Browsing by Issue Date, starting with "2013-07"
Now showing 1 - 10 of 137
Results Per Page
Sort Options
- IntroduçãoPublication . Paiva, José Pedro
- A atividade física e a obesidade em idosos institucionalizadosPublication . Melo, Maria Manuela; Araújo, Beatriz; Amado, João; Braga, Alexandra; Araújo, Ana Margarida; Rodrigues, Bárbara; Melo, Joana
- Avaliação da psicopatologia num grupo de crianças nascidas prematuramente (RNMBP e EBP)Publication . Gonçalves, Mariana de Azevedo Campos; Veiga, ElisaTem-se verificado que a possibilidade de aparecimento de problemas comportamentais, cognitivos e motores podem estar relacionados com condições ambientais, familiares e educacionais as quais determinam a interação entre a criança e o meio. Objetivo: Analisar se um grupo de crianças prematuras de muito baixo peso (RNMBP) e de extremo baixo peso (REBP), manifestam indicadores de psicopatologia e se estes estão relacionados com fatores sociodemográficos, aspetos da história clinica e/ou desenvolvimental. Instrumento: Para o presente estudo deu-se privilégio a uma análise quantitativa dos dados, constatando algumas relações entre o perfil obtido do “Child Behavior Checklist para idades 1 ½ - 5” ( CBCL 1 ½ - 5”), elementos da ficha demográfica e história clinica. Resultados: Verificou-se haver uma maior perceção por parte dos pais de problemas de comportamento quando se tem um nível socioeconómico baixo, verificando-se a mesma associação na idade gestacional, ou seja, a uma baixa idade gestacional está a perceção de problemas de comportamento. Da exploração do baixo peso e duração do tempo de internamento, com problemas de comportamento não se verificaram resultados significativos. Relativamente ao género, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas.
- Competências Digitais para Ensinar e Aprender: Formar ou Não? Eis a QuestãoPublication . Castro, Cornélia; Andrade, António; Lagarto, JoséOs desafios da sociedade atual convocam os professores para o desempenho de novos e diferentes papéis, perante exigências profissionais cada vez mais complexas. Os esforços financeiros realizados para a expansão do acesso à tecnologia digital e a demanda dos alunos que esperam que a tecnologia integre a sua educação escolar, fazem com que aos professores não baste serem competentes na matéria curricular, esperando-se deles também competências digitais. Mas se a formação dos professores nessas competências se centrar apenas no desenvolvimento de capacidades técnicas, tal constitui-se como um obstáculo para a integração da tecnologia no processo de ensinar e aprender. Apresentam-se resultados preliminares de um estudo exploratório centrado na questão da formação detida pelos participantes da amostra e na sua utilização da tecnologia no processo de ensinar e aprender, resultantes de um inquérito por questionário autoadministrado online. Os dados obtidos sugerem o (re)pensar que formação poderá ser ministrada e certificada que capacite os professores para a integração da tecnologia nas áreas curriculares que lecionam.
- Comportamentos de saúde oral em adolescentes portuguesesPublication . Pereira, Carlos; Veiga, Nélio; Amaral, Odete; Pereira, JoanaIntrodução: A frequência da escovagem, a utilização do fio dentário e a consulta regular ao médico dentista são importantes determinantes de saúde oral. O objetivo deste estudo foi caracterizar os comportamentos de saúde oral numa amostra de adolescentes portugueses, mais especificamente a prevalência de escovagem, a utilização de fio dentário e as consultas regulares ao médico dentista, e estabelecer a associação destes comportamentos com aspetos sociodemográficos. Participantes e métodos: Realizámos um estudo transversal onde avaliámos os alunos de 26 escolas públicas do terceiro ciclo e secundário do distrito de Viseu. Em cada escola avaliámos todos os adolescentes do 7.° ao 12.° ano de escolaridade. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário autoaplicado e respondido pelos adolescentes em sala de aula, contendo questões referentes a comportamentos de saúde oral e estatuto socioeconómico. Dos 8768 distribuídos, recolhemos 7644 (87,2%). Foram excluídos da análise os questionários sem informação para o sexo e para a idade, bem como os que correspondiam a idades inferiores a 12 ou superiores a 18 anos. Ficámos com uma amostra final de 7563 adolescentes (4117 do sexo feminino). Resultados: A prevalência de escovagem (2 ou mais vezes por dia) é de 23,5%, mais frequente no sexo feminino (25,5 vs. 21,2%, p < 0,01). A frequência da escovagem (2 vezes ou mais por dia) encontra-se associada às habilitações literárias dos pais (< 4 anos = 18,2%, 4-12 anos = 23,2% e > 12 anos = 44,2%, p < 0,01) e à área de residência (urbano = 36,9%, rural = 16,7%, p < 0,01). A utilização diária do fio dentário é referida por 4,4% dos adolescentes, mais frequente no sexo feminino (4,6 vs. 4,1%, p < 0,05). 37,1% dos adolescentes referem nunca terem utilizado o fio dentário, 40,5% referem utilizá-lo às vezes e 18,1% desconhecem o fio dentário. 86,7% dos adolescentes referem ter consultado um médico dentista, uma ou mais vezes durante a vida e 55,0% referem que o fizeram nos últimos 12 meses. As razões mais frequentes para a ida à consulta nos últimos meses foram: consulta de rotina (49,8%), odontalgias (27,8%) e tratamentos dentários (21,6%). Conclusão: O presente estudo permitiu concluir que os comportamentos de saúde oral dos adolescentes estão associados a fatores demográficos e socioeconómicos. Os hábitos de higiene oral são mais frequentes no sexo feminino. Uma elevada proporção de adolescentes não realiza consultas de rotina e vai ao médico apenas quando tem odontalgias. Programas comunitários devem ser considerados por forma a melhorar os conhecimentos e os comportamentos relacionados com a saúde oral dos adolescentes.
- A utilização do jogo da glória virtual: um estudo com professores e alunos de cursos de educação e formaçãoPublication . Cruz, Sónia; Leite, SandraNuma era onde a constante evolução de equipamentos e tecnologias marca a vida de milhões de nativos digitais que vivem e operam num mundo largamente dominado pela tecnologia, os jogos online apresentam-se como um desafio com um forte potencial educativo. Essa constatação exige que os jogos sejam pensados no sentido de serem integrados no contexto educativo. A aplicação em sala de aula do Jogo – “Redes e Hardware” numa turma de 8º ano de um Curso de Educação e Formação pretendeu compreender o seu potencial educativo bem como promover competências e saberes no âmbito da disciplina de Informática. Após a recolha e interpretação dos dados alcançados, conclui-se que a utilização do referido jogo constituiu um fator que motivou os alunos na aprendizagem de conteúdos específicos da disciplina uma vez que os resultados escolares obtidos na avaliação formal indicia a mais-valia da utilização dos jogos sérios nas atividades letivas.
- Bullying: conhecer para minimizar consequências na saúdePublication . Sousa, Maria do Carmo; Araújo, Beatriz; Pereira, Beatriz
- Desafio 2 - cadernos de trans_formaçãoPublication . Silva, Ana Paula
- A origem do Orpheon Portuense: As famílias fundadorasPublication . Gomes de Araújo, Henrique L.Os objectivos do projecto: .Produzir conhecimento factual histórico sobre esta sociedade de concertos. .Produzir conhecimento teórico-cultural sobre processos de inovação social e regulação sócio – comunitária.
- O Orpheon Portuense como sociedade coralPublication . Gomes de Araújo, Henrique L.