CEFH - Documentos de Conferências / Conference Objects
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEFH - Documentos de Conferências / Conference Objects by Title
Now showing 1 - 10 of 97
Results Per Page
Sort Options
- AGIT: what is the cause that inspires you?Publication . Rodrigues, Anabela; Gonçalves, ArmandaContextualized in the humanist and Christian nature of UCP, the 1st Cycle in Psychology in the Faculty of Philosophy and Social Sciences sees teaching and research as promoters not only of professional skills but also human dignity. In this sense, students can participate in Community Service, an extracurricular program that aims to provide students with a volunteer experience, imbued with the spirit of service, through which students can develop their relational and social intervention skills. Anchored in the AGIT motto, this community service is organized around several participation options: one-time actions (Agit Once), involvement institutional projects (Agit Once Again) and the construction of their own projects ("Every Drop Counts" - blood donation campaign; "Trade with Me" – sustainable consumption). Throughout the program the students are accompanied from selection to project construction, implementation, and final evaluation. 28 students were part of the program and are now finishing and evaluating the experience. The evaluation made by the host institutions is very positive. "We believe that little by little, we are beginning to do"...small pieces of good that together help transform the world".
- An examination of nomophobia among Portuguese college studentsPublication . Dias, Paulo; Gonçalves, Soraia; Correia, Ana-Paula
- Um ano de pandemia: o impacto do encerramento dos centros de dia na população idosaPublication . Silva, Catarina Vieira da; Monteiro, DanielaINTRODUÇÃO Com a chegada da SARS-CoV-2 várias instituições foram obrigadas a adaptar se a novos contextos de risco social. Em Portugal parte dos Centros de Dia, enquanto respostas sociais constituídas em equipamentos sociais, partilham muitas vezes as instalações com os Lares/ERPI. Com o objetivo de impedir a propagação do vírus, foram tomadas medidas de intervenção em contexto domiciliário nas instituições que partilham instalações. Nestes casos, desde Março de 2020, utentes pertencentes à valência de Centro de Dia encontram-se nos seus domicílios, sem perspetiva de regresso. O trabalho que apresentamos resulta da investigação sobre o impacto do encerramento dos Centros de Dia, procurando-se identificar e analisar os efeitos da pandemia na vida dos idosos que frequentavam esta resposta social. MATERIAL E MÉTODOS Seguindo uma abordagem qualitativa, realizaram-se nove entrevistas semiestruturadas a utentes do Centro de Dia de uma IPSS, em dois períodos temporais. As primeiras entrevistas foram realizadas em junho de 2020 e as segundas em maio de 2021. RESULTADOS As primeiras entrevistas revelaram que todos os entrevistados vivenciaram alterações no seu quotidiano, sendo de destacar a falta de convivência e os sentimentos de solidão e tristeza, bem como a necessidade de adaptação a novas rotinas, nomeadamente, ao nível das refeições, dos cuidados de imagem, das atividades de convívio e de lazer. Em maio de 2021 verificam-se alterações significativas na vida dos idosos entrevistados como: mudança de residência para casa de familiares; agravamento do estado de dependência; falecimento de principais prestadores de cuidados; ingresso em ERPI; falecimentos. DISCUSSÃO A atual pandemia exige, igualmente, mudanças no agir profissional daqueles que trabalham em centros de dia. Questões diversas, como a insalubridade das habitações, as necessidades nutricionais, a baixa literacia em cuidados de saúde, a administração terapêutica e o isolamento social implicam a recriação e a adaptação de modos de intervenção, novos procedimentos ao nível do planeamento e da avaliação, bem como na comunicação e relação com a população. CONCLUSÕES Destaca-se os efeitos potencialmente prejudiciais da pandemia e do confinamento/distanciamento social ao nível do isolamento social, sentimentos de solidão, impactos ou restrições na sua mobilidade, problemas de saúde e habitação, que a curto prazo tiveram impacto na vida dos idosos.
- Aprender para jogar ou jogar para aprender?Publication . Cruz, SóniaOs jogos digitais estão entre as principais opções nas horas de lazer, estejam eles nos computadores (online ou offline), consolas, PDA, tablets ou iPhones. A escola não pode ignorar esta realidade. Pais e professores têm de os encarar como oportunidade e não cair na tentação de considerar que jogá-los torna os jovens mais violentos ou que aqueles são puro entretenimento que nada podem oferecer ao nível das aprendizagens. Em contexto sala de aula, os jogos podem permitir que os alunos se envolvam nas aprendizagens e possibilitar a aquisição de competências, inclusive previstas no currículo. Esta realidade deve constituir, igualmente, uma oportunidade para empresas investirem na programação e criação de jogos digitais. Este artigo, não se tratando do resultado de uma investigação, resulta da observação participante levada a cabo pela investigadora na vivência como professora nos últimos anos. Procura-se nele debater algumas ideias relativas à utilização dos jogos digitais nas salas de aula e que estão a ser alvo de um estudo de maior dimensão.
