto, dividindo-se numa exposição e num fotolivro, unido fotografias do foro autoral e do arquivo de família.
- Leftover memoriesPublication . Costa, Ana Beatriz Martins da; Lobo, Carlos Afonso de OliveiraThis report was conceived from the desire to understand the concept of memory and how memories are able to be transmitted between people. Not only that, but it is also important to explore how memories are created and how photography aids in creating and keeping them. This thought process stems from the photographic project titled Leftover Memories, made in the context of the final project of the Photography Master’s Degree from Escola das Artes. The project itself is an homage to my grandparents and to the towns they were born in, showing a modernisation of sentimental locations while also explaining the concept of nostalgia.