CEFH - Documentos de Conferências / Conference Objects
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- Auto-regulação e consumo de substâncias na adolescênciaPublication . Castillo, José A. García del; Dias, Paulo C.A investigação apresentada debruça-se sobre a auto-regulação na adolescência, uma etapa determinante para o desenvolvimento físico, psicológico e social. Na tentativa de atender às características específicas desta faixa desenvolvimental, os autores apresentam uma discussão sobre a importância da auto-regulaçãoem comportamentos de saúde e, especialmente, no consumo de substâncias. Recorrendo a uma amostra de 823 alunos do Ensino Secundário, com o recurso ao Inventário de Auto-regulação Adolescente (Moilanen, 2007) foi estudada a relação com a experiência de consumo de tabaco, álcool, marijuana, cocaína, crack ou outros tipos de droga. Os resultados sugerem que adolescentes que nunca experimentaram ou consumiram substâncias apresentam consistentemente pontuações mais elevadas, com diferenças estatisticamente significativas no que diz respeito à subescala de auto-regulação a curto-prazoe experiência de consumo de tabaco, álcool e marijuana. Foi ainda possível verificar pontuações mais elevadas nos sujeitos que nunca experimentaram, seguidas dos que experimentaram mas não consomem e pontuação mais baixa dos sujeitos que experimentaram e consomem actualmente tabaco ou álcool. Aslimitações e implicações dos resultados são apresentadas e discutidas.
- Utilização das ferramentas Web 2.0: atitudes e auto-eficácia dos professoresPublication . Dias, Paulo C.; Sorte, António; Pinto, Jacinto; Diáz, JuliánO presente estudo pretende analisar o papel das atitudes e do sentido de eficácia dos professores em relação à utilização das ferramentas da Web 2.0. Para isso, recorreu-se a uma amostra de 224 docentes a quem foram recolhidos dados sobre as características pessoais e profissionais, uso das TIC, a Escala de Auto-eficácia em Relação ao Computador (Sang et al., 009) e de Atitudes em Relação ao Computador (van Braak, 2001). Os resultados permitem concluir que a maioria dos docentes utiliza diariamente as TIC nas suas tarefas profissionais e pessoais e já utilizou ferramentas Web 2.0, sendo mais frequentes o youtube e os blogs. Os docentes de Educação Especial utilizam frequentemente estas ferramentas, sendo mais usados os softwares educativos. Os estudos inferenciais permitiram verificar diferenças nas atitudes e auto-eficácia em função de variáveis pessoais e profissionais. Os dados são discutidos e as sugestões para outros estudos apresentadas.
- Phonological processes uses in four and a half years old European Portuguese childrenPublication . Amorim, Clara; Veloso, João; Dias, Paulo
- Aprender para jogar ou jogar para aprender?Publication . Cruz, SóniaOs jogos digitais estão entre as principais opções nas horas de lazer, estejam eles nos computadores (online ou offline), consolas, PDA, tablets ou iPhones. A escola não pode ignorar esta realidade. Pais e professores têm de os encarar como oportunidade e não cair na tentação de considerar que jogá-los torna os jovens mais violentos ou que aqueles são puro entretenimento que nada podem oferecer ao nível das aprendizagens. Em contexto sala de aula, os jogos podem permitir que os alunos se envolvam nas aprendizagens e possibilitar a aquisição de competências, inclusive previstas no currículo. Esta realidade deve constituir, igualmente, uma oportunidade para empresas investirem na programação e criação de jogos digitais. Este artigo, não se tratando do resultado de uma investigação, resulta da observação participante levada a cabo pela investigadora na vivência como professora nos últimos anos. Procura-se nele debater algumas ideias relativas à utilização dos jogos digitais nas salas de aula e que estão a ser alvo de um estudo de maior dimensão.
- Jogo da glória digital – um estudo sobre o envolvimento dos alunos no ensino básicoPublication . Martins, Hugo; Cruz, Sónia– Nesta comunicação apresenta-se uma experiência desenvolvida com duas turmas do ensino básico aquando do estudo da Revolução de Abril na disciplina de História. Através da realização de um jogo didático, os alunos tiveram a oportunidade de consolidar os conhecimentos adquiridos em contexto sala de aula. Em termos de investigação foi nosso propósito analisar o envolvimento dos alunos na realização de um jogo em contexto sala de aula, atendendo, em particular, à colaboração e à competitividade entre os alunos. Os resultados obtidos foram bastante interessantes visto que apresentam peculiaridades entre os dois ciclos: os alunos mais novos destacam a entreajuda (6.ºano) e os mais velhos destacam a competitividade (9.ºano). Apesar desta realidade, independentemente do ciclo, constata-se uma grande adesão dos alunos à entrada dos jogos em sala de aula como forma de consolidar conhecimentos.