- Atitudes e coping proactivo no consumo de substâncias na adolescênciaPublication . Dias, Paulo C.; Rodriguez, José García del Castillo; Marzo, Juan Carlos; Coelhoso, FilipaO presente estudo foca-se sobre o papel da atitude proactiva, assim como das atitudes de predisposição, índice de desagrado e percepção de satisfação no consumo de substâncias. Para isso, os autores recorreram a uma amostra de 418 alunos do ensino secundário, utilizando a Escala de Atitude Proactiva (Schwarzer,1999), que permite avaliar a percepção de recursos, com implicações para a motivação e acção, a Escala de Coping Proactivo (Greenglass, Schwarzer, & Taubert, 1999), e as Escalas de Atitudes em Relação ao Tabaco, Álcool e Drogas (García del Castillo & López, 2003), que permitem avaliar a atitude de predisposição, índice de desagrado e percepção de satisfação pelos consumos. Os resultados permitem perceber algumas diferenças de género nas atitudes e nos cursos frequentados, excepto na atitude e coping proactivo, e uma relação negativa entre a idade e atitudes em relação às drogas. Verificaram-se também diferenças na atitude de predisposição, índice de desagrado e percepção de satisfação sobre o consumo das substâncias de tabaco, álcool e drogas (marijuana, cocaína, crack e outros tipos de drogas). As atitudes e coping proactivas não se revelaram significativas na experiência, idade da primeira experiência ou intensidade do consumo. Apesar da relação entre atitude e coping proactivo com as atitudes em relação ao consumo de substâncias, não se verificou esta relação com o consumo. As implicações dos resultados são discutidas criticamente.
- Auto-regulação e consumo de substâncias na adolescênciaPublication . Castillo, José A. García del; Dias, Paulo C.A investigação apresentada debruça-se sobre a auto-regulação na adolescência, uma etapa determinante para o desenvolvimento físico, psicológico e social. Na tentativa de atender às características específicas desta faixa desenvolvimental, os autores apresentam uma discussão sobre a importância da auto-regulaçãoem comportamentos de saúde e, especialmente, no consumo de substâncias. Recorrendo a uma amostra de 823 alunos do Ensino Secundário, com o recurso ao Inventário de Auto-regulação Adolescente (Moilanen, 2007) foi estudada a relação com a experiência de consumo de tabaco, álcool, marijuana, cocaína, crack ou outros tipos de droga. Os resultados sugerem que adolescentes que nunca experimentaram ou consumiram substâncias apresentam consistentemente pontuações mais elevadas, com diferenças estatisticamente significativas no que diz respeito à subescala de auto-regulação a curto-prazoe experiência de consumo de tabaco, álcool e marijuana. Foi ainda possível verificar pontuações mais elevadas nos sujeitos que nunca experimentaram, seguidas dos que experimentaram mas não consomem e pontuação mais baixa dos sujeitos que experimentaram e consomem actualmente tabaco ou álcool. Aslimitações e implicações dos resultados são apresentadas e discutidas.
- Autoeficácia dos professores do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário para as práticas inclusivasPublication . Dias, Paulo CésarNos últimos anos tem sido notório o investimento de recursos para a promoção da escola inclusiva, seja ao nível material, mas também na capacitação dos professores para a adoção de práticas inclusivas. Se a inclusão visa o respeito pela diferença e o envolvimento de todos os alunos na comunidade educativa, constitui um desafio para o qual muitos docentes estavam preparados. A formação contínua e a experiência têm permitido, muitas vezes ao mesmo tempo que a prática, refletir e aperfeiçoar competências para lidar com todos os alunos na sala de aula.Assumindo uma perspetiva sociocognitiva, que valoriza o papel do sentido de eficácia no comportamento, pretendemos com este trabalho conhecer como os professores avaliam a sua capacidade para lidar com a inclusão e implementar práticas adequadas. Para isso, com o recurso a um estudo transversal de natureza quantitativa, foram recolhidos dados junto de 195 docentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, com o recurso a um questionário sociodemográfico e à Escala de Autoeficácia na Implementação de Práticas Inclusivas (Sharma, Loreman, & Forlin, 2012). Estudos descritivos permitiram-nos perceber o sentido de eficácia dos docentes, que não se distinguem por género, idade ou experiência docente no ensino regular,nem pela presença de alunos com Necessidades Educativas Especiais na sala de aula. Foram encontradas pontuações superiores no sentido de eficácia entre os docentes que trabalham na educação especial, entre os professores com maior tempo de serviço e experiência de lecionação com alunos com Necessidades Educativas Especiais. Os resultados seguem tendências da literatura, que valoriza a experiência e proximidade com alunos com como Necessidades Educativas Especiais determinante da inclusão. Apesar de possíveis enviesamentos que decorrem da própria metodologia, implicações para as escolas e a formação contínua dos docentes são exploradas.
