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- The influence of in-school social relationships on school professionals’ and pupils’ wellbeing: perspectives of school staff in Portugal and the UKPublication . Cunha, Rosário Serrão; Dias, Pedro; Bowe, Mhairi; Andrés, AnaMental health (MH) and wellbeing in schools remain a contemporary international concern. The Multi-Tiered System of Supports model (MTSS) is a leading model of school-based MH and wellbeing interventions, which is based on universal screening power for early identification of MH needs and wellbeing promotion. School-based universal screening should be quick and effective during the data collection and analysis process. Therefore, it is pertinent to choose the most important wellbeing indicators to be collected. The following study aimed to understand the perspective of key school agents about what the key MH and wellbeing priorities for pupils’ (12 to 15 years old) are and for school professionals to inform wellbeing screening processes. Qualitative data were collected in two secondary state schools: one in Portugal, and another in the UK. A total of 14 individual interviews were collected, nine in Portugal and five in the UK, from different professionals. This focus talk will present the initial results of a thematic analysis of these individual interviews, particularly focusing on data highlighting the relevance of social relatedness to wellbeing of school staff and pupils, both positive or negative: pupil-pupil relationships (e.g., lack of integration in the classroom, bullying), pupil-teacher/non-teaching staff relationships (e.g., positive relationships of trust influence teachers’ wellbeing and job satisfaction, as well as pupils’ willingness to search for help in ill-mental health situations), and school professional-school professional relationships (e.g., experiences of support from colleagues and leadership have positive for staff’s wellbeing at work; experiences of conflict with hierarchy has negative factor).
- La dimensión afectiva en la fenomenología de José Ortega y Gasset. Notas para un estudio sistemático a partir de Manuel GranellPublication . Ropero, Noé ExpósitoThe purpose of this essay is to present some of José Ortega y Gasset’s most important contributions to the study of affectivity. As indicated in the title, this is not an exhaustive analysis of this subject, but rather to outline some basic notes for a further systematic study, understanding by “systematic” the analysis that allows us to account for the role played by affectivity in Ortega’s philosophical architecture. To this end, the thesis we defend is that, unlike other interpretations, such as that of Antonio Rodríguez Huéscar or Pedro Cerezo, of whom we are concerned in this paper, the Orteguian analyses of affectivity are formulated and legitimized phenomenologically, that is, in the paradigm of the phenomenological philosophy inaugurated by Edmund Husserl. To support this last thesis we will rely, on the one hand, on the studies of Javier San Martín and, on the other hand, on those of Manuel Granell, Ortega’s disciple exiled in Caracas from 1950 onwards.
- Democracia liberal na África Subsaariana : estudo das dinâmicas inerentes ao caso da Guiné-Bissau : da descolonização ao pós-abertura democráticaPublication . Pereira, Domingos Simões; Tischler, Mónica Alves Dias; Sangremman, CarlosA democracia liberal se fundamenta na tradição ocidental da liberdade, mas não comporta incompatibilidades estruturais nem barreiras insuperáveis para afirmação em outras realidades. Na África subsaariana, escravatura e colonização deixaram marcas profundas, mas as independências já levam sessenta anos e tornam difícil de aceitar o nível de atraso prevalecente. A trajetória histórica dos povos ajuda a compreender as idiossincrasias da nação e a identificar a sustentação do Estado, para auferir a viabilidade do regime democrático. Mas, não será essa estagnação consequência da desresponsabilização e autovitimização que captura Estados frágeis, as privatiza e criminaliza por indivíduos e grupos, instalando a corrupção e o clientelismo como a nova normalidade? Os descobrimentos portugueses aconteceram no sec. XV, mas a primeira administração na Guiné é de 1789 - início do fenómeno colonial. A luta de libertação nacional do PAIGC foi de janeiro de 1963 a setembro de 1974, e a independência em 1973. Viveu-se então a primeira experiência de um Estado Nacional, com o PAIGC “força política dirigente da sociedade”. O assassinato de Amílcar Cabral comprometeu a orientação ideológica e o país deslizou para golpes e contragolpes, intentonas e inventonas que destruíram toda a reserva de credibilidade interna, em África e no mundo. Em 1985 deu-se a falência da orientação socialista e, o programa de ajustamento estrutural foi a antecâmara económica para a abertura democrática (1991) e a realização das eleições multipartidárias (1994). A oposição política foi legalizada e o debate parlamentar melhorou, prometendo maior controlo e fiscalização do exercício do poder. Mas, as feridas eram profundas e malcuradas e, as reformas implementadas sem a devida preparação e ponderação. Em 1998 eclodiu um conflito armado que destruiu os embriões do Estado e da Democracia, e pós a nu a fragilidade das instituições, a incapacidade de o Estado controlar as forças armadas e garantir a aplicação das leis. Os governos sucederam-se quase anualmente e as eleições só recolocavam o processo no início, e tudo se repetia de novo, à mistura com assassinatos até de titulares dos órgãos da soberania. O questionamento ficou inevitável da solidez e adequação desse Estado, enquanto condição para a consolidação democrática. Avaliados então os pressupostos da poliarquia de Robert Dahl para a Guiné-Bissau, combinado com um inquérito específico para a tese, esta conclui que a viabilização da democracia e do modelo liberal estão intrinsecamente ligados à construção de um Estado forte e estável, capaz de visar o desenvolvimento e assegurar que as duas premissas sejam promovidas em simultâneo.
- 505 dias de hype pandémico : a digitalização e mediatização da dança contemporânea/ performance, em Portugal, durante a pandemia de covid-19Publication . Carvalho, Leonor de Nápoles Tudela e Pereira; Castro, Laura Lucinda OliveiraO presente documento descreve, articula e sistematiza um processo investigativo dedicado às problemáticas e implicações inerentes à digitalização e mediatização das artes performativas, com enfoque na dança contemporânea/performance, no contexto pandémico e pós-pandémico associado ao SARS-COV-2 em Portugal. Após o decreto de encerramento de todos os espaços de apresentação de espetáculos a 12 de março 2020, companhias, artistas e entidades culturais iniciaram uma partilha e difusão de conteúdos sem precedentes. O processo que se iniciou com a distribuição de obras, maioritariamente em formato vídeo, através de redes sociais e plataformas online, complexificou-se de forma não linear, passando por diversas transmutações ao longo dos dois confinamentos que pautaram os anos 2020 e 2021. Partimos de uma contextualização histórica e estudo da relação da dança com o vídeo e os seus diferentes modelos de relação — registo, vídeo-dança e hibridismo — recorrendo a exemplos de obras de artistas como Loïe Fuller, Maya Deren, Merce Cunningham e Anne Teresa de Keersmaeker. Esta dissertação visa explorar o papel dos instrumentos e recursos digitais enquanto substitutos e/ou complementos do “palco” histórico, durante a pandemia de COVID-19, fazendo uma análise detalhada das estratégias adotadas a nível nacional, e questionando a sua eficácia de difusão assim como a sua continuidade no período pós-pandémico.