Browsing by Issue Date, starting with "2017"
Now showing 1 - 10 of 2485
Results Per Page
Sort Options
- Psychological intervention needs: validation of a survey with Portuguese university studentsPublication . Pinto, Joana; Martins, MarcoThis work presents and discusses the psychometric characteristics of the Portuguese version of The Survey of Student Needs (SSN), a self-report questionnaire that assesses psychological intervention needs. A total of 659 university students participated, 76.5% women, with a mean age of 21.96 years. The results of Exploratory Factor Analysis (EFA) report a factorial solution of three factors explaining 38.49% of the variance. Considering the internal consistency of this factorial structure, Cronbach’s alpha values of .88 were found in factor 1, .81 in factor 2, and .84 in factor 3. The results of the Confirmatory Factor Analysis (CFA) suggest that the factorial solution proposed by the EFA presents better fit indices to the empirical data when compared to three alternative models (X2/df = 3.096, CFI = .842, GFI = .851, RMSEA = .056, P[rmsea ≤ .05] < .000). In conclusion, this study indicates that the SSN is a valid and reliable instrument applicable to the research and intervention contexts of this field.
- Hipotermia acidental na pessoa vítima de trauma: implicações para a enfermagem de urgênciaPublication . Rocha, A. P.; Rabiais, I.; Lima, S.
- Inventário do Arquivo da Irmandade dos Clérigos do PortoPublication . Alves, Patrícia; Moreira, Ana; Costa, PatríciaEste instrumento de descrição documental tem por objetivo proporcionar a divulgação e o acesso ao Inventário do Arquivo da Irmandade dos Clérigos do Porto.
- Intervenções promotoras da qualidade de vida dos familiares cuidadores da pessoa com doença de Alzheimer: uma prática de enfermagem avançadaPublication . Henriques, Patrícia; Rabiais, Isabel; Sousa, Patrícia; Alves, Ana; Alves, Ana Isabel
- Biodegration of microplastics by marine fungiPublication . Silva, A.A.; Bastos, A.S.V.; Paço, A.; Costa, J.P.; Santos, P.; Duarte, K.; Rocha-Santos, T.; Freitas, A. C.
- Vamos comunicar? Revisão teórica sobre a relação entre a comunicação interna nas organizações e a motivação dos colaboradoresPublication . Almeida, Sabrina Lourenço de; Capucho, Filomena; Ribeiro, PauloAs organizações têm vindo a sofrer diversas alterações, sendo que a forma como os indivíduos são vistos passou de uma perspetiva de mão-de-obra ou trabalhador para uma abordagem de colaborador. No seio de uma organização, todos os indivíduos comunicam naturalmente entre si, tornando-se impossível não comunicar. A presença dum indivíduo, só por si, já transmite uma mensagem para o mesmo ou para os outros. Mesmo quando nada é dito, está-se a transmitir que não se pretende comunicar, e esta ação só por si já se traduz em comunicação. Relativamente à definição de comunicação, opomos uma definição mecanicista, que essencialmente se resume a um indivíduo que emite a mensagem a outro através de um canal (modelo de Jakobson, 1969) a um modelo de orquestra, no qual a comunicação é definida por relações interpessoais que se estabelecem em contextos sociais (Goffman, 2002; Watzlawick, 2011). A par destas mudanças, a atuação dos colaboradores no interior das organizações tem sofrido alterações, reconhecendo-se a importância da motivação dos mesmos para o sucesso da organização. Por seu turno, estudos recentes relacionam a qualidade da comunicação organizacional com o êxito organizacional, que, por sua vez, também está relacionado com a motivação dos colaboradores. Existem diversas teorias motivacionais, que essencialmente se dividem em três grandes grupos: conteúdo, processo e resultado. Em síntese, a organização é composta por indivíduos que comunicam entre si e criam relações. Estas relações são fundamentais para se poder falar em motivação, pois dificilmente alguém consegue estar motivado se não se sentir bem no seu local de trabalho. O principal objetivo deste trabalho é a apresentação dos resultados da leitura crítica de bibliografia de fundamentação teórica para o estudo da relação entre a comunicação interna das organizações e a motivação dos colaboradores.
- Intervention proposal for tram 177 Oporto’s (Portugal) tramway museum collection: Conservation as an alternative to restitution or reconstructionPublication . Lois, Diego; Vieira, Eduarda; Lorenzo, CarmenThis paper aims to discuss the intervention proposal for the conservation of the Tram 177 from Oporto´s Tramway Museum Collection. We want to highlight a new approach that permits a different result from the one usually obtained in the Museum´s practice, where reconstruction and restitution became more important than conservation. Framed within minimal intervention guidelines, our proposal has as goals both the preservation of the vehicle original layout as well as its technical and historical values.
- Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do II Seminário InternacionalPublication . Machado, Joaquim; Palmeirão, Cristina; Cabral, Ilídia; Baptista, Isabel; Azevedo, Joaquim; Matias Alves, José; Roldão, Maria do Céu
- Formação de professores e desenvolvimento profissionalPublication . Roldão, Maria do Céu NevesConstituem objetivos deste artigo analisar e sistematizar, numa perspectiva de teorização fundada em pesquisa e aprofundamento teórico, a problemática da formação de professores (inicial e continuada) e sua relação com o desenvolvimento profissional. Esta abordagem estrutura-se conceptualmente na estreita relação da formação de professores com (1) a construção e natureza do conhecimento profissional respectivo e (2) a natureza socioprática da função a ser desempenhada pelo profissional de ensino a formar. Convocam-se, na metodologia desenvolvida nesta análise, informações provenientes da literatura disponível no campo e do longo percurso de pesquisa, intervenção, consultoria política e publicações da autora nesse domínio, bem como revisões de literatura e pesquisa na área, por ela coordenadas. Como eixos da análise destacam-se: a ressignificação da dualidade formação inicial; formação continuada em termos do conceito de desenvolvimento profissional; a relação essencial entre a discussão da formação de professores e o posicionamento da atividade docente frente ao estatuto de profissionalidade; e a clarificação do perfil do profissional docente e suas implicações para as lógicas da formação. Como considerações finais, destaca-se, para o campo da formação de professores, a necessidade de reforçar os conceitos de desenvolvimento profissional e de profissionalidade docente, como referentes transformativos da qualidade e eficácia da formação.
- O (in)sucesso escolar no primeiro ano do curso de engenharia mecânicaPublication . Tumbula, Samuel Helena; Azevedo, JoaquimThe phenomenon of school failure is a central concern of governments and educational agents. This article, which is part of a broader research on "school failure in the first university year in Angola" aims, at this stage, to achieve two objectives: first, to account for the complexity and divergences that the concept of school failure contains, and secondly, to characterize the dimension of this phenomenon in the mechanical engineering course in an Institution of Public Higher Education of Angola, in the period between 2012-2015. The study revealed that the concept of school failure is ambiguous, it depends a lot on the education system of each country. In any case, school failure reflects the inability of the school, teachers and the entire structure to create privileged conditions for students to have access to meaningful learning. On the other hand, it was concluded that the school success rates in the mechanical engineering course at a University of Angola are very low, not exceeding 40%.