- The baby version of the interpersonal mindfulness in parenting scale: psychometric properties and factor structure in a sample of Portuguese mothers in the post-partum periodPublication . Moreira, H.; Ventura, D.; Maia, B. Rodrigues; Canavarro, M. C.The Interpersonal Mindfulness in Parenting scale (IM-P) is a self-report questionnaire for measuring mindful parenting among parents of children and adolescents (Duncan, 2007; Moreira & Canavarro, 2017). We developed an adapted version for parents of infants aged 0 to 12 months that is similar to the original IM-P but items were adapted for parents of newborns-infants. The Portuguese baby version contains 28 items distributed across five subscales, following the structure of the Portuguese IM-P version: 1) Listening with Full Attention (LFA); 2) Compassion for the Child (CC); 3) Non-Judgmental Acceptance of Parental Functioning (NJAPF); 4) Self-Regulation in Parenting (SRP), and 5) Emotional Awareness of the Child (EAC). This study aims to explore the psychometric properties of the IMP-Baby version and confirm its factor structure. Two studies were developed. Study 1 included 560 Portuguese mothers of babies (1-12 months) recruited through an online survey that included the IM-P, the Hospital Anxiety and Depression Scale and the Parenting Stress Scale. Study 2 included 295 mothers of babies (1-12 months) also recruited online. Confirmatory factor analyses were conducted to confirm whether the five-factor structure would fit the data (correlated an hierarchical models were tested). In both studies the best-fitting model was the correlated five-factor model, which exhibited an adequate fit to the data [Study 1: _2(337) = 884.14, p < .001, CFI = .903, SMSR = .053, RMSEA = .054, BC90%CI = .05/.06; Study 2: _2(337) = 564.74, p < .001, CFI = .905, SMSR = .063, RMSEA = .048, BC90%CI =.04/.06]. Cronbach's alpha coefficients were 0.84 for LFA; 0.76 for CC; 0.77 for NJAPF; 0.75 for SRP and 0.68 for EAC. Significant and negative correlations were found between mindful parenting dimensions and anxiety, depression, and parenting stress. This study demonstrated that mindful parenting can be reliably measured among parents of infants and is the first to explore the psychometric adequacy of an adapted version of the IM-P for this specific population.
- Between scylla and charybdis? covid-induced economic pressures threatening the media in PortugalPublication . Novais, Rui AlexandreThe European Commission Vice-President conveyed a worrying diagnosis of the news media in her 2021 speech at the Media4Europe Summit. According to Vĕra Jourová, the pandemic further exacerbated the economic crisis of the press sector that had started well before (EuropeMediaLab, 2021). Adding to the considerable income losses in recent decades, the plunging of the advertising revenues of the COVID-19 pandemic worsened the already grim financial situation experienced by the generality of the media sector (Olsen et al., 2020) and threatened to become an ‘extinction event’ (Ahmed, 2020) particularly to the printed press. As a result of the extraordinary scenario, some countries, like Portugal, introduced a temporary aid measure to cushion the economic impact of the pandemic and support professional news journalism in the public interest. Such government intervention in the form of financial support raised some doubts about their effectiveness and state dependency of the press in the long run, and it unveiled the prevailing split in terms of the economic orientation philosophy of the press firms in facing the media industry problems (Holtz-Bacha, 2021, p.44; Murschetz, 2020). Against this backdrop, this study aims to reveal how the media managers in the Portugal dealt with the problematic decision to whether accept some of the exceptional aid to cope with COVID-induced economic pressures or struggle to survive without some form of public support.
- A bibliometric analysis in the main databases of the way of St. James (1997-2023)Publication . Costa, Leida; Remoaldo, Paula; Duque, Eduardo; Lopes, Hélder Silva; Ribeiro, Vítor