- Perceção dos participantes dos impactos da Capital Europeia da Juventude 2012Publication . Remoaldo, Paula; Duque, Eduardo; Carballo-Cruz, Francisco; Cadima Ribeiro, J.A Capital Europeia da Juventude é um título anual concedido a uma cidade europeia pelo European Youth Forum, visando o fortalecimento da relação entre os municípios e as instituições europeias, dando especial atenção à participação da juventude. Na presente comunicação faz-se a avaliação do sucesso relativo de Braga Capital Europeia da Juventude 2012 (CEJ 2012) através da perceção dos participantes de cinco eventos realizados. Em concreto, visou-se aferir a opinião dos inquiridos sobre a forma como se estavam a desenrolar as atividades da CEJ 2012, como percecionavam os impactos deste megaevento e qual a sua participação no mesmo até ao momento da inquirição. Obteve-se uma amostra de 512 inquiridos, tendo os questionários sido aplicados entre Outubro e Dezembro de 2012. A auscultação de residentes e visitantes foi complementada, em Janeiro de 2013, com a realização de um Focus Group. Dos resultados obtidos, releva-se a indicação de que não foi significativo o número de visitantes que a CEJ acolheu nos dias dos eventos agendados. Os jovens, que predominam na amostra (59% entre os 10 e os 29 anos de idade), tenderam a ser mais positivos em matéria da avaliação que fizeram da CEJ 2012, assim como foi encontrada uma opinião mais positiva entre as mulheres.
- O capital humano como motor de desenvolvimento sustentadoPublication . Duque, EduardoO desenvolvimento das sociedades contemporâneas, promovido sobremaneira pela chamada sociedade do conhecimento, assenta os seus pilares sobre o desenvolvimento da tecnologia, a importância das redes de produção e difusão de conhecimento. Conceitos como os de inovação e criatividade humanas são a alavanca das novas dinâmicas criativas de desenvolvimento e desempenham um papel preponderante em todas as dimensões da vida, tanto social como económica. Estes conceitos, baseados no conhecimento, na determinação e na capacidade de saber inovar e recriar respostas adequadas a cada momento, são vistos como aspetos intangíveis, mas profundamente determinantes numa cultura que se deseja empreendedora e que favoreça a aprendizagem. Ora, o que distingue as sociedades são as suas pessoas e a forma como aportam conhecimento, já que o desenvolvimento sociocultural e económico vai depender em larga medida da qualidade (capital humano) dos seus indivíduos (recursos humanos). Neste estudo, parte‐se do princípio de que o capital humano é determinante na construção de uma sociedade melhor formada, mais inovadora e inteligente, voltada para valores mais pós‐materialistas e menos tradicionais, com menos desigualdades e mais respeitadora do próximo. E, consequentemente, a maior capital humano corresponde uma sociedade mais desenvolvida e de maior bem‐estar. Os resultados mostram relações significativas entre o capital humano e os valores que priorizam tanto a autorrealização e a participação como a determinação e independência e o compromisso participativo, condições essenciais para fomentar uma sociedade mais plural, mais justa e com menos desigualdades sociais.
- A utilização do jogo da glória virtual: um estudo com professores e alunos de cursos de educação e formaçãoPublication . Cruz, Sónia; Leite, SandraNuma era onde a constante evolução de equipamentos e tecnologias marca a vida de milhões de nativos digitais que vivem e operam num mundo largamente dominado pela tecnologia, os jogos online apresentam-se como um desafio com um forte potencial educativo. Essa constatação exige que os jogos sejam pensados no sentido de serem integrados no contexto educativo. A aplicação em sala de aula do Jogo – “Redes e Hardware” numa turma de 8º ano de um Curso de Educação e Formação pretendeu compreender o seu potencial educativo bem como promover competências e saberes no âmbito da disciplina de Informática. Após a recolha e interpretação dos dados alcançados, conclui-se que a utilização do referido jogo constituiu um fator que motivou os alunos na aprendizagem de conteúdos específicos da disciplina uma vez que os resultados escolares obtidos na avaliação formal indicia a mais-valia da utilização dos jogos sérios nas atividades letivas.
- Validação da Escala de Resiliência de Wagnild & Young para a população portuguesaPublication . Coelhoso, Filipa; Rodriguez, José A. García del Castillo; Marzo, Juan C.; Dias, PauloO presente estudo visa a validação da escala psicométrica de resiliência desenvolvida por Wagnild & Young para a população portuguesa a partir da validação preliminar desenvolvida por Vara e Sani (2006). A escala a validar é composta por 25 afirmações que requerem o posicionamento do inquirido entre 7 pontos da escala de Likert. A validação psicométrica do questionário de resiliência de Wagnild & Young desenvolveu-se a partir da Análise Fatorial Exploratória onde foram identificadas as dimensões mais significativas que a escala apresenta através do estudo da confiabilidade e da Análise Fatorial Confirmatória. Utilizando uma amostra de 313 inquiridos, analisou-se a confiabilidade da escala e a validação do construto obteve-se a partir da análise fatorial, utilizando o coeficiente Alpha de Cronbach para avaliação da consistência interna da escala. Determinaram-se como fatores: satisfação com a vida (F1), planificação-disciplina (F2) e independência (F3) e verificou-se uma correlação média positiva entre os 3 fatores. A análise fatorial confirmatória apresentou valores ótimos de índice de ajuste Comparativo (.988) e da Raíz da Média dos Quadrados dos Erros de Aproximação (.025), pelo que concluímos que estamos perante um ótimo ajuste ao modelo. Globalmente, os valores dos principais indicadores globais de ajustamento do modelo resultantes da análise fatorial confirmatória expressam a sua qualidade. Como valores de consistência interna dos três fatores recorreu-se ao coeficiente de Alpha de Cronbach obtendo-se os valores ótimos de .798 (escala geral), .747 no fator 1 «satisfação com a vida», .712 no fator 2 «planificação – disciplina» e .632 no fator 3 «independência